View Full Version : Terapia por ondas de choque será efectiva ??
Boas noites caros colegas !!
Sera que algum de voces utiliza, no processo de reabilitação, a técnica de terapia por ondas de choque, recentemente proclamada com resultados "muito efectivos" em tendinites de ombro, cujo tratamento dito conservador nao atingiu resultados, síndrome de ombro doloroso ; epicondilites e outras afecções afins...
Pela minha pesquisa bibliografica, os resultados de estudos realizados demonstram indicios encorajadores e a descrição da terapia parece me convincente em termos cientificos, mas gostava de alguma informação adicional para ficar totalmente convencido. Espero que possam contribuir !!!
Olá Silent
será possível poderes partilhar algumas noções sobre esse tipo de tratamento? O que é a terapia por ondas de choque exactamente?
Desde mais agradecido
Hélder Abreu
23-11-05, 00:07
sim, também nunca ouvi falar... se pudesses dar umas noções básicas sobre o assunto, agradecia. Desde já obrigado.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Colega Silent !!
Pessoalmente não trabalho com ondas de choque, mas segundo relatos de colegas que trabalham e já trabalharam, todos são unânimes em afirmar que é uma mais valia. Nada de milagroso claro, mas com bons resultados nesses casos que afirmas-te e também em esporões do calcâneo, substituindo inclusive a cirurgia. Penso que não é mais utilizado devido ao preço da máquina (30.000 euros a ultima vez que conferi) e devido a ser relativamento novo, ainda não muito comprovado.
Abraço
Colega Silent !!
Pessoalmente não trabalho com ondas de choque, mas segundo relatos de colegas que trabalham e já trabalharam, todos são unânimes em afirmar que é uma mais valia. Nada de milagroso claro, mas com bons resultados nesses casos que afirmas-te e também em esporões do calcâneo, substituindo inclusive a cirurgia. Penso que não é mais utilizado devido ao preço da máquina (30.000 euros a ultima vez que conferi) e devido a ser relativamento novo, ainda não muito comprovado.
Abraço
Eu já ouvi dizer que isso não seria para grande coisa.
É correcto, ainda é bastante recente!
Vitor Santos
30-11-05, 04:11
Quem penso que tem mais experiência no assunto são os veterinários pois tanto quanto sei foram primeiro utilizadas nos cavalos.
Começaram num passado recentissimo a ser utilizadas em humanos sendo um colega nosso catalão um dos que mais experiência tem na sua aplicação.
Vou perguntar a quem sabe e depois digo alguma coisa.
Vitor Santos
14-12-05, 00:20
Estive a falar com o Sr. Renato Santos ilustrissimo :badgrin: dono da fisiosport que me disse ter bastante literatura sobre a matéria e que pode disponibilizá-la.
Portanto caros confrades chateem o bicho:wink: .
dani_bonança
31-03-08, 11:53
em novembro de 2007 fui a uma formação de electroterapia da fisiosport, em que o formador era um fisioterapeuta q o colega mencionou à pouco(catalão). A terapia por ondas de choque, segundo a evidência clínica, apresenta resultados bastante positivos em algumas tendinites e calcificações. Esta terapia realiza -se com um aparelho que se assemelha a uma pistola e que é colocada sobre a zona a tratar (ex:tendão), provoca dor (mas suportável) , pois um disparo consiste num pequeno impacto naquela zona, esse impacto dá se devido à onda de choque criada, que se propaga a uma velocidade superior à do som. Se nós pensarmos no que sucede numa cirurgia a uma tendinite conseguimos entender o resultado das ondas de choque. Na cirurgia é realizado um desbridamento do tendão e são efectuados algumas pequenas incisões neste, para que haja uma regeneração e cicatrização do tendão, e à partida a tendinite desaparece. Com a terapia pelas ondas de choque o principio é o mesmo, pois o impacto gerado provoca pequenas "lesões" no tendão para que este se regenere. Como devem entender os resultados não são imediatos, são a médio prazo. Numa sessão são precisos vários disparos, cerca de 2500, que é possível em cerca de 15 min. Não sei precisar o numero de sessões necessárias. Relativamente as calcificações tb tem bons resultados, mas não nos podemos esquecer q a origem da dor nem sempre é clara, pois algumas pessoas apresentam dor com pequenos esporoes no calcâneo, e outras que aparentemente deveriam apresentar dores fortes qd apresentam grandes esporões e não apresentam. Espero ter ajudado em alguma coisa, ou pelo menos despertado o "bichinho" da curiosidade, pois fiquei fâ desta tecnica, embora não tenha o aparelho nos meus locais de trabalho. Não sei como se sentem em relação aos casos de tendinites, mas fico irritada e preocupada qd os srs doutores resolvem tratá las com as infiltrações, qd a pessoa iniciou a fisioterapia há pouquissimo tempo. Enfim é o que nós temos por cá!
Daniela Bonança
Alves-Guerreiro
04-04-08, 20:05
Caros Colegas de lista,
Aqui fica um breve comentário em relação ao tema. As ondas de choque extracorpóreas são ondas sonoras de alta pressão e baixa frequência e que se caracterizam por um tempo muito curto de subida da onda (3-20 nano segundos) e com uma duração de impulso de 5 microsegundos. A primeira aplicação médica, ocorre em Fevereiro de 1980 na Alemanha, e o objectivo, é a destruição de cálculos renais (litotrícia). No início dos anos 90 surgem os primeiros relatos de aplicação em condições músculo-esqueléticas. O seu modo de actuação é ainda desconhecido. Os ensaios clínicos relativos à eficácia desta técnica no contraste com outro tipo de intervenções clínicas não demonstram a eficácia das ondas de choque, particularmente naquelas que são as aplicações mais retratadas na literatura. Junto poderão encontrar duas revisões sistemáticas que ilustram o texto
Cumprimentos
Alves Guerreiro
Alexandre.L
10-04-08, 19:31
Boas, Esta terapia tem excelentes resultados e um indice de rentabilidade bastante elevado.
Para mais informações técnicas podem consultar o seguinte site
http://www.shockmaster.eu/en/medical/about/indications
Um abraço
Viva
Trabalho há 2,5 anos com ondas de choque radias.
Quando criteriosamente escolhidos os casos e com aplicação judiciosa podemos obter resultados muito interessantes.
Os doentes que tenho tratado provêm das mais diversas referencias, incluindo de ortopedistas a quem temos "tirado" algumas cirurgias ;-).
Muito resumidamente sobre a nossa intervenção:
- tratamento da interface músculo/tendão
- casos crónico
- sem resultados com tratamento conservador (fármacos, fisio e por ventura infiltração). Digamos que é um último recurso antes da cirurgia.
Mais um link: http://www.ismst.com/start.htm
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.