PDA

View Full Version : Terapia por ondas de choque será efectiva ??

Silent
22-11-05, 23:44
Boas noites caros colegas !!
Sera que algum de voces utiliza, no processo de reabilitação, a técnica de terapia por ondas de choque, recentemente proclamada com resultados "muito efectivos" em tendinites de ombro, cujo tratamento dito conservador nao atingiu resultados, síndrome de ombro doloroso ; epicondilites e outras afecções afins...
Pela minha pesquisa bibliografica, os resultados de estudos realizados demonstram indicios encorajadores e a descrição da terapia parece me convincente em termos cientificos, mas gostava de alguma informação adicional para ficar totalmente convencido. Espero que possam contribuir !!!

Ricky
23-11-05, 00:00
Olá Silent
será possível poderes partilhar algumas noções sobre esse tipo de tratamento? O que é a terapia por ondas de choque exactamente?

Desde mais agradecido

Hélder Abreu
23-11-05, 00:07
sim, também nunca ouvi falar... se pudesses dar umas noções básicas sobre o assunto, agradecia. Desde já obrigado.
Cumprimentos.
Hélder Abreu

Fportela
25-11-05, 00:08
Colega Silent !!
Pessoalmente não trabalho com ondas de choque, mas segundo relatos de colegas que trabalham e já trabalharam, todos são unânimes em afirmar que é uma mais valia. Nada de milagroso claro, mas com bons resultados nesses casos que afirmas-te e também em esporões do calcâneo, substituindo inclusive a cirurgia. Penso que não é mais utilizado devido ao preço da máquina (30.000 euros a ultima vez que conferi) e devido a ser relativamento novo, ainda não muito comprovado.
Abraço

Fysio
25-11-05, 15:17
Colega Silent !!
Pessoalmente não trabalho com ondas de choque, mas segundo relatos de colegas que trabalham e já trabalharam, todos são unânimes em afirmar que é uma mais valia. Nada de milagroso claro, mas com bons resultados nesses casos que afirmas-te e também em esporões do calcâneo, substituindo inclusive a cirurgia. Penso que não é mais utilizado devido ao preço da máquina (30.000 euros a ultima vez que conferi) e devido a ser relativamento novo, ainda não muito comprovado.
Abraço
Eu já ouvi dizer que isso não seria para grande coisa.

É correcto, ainda é bastante recente!

Vitor Santos
30-11-05, 04:11
Quem penso que tem mais experiência no assunto são os veterinários pois tanto quanto sei foram primeiro utilizadas nos cavalos.
Começaram num passado recentissimo a ser utilizadas em humanos sendo um colega nosso catalão um dos que mais experiência tem na sua aplicação.
Vou perguntar a quem sabe e depois digo alguma coisa.

Fysio
03-12-05, 22:37
Há novidades Vitor?

Vitor Santos
14-12-05, 00:20
Estive a falar com o Sr. Renato Santos ilustrissimo :badgrin: dono da fisiosport que me disse ter bastante literatura sobre a matéria e que pode disponibilizá-la.
Portanto caros confrades chateem o bicho:wink: .

dani_bonança
31-03-08, 11:53
em novembro de 2007 fui a uma formação de electroterapia da fisiosport, em que o formador era um fisioterapeuta q o colega mencionou à pouco(catalão). A terapia por ondas de choque, segundo a evidência clínica, apresenta resultados bastante positivos em algumas tendinites e calcificações. Esta terapia realiza -se com um aparelho que se assemelha a uma pistola e que é colocada sobre a zona a tratar (ex:tendão), provoca dor (mas suportável) , pois um disparo consiste num pequeno impacto naquela zona, esse impacto dá se devido à onda de choque criada, que se propaga a uma velocidade superior à do som. Se nós pensarmos no que sucede numa cirurgia a uma tendinite conseguimos entender o resultado das ondas de choque. Na cirurgia é realizado um desbridamento do tendão e são efectuados algumas pequenas incisões neste, para que haja uma regeneração e cicatrização do tendão, e à partida a tendinite desaparece. Com a terapia pelas ondas de choque o principio é o mesmo, pois o impacto gerado provoca pequenas "lesões" no tendão para que este se regenere. Como devem entender os resultados não são imediatos, são a médio prazo. Numa sessão são precisos vários disparos, cerca de 2500, que é possível em cerca de 15 min. Não sei precisar o numero de sessões necessárias. Relativamente as calcificações tb tem bons resultados, mas não nos podemos esquecer q a origem da dor nem sempre é clara, pois algumas pessoas apresentam dor com pequenos esporoes no calcâneo, e outras que aparentemente deveriam apresentar dores fortes qd apresentam grandes esporões e não apresentam. Espero ter ajudado em alguma coisa, ou pelo menos despertado o "bichinho" da curiosidade, pois fiquei fâ desta tecnica, embora não tenha o aparelho nos meus locais de trabalho. Não sei como se sentem em relação aos casos de tendinites, mas fico irritada e preocupada qd os srs doutores resolvem tratá las com as infiltrações, qd a pessoa iniciou a fisioterapia há pouquissimo tempo. Enfim é o que nós temos por cá!
Daniela Bonança

Alves-Guerreiro
04-04-08, 20:05
Caros Colegas de lista,

Aqui fica um breve comentário em relação ao tema. As ondas de choque extracorpóreas são ondas sonoras de alta pressão e baixa frequência e que se caracterizam por um tempo muito curto de subida da onda (3-20 nano segundos) e com uma duração de impulso de 5 microsegundos. A primeira aplicação médica, ocorre em Fevereiro de 1980 na Alemanha, e o objectivo, é a destruição de cálculos renais (litotrícia). No início dos anos 90 surgem os primeiros relatos de aplicação em condições músculo-esqueléticas. O seu modo de actuação é ainda desconhecido. Os ensaios clínicos relativos à eficácia desta técnica no contraste com outro tipo de intervenções clínicas não demonstram a eficácia das ondas de choque, particularmente naquelas que são as aplicações mais retratadas na literatura. Junto poderão encontrar duas revisões sistemáticas que ilustram o texto

Cumprimentos

Alves Guerreiro

Alexandre.L
10-04-08, 19:31
Boas, Esta terapia tem excelentes resultados e um indice de rentabilidade bastante elevado.
Para mais informações técnicas podem consultar o seguinte site

http://www.shockmaster.eu/en/medical/about/indications

Um abraço

LuisAF
12-04-08, 18:03
Viva
Trabalho há 2,5 anos com ondas de choque radias.
Quando criteriosamente escolhidos os casos e com aplicação judiciosa podemos obter resultados muito interessantes.
Os doentes que tenho tratado provêm das mais diversas referencias, incluindo de ortopedistas a quem temos "tirado" algumas cirurgias ;-).
Muito resumidamente sobre a nossa intervenção:
- tratamento da interface músculo/tendão
- casos crónico
- sem resultados com tratamento conservador (fármacos, fisio e por ventura infiltração). Digamos que é um último recurso antes da cirurgia.
Mais um link: http://www.ismst.com/start.htm