View Full Version : escala de capacidade funcional
Olá a todos!
Precisava de uma ajudinhahttp://www.fisiozone.com/centura/icons/icon3.gif... o meu tema de monografia é a "capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes com espondilite anquilosante em hidroterapia".
A escala para avaliação de qualidade de vida ja tenhohttp://www.fisiozone.com/centura/icons/icon12.gif.. Mas para capacidade funcional não encontro nenhuma! Ja fiz pesquisa atrás de pesquisa, e so encontro escalas validadas para brasileiro http://www.fisiozone.com/centura/icons/icon9.gif
Será que alguem me pode ajudar?
Obrigada
Cumprimentosss
Francisco Neto
30-11-07, 19:26
Olá. Penso que procuras escalas como a BASDI (Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Index) e BASFI (Bath AS Functional Index)
hummm.. Ja pesquisei sobre essas escalas e não dão pra utilizar em monografia, pk não estao validadas para portugues de portugal..mas sim para portugues brasileiro. Embora alguns fisioterapeutas a utilizei para avalição de pacientes, mas eu no meu estudo não a posso utilizar devido á sua "não" validação... :cry:
Não sabes de outra que esteja validada?
Olá...
Relativamente às escalas de funcionalidade da EA tens a BASFI efectivamente, no entanto encontra-se ainda em processo de validação, penso que, por um médico de Coimbra, segundo o centro de estudos de Coimbra. Em relação à BASDAI não há nada, apenas existe uma tradução no Alcoitão, quanto à validação e adaptação transcultural será um trabalho que já iniciei no âmbito da minha monografia. De facto, não há instrumentos de medida para a EA no nosso país.
Cps
jlages... e n tas a utilizar mais nenhuma escala? Ou seja, tas a fazer a validação da BASDAI para a poders utilizar, certo? Quanto tempo vai demorar, entao?
Pois realmente, tou farta de realizar pesquisa atras de pesquisa e n encontro escalas que eu possa utilizar... n sei k faça!!!:shock: n conheces mais nenhuma??:confused:
Exactamente, este trabalho será, espero eu, para todos os profissionais de saúde utilizarem em Portugal, após devida validação e adaptação e quem sabe publicação posterior.
Será o meu trabalho de monografia, -Validação e Adaptação transcultural da BASDAI-, tendo em conta que tenho um ano lectivo para o fazer... só la para setembro, se tudo correr bem!
No entanto, referiste que relativamente à avaliação da qualidade de vida, que ja tinhas a escala, mas devo alertar-te que também não está validada para português, a ASQoL (Ankylosing Spondylitis Quality of Life) específica para estes doentes... não sei como ajudar!
cps
Acho k fazes mt bem!! :razz: é pena so ser em setembro.
Sim eu sei k tb n ta validada.. infelizmente! Mas tou a utilizar outra...
Tens alguma sugestao pa mudar algo no tema? pk pelo k tou a ver, vou ter k mudar algo.... isto pk... n encontro escala de capacidades funcional:shock:
cps
Pois e tal como disse, não vais encontrar essas escalas, uma vez que de momento não está nada feito em Portugal em relação à avaliação... sugiro que mudes de tema... se calhar é o mais sensato...:confused: é porque como sabes estudos em hidroterapia não há muitos... e mais especificamente na EA, torna-se complicado... poderás fazer uma revisão da literatura sobre a EA associada à hidroterapia, somente não sei se encontras muita bibliografia, terás que pesquisar. Se precisares de alguma ajuda diz...
cps
Sonia Lopes
07-12-07, 23:29
Boa noite,
Penso que poderá utilizar a MIF (Medida de Independência Funcional) que está validada para a população portuguesa (penso eu!)
Bom trabalho!
Ola Sonia!:smile:
Tens material/informação que me possas fornecer sobre a MIF? humm.. é um questionario que tem de ser realizado pelo fisioterapeuta, certo? Ou o paciente pode responder ao questionário sem o tp estar presente?
Obrigada
cumpsss
TobiasLangohr
19-12-07, 17:07
Olá,
já tentou pela ACR? (American College of Rheumatology), aqui na Alemanha usamos estes critérios é claro que capacidades físicas utilizmaos os mesmos que na medicina do esporte, avaliacao biométrica tbé.
Seria interessante se vc desenvolve-se um Protocolo (Assesment).. seja cientista!:wink:
martalmeida
20-01-09, 12:42
Ola, sou uma estudante de fisioterapia no último ano de faculdade e como previsto tenho que elaborar uma monografia final.
O meu tema remonta para a patologia de Espondilite Anquilosante, baseando o estudo em duas escalas de avaliação, BASMI e BASDAI.
No entanto, tenho tido alguma dificuldade em encontrar as escalas validadas em Língua Portuguesa.... Alguém pode dar uma ajudinha?? :smile:
Cumprimentos
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.