PDA

View Full Version : O que fazer apôs Artroscopia ao ombro?

Lara Ramos
21-11-05, 23:52
Boas tardes, desde já quero felicitar os conteúdos aqui abordados, e a ajuda que este forum me tem dado...Sou Treinador de Atletismo e no meu dia a dia lido com muitos tipos de patologias no desporto, sendo um assunto que me interessa muitissimo.

Desde muito cedo estou ligado ao desporto de alta competição como atleta e agora como treinador, mas agora as coisas complicaram devido a irresponsabilidade de um médico, e não sei o que fazer, visto que o assunto vos compete, gostaria se não fosse oportuno, expor aqui um caso prático que está acontecer com um atleta meu.

Ha uns meses um atleta, referia durante um traumatismo o aparecimento de uma dor súbita e violenta ao nível do ombro direito, associada por vezes de um ruído crepitante, e de uma impotência funcional, ou seja apresentava,todos os sintomas de uma rotura da coifa dos rotadores, logo começei a suspeitar que seria alguma patologia relacionada com a Coifa dos rotadores, visto que o lançamento do dardo é a sua especialidade, marcou-se uma consulta, e o médico marcou-lhe uma cirurgia, passado alguns meses, apôs ter resolvido a sua situação com o seguro desportivo, foi encaminhado para lisboa, fazer a tal dita cirurgia, até então o médico nunca nos comunicou qual a patologia do atleta.

O atleta fez a cirurgia e regressou a casa (algarve) sem qualquer indicação do médico, nem relatório pôs cirurgico nem nada, só disse ao atleta que tinha que mudar o penso passado alguns dias.

Hoje, passado uma semana apos a cirurgia, foi tirar o penso e reparamos que o médico fez uma artroscopia, visto que se encontrava dois orificios com pontos,um na parte anterior do ombro e outro na parte posterior (deduzo que tenha feito uma artroscopia), mas não possuo conhecimento a esse nível, e quero saber quando pode retomar a actividade fisica, sei que primeiro tem que fazer fisioterapia, que passa pelo alongamento passivo das estruturas musculares dos ombros e seus envolventes, da reeducação dos gestos (proprioceptividade), e reforço muscular, estas são as minhas únicas referências, não sei é como executa-lo, e fiquem descansados que não o vou fazer!

As minhas dúvidas são, visto que não tenho acompanhamento médico no meu clube:
Quando é que o meu atleta pode começar a sua actividade?sei que não envolve um contexto temporal mas sim, referencias cinestésicas objectivas, mas eu não possuo esse conhecimento.
Que deverei fazer?

Obrigado

LMSC
22-11-05, 00:46
No seu lugar colocava essas questões ao médico que operou o atleta, porque na verdade a informação que indicou é pior que ter informação nenhuma. Uma vez que pode apanhar alguém menos prevenido que caia na asneira de pegar num caso desses sem saber o tipo de intervenção realizado, sugiro fortemente que o faça antes de se dirigir a mais alguém- poupará bastante tempo e dissabores.

Por último, na sua zona existem muito bons profissionais ligados ao desporto. Dirija-se a qualquer deles depois de ter um relatório clínico e por certo vai ver o seu atleta a melhorar.

Que tudo corra pelo melhor

Adérito Seixas
22-11-05, 14:31
Exactamente... não deve ser iniciado o trabalho com o Fisioterapeuta sem que este saiba que cirurgia foi realizada e o que foi feito nessa cirurgia...
É incrível como esses casos ainda aparecem, como é possível que um atleta sja submetido a uma intervenção cirurgica sem que lhe seja dito qual o problema... mas ele teve que assinar um termo de responsabilidade certo? É muito estranho o que se passou, no mínimo estranho...

Lara Ramos
22-11-05, 14:57
Desde já agradeço o esclarecimento, foi muito preciso.
Abraço