View Full Version : roptura radial de menisco externo
joaoanimal
28-11-07, 12:01
Bom dia, precisava da vossa ajuda urgente!
Foi-me diagnosticado numa ressonância uma pequena roptura radial do menisco externo do joelho direito. O meu médico propos-me que partisse para uma pequena cirurgia, apesar de poder viver com isto no dia a dia. Mas eu gostando de correr e fazer desporto, esta seria a melhor opcção.
A minha dúvida é a seguinte:
É possivél que com esta lesão que tenho, o joelho não me doer?? e doer-me somente atrás deste e relativamente mais abaixo acima dos gémeos e após esforços intensos tipo corridas longas.
Queria que me ajudassem nesta minha dúvida.
Aguardo ajuda
Hélder Abreu
28-11-07, 12:57
Olá João,
O ideal seria fazer-lhe um exame físico completo para confirmar se a origem da dor é mesmo meniscal. Pois se a dor só surge após corridas longas, pergunto-me até que ponto a cirurgia é assim tão urgente. A dimensão da lesão meniscal e os sintomas referidos, são factores a ter em conta antes de recorrer à cirurgia. O tratamento conservador (Fisioterapia) pode ser suficiente.
João, procure um Fisioterapeuta na sua área residencial. Com certeza irá fazer um diagnóstico diferencial e esclarecer-lhe as suas dúvidas.
Cumprimentos.
Hélder.
joaoanimal
28-11-07, 18:04
Olá João,
O ideal seria fazer-lhe um exame físico completo para confirmar se a origem da dor é mesmo meniscal. Pois se a dor só surge após corridas longas, pergunto-me até que ponto a cirurgia é assim tão urgente. .
Obrigado Hélder pela informação.
Mas uma ressonância magnética não é um exame completo? Quando se faz um destes exames, não detecta as lesões todas? se tivermos outro tipo de lesão nesta área? já fiquei mais confuso.
É assim, a cirurgia para mim só será urgente no ponto de vista deste meu problema acabar de vez, pois dou razão ao Hélder quando fala da urgência da intervenção. Mas o meu único problema é não poder praticar desporto, porque se fosse uma pessoa mais sedentária, não era operado de certeza. Mas como gosto de correr, etc...daí o meu dilema.Sempre que corro pelo menos 30 minutos ou mais, nos dias a seguir fico com uma dor tipo "a moer". Não é uma dor que não aguento mas causa desconforto.
Já tenho falado com outras pessoas também ligadas a esta matéria. Uns dizem que é normal doer-me atrás e outros dizem que eu devo é procurar outro médico para ter duas opiniões.
Cumprimentos a todos do forum,
João
Hélder Abreu
28-11-07, 18:15
Infelizmente mesmo numa ressonância magnética à zona sintomática, neste caso o joelho, pode não ser possível visualizar determinados problemas. Por exemplo, as dores irradiadas (dores que provocam sintomas num local diferente de onde se encontra o problema).
O facto é que existem outras patologias que lhe poderiam dar esse tipo de dor, para além da lesão meniscal.
Volto a frisar que um exame físico completo torna-se imprescindível antes de se pensar na cirurgia e o tratamento conservador não deve ser uma opção excluída à partida.
joaoanimal
28-11-07, 18:35
Volto a frisar que um exame físico completo torna-se imprescindível antes de se pensar na cirurgia e o tratamento conservador não deve ser uma opção excluída à partida.
Boas Hélder, um exame físico completo, o que é que implica?
Que tipo de patologias me podem dar este tipo de dor?
João
Hélder Abreu
28-11-07, 23:51
Boas Hélder, um exame físico completo, o que é que implica?
Resume-se a uma avaliação postural e física através de uma série de testes ortopédicos.
Que tipo de patologias me podem dar este tipo de dor?
Algumas, João. A título de exemplo, uma compressão do nervo ciático em alguma parte do seu trajecto ou ainda um Quisto de Baker (apesar de este último ser visível através de ressonância magnética). Não posso enunciá-las todas aqui, mas através da sua avaliação física, um Fisioterapeuta poderá fazer um diagnóstico diferencial, verificando se a causa dessa sua dor é mesmo meniscal.
Já agora, se quiser ler um pouco mais sobre lesões meniscais encontrará informações interessantes neste site (http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/lesao_meniscal/lesao_meniscal.htm).
joaoanimal
29-11-07, 10:49
Boas Hélder, obrigado.
Já agora diz-me uma coisa...esta coisa de ter uma roptura do menisco tem tendência a ficar pior com o tempo ou estagna?
Em relação ao site que me disseste??? manda o link s.f.f
abraço
ps: já agora trabalhas em alguma clinica?não me importava de fazer lá uma consulta.
João
Hélder Abreu
29-11-07, 11:53
Boas Hélder, obrigado.
Já agora diz-me uma coisa...esta coisa de ter uma roptura do menisco tem tendência a ficar pior com o tempo ou estagna?
A tendência é para agravar ao longo dos anos, visto que a regeneração espontânea dos meniscos é quase nula e a sobrecarga que se vai acumulando ao nível dos joelhos é bastante grande.
No entanto, o recurso a meniscectomia (cirurgia) leva geralmente a uma artrose mais precoce do que o normal, visto que o menisco é removido parcial ou totalmente fazendo com que as cartilagens fiquem muito mais susceptíveis a lesões pois a função do menisco é precisamente absorver e repartir a carga uniformemente por toda a articulação.
Por isso é que essa situação tem de ser bem estudada, seja qual for a solução escolhida. Tem de discutir todas as hipóteses e os por e contras de cada uma das soluções.
Em relação ao site que me disseste??? manda o link s.f.f
Quanto ao link, está precisamente na palavra "site". Basta clicar lá:wink:.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.