View Full Version : Dança como tto em PC
Hélder Abreu
21-11-05, 12:59
Leiam este artigo e digam a vossa opinião!
http://geocities.yahoo.com.br/fisioterapeutakarina/artigo.html
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Olá :wink: !!! Não tenho experiência em tratamentos de PC, no entanto, penso que o que li no artigo pode ser uma forma de estimular a criança ao movimento... Falando, empiricamente, a música é um excelente meio de predispor o nosso corpo e mente porque se esta for calma e lenta ajuda-nos a relaxar, se for "violenta" e rápida mantém-nos despertos... Neste tipos de casos, poderemos ter alguns resultados pois estaremos a estimular a expressão corporal da criança sem a termos especificamente "centrada" no movimento coordenado... Penso que a criança se sentirá mais relaxada ao concentrar-se também na música não provocando tanto "stress" na realização das tarefas... Estamos a falar na música e na dança para tratamento mas poderiamos também falar noutros meios de distracção, penso que a ludoterapia terá igualmente bons resultados.
Como referi no inicio, não tenho muita experiência neste tipo de casos mas acredito que a música, a dança, os jogos lúdicos, etc possam ajudar em muito a estimulação motora e cognitiva.
Beijinhos.
Hélder Abreu
06-12-05, 13:16
Olá :wink: !!! Não tenho experiência em tratamentos de PC, no entanto, penso que o que li no artigo pode ser uma forma de estimular a criança ao movimento...
Não posso dizer que tenho experiência no assunto, mas estagiei 1 mês e meio no Centro de Paralisia Cerebral do Porto e pelos casos que vi, sem dúvida que a música se iria encaixar bem no tratamento de alguns deles. Até porque no tratamento de paralisia cerebral não pode existir um "tratamento", tem sim de existir uma série de jogos e actividades que se incluam os objectivos do tratamento. Sobretudo nas crianças mais novas, é muito difícil querer realizar técnicas de tratamento específicas como realizamos com qualquer outro paciente com outra patologia. Temos sempre de adaptar de forma à criança não se cansar e não chegar ao fim de 10 minutos e dizer que está farta daquilo e quer ir embora:wink:.
A ludoterapia ou terapia ocupacional também desperta muito interesse por parte deles e tem resultados bastante bons no seu desenvolvimento psico-motor.
Voltando à dança, na minha opinião não poderá adaptar-se a todos os casos, mas sem dúvida que poderá ser uma óptima ferramenta em casos que o permitam, podendo obter-se resultados tão bons ou melhores do que nos tratamentos convencionais.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.