PDA

View Full Version : Assim anda Portugal ...

Ricky
23-11-07, 10:09
Ora bem ...
Hoje numa rotina minha quase diária, qual não é o meu espanto quando vou ao site do jornal de notícias e eis a notícia (para mim bombástica) que faz capa do jornal:

"Tribunal arrasa as contas do Serviço Nacional de Saúde" (link) (http://jn.sapo.pt/2007/11/23/nacional/tribunal_arrasa_contas_servico_nacio.html)

Intrigado e curioso como sempre leio a notícia e deparo-me com uma realidade que infelizmente é a nossa.
Estamos mal, muito mal e o pior é que muitas pessoas continuam a pensar que vivemos num pais de atrasados e matarruanos, tapando o sol com uma peneira (de mash 100).

Eu até ia mais além, mas vou ficar-me por esta frase - Mas que "borrada" é esta?
O nosso sistema de saúde está a ser assassinado, os intresses e compadrios veiculam acima dos intresses nacionais e depois é isto. Dívidas infindáveis, contas insustentadas, malabarismos matemáticos e claro os falsos messias a prometerem que está tudo bem.

Pode ser que por ter hoje uma perspectiva diferente seja mais exigente, mas a verdade é que é inadmissivel que não se saiba para onde vai o dinheiro público, nem o orçamento de estado é claro, quanto mais os programas e todos os financiamentos feitos na área da saúde. (E com isto falo desde o pagamento das facturas da água luz e gás até aos ultimos cêntimos gastos em medicamentos e tratamentos.)

E perguntam voçes onde é que a fisioterapia entra no meio disto tudo? Meus amigos digo-vos uma coisa quando o mar bate na rocha quem se lixa é o mexelhão. Não esperem que os cortes "orçamentais", necessários para balançar esta mesa de duas pernas, aparecem por reestruturações de "sistemas" bem mais antigos.... isso é que não. Mais vale a pena cortar com o financiamento à fisioterapia, deixar de investir na pesquisa, ou mesmo ordenar que ressonâncias magnéticas sejam proibidos nos hospitais públicos ou S.A. a não ser que a pessoa esteja no leito da morte.

Só tenho uma palavra a dizer RIDìCULO :doubt:

Já disse isto uma vez no forum e volto a repetir "Haja Tomates!!" porque o que eu quero é transparência e um Sistema de Saúde nacional válido, integro e sustentável, sem olhar a tratados feitos por baixo da mesa !!

Não me vou prolongar mais sobre isto porque o que me apetece escrever virava um livro.

Saudações fisioterapeuticas
Ricardo Pinheiro