View Full Version : Curiosidade
Hélder Abreu
16-11-05, 13:35
Tenho uma questão acerca de uma forma específica de tratamento de edemas de extremidades (pé ou mão).
Quanto àquele remédio da avozinha de pôr o pé ou a mão em água com sal:wink:, existe algum trabalho ou pesquisa sobre o assunto? É q o princípio parece-me aceitável: Osmose - Difusão da H2O do meio menos concentrado (interno) para o mais concentrado (água com sal).
Gostaria de saber até que ponto existe evidência científica sobre o assunto.
Agradeço qualquer comentário ou esclarecimento.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Cheguei a falar nisso agora num curso que estou a tirar de M.T.C. (Medicina Tradicional Chinesa) mas não tenho nenhum artigo cientifico á mão.
Mas eu acredito que sim também...
Hélder Abreu
16-11-05, 15:40
mas não tenho nenhum artigo cientifico á mão.
Mas então existem artigos sobre o assunto?
Mas então existem artigos sobre o assunto?
Devem existir, é preciso é encontrá-los,
Não digo que sejam especificamente sobre água com sal. Já agora, o sal é algum tipo de relaxante? Qual é exactamente o efeito que o sal tem?
Hélder Abreu
16-11-05, 19:43
Já agora, o sal é algum tipo de relaxante? Qual é exactamente o efeito que o sal tem?
Se é relaxante não sei, mas pelo que me lembro da minha química e fisiologia, o aumento da concentração do mesmo num meio aquoso, faz deslocar a água para esse mm meio, de forma a equilibrar as concentrações de sal entre os dois meios separados por uma membrana.
Mas gostava mesmo de encontrar evidência científica quanto ao assunto.
Cumprimentos
Hélder Abreu
o aumento da concentração do mesmo num meio aquoso, faz deslocar a água para esse mm meio, de forma a equilibrar as concentrações de sal entre os dois meios separados por uma membrana.
Sim, as concentrações têm tendência a se equilibrar... mas o deslocamento do sal para dentro do corpo tem de ter algum efeito fisiológico. Caso contrário qual seria a vantagem de se fazer isso?
Para aumentar a concentração até com um pouco de açucar se consegue... :wink:
fysio
Hélder Abreu
16-11-05, 21:25
mas o deslocamento do sal para dentro do corpo tem de ter algum efeito fisiológico.fysio
O objectivo é precisamente o oposto: deslocar a água (exsudado) para fora do corpo, onde a concentração de sal é maior, de forma a reduzir o edema.
O objectivo é precisamente o oposto: deslocar a água (exsudado) para fora do corpo, onde a concentração de sal é maior, de forma a reduzir o edema.
hum... a ideia que tenho é que o que tem mais concentração vai-se deslocar para o que tem menos concentração...
Porque é que então quando estámos em água normal acontece na mesma o deslocamento para fora do corpo? Devia ser segunda essa prespectiva para dentro, correcto?
Hélder Abreu
16-11-05, 22:57
hum... a ideia que tenho é que o que tem mais concentração vai-se deslocar para o que tem menos concentração
Mas é o contrário fysio... no caso da osmose a passagem da água dá-se do meio menos concentrado para o mais concentrado... por isso mm é que gostava de arranjar algum artigo sobre o assunto.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Mas é o contrário fysio... no caso da osmose a passagem da água dá-se do meio menos concentrado para o mais concentrado... por isso mm é que gostava de arranjar algum artigo sobre o assunto.Exacto, já fui confirmar e é mesmo assim :wink:
Ficarei também á espera que alguém tenho algum artigo sobre isto...
Obrigado desde já!
fysio
Hélder Abreu
01-12-05, 00:05
Então ninguém mais comenta esta técnica? Não acredito que ninguém tenha um comentário, seja ele a favor ou contra :wink:! Gostava de saber se alguém costuma usar e se tem resultados com isso. Desde já obrigado!
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Olá!!!Sempre me coloquei essa dúvida...Muitas pessoas perguntam se o sal tem algum efeito nessa técnica, costumo responder que mal não deve fazer:confused: ...A verdade é que muitos pacientes utilizam a técnica e referem melhorias. Mas será que o efeito estará mesmo no sal?! Concordo com a teoria da osmose...Mas para ter algum efeito terá que ter uma quantidade considerável de sal. Não acham?
Quanto a estudos nessa matéria, não conheço nenhum :neutral: ...Mas cá fica a minha opinião!
Beijocas, Bibiana.
Hélder Abreu
01-12-05, 12:22
A verdade é que muitos pacientes utilizam a técnica e referem melhorias.
Obrigado pela opinião Bibiana. Eu também já ouvi algum relatos de pacientes que referiram melhoras após a utilização deste método. Falta saber se foi recuperação espontânea, por outras técnicas/medicação ou se foi mesmo devido à água com sal.
Faltam aí uns estudos para dar apoio (ou não) à técnica da avó:wink:. Aqui está um tema para uma monografia/ tese/ artigo para quem procura. :lol:
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Quem está à procura de tema para a monografia???:cry:
Não procurem mais!!!:biggrin:
Beijocas, Bibiana :wink:!!!
Quem está à procura de tema para a monografia???:cry:
Não procurem mais!!!:biggrin:
Beijocas, Bibiana :wink:!!!
Boa sugestão, um estudo aprofundado sobre o tema é capaz de se sair bem como monografia =)
Boa sorte!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.