PDA

View Full Version : Fisioterapia em descrédito

Hélder Abreu
14-11-05, 18:07
Cada vez mais ouço pacientes a queixarem-se de q fizeram tantas sessões, em tal clínica e q terminaram os tratamentos com o mesmo problema com q iniciaram... Agora pergunto, que Fisioterapia é esta que cada vez mais cai em descrédito? As pessoas são cada vez menos "cegas" e o estilo de tratamento "dobra/estica, passa creme, entra porco, sai chouriço" só está a piorar a situação... até quando os 4 paciente por hora (senão mais)? A Fisioterapia está a carregar os erros de gestores/fisiátras capitalistas...
Julgo que é um tema a discutir e sobretudo a pensar... Porque as coisas vão ter de mudar um dia. Quando não sei, mas espero ainda ver essa mudança.

carluntcha
14-11-05, 19:10
Pois é, também costumo ouvir muitas vezes essa lenga-lenga "Estes tratamentos não me fazem nada", "Estou na mesma" quando não dizem "Acho que estou pior" no fim dos tratamentos. Mas que podemos nós fazer quando não somos nós a fazer o tratamento completo, quando são os auxiliares que fazem a parte da electroterapia e massagem? Quando apenas temos 10/15 minutos para tratar um doente? Sim, porque se eu tivesse 4 doentes por hora (numa das clínicas que trabalho que tem acordos com SNS), era muito bom. Tenho sim 3/4 doentes mas por meia hora. É muito complicado e muito desmotivante. Talvez não devessemos aceitar estes trabalhos... mas a situação de hoje não é assim tão favorável para que nos ponhamos a rejeitar estes trabalhos. Mas se calhar, só assim é que isto ía ao lugar.

Hélder Abreu
14-11-05, 19:20
A única solução seria mm não aceitar esses trabalhos, mas infelizmente é como dizes, hoje em dia não nos podemos dar ao luxo de rejeitar propostas de trabalho. E caimos assim num paradoxo pq sabemos que assim, as coisas não se resolvem e a nossa imagem vai perdendo brilho. Para além disso, e como disseste tb, é mt desmotivante. Penso que nenhum de nós tirou o curso com o objectivo de "ter as ferramentas" mas não as poder usar, ou usá-las de forma inadequada... É uma revolta silenciosa que não tem solução imediata, mas que tem de começar a "ligar os motores" para se fazer ouvir.

Cumprimentos do colega:
Hélder Abreu

Fysio
14-11-05, 20:59
A única solução seria mm não aceitar esses trabalhos, mas infelizmente é como dizes, hoje em dia não nos podemos dar ao luxo de rejeitar propostas de trabalho.O ideal era ninguém aceitar, assim as condições de trabalho tinham de ser melhoradas... :rolleyes:

O problema é que se eu não aceito vem o meu vizinho e ainda agradece :lol:

Isto está a ficar mau e não vejo grandes jeitos de se consegui dar a volta, é só a minha opinião.

fysio

Hélder Abreu
14-11-05, 21:56
Existe um sindicato para os Fisioterapeutas, mas haveriam de existir leis que nos impedissem de trabalhar nessas condições. Assim, até mm o vizinho (retomando a expressão do Fysio:wink:) não poderia aceitar essas condições de trabalho. Porque no fundo, ao fazê-lo estamos a prejudicar a imagem da Fisioterapia por não podermos tratar cada paciente com a qualidade a que tem o direito e que só nós sabemos!

Ricky
14-11-05, 23:25
Não posso deixar de expressar aqui a minha opinião: SIM, infelizmente a nossa profissão está a cair em descrédito e sim são cada vez mais as pessoas que nos perguntam "afinal que fizeram vocês por mim?". É triste e degradante mas acima de tudo eleva o nosso sentimento de impotência perante o que o nosso país vem acolhendo como sendo a noção da fisioterapia.
"Para isto tinha ido ao massagista...", "...mal nos tocam e é sempre a correr...", "... faltei ao tratamento porque em casa faço o mesmo e evito chatisses e correrias...", estas e outras frases ressoam nas cabeças dos profissionais fisioterapeutas e nós nada podemos fazer.
Seria necessário uma dissertação sobre o que está mal e uma lição terrívelmente comprida para aprendermos com outros exemplos o que está bem, mas com profissionais que se rebaixam, com profissionais que matam para ter o lugar do outro, e com a injustiça da existência de autoproclamados "fisioterapeutas" a luta para a acreditação de uma tão nobre profissão é cada vez mais uma miragem num deserto de honra e valores.

Fysio
15-11-05, 11:13
Gostei bastante de ler as vossas mensagens, mas será que a "futura ordem" vai pôr alguma "ordem" nisto?

Isto daqui a nada é uma confusão tal que ninguém se entende... são os fisioterapeutas, são os massagistas, são os auxiliares, são os fisiatras, são os das medicinas orientais, são os enfermeiros de reabilitação, são sei lá mais o quê...

Como é? Quem é que põe ordem nisto? Daqui a nada estámos todos á batatada e ninguém tem razão... "em casa onde não há pão, todos mandam e ninguém tem razão".

Daqui a pouco são mais os (pseudo) fisioterapeutas do que os pacientes que precisam dela!!

..........

Hélder Abreu
15-11-05, 12:09
Daqui a nada estámos todos á batatada e ninguém tem razão...
Não falta muito:wink:

adriano
04-10-06, 16:22
Caros colegas :

É com muita pena que vejo neste momento a situação da Fisioterapia em Portugal. Não tenho duvidas absolutamente nenhumas, que esta situação se deve única e exclusivamente aos fisioterapeutas. Quando vejo colegas meus a subjugarem-se, aceitarem condições impensáveis, fazerem coisas bem diferentes das que diziam que iriam fazer...É muito triste!! Em relação aos fisiatras, aquilo que eu acho, é que devemos manter a nossa postura e nunca ceder, caso contrário acabamos por lhes dar créditos que eles não merecem!! Temos que assumir aquilo que somos, com orgulho, mesmo que isso nos possa custar o nosso emprego. Estou certo que se todos o fizessemos a Fisioterapia ocuparia um lugar bem diferente na sociedade e na saúde em Portugal.

Saudações Fisioterapeuticas

Suraya
04-10-06, 20:46
Caros colegas :
Quando vejo colegas meus a subjugarem-se, aceitarem condições impensáveis, fazerem coisas bem diferentes das que diziam que iriam fazer...É muito triste!!

Tens razão... Conheço de casos de Fisioterapeuta a trabalharem por 3€ á hora... :evil: Prefiro não dizer mais nada. Axo que está subentendido...

rita afonso
05-10-06, 15:58
3€ à hora?!!! :shock: Era melhor ir fazer limpezas ou trabalhar para as obras. Meu Deus, ao que chegamos. Pois, eu penso que a Ordem ia dar muito jeito e alguma ordem à Fisioterapia. Também acho k devia haver imposição de algumas condições em relação ao número de tratamento por hora. Eu não acredito que um tratamento de 10 minutos resulte, no máximo pode atenuar os sintomas. Não tenho experiência profissional, mas em estágios vi e senti essa impotência e frustração de querer ajudar os pacientes e não disponibilizar de tempo. Espero, um dia, vir a trabalhar num sítio onde o bem-estar do paciente reine nos parâmetros da instituição. beijinhos... :cry:

Karina
27-03-07, 15:01
Caros colegas :

É com muita pena que vejo neste momento a situação da Fisioterapia em Portugal. Não tenho duvidas absolutamente nenhumas, que esta situação se deve única e exclusivamente aos fisioterapeutas. Quando vejo colegas meus a subjugarem-se, aceitarem condições impensáveis, fazerem coisas bem diferentes das que diziam que iriam fazer...É muito triste!! Em relação aos fisiatras, aquilo que eu acho, é que devemos manter a nossa postura e nunca ceder, caso contrário acabamos por lhes dar créditos que eles não merecem!! Temos que assumir aquilo que somos, com orgulho, mesmo que isso nos possa custar o nosso emprego. Estou certo que se todos o fizessemos a Fisioterapia ocuparia um lugar bem diferente na sociedade e na saúde em Portugal.

Saudações Fisioterapeuticas
Concordo plenamente contigo. :wink:

O grande problema é que toda a gente pensa o mesmo, toda a gente se lamenta, mas ninguém se une, de forma a, se não solucionar, pelo menos apaziguar a situação.

Não sou fisioterapeuta nem estudante, mas tenciono sê-lo... E essa situação deixa-me um tanto ou quanto frustrada.

Há que agir! :wink:

Ismaelsilva
27-03-07, 22:43
Pois a Ordem!

A Ordem era bom sim, pelo menos em termos juridicos e politicos, pois já temos uma associação e um sindicato e não encontrei, nem tenho conhecimento que nenhuma destas duas entidades tenha tomado alguma atitude relativamente a esta situação, a fragilidade actuas da Fisioterapia.
Infelizmente tenho conversado com outros sectores da saúde nomeadamente enfermeiros, os quais relatam que a ordem não lhes trouxe nada de novo, pelo contrario, mais despesas e o controlo dos cuidados de saúde continua a ser o mesmo.
Por isso penso que nos Fisioterapeutas, cada vez mais temos de afirmar a nossa posição no nosso local de trabalho, e saber muito bem quando actuar, pois que falamos no momento errado, ou sem plena consciencia, estas a prejudicar a profissão e a credibilidade da mesma. A responsabilização e toda de consciência relativamente a esta temática, era um bom tema de sensibilização, o qual poderia ser promovido pela associação ou pelo sindicato.

Cumprimentos fisioterapeuticos

Suraya
30-03-07, 10:48
A responsabilização e toda de consciência relativamente a esta temática, era um bom tema de sensibilização, o qual poderia ser promovido pela associação ou pelo sindicato.

Pois, axo k parte de nós começarmos a fazer barulho para o nosso lado. Infelizmente em Portugal só se ouve kem grita e fala mais alto. :confused:

Leticia
25-03-08, 13:37
agora é a parte em que uma sonhadora em fisioterapia (eu) ouve as verdades... é bom realmente aceder a estas convesas , porque ha coisas que toda gente sabe que acontece mas que ninguem tem a audacia de as exprimir. n sei bem o que dizer, apenas que, mesmo assim e sabendo destas coisas , sabendo da realidade da fisioterapia, a minha vontade de o ser n diminui. porque acredito que, mesmo perante todos os comentarios dos pacientes, todas as condiçoes a que voces tem de se sujeitar, acredito, que existem momentos em que saibam que, realmente sao fisioterapeutas porque gostas, e acredito que, vendo a vida de alguem melhorado pela vossa ajuda, seja tao gratificante a ponto de conseguirem ultrapassar mesmo que por alguns momentos, tudo aquilo por que passam.. posso ser apenas uma sonhadora, e digam-me se estou enganada..:redface:

Hélder Abreu
25-03-08, 14:23
Não está enganada, Letícia. Ver um paciente a melhorar de sessão para sessão é das melhores sensações que se pode sentir. Tudo porque sabemos que é graças a nós que acontece. Mas nem tudo é um mar de rosas nesta profissão. Se existem aqueles casos em que verá recuperações espectaculares, outros existem que poucas melhorias apresentarão apesar de fazer tudo o que está ao seu alcance. Ninguém consegue ser 100% eficaz ao longo da sua caminhada profissional, mas o benefício a retirar disso é a auto-avaliação. Nunca deixar de nos avaliarmos e perceber se estamos a fazer o melhor que podemos em cada caso. Só assim conseguimos ser cada vez melhores.
Um factor também ele negativo que está intimamente ligado à nossa profissão é o desgaste físico. Dependendo do tipo de foro com que lidará mais (neurológico, ortopédico, respiratório, pediátrico, desportivo, etc), a Fisioterapia não deixa de ser um trabalho "pesado". E todos os tipos de problemas físicos podem surgir. Todos aprendemos ao longo da nossa formação a tentar sempre trabalhar com uma postura o mais correcta possível, mas no dia a dia revela-se muitas vezes utópica esta teoria. É muito difícil conseguir cuidar da nossa própria saúde física quando passamos o dia em posturas inadequadas e com cargas elevadas. E infelizmente isto leva a que sintomas de todos o tipo surjam bastante cedo.
Existe ainda a carga emocional que associamos a alguns pacientes. Não podemos esquecer que trabalhamos numa área em que as pessoas vêm ter connosco por terem algum problema. E muitas delas encontrar-se-ão psicologicamente em baixo. Outro papel extra do Fisioterapeuta é também o de Psicólogo. Todos somos um pouco psicólogos, aliás. E nestas situações temos de ter bastante força para conseguir fazer ver o lado positivo aos pacientes (por mais difícil que seja percebê-lo por vezes) e conseguir mesmo assim abstrair-nos de forma a não sermos "arrastados" por eles e conseguir chegar ao fim do dia ainda com a capacidade de sorrir.
Estendi-me um pouco neste assunto, mas achava que era importante abordar estes factores para que entrem na sua ponderação.
Este é somente o meu ponto de vista com certeza não será o de todos. Todos somos únicos.

Cumprimentos.
Hélder

Leticia
25-03-08, 23:30
pois, era o que me faltava. ouvir essas coisas da boca daqueles que realmente todos os dias estao num papel que eu sonho um dia estar..
li o seu comentario mais de uma vez, e com grande atençao, é uma experiencia, um testemunho real.. nao é como todos os outros que me tentam classificar o que é ser fisioterapeuta sem saberem o que é relalmente se-lo. mas mesmo assim, continuo com a ideia e vontade de seguir fisioterapia. sim, porque acho (pelo que ouço) que todos os tipos de trabalhos tem o se desgaste, tanto fisico como psicologico; e para mim, o que farei futuramente tera realmente de envolver sentimento, entreajuda, nao me vejo no papel de estar fechado num laboratorio, atras de um balcao de farmacia .. nao sei, tenho de lidar com pessoas, ter contacto com elas ! e quero, sobretudo sentir-me util para alguem. tenho um sobrinho que tem paralesia cerebral, nao é algo de (pelo menos dizem que nao) incuravel. e é imprecionante como vejo que de dia para dia ele consegue fazer um novo gesto, dizer uma nova palavra, como consegue brincar, dar mais um passo sozinho .. e sei que sem fisioterapeutas, nada disto seria possivel.. eu sei, que nem tudo é um mar de rosas, nem o poderia ser n é? mas, dentro daquilo que realmente viveu, da experiencia que tem, diga-me, esta arrependido de ser fisioterapeuta?

Ismaelsilva
26-03-08, 00:02
Pois mas a realidade do nosso mundo é esta, ninguém por muito bom que seja consegue feitos impossíveis, por isso caros amigos temos de aprender a viver com estas peripécias da vida!
Acima de tudo temos de ter gosto pelo que fazemos, e temos de dar o nosso melhor e nao deixar que os casos complicados nos ganhem!

sonia
26-03-08, 16:16
O ano passado por esta altura fui convidada a fazer um part-time de 1h30 diarios a ganhar 8€/h e achei que valia a pena...

Quando lá cheguei deparei-me com a seguinte situação: 3 doentes com AVC, 3 paralisias faciais, 1 doente com problemas respiratorios, 1 doente pós-cirurgia a ruptura de LCA, 2 doentes com sequelas de traumatismo no punho, 2 doentes com tendinite do supra-espinhoso, 1 doente com entorse tibio-tarsica, 2 doentes com artroses joelhos e acho que não me esqueci de nenhum...

Tinha 2 pseudoauxiliares que faziam alguma electro quando eu estava mais atrapalhada (no meu entender sempre mas no delas quase nunca) e eu fazia todo o resto...

No primeiro dia fiquei doida... andar 4 anos a matar-me a estudar para chegar ali e ver-me incapaz de tratar alguem em condiçoes...

Disse logo que não trabalhava naquelas condições e quando chegou a minha hora de saida saí pela porta fora... e os doentes que estavam por tratar ficaram...

No dia seguinte vieram com a conversa de que a vida está dificil e que é preciso aproveitar o que se tem... ao que eu respondi... que só tinha aceitado aquele trabalho porque coincidia com os meus horarios e que me era impossivel fazer mais horas...

Por esse dia resultou... os doentes novos foram cancelados (é que eles ainda iam por mais) e alguns foram transferidos para outro horario o que me deu mais tempo para os AVC e as paralisias...

Mas não me fiquei por aqui...

Como não tinha tempo para os meus doentes... avisei-os... disse-lhes que da minha parte era humanamente impossivel fazer mais do que o que estava a fazer e que se tinham que reclamar com alguem era com a direcção...

O que realmente aconteceu... ao fim de 15 dias instalou-se uma revolução... alguns doentes começaram a exigir mais, alguns fartaram-se e foram embora, a maioria continuou a "comer e calar"... mas eu fiquei de consciencia tranquila... fiz a minha parte, tentei mostrar que aquilo que estava a fazer ali era o mesmo que nada!!!

Aguentaram-me 3 meses após os quais me mandaram embora por falta de verbas LOL Eu acho que foi mais pelo meu feitio revolucionário :biggrin:

Mas nunca me senti tão feliz!!!
Às vezes resulta reclamar e de certa forma eu acho que até resultou para mim e para alguns dos doentes:wink:

O importante é não desistir de lutar:biggrin::biggrin::biggrin:

Não sei se foi alguem para o meu lugar mas tenho quase a certeza que sim... enquanto continuarem a aceitar trabalhar nestas condiçoes a FISIOTERAPIA não vai para a frente e os DOENTES não recuperam... eu tenho plena consciencia que se os meus doentes melhoraram foi milagre... eu mal tinha tempo de lhes por as maos... não sei como conseguem... eu não consegui...

E recusei-me até ao fim a fazer mais do a 1h30... nos meus outros trabalhos nunca me importei de o fazer porque sou reconhecida (e nao falo monetariamente)... ali... a arrogancia deles foi sempre maior do que o louvor... eu só paguei na mesma moeda!!!

sonia
26-03-08, 16:34
E não pensem que estou a nadar em dinheiro porque não estou mas recuso-me a trabalhar de graça e em tão más condições!!!

Alice pm
26-03-08, 20:10
Arrependidos Leticia?
Falo por mim..mas se tivesse que reviver aquel momento em que coloquei o curso de fisioterapia como primeira escolha, como dizem os nossos paizinhos: "se soubesse o que sei hoje!" ..voltava a fazer o mesmo! hehe!! :biggrin:
E com orgulho!

Leticia
27-03-08, 11:10
é bom ouvir isso alice :smile: espero que tambem nunca me arrependa de sonhar com a fisioterapia :rolleyes:

Beijinho .

Carlinha
27-03-08, 13:20
segundo uma história que eu ouvi, uma Ordem só de Fisioterapia não seria possível, mas há a possibilidade de uma Ordem TDT...

mas como Sindicato, que legalmente segue as Leis do Trabalho, já seria um passo, até mesmo para normatizar a relação por hora Fisioterapeuta-Paciente.

ainda acho que poderíamos fazer a diferença se colocássemos a situação para o País da realidade do mercado que é hoje.

Por exemplo, nós estamos a levar com a "fama" de que não "concertamos" nada. Deveríamos pedir um espaço público e sensibilizar a população para que ela exija condições de atendimento.

por exemplo tb: poderíamos fazer cartilhas e cartilhas e mostrar a população que estão a ser vítimas de um engodo quando se submetem a sessões de 10 à 15 minutos!

deveríamos pedir as juntas de freguesias ou escolas, espaços para esclarecimentos (promoção da saúde) aos pais, alunos e funcionários!

sozinhos, não vamos a nenhum lugar! Já leram o livro "A arte da guerra"? é o que deveríamos começar a fazer...

esta tutela dos fisiatras que nos esmaga, a inexistência de uma lei que nos permita ter a nossa própria clínica fere os princípios da Fisioterapia Mundial...

estava a ver o programa da "Julia" outro dia, e era sobre crianças que foram a Cuba fazer tratamento (entre esses tratamentos o de Fisioterapia), e fiquei sem palavras com a crítica de uma Senhora quando mencionou que não adiantava ir para Cuba fazer Fisioterapia todos os dias e quando chegava a Portugal só fazia duas vezes na semana e só 20 sessões...
Quem é o pateta que determinou que Fisioterapia resolve em 20 sessões?? às vezes é para toda a vida!!!

eis a tutela equivocada de quem não sabe o que é Fisioterapia...deveriam deixar para quem sabe...

luis silva
27-03-08, 13:40
carlinha...tens toda a razao em tudo o que disseste...mas desde que cheguei a este forum...so se ouve falar em união..."temos que fazer algo"...ate hoje ainda nao vi nada...e isso acontece porque quem sente o peso desta situação toda sao os recem formados...que se submetem a salarios estupidos...

quem ja tem uma carreira solida e um local de trabalho fixo e com bons salarios nao quer saber...e regra geral sao esses "mais velhos" que assumem cargos importantes como os de estar a frente de um sindicato ou apf...acho que conhecem a realidade mas nao a vivem...por isso nao se chateiam muito...em vez de enviarmos mails para jornais tv etc...era enviar para o sindicato e fazer pressão a quem realmente devemos...sao eles que teoricamente tem a capacidade de chegar a orgãos superiores...

temos um sindicato apagado...um exemplo: quando foram estabelecidos os salarios de um fisioterapeuta que trabalhe numa ipss (lar), foi o nosso outro sindicato (o dos TDT) que esteve presente...este que parece fazer mais por nos do que o nosso proprio sindicato

a missão do nosso sindicato:

Impor a concretização de um exercício condigno da Fisioterapia, que passa pela obrigatoriedade da criação da Ordem dos Fisioterapeutas, lutando pelos graus de especialização destes profissionais e pelo licenciamento de Fisioterapeutas;

Continuação das negociações com o Ministério do Trabalho relativamente às questões de acesso à profissão, contemplando os graus de conhecimento no acesso a diferentes níveis de desempenho;

Lutar pela melhoria das condições de trabalho, identificação e implementação dos factores de riscos profissionais; pela diminuição do tempo de serviço dos Fisioterapeutas.

Lutar pelo emprego estável e salários condignos;

Exigir um ensino que responda às necessidades da Fisioterapia, tanto ao nível da formação básica como pós-básica, em conformidade com o Tratado de Bolonha, com equiparação a outros países europeus em relação ao número de créditos/4 anos;

Fortalecer o Sindicato a nível das bases, criando um sistema de interligação forte, através da eleição de delegados sindicais e do aumento do número e participação de associados;

Aumentar e fortalecer os lobbies, através do permanente contacto com as entidades de poder locais, regionais e nacionais;

2º Congresso Nacional do S.F.P.

OBRIGADO,
Lista A
9 de Outubro de 2004

desde então o que foi feito???!!!...o que melhorou...???!!!

Hélder Abreu
27-03-08, 14:28
A meu ver bastava que o estado lançasse um único decreto lei para resolver a maioria senão mesmo todos os problemas da Fisioterapia em Portugal.
Bastava para isso dar independência aos Fisioterapeutas para poderem abrir com toda a legalidade um gabinete SEM Fisiatra e permitir que sejam feitos acordos com o SNS, ADSE, seguros, etc.
Consequências disto:

Diminuição do desemprego em Fisioterapia por uma nova oportunidade de um trabalho (verdadeiramente) independente;
Melhoria estrondosa da qualidade do atendimento às pessoas desde a avaliação ao tratamento (duração do mesmo e técnicas aplicadas);
Em resposta a isso, as instituições (entenda-se hospitais e principalmente clínicas) seriam obrigados a melhorar o seu atendimento pois teriam uma concorrência real;Resultado, todos ficariam a ganhar mas principalmente quem mais precisa: o paciente!

Acham esta ideia utópica? Pode até ser difícil de concretizar, mas não é impossível. Basta olhar para países vizinhos como a França, por exemplo. E se o nosso sindicato não toma medidas, juntemos forças ao das Tecnologias da Saúde que mostra estar bem mais empenhado nas suas tarefas!

Carlinha
27-03-08, 15:09
Helder creio ser a única saída para o desemprego e o crescimento da profissão!!!
autonomia sem tutela!

Luis disse muito bem! Concordo plenamente...

Agora faz-me muita confusão termos uma Associação de Fisioterapeutas e um Sindicato e também uma Associação de TDT´s e um Sindicato de TDT's...

Foi dito no IPB para os alunos de Dietética que não era possível a criação de Odens dentro da carreira de TDT... Uma Ordem de TDT's é possível, então...

Enquanto não houver um orgão legislador não conseguiremos autonomia e nem nos livraremos da tutela.

HugoR
28-03-08, 17:55
Carlinha, a ética em Saúde, ou qualquer outra área, não pode ser imposta através de imperativos legais. Os tratamentos têm que ser adequados a cada caso e não podes establecer uma norma "chapa 5" para todos. Efectivamente, uma Ordem poderá colocar alguma "ordem" na falta de ética existente e o problema é mesmo esse: falta de ética, com evidente prejuízo para o doente.

Já existem alguns espaços onde, alguns profissionais, se se organizarem, podem levar a cabo um conjunto de iniciativas para expôr estas situações. Nomeadamente, através do Fórum das Tecnologias, que tem espaço mediático, no âmbito profissional, para tal.

A ideia da "subservão" estilo Sun Tzu é muito boa. Só com a colaboração de quem necessita dos cuidados é que se pode conseguir algo.

segundo uma história que eu ouvi, uma Ordem só de Fisioterapia não seria possível, mas há a possibilidade de uma Ordem TDT...

mas como Sindicato, que legalmente segue as Leis do Trabalho, já seria um passo, até mesmo para normatizar a relação por hora Fisioterapeuta-Paciente.

ainda acho que poderíamos fazer a diferença se colocássemos a situação para o País da realidade do mercado que é hoje.

Por exemplo, nós estamos a levar com a "fama" de que não "concertamos" nada. Deveríamos pedir um espaço público e sensibilizar a população para que ela exija condições de atendimento.

por exemplo tb: poderíamos fazer cartilhas e cartilhas e mostrar a população que estão a ser vítimas de um engodo quando se submetem a sessões de 10 à 15 minutos!

deveríamos pedir as juntas de freguesias ou escolas, espaços para esclarecimentos (promoção da saúde) aos pais, alunos e funcionários!

sozinhos, não vamos a nenhum lugar! Já leram o livro "A arte da guerra"? é o que deveríamos começar a fazer...

esta tutela dos fisiatras que nos esmaga, a inexistência de uma lei que nos permita ter a nossa própria clínica fere os princípios da Fisioterapia Mundial...

estava a ver o programa da "Julia" outro dia, e era sobre crianças que foram a Cuba fazer tratamento (entre esses tratamentos o de Fisioterapia), e fiquei sem palavras com a crítica de uma Senhora quando mencionou que não adiantava ir para Cuba fazer Fisioterapia todos os dias e quando chegava a Portugal só fazia duas vezes na semana e só 20 sessões...
Quem é o pateta que determinou que Fisioterapia resolve em 20 sessões?? às vezes é para toda a vida!!!

eis a tutela equivocada de quem não sabe o que é Fisioterapia...deveriam deixar para quem sabe...

HugoR
28-03-08, 18:06
Luís, nem tanto ao mâr e nem tanto à terra. Se são sócios de um Sindicato, devem expôr as situações mas também propor soluções. Os Sindicatos não nasceram do nada. São constituídos por profissionais da área (ou áreas) mas o facto é que o trabalho não aparece feito sozinho. E os Sindicatos precisam de colaboração dos próprios profissionais.
Mas isso não invalida que se envie comunicados para a comunicação social ou que nos façamos ouvir. Todos os meios são válidos.

Quanto ao trabalho efectivo (ou não) do SFP, não vou tecer comentários...

carlinha...tens toda a razao em tudo o que disseste...mas desde que cheguei a este forum...so se ouve falar em união..."temos que fazer algo"...ate hoje ainda nao vi nada...e isso acontece porque quem sente o peso desta situação toda sao os recem formados...que se submetem a salarios estupidos...

quem ja tem uma carreira solida e um local de trabalho fixo e com bons salarios nao quer saber...e regra geral sao esses "mais velhos" que assumem cargos importantes como os de estar a frente de um sindicato ou apf...acho que conhecem a realidade mas nao a vivem...por isso nao se chateiam muito...em vez de enviarmos mails para jornais tv etc...era enviar para o sindicato e fazer pressão a quem realmente devemos...sao eles que teoricamente tem a capacidade de chegar a orgãos superiores...

temos um sindicato apagado...um exemplo: quando foram estabelecidos os salarios de um fisioterapeuta que trabalhe numa ipss (lar), foi o nosso outro sindicato (o dos TDT) que esteve presente...este que parece fazer mais por nos do que o nosso proprio sindicato

a missão do nosso sindicato:

desde então o que foi feito???!!!...o que melhorou...???!!!

HugoR
28-03-08, 18:21
Hélder, digo-te o mesmo que disse à Carlinha: a ética não pode ser definida estilo "chapa 5".
E, muito sinceramente, apesar de concordar em pleno com o direito à independência do fisioterapeuta e ao seu direito de establecimento, não acho que isso resolvesse problemas de ordem ética. O que ia acontecer era teres uma clínica que realizava os seus tratamentos de forma adequada e uma ao lado que não, apenas para ganhar mais dinheiro. O problema não está no fisiatra ou no fisioterapeuta mas sim na consciência profissional de cada um.

Claro que, o que se pode fazer, é produzir um trabalho, tipo estudo, no sentido de se apontar as actuais deficiências na prestação dos cuidados de saúde no âmbito da fisioterapia, sobretudo na privada, e contrapô-las com aquilo que é recomendado pelas guidelines reconhecidas internacionalmente e expôr isso como sendo consequência de mero oportunismo nos negócios da saúde.

Agora existe uma oportunidade de se fazer um bom negócio, a todos os níveis. Se um conjunto de profissionais se reunir para criar algo assim, prestando cuidados de qualidade e fizesse a "publicitação" adequada da sua qualidade... Aí sim, poderias fazer algo positivo mas a questão será sempre: ganhar muito em pouco tempo, prestando serviços sofríveis ou ganhar menos, mas criar algo honesto, satisfatório a nível profissional, e éticamente respeitável ?

Quanto ao SFP... Alguém me sabe dizer se sempre arranjaram lista para as eleições dos corpos gerentes ?...

Desculpa a ironia !

A meu ver bastava que o estado lançasse um único decreto lei para resolver a maioria senão mesmo todos os problemas da Fisioterapia em Portugal.
Bastava para isso dar independência aos Fisioterapeutas para poderem abrir com toda a legalidade um gabinete SEM Fisiatra e permitir que sejam feitos acordos com o SNS, ADSE, seguros, etc.
Consequências disto:

Diminuição do desemprego em Fisioterapia por uma nova oportunidade de um trabalho (verdadeiramente) independente;
Melhoria estrondosa da qualidade do atendimento às pessoas desde a avaliação ao tratamento (duração do mesmo e técnicas aplicadas);
Em resposta a isso, as instituições (entenda-se hospitais e principalmente clínicas) seriam obrigados a melhorar o seu atendimento pois teriam uma concorrência real;Resultado, todos ficariam a ganhar mas principalmente quem mais precisa: o paciente!

Acham esta ideia utópica? Pode até ser difícil de concretizar, mas não é impossível. Basta olhar para países vizinhos como a França, por exemplo. E se o nosso sindicato não toma medidas, juntemos forças ao das Tecnologias da Saúde que mostra estar bem mais empenhado nas suas tarefas!

Carlinha
28-03-08, 19:58
Mas por que "chapa5", Hugo???
só por que mencionei a "arte da guerra"? LOL
não sou radical assim, mas...
temos que acabar com a tutela...

p_cortesao
31-03-08, 12:45
Olá a todos.

É mesmo verdade que cada vez mais a fisioterapia está a cair em descrédito.

A meu ver quem mais sai prejudicado são os fisioterapeutas e os pacientes, pois os fisioterapeutas acabam na maioria das vezes não ter condições na prática clínica para exerecerem da melhor forma ou a mais adequada ao caso (paciente/utente) que está a tratar.

Costuma-se dizer que quem está mal que se mexa.....

E de facto penso que seria um bom ponto de partida os fisioterapeutas cada vez mais os fisioterapeutas explicarem aos pacientes qual seria o tratamento mais adequado so seu caso e as razões para que não o fazem, de forma a conseguir mudar a mentalidade dos paciente, pois uma pessoa informada é mais exigente do que uma não informada, e nos tempos de hoje a informação e uma ferramenta e arma muito boa.

Quanto aos fisioterapeutas, tenho lido aqui no forum muito acerca de mandar cartas e emails a pessoas e entidades competentes na area da saude, televisões, etc...

Por curiosidade, fui ao dorum dos tdt - tecnicos de diagnóstico e terapeutica (http://www.tdtonline.org), onde na parte de fisioterapia vi referência a um site onde e possivel mandar emails e mensagens para pessoas do governo como o primeiro ministro, ministerio da saude, etc.... (http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Contactos)

Gostaria de deixar aqui a sugestão de fazermos o envio em massa de sugestões, reclamações, mensagens e emails através deste meio.

saudações fisioterapêuticas

pedro84
17-04-08, 01:00
ola a todos

Eu nao sendo estudante de fisioterapia nem fisioterapeuta(sou finaliata de curso de reabilitaçao psicomotora) venho dar os parabens pelo forum que esta mt bom eu ja o utilizei algumas vezes para tirar duvidas ,relativamente ao descredito da fisioterapia eu posso dixer um caso que eu conheço em que na clinica tem 3 fisioterapeutas e 4 auxiliares e sao as auxiliares que fazem a "massagem" que nao sei ate k ponto sabem o k estao a fazer e enquanto isso nao akabar vao continuar a haver keixas e desemprego na area

Cumprimentos a toda a comunidade

HugoR
18-04-08, 15:32
Mas por que "chapa5", Hugo???
só por que mencionei a "arte da guerra"? LOL
não sou radical assim, mas...
temos que acabar com a tutela...

Não foi por causa do "Arte da guerra". Quando me referi à ética tipo "chapa 5", queria dizer que, por muitas regras que possas criar a nível ético-deontológico, a verdade é que a criação de uma consciência ética parte muito de uma educação pessoal de toda uma vida o que não invalida a criação de algumas regras que, pelo menos, limitem a possibilidade de existir uma má prestação de cuidados de saúde, em detrimento do simples proveito económico.

Quanto à tutela, não sei se é sêr radical ou não mas eu não reconheço a um fisiatra mais competências ou capacidades para Directôr Técnico e/ou proprietário de um gabinete ou clínica de fisioterapia, do que aquelas que reconheço a um Fisioterapeuta bem como discordo da figura de "tutela".
Para mim, fisiatras e fisioterapeutas são profissionais distintos, com áreas de actuação e competências distintas, logo, não tem que haver tutela mas sim trabalho em equipa.

Conclusão: concordo plenamente contigo. Abaixo a tutela. Conteste-se, tanto no plano político, com intervenções; como no plano profissional, demonstrando todos os dias que os fisioterapeutas não são meros executantes mas verdadeiros profissionais que trabalham, investigam e reflectem a Saúde, inclusivé para além do âmbito da sua profissão.

Fica Bem

Carlinha
19-04-08, 17:20
pois Hugo,
se tivéssemos a oportunidade de abrir nossos próprios gabinetes ou clínicas sem constrangimento legal, garanto que não haveria metade dos problemas que existem no presente momento.
por isso, "Abaixo a tutela"...
e também, "Autonomia para o Fisioterapeuta"...

HugoR
13-05-08, 19:12
É verdade Carlinha, não tenho a menôr dúvida de que os problemas seriam menôres, mas também não creio que desaparecessem.
O que iria desaparecer, de certeza, seriam Fisiatras e outros "outsiders" a lucrar obscenamente com o trabalho dos Fisioterapeutas...