PDA

View Full Version : Porque lutamos nós?

Ricky
10-11-05, 18:33
Gostava de por em debate um assunto que tanto se fala e nada se parece compreender, uma possível "Ordem dos Fisioterapeutas" ou mesmo "Ordem de Técnicos de Saúde".
Assim gostava de questionar cada um dos membros deste portal sobre algumas questões como:
1- Que vantagens podem advir da criação de uma ordem?
2- Quais os principais entraves para a criação desta ordem?
3- Quais são os proximos passos da nossa profissão, no sentido de proteger os seus profissionais?
4- No caso de se estabelecer uma parceria com outros Técnicos de Saúde será que isto nos irá fortalecer ou criar maiores divisões nas tecnologias da Saúde?

P.S. Creio que este assunto é cada vez mais pertinente perante a actual conjectura da Fisioterapia nacional por isso peço a todos os membros que participem, e que ao ler este tópico depositem aqui para além de respostas a estas perguntas, novas ideias, sugestões e críticas para o futuro da Fisioterapia.

Vamos lá despertar, com os melhores cumprimentos: Ricardo Pinheiro

Hélder Abreu
10-11-05, 18:59
Sei que é algo que não pode ser feito de um dia para o outro, mas sem dúvida que o facto de a maioria dos Fisios terem de trabalhar num local em que nem têm tempo de secar o creme de massagem que passam no paciente é uma pedra no "sapato" da nossa profissão. O facto de ainda nalguns locais de trabalho, a opinião do "Big Boss" Fisiatra não poder ser posta em causa sob a pena de sofrer consequências diversas é outra pedra. E retomando o tópico colocado pelo Ricky, julgo que, andamos com "os pés bem feridos" e que enquanto situações como estas não mudarem, a criação de uma Ordem (de Fisioterapia) será bastante complicada. É a minha opinião e gostaria de a ver comentada neste espaço.

Fysio
10-11-05, 19:01
Boa mensagens, obrigado Ricardo.

A ideia que fico quando se fala na criação da "Ordem dos Fisioterapeutas" é que esta nos irá dar mais peso / poder para conseguirmos concretizar alguns dos nossos objectivos, tais como:

Exclusividade do acto fisioterapêutico (muitos profissinais não habilitados fazem "fisioterapia");
Regulação do rendimento mínimo do fisioterapeuta;
Liberdade na prática privada..
...Pelo pouco que sei já me disseram que eram o número de fisioterapeutas, há mais alguns mas agora não me recordo...

A parceria entre a equipe de reabilitação deverá ser feita... penso que para o bem de todos os profissinais e acima de tudo para o doente / paciente / cliente. :wink:

Aguardo também por um feedback de pessoas com mais conhecimento na matéria :biggrin:

Um Abraço

Mr.Dan
13-11-05, 13:46
Bem não percebo nada disto mas do que sei é o seguinte......
A assembleia "fechou" a possibilidade de se criarem novas Ordens desde há uns anos. O que se está à espera é que sejam aprovados os novos termos de criação de ordens (algo que penso estar no plano deste governo, contudo ainda não é para já). Quando tal acontecer, quem de direito já tem tudo o que precisa preparado para avançar com a proposta para Ordem....

Vantagens e Desvantagens..... fica pa outro dia =p

Fysio
13-11-05, 14:06
algo que penso estar no plano deste governo, contudo ainda não é para já
Para quando será, então?

Será ainda na era do Sócrates? :rolleyes:

Adérito Seixas
18-11-05, 21:47
Sei que têm sido feitas reuniões entre a APF e as entidades responsáveis... quanto a quem poderá constituir a Ordem penso que a APF se assume como a entidade que o fará.

beiraviseu
05-12-05, 15:57
Parece que não está bem claro na cabeça das pessoas porque querem, e para que querem uma ordem!!
Uma ordem profissional serve para regular o exercício profissional. O Estado delega nas ordens essas funções de fiscalização que ele próprio não consegue cumprir, ou que os profissionais fazem melhor. A principal vantagem de uma ordem é "tentar" acabar com o exercicio inqualificado.
No entanto, e vendo a actual situação do país, desenganem-se os que sonham com uma ordem de fisioterapeutas!
já vai ser muito dificil conseguir uma ordem para as 18 profissões das tecnologias da saúde, quanto mais uma para cada profissão!
Além disso a APF abandonou o fórum das tecnologias da saúde, pelo que não me parece que vá riscar alguma coisa na formação da ordem.

pcardoso
02-02-06, 15:07
Boa tarde,

O que dizer dos trabalhadores sexuais vulgo prostitutas e afins que se fazem passar por fisioterapeutas pondo anuncios o nome de fisioterapeuta nos jornais escondendo as suas actividades ilicitas e poem a frente o nome da fisioterapia.O que pensam voces disso?

Pergunto eu porque isso acontece?ou tambem se aprende a fazer descompressoes manuais nas escolas de Fisioterapia?