View Full Version : Gabinete de Fisioterapia... :(
Boa tarde!
Sou fisioterapeuta e de momento encontro-me sem trabalho...Dispondo de um espaço amplo e próprio pensei em abrir um gabinete de fisioterapia e coloquei mãos à obra no que se refere à recolha de informações, nomeadamente decretos-lei, conversas com outros fisios e inclusivé conversas com fisiatras.
O resultado não foi nada esclarecedor :confused:
Os fisios que têm gabinete dizem que não têm fisiatra e não necessitam porque existe um buraco legal a esse respeito...
Os fisiatras por sua vez, dizem que estamos ilegais e que para obter os referidos licenciamentos temos obrigatoriamente que ter um deles como director clínico (blá, blá, blá...)
E agora? O que devo fazer??? Tenho medo que as clínicas existentes me denunciem caso não tenha médico fisiatra.
Cumprimentos,
Regina
Escreva para a APFisio e coloque a sua questão, é a melhor forma.
Há um tópico aqui no fórum que também diz alguma coisa sobre.
Hélder Abreu
16-11-07, 15:49
Escreva para a APFisio e coloque a sua questão, é a melhor forma.
Há um tópico aqui no fórum que também diz alguma coisa sobre.
Já escrevi para a APF há uns tempos atrás. Está tudo explicado neste tópico (http://www.fisiozone.com/legislacao/1133-criacao-de-uma-clinica-gabinete-de-fisioterapia.html#post9697).
Do que entendi, temos que ter um fisiatra para estarmos dentro da suposta "legalidade" que nesse aspecto continua indefinida.
O que vai implicar um aumento no aspecto financeiro... :rolleyes: É uma pena que não possamos ser totalmente autónomos, não acham?
Muito obrigado!
Continuação de um bom resto de tarde.
Ola Regina,
fico triste por essa situação gerar um obstáculo à abertura de um espaço teu.
Realmente é muito chato não se ter essa "autonomia" de ter pessoas em 1ª mão- no entanto não deixes que isso faça com que percas a autonomia que TODOS nós temos. Penso que o nosso sistema advém em grande parte da nossa própria atitute: no passado e hoje em dia, é mais confortável estar "debaixo tecto" do Fisiatra resumindo-nos a meros executores... Há muita boa gente assim, a grande maioria receio. A autonomia que te referes acarreta maior responsabilidade e enquanto não estivermos prontos a assumir essa responsabilidade, e acima de tudo, mostrar que somos capazes , não se sai disto...
"...máxima funcionalidade e qualidade de vida possível...!" - isso os utentes têm que ter, independentemente daquilo que diga a prescrição...
Força!:biggrin:
dominguesmarina
28-11-07, 20:58
Não consigo aceder a essa informação..:cry:Mas pelo que sei existem muitos fisoterapeutas a exercer de forma autonoma...em que o funcionamento é semelhante à intervenção domiciliar (recibos verdes).Será que os domicilios também são ilegais?:doubt:
Marina
olá
Eu tenho uma clinica de fisioterapia e nao tenho nenhum fisiatra. Realizo somente tratamentos a particulares (passando recibos verdes) e tenho acordos pelos seguros, por isso ainda dá para sermos "autónomos".
Boa sorte.
Bjos
Patricia Pereira
Francisco Neto
30-11-07, 18:23
Olá, Patrícia! Com que seguradoras tens acordos?
olá
Para já tenho com a Liberty e a zurick...mas tenho q mandar para os outros. com estes falei pessoalmente com os representantes.
bjos
Patricia Pereira
Bom dia Patricia
Confesso que a sua mensagem me deixou muito satisfeita!:biggrin:
Tem uma clínica sem fisiatra? Que maravilha!!! As seguradoras não lhe exigem um médico fisiatra?
Então e como é que procedeu a nível das licenças para a abertura da clínica? Apenas se dirigiu à Câmara Municipal?
Na zona concerteza que existem clínicas com fisiatra... e não lhe colocaram nenhum entrave?
:redface: Desculpe todas estas perguntas, mas é que estou mesmo interessada em abrir um gabinete de fisioterapia sem fisiatra e gostaria de saber todos os detalhes...
Cumprimentos,
Regina Caldas
Bom dia Patricia
Confesso que a sua mensagem me deixou muito satisfeita!:biggrin:
Tem uma clínica sem fisiatra? Que maravilha!!! As seguradoras não lhe exigem um médico fisiatra?
Então e como é que procedeu a nível das licenças para a abertura da clínica? Apenas se dirigiu à Câmara Municipal?
Na zona concerteza que existem clínicas com fisiatra... e não lhe colocaram nenhum entrave?
:redface: Desculpe todas estas perguntas, mas é que estou mesmo interessada em abrir um gabinete de fisioterapia sem fisiatra e gostaria de saber todos os detalhes...
Confesso que também fiquei curioso...:wink:
Olá...também tenho a ideia de criar um gabinete de fisioterapia...Mas nem sei por onde começar....
Ainda não compreendi se realmente é necessário ter o fisiatra???
Obrigada
Olá!!
Helder, o link que deixaste na tua mensagem deste tópico não está a funcionar, será que podias voltar a deixar essa informação aqui?
pois precisava de saber se existe realmente alguma legislação para abrir um gabinete, até que ponto estamos ou não a infringir a lei.
E em relação a seguros... é obrigatório algum tipo de seguro??
E o próprio espaço físico em si? São precisas muitas burocracias?
obrigada
fisioluismatos
05-05-08, 16:10
Boa tarde pessoal.
Eu tambem faço parte da guerra dos Gabinetes e andei a informar-me mas ninguem nos sabe dizer nada em concreto...
Já falei com Fisios e com Fisiatras e cada um diz uma coisa, e como sempre a legislação esta uma grande confusão..:S
Então fui ao centro de emprego aqui da minha zona, os quais me aconselharam a procurar informações em centros de empresas, e no fim de ter um projecto para voltar ao centro de emprego. Caso o projecto fosse aprovado e fosse do gosto deles :P ate ajudavam monetariamente. Só que existe um ligeiro problema, esses tais centros de empresas so existem em Lisboa, Porto, e na net nao consigo encontrar nada.. Ou seja quem quiser ser alguma coisa em Portugal so pode ser de Lisboa ou do Porto...:S:S:S:S
Espero que isto ajude algum pessoal que assim como eu anda baralhado e poderá ter melhor acesso que eu a certas informações...
Gostava imenso que fossem dando noticias..
Obrigado
Luis de Matos
Vanessa Rocha
20-08-10, 15:29
Olá!
Sou Brasileira, fisioterapeuta e resido em Portugal há alguns meses pq meu marido é Português.Ainda não estou trabalhando pq estou esperando a equivalência do curso.Comecei a ler os tópicos da fisiozone pra me informar melhor sobre a fisioterapia aqui e lendo esse tópico sobre os gabinetes fiquei bastante intrigada.Quer dizer que pra se ter um gabinete precisa de um médico fisiatra?Estou tremendamente surpresa,pq no Brasil eu tinha uma clínica e tinha um sócio e nós nunca precisamos de médicos fisiatras e pra ser bem sincera essa profissão nem existe no Brasil ou se existe é bastante rara pq nunca conheci nenhum médico fisiatra na minha vida!Existem os ortopedistas...será que médico fisiatra é o ortopedista?Independente da resposta,nós lá temos autonomia de abrirmos uma clínica sendo apenas um ou dois fisios,não existe obrigatoriedade de seguros algum, faz quem quer o de acidente de trabalho.Pelo que entendi os fisioterapeutas aqui são considerados técnicos,outro fator que nunca vou entender.Lá somos doutores.Desculpem falar sobre isso assim aqui, mas confesso que to mesmo impressionada com o que li sobre a profissão...e antes que alguém me pergunte pq vim pra cá, já que lá tinha clínica e autonomia, respondo que vim EXCLUSIVAMENTE por causa do meu marido, mas nunca imaginei que a fisioterapia aqui fosse assim...é uma pena!Mas vamos lutar por nossa classe, isso é que importa.
Abraços :wink:
O médico fisiatra é diferente de ortopedista. O ortopedista é aquele que "trata dos ossos", tal como no brasil, o fisiatra é aquele que... não faz nenhum!!! É uma pena mas para ter clínica só com o que não faz nada!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.