View Full Version : Escala de Faces da Dor
Olá a todos!
Encontrei esta escala de faces da dor na internet, mas n consegui encontrar mais nenhuma informação acerca dela, como como foi desenvolvida, a validação, etc...
Gostaria de saber se alguém tem algumas informações porque gostaria de fazer um trabalho com ela, e já agora se ela está validada para a população portuguesa.
Obrigado!:wink:
Cumprimentos,
Diana Nobre.
Alves-Guerreiro
06-11-05, 16:08
Olá a todos!
Encontrei esta escala de faces da dor na internet, mas n consegui encontrar mais nenhuma informação acerca dela, como como foi desenvolvida, a validação, etc...
Gostaria de saber se alguém tem algumas informações porque gostaria de fazer um trabalho com ela, e já agora se ela está validada para a população portuguesa.
Cumprimentos,
Diana Nobre.
Olá Diana,
A questão que levantas é particularmente interessante e complexa. Na adapatação transcultural de instrumentos avaliativos há que ter em conta três vectores nucleares: equivalência semântica; equivalência escalar e equivalência métrica. Estas dimensões colocam-nos algumas questões.
Questões que estão relacionados com aspectos culturais; predisposições pessoais; diferenças entre géneros e estados afectivos/cognitivos concorrentes aquando da sensação de dor.
Desconhecendo qualquer trabalho nesta àrea levado a cabo em Portugal, existe contudo, um extenso trabalho nesta àrea. Sugeria-te pois a leitura das seguintes referências bibliográficas.
McGrath, P.A. (1987). An assessment children's pain: a review of behavioral, physiological and direct scaling techniques. Pain. 3, 1: 147-176.
McGrath, P.A. (1990). Pain in children: nature, assessment, treatment. Guilford Press. New York.
Bieri, D. Reeve, R.A., Champion, G.D. et al. (1990). The faces pain scale for the self-assessment of the severity of pain experienced by children: development, initial validation and preliminary investigation for ration scale properties. Pain. 41 : 139-150.
Craig, K.D. Prkachin, K.M. Grunau, R.V.E. (1992). The facial expressions of pain. In: Turk, D.C e Melzack, D. (Eds.) Handbook of Pain Assessment. Guilford Press. New York, pp. 257-276.
McGrath, P.A. Brigham, M.C. (1992). The assessment of pain in adolescent and children. In: Turk, D.C e Melzack, D. (Eds.) Handbook of Pain Assessment. Guilford Press. New York, pp. 295-314.
Junto envio ainda o artigo onde presumo teres tirado o diagrama que enviaste.
Saudações,
Alves Guerreiro
Olá Alves Guerreiro!
Muito obrigado pela bibliografia!
Cumprimentos,
Diana Nobre
Hélder Abreu
14-11-05, 19:47
Aki está um pequeno programa que não é mais do que uma EVA digital... espero q dê jeito a alguém. Julgo q é mais prático e fiável do que uma fita métrica/régua e papel para quem puder levar o pc consigo...
Cumprimentos do colega:
Hélder Abreu
Obrigado pelo programa Paulo.
fysio
Hélder Abreu
14-11-05, 21:59
Sempre às ordens da Fisioterapia e de quem a quer fazer avançar!:biggrin:
Olá!
Não consigo abrir!Acho que não tenho esse programa....alguém me pode mandar.
Cumprimentos,
Diana Nobre
Diana. faz primeiro o download disto: http://www.rarlab.com/rar/wrar351pt.exe (WinRAR)
Depois já vais conseguir abrir.
fysio
Hélder Abreu
15-11-05, 21:10
Não consigo abrir!Acho que não tenho esse programa
Aqui vai o programa zipado, assim penso que não deve haver problemas:smile:
Cumprimentos,
Diana Nobre.
Hélder Abreu
16-11-05, 11:46
Sempre às ordens!:smile:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.