View Full Version : Us
fisiozende
14-11-07, 18:04
Olá,
Ando um pouco confundida :confused: com as intensidades a utilizar na terapia US. O que tenho assistido é ao uso da mesma intensidade, independentemente da patologia, constituição física... O que gostaria era de saber se alguém me pode ajudar ou dar algumas dicas de como saber qual a intensidade a aplicar para cada tipo de patologia.
Obrigada
Olá! O que acontece muitas vezes em clínicas privadas que têm acordos com a segurança social é que os terapeutas (e os muitos auxiliares que lá trabalham) estão cheios de doentes e então fazem chapa 5 em relação aos tratamentos de US pra n perderem tempo...
A intensidade ultra-sónica a usar irá depender principalmente da lesão e do estado inflamatório em que se encontra.
Em situações agudas e/ou inflamatórias são utilizadas intensidades mais baixas e em modo pulsátil de forma a diminuir o efeito térmico e "aproveitar" apenas o efeito mecânico. O mesmo é realizado qd se trata de uma zona em que existem tecidos com diferentes densidades, principalmente com proeminencias osseas (ex: Joelho).
Em relação a situações mais crónicas, ou sem inflamação poderá ser usada uma intensidade superior.
Considero intensidades baixas até aproximadamente 0,8 W/cm2 e altas a partir de 1 W/cm2. N sei se concordam...
Outra coisa a ter em atenção é o tempo usado e a frequência.
Para uma aplicação mais profunda (salvo erro pode chegar até 8 cm) são usadas frequencias menores (1MHZ), para aplicações mais superficiais (salvo erro até 2/3 cm) são usadas frequncias maiores (3MHZ). (sem certezas em relação às profundidades)
Em relação ao tempo, não, não é sempre 5 min como se vê em mts sitios :doubt:, mas irá depender da zona a tratar e da área da cabeça ultrasónica usada(ERA). É aplicado 1 min por cada ERA que "cabe" na zona a tratar.
Não sei se me esqueci de alguma coisa...
Do que me lembro e que costumo usar é isto, n sei se cometi algum erro. Como fazem vocês?
fisiozende
15-11-07, 09:35
Obrigada pelas dicas!!! O que disseste vai de encontro ao que eu tinha em mente, depois de ter lido diversos artigos e livros. Assim, fico com uma opinião de outro colega, o que é sempre bom.:razz:
zefrancisco
12-12-07, 18:21
Ola boa tarde, aproveitando este post, sobre Us. A questão da rotação, sempre para o mesmo lado, e para o lado direito. Alguém me consegue explicar o seu fundamento?
Quanto aos tempos e intensidades, penso que o que ftmoises (http://www.fisiozone.com/members/ftmoises.html) referiu, são os correctos.
Se for us-sub aquatico, é que penso que a intensidade deve ser maior do que a que seria utilizada no us normal, certo? Ou estarei enganado?
Olá! Pessoalmente uso a mesma intensidade de US sendo sub-aquatico ou não. Só regulo mesmo pelos factores que referi anteriormente e não dou importancia ao meio de contacto...não sei se estou errado...
Em relação à rotação, creio que não tem qualquer fundamento isso de rodar sempre para o mesmo lado e no sentido dos ponteiros do relógio. A rotação é feita somente para não haver cavitação dos tecidos, promovendo um varrimento de toda a área e não uma acumulação apenas nos pontos da cabeça ultrasonica.
Mas isto é o que eu penso... se discordarem peço que o digam.
Cumprimentos e desculpem a demora da resposta, não tinha visto antes!:redface:
HelenaSilva
24-01-08, 22:46
Ola! Penso que o que o Ft Moises em relação ao tempo é intensidades está correcto mas quanto á questão da rotação da ERA, isso está relacionada com a força centripeta e centrifuga. quando utilizamos uma rotação contrária ao do sentido dos ponteiros do relógio temos uma força centripeta a actuar na onda o k vai permiter uma maior propagação e área de acção. Espero que tenha ajudado a esclarecer.
quando utilizamos uma rotação contrária ao do sentido dos ponteiros do relógio temos uma força centripeta a actuar na onda o k vai permiter uma maior propagação e área de acção.
Olá!
Desculpe mas não percebi muito bem...
Poderia explicar melhor qual a função da força centripeta na propagação da onda? E, salvo erro, a força centripeta será uma força num sentido de "fora para dentro", logo porque é que só será obtida com rotação contrária à do sentido dos ponteiros do relógio? Se for no mesmo sentido dos ponteiros não poderá ser obtida de igual modo?
Não quero com isto por em causa o que disse, simplesmente não conhecia a explicação e fiquei com dúvidas.
Obrigado
:biggrin:
Ismaelsilva
19-02-08, 00:52
Na minha humilde opinião, todos estes conceitos teóricos estão correctos, penso que teremos sempre uma grande desvantagem na aplicação destes utensílios, é que muitas das clínicas não fazem a manutenção de equipamento necessárias e o equipamento quando pensamos que estamos a fazer alguma coisa de jeito, afinal não estamos. Pois estes aparelhos são muito bons e tal, mas é necessário muito cuidado com a sua manutenção!
Isto, tendo ir de encontra a teoria das intensidades de aplicação, que num aparelho já com muitas horas de trabalho poderá não condizer com o valor indicado no display! Também é bastante importante ter este factor em conta!
Abraço!
Penso que na área da electroterapia o Professor Tim Watson costuma ser uma referência....
Deixo a página dele.....
http://www.electrotherapy.org/
robsonluizaraujo
28-05-08, 21:19
Olá caros colegas
Visto o forum acima fiquei interessado.
Rerente ao US tenho algumas colocações a colocar.
Tempo: for por quantas ERA cabem na área a ser tratada, ou seja para primeira era 3 min e as demais acrescento 1 min.
Intensidade: vai de acordo com a profundidade a ser atingida e as refrações de disperções das onde de acordo com o tecido a ser atingido, tem um livro eletroterapia de cleyton que mostra isso.
Potencia: 1mhz e 3 mhz o concordo com Ft Moises
Sentido do movimento: deve-se fazer sempre no sentido das fibras do tecido lesionado, indiferente do sentido horario ou anti horario, pode-se fazer movimento em 8, o qual mais utilizo.
Relação ao meio aquático não se altera os intens pré estabelecidos.
espero ter lhes ajudado
Não esquecer que o meio aquático é um melhor transmissor do ultra-som que o gel pois não existem bolsas de ar que dificultam a transmissão do US.
robsonluizaraujo
01-06-08, 00:43
Acho que o meio aquático voce acaba tendo a dificuldade de não conseguir atingir todas as áreas do corpo humano, e mesmo o gel tendo bolhas de ar essas são minúsculas onde estudos não comprovam que ha o efeito de cavitação.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.