PDA

View Full Version : Duvida - tosse provocada

caalcu
13-11-07, 20:32
Boas, alguém me sabe dizer como provocar a tosse numa criança? tentei

encontrar o reflexo de tosse na traqueia, mas nao consegui. será que estarei

a fazer mal a tecnica?

Hélder Abreu
13-11-07, 21:24
Olá caalcu,

O reflexo é provocado por uma pressão exercida na depressão logo acima da forquilha esternal.

http://homepage.oniduo.pt/centrozen/Atlas/atlas/map/vc22.gifhttp://www.postiaux.com/images/postiaux/techni11.jpg

O que pode ter acontecido é teres feito uma pressão demasiado superficial.

Cumprimentos.

RickyV
14-11-07, 00:37
Exacto, o reflexo da tosse será na cartilagem cricóide. Mas só existirá este reflexo até por volta dos 2 anos de idade, se o bebé for mais velho, se for criança, então o reflexo da tosse desaparece pois a cartilagem cricóide passa a situar-se atrás da caixa torácica, deixando de ser possível estimular o reflexo.

caalcu
14-11-07, 16:43
podem dizer-me um site ou indicar algum sitio onde possa pesquisar mais facilmente as tecnicas de cinesioterapia respiratoria?obrigado

Carlinha
15-11-07, 18:53
Qual a idade da criança?
De acordo com a idade, podes tentar outra coisa.

Há sites Franceses interessantes.

caalcu
15-11-07, 20:03
tem 11 anos, mas tem paralisia cerebral. o fisioterapeuta que ja conhece a criança consegue e eu nao lol =P

podes entao dizer-me o site sff?

obrigado

Carlinha
16-11-07, 10:36
Pela minha experiência, não é um paciente adequado para fazer o estímulo traqueal, visto que desencadeia-se padrões de posturas indesejáveis, mas faz-se.
O ideal é que haja o aparelho de aspiração e de preferência com sonda nasal em 6, para somente despoletar o estímulo a tosse (cuidado que a aspiração, sem a presença de suporte de O2 pode ser bastante perigosa).
Uma coisa que dá certo e é menos lesiva é nebulização de 3ml de Soro Fisiológico a 10%, pois é provocativo ao epitélio brônquico. Mas se esta criança tem história de hiperreactividade brônquica é melhor não fazê-lo.

Para melhor realizar realizar o estímulo traquel, teste em vc primeiro: coloque dois dedos a cima da fúrcula do esterno, desloque lateralmente a traquéia, sem fazer esforço ou pressão.

É melhor realizada em crianças porque a cartilagem ainda é "molinha", conforme crescem, ela torna-se mais endurecida, e por isso é quase impossível realizar o estímulo traqueal no idoso.

Espero ter ajudado, e fico a dever o site francês.

caalcu
16-11-07, 10:59
obrigado, estamos sempre a aprender =)

Carlinha
04-12-07, 10:59
Então, Caalcu? Conseguiste?

luisalima
20-01-09, 12:47
Oi, gostaría de saber se a tosse provocada e a tosse dirigida pode ser utilizada em crianças com asma.

ElsaCabral
24-01-09, 23:38
Pouco se sabe sobre o estimulo da tosse em "adultos"". No entanto, em alguns doentes que tenho em cuidados intensivos faço estimulo da tosse, dois dedos acima da fúrcula esternal e tem dado resultado em 90% dos casos.
Não há nada como experimentar em nós mesmos para sabermos bem onde vamos estimular, uma vez que a pressão na traqueia pode ser muito incomoda.

bgha
25-01-09, 19:30
pode ser efectuado em crianças com asma mas nao durante uma crise...
pois nao será compativel provocar a tosse com um bronco espasmo instalado né. no entanto a idade é importante tal como os colegas referem atrás pois a partir dos 2 anos ja o estimulo da cricóide nao é muito benefico embora se possa fazer.