View Full Version : Estágio na APPC
Marta Silva
06-11-07, 19:12
Olá, boa noite!
Sou aluna do 3º ano de Fisioterapia, e vou estagiar numa APPC. Esta é uma área à qual não tive muito acesso até hoje, por isso gostaria de saber se algum me pode dar umas noções sobre como trabalhar com a paralisia cerebral, principalmente ao nível da fisioterapia cardio-respiratória, para eu me ir preparando melhor.
Obrigada, Marta Silva :wink:
andreia1985
10-11-07, 03:51
Oi Marta;
Durante a minha licenciatura realizei 2 estágios em instituições que trabalham exclusivamente com pessoas portadoras de paralisia cerebral. Aquando destes estágios; tive uma professora minha que trabalhava na APPC do Porto e que me emprestou um livro que tem bastante informação a nível da PC. O livro chama-se "Um abase neurofisiológica para o Tratamento da PC" e foi escrito por Karel Bobath. Espero ter ajudado alguma coisa... Bom estágio.
Andreia Dias
Olá Marta
No meu 3º Ano o último estágio que realizei foi no Núcleo de Atendimento de Paralisia Cerebral de Paços Brandão.Não tive nehuma intervenção ao nível cardio-respiratório.
Na Faculdade nas cadeiras de Neurologia e concretamente na de Paralisia Cerebral seguimo-nos pelos seguintes livros: Desenvolvimento Motor nos difrentes tipos de paralisia cerebral de Berta e Karel Bobath e A Defeciência motora em pacientes com paralisia cerebral de Karel bobath.
Para a intervenção do ponto de vista respiratório podes consultar o livro Fisioterapia Respiratoria del Niño -las técnicas de tratamiento guiadas por la auscultación pulmonar de Postiaux.
Marta Silva
12-11-07, 11:21
Obrigada pelas respostas. vou tentar ver estes livros. ;)
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.