View Full Version : Pós-graduação em Fisioterapia Desportiva = Pós-graduação em Enfermagem Desportiva?
Francisco Neto
19-09-05, 20:09
Vi, recentemente, na comunicação social, a publicidade de uma nova pós-graduação na área da fisioterapia desportiva. Achei uma excelente ideia e decidi consultar o conteúdo programático desta nova pós-graduação.
PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA
Apresentação
A terapia física tem um papel de grande relevo na sociedade actual. Uma das vertentes mais importantes e conhecidas é a sua actuação a nível desportivo, papel actualmente potenciado pelo aumento considerável do número de pessoas que praticam exercício físico para manterem a saúde e melhorarem a qualidade de vida.
Com o intuito de obter uma melhor preparação dos prestadores de saúde nesta área e, desta forma, solucionar melhor e mais rapidamente os problemas originados pela prática desportiva, surge a necessidade de uma especialização adequada e diferenciada que permita realizar este trabalho com segurança. Esta necessidade sente-se em numerosas estruturas de saúde que interagem na prevenção e tratamento de lesões e melhoria do rendimento dos desportistas: clínicas, hospitais, clubes desportivos, associações, ginásios, Health Clubs e muitos outros. Partindo destes pressupostos foi elaborado um programa que permite aprofundar técnicas, métodos e conhecimentos que solucionem os problemas que advêm do exercício físico, tanto a nível de desportistas de elite, como dos que o praticam esporadicamente, com finalidade lúdica ou para manter a saúde.
Este curso resulta da parceria com a Clínica Espregueira Mendes e promoverá a especialização na área da Fisioterapia, de forma que os ensinamentos fornecidos nas actividades teóricas sejam vividos com os pacientes em actividades práticas, dentro de instituições que apresentem recursos de alto padrão tecnológico. Durante o curso serão apresentados métodos terapêuticos modernos, fundamentados cientificamente, aproveitando o prestígio da Universidade Fernando Pessoa e a experiência no tratamento de atletas da Clínica de Saúde Atlântica, no Estádio do Dragão, no Porto.
Condições de Admissão
Licenciados ou bacharéis em Fisioterapia.
Duração
Seis meses.
Plano Curricular
O papel do terapeuta no desporto
Legislação e Regulamentação
Biomecânica e técnica desportiva
Fisiologia muscular e do exercício
Sistemas de treino
Psicologia no desporto
Imagiologia na patologia desportiva
Alimentação e nutrição
Farmacologia e Dopping
Cardiologia no desporto
Enfermagem no desporto
Terceira idade, incapacidade e desporto
Actuação do terapeuta no desporto
Lesões músculo-esqueléticas I (coluna vertebral)
Lesões músculo-esqueléticas II (membro superior)
Lesões músculo-esqueléticas III (membro inferior)
Ligaduras funcionais membro superior e tronco
Ligações funcionais do membro inferior
Massagem desportiva
Electro-estimulação no desporto
Técnicas miotensivas e manipulativas no desporto
Trigger points
Síndrome de dor miofascial
Estiramentos de cadeias musculares
Isocinéticos
Reforço muscular e reeducação proprioceptiva
Terapia física da cabeça, tronco e membro superior
Terapia física do membro inferior
Readaptação à actividade física
Pesquisa e elaboração de artigo científico
Práticas terapêuticas
Horário
Aulas teóricas e teórico.práticas:
Sábados: 9.00-13.00 e 14.00-19.00 horas
Aulas de prática terapêutica:
Segunda a Sexta-feira: 9.00-21.00 horas
Local
Universidade Fernando Pessoa - Faculdade de Ciências da Saúde
Clínica Espregueira Mendes (Clínica de Saúde Atlântica).
Candidaturas (http://www.ufp.pt/page.php?intPageObjId=13595)
Coordenação
Prof. Doutor Espregueira-Mendes, Prof. Doutor Luís Martins, Dr. Paulo Amado, Dr. Gonçalo Borges, Dra. Clarinda Festas e Dra. Stella Pecin.
Informações complementares serão disponibilizadas brevemente.
Reparei, depois, que a mesma instituição ministrará, também, uma Pós-graduação em Enfermagem Desportiva. Os conteúdos programáticos são os seguintes:
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DESPORTIVA
Apresentação
A terapia física tem um papel de grande relevo na sociedade actual. Uma das vertentes mais importantes e conhecidas é a sua actuação a nível desportivo, papel actualmente potenciado pelo aumento considerável do número de pessoas que praticam exercício físico para manterem a saúde e melhorarem a qualidade de vida.
Com o intuito de obter uma melhor preparação dos prestadores de saúde nesta área e, desta forma, solucionar melhor e mais rapidamente os problemas originados pela prática desportiva, surge a necessidade de uma especialização adequada e diferenciada que permita realizar este trabalho com segurança. Esta necessidade sente-se em numerosas estruturas de saúde que interagem na prevenção e tratamento de lesões e melhoria do rendimento dos desportistas: clínicas, hospitais, clubes desportivos, associações, ginásios, Health Clubs e muitos outros. Partindo destes pressupostos foi elaborado um programa que permite aprofundar técnicas, métodos e conhecimentos que solucionem os problemas que advêm do exercício físico, tanto a nível de desportistas de elite, como dos que o praticam esporadicamente, com finalidade lúdica ou para manter a saúde.
Este curso resulta da parceria com a Clínica Espregueira Mendes e promoverá a especialização na área da Enfermagem Desportiva, de forma que os ensinamentos fornecidos nas actividades teóricas sejam vividos com os pacientes em actividades práticas, dentro de instituições que apresentem recursos de alto padrão tecnológico. Durante o curso serão apresentados métodos terapêuticos modernos, fundamentados cientificamente, aproveitando o prestígio da Universidade Fernando Pessoa e a experiência no tratamento de atletas da Clínica de Saúde Atlântica, no Estádio do Dragão, no Porto.
Condições de Admissão
Licenciados ou bacharéis em Enfermagem.
Duração
Seis meses.
Plano Curricular
O papel do enfermeiro no desporto
Legislação e Regulamentação
Biomecânica e técnica desportiva
Fisiologia muscular e do exercício
Sistemas de treino
Psicologia no desporto
Imagiologia na patologia desportiva
Alimentação e nutrição
Farmacologia e Dopping
Cardiologia no desporto
Dia a dia da Enfermagem Desportiva
Terceira idade, incapacidade e desporto
Actuação do enfermeiro no campo
Lesões músculo-esqueléticas I (coluna vertebral)
Lesões músculo-esqueléticas II (membro superior)
Lesões músculo-esqueléticas III (membro inferior)
Ligaduras funcionais membro superior e tronco
Ligações funcionais do membro inferior
Massagem desportiva
Electro-estimulação no desporto
Técnicas miotensivas e manipulativas no desporto
Trigger points
Síndrome de dor miofascial
Estiramentos de cadeias musculares
Isocinéticos
Reforço muscular e reeducação proprioceptiva
Terapia física da cabeça, tronco e membro superior
Terapia física do membro inferior
Readaptação à actividade física
Pesquisa e elaboração de artigo científico
Prática terapêutica
Horário
Sábados: 9.00-13.00 e 14.00-19.00 horas
Segunda a Sexta-feira: 9.00-21.00 horas
Local
Universidade Fernando Pessoa - Faculdade de Ciências da Saúde
Clínica Espregueira Mendes (Clínica de Saúde Atlântica).
Candidaturas (http://www.ufp.pt/page.php?intPageObjId=13595)
Coordenação
Prof. Doutor Espregueira-Mendes, Prof. Doutor Luís Martins, Dr. Paulo Amado, Dr. Gonçalo Borges, Dra. Clarinda Festas e Dra Stella Pecin.
Fiquei um pouco admirado pelos conteúdos programáticos serem os mesmos. Terá um "enfermeiro desportivo" as mesmas competências que um "fisioterapeuta desportivo" e vice-versa? Ou os papéis destes 2 profissionais são diferentes e deverão complementar-se, trabalhando numa equipa multidisciplinar, juntamente com outros profissionais?
Adérito Seixas
20-09-05, 08:32
É um facto... infelizmente. Já enviei um email a um dos responsáveis precisamente para falar acerca disso... quando se falou no projecto das pós-graduações tinham-me dito que existiria um tronco comum entre as duas (até aqui tudo bem) e que depois existiriam conteúdos próprios para cada uma delas, na altura achei excelente.
Quando tiver notícias acerca disso eu coloco aqui informação.
Vitor Santos
21-09-05, 11:26
Só temos o que merecemos.
Quando enfatizamos, como já foi feito neste fórum, papéis de técnicos de saúde ( médicos, enfermeiros, fisioterapeutas) só pelo facto de serem mediáticos!
Quando professores das escolas de fisioterapia são os primeiros a não desmistificar tais actos e antes pelo contrário lhes dão reenforços!
Quando os curricilae dos cursos dizem Cardiologia no Desporto,Fisioterapia no Desporto, no, no, no ,no.
Meus Senhores é do Desporto que estamos a falar.
Isto tem a ver com a transmutação, feita em discurso directo, do modelo hospitalar centrado no Técnico de Saúde e do modelo de Ensino centrado no Professor.
Este fim de semana vou estar com o Adérito e mais gente e vou ver se animo uma discussão sobre o assunto.
Como tenho sala já paga no Hotel Tryp Porto Expo seria talvez interessante fazer uma discussão sobre o assunto e aparecer mais gente.
Que acham?
Jose Rocha
21-09-05, 13:28
Mais uma técnica de Marketing para angariação de fundos.( digo eu!!:badgrin: ).
Em relação ao programa e duração parece-me relativamente interessante.
Não sei, se os Coordenadores do Curso tem conhecimento do Modelo de Intrevenção do Fisioterapeuta no Desporto, senão poderão concultar o Site : APF - Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto - Modelo de Intervençºao do Fisioterapeuta no Desporto.
Têm oportunidade de encontrar o que é um Fsioterapeuta do Desporto, trabalho que exegiu uma investigação exaustiva, a nível Nacional e Internacional.
Não conheço todos os elementos que fazem parte da Coordenação, conheço apenas alguns pelos resultados magnificos de intervenções cirurgicas e outros por intervenções em jornadas e congressos.
Será que não está nenhum Fisioterapeuta na Coordenaçõa?:cry:
Em relação ao Curso para Enfermeiros apenas opino que a maioria das disciplinas nada tem a ver com Eles como por exemplo: Electroterapia, Técnicas Manipulativas, Técnicas de Reeducação Motora, Técnicas Especiais de Cinesioterapia,Técnicas de intervenção e recuperação de lesões musculo-esqueléticas, Ligaduras Funcionais, etc.
Estou de acordo com o Francisco Neto quando ele afirma: " 2 profissionais deverão complementar-se, trabalhando numa equipa multidisciplinar juntamente com outros profissionais".
Felizmente tive a oportunidade de trabalhar em vários Clubes ( alguns de renome Nacional e Internacional), juntamento com enfermeiros. Ambos com conecimentos das restrições, limitações legais e campo de intervenção relativamente à prática de diferentes profissionais das Ciências da Saúde, no que concerne ao desporto, o que proporcionou um excelente ambiente de trabalo com resultado muito bons.
No entanto tambem tenho conhecimento de Enfermeiros que trabalham em clubes ( grandes ) sós e conseguem fazer tudo, enfermeiro, fisioterapeuta, preparador fisico, etc.
Acho tambem que falta uma disciplina bastante importante, que desse a conhecer e ensinar, quer aos Fisioterapeutas quer aos Enfermeiros, o que é o trabalo em Equipa Multidisciplinar.
Bem vou parar por aqui....................:rolleyes:
Se não consegui transmitir a minha opinião em relação a este curso, estou dísponivel para que me ponham questões ou então discussão.
Finalizando: SE ÉS FISIOTERAPEUTA E SE SABES QUAL O TEU CAMPO DE ACÇÃO TERÁS DE RECONSIDERAR OS CURSOS QUE FREQUENTAS
Um abraço
José Luís Rocha
Francisco Neto
21-09-05, 20:39
Para além do site do GI Desporto, recomendado pelo colega José Rocha, sugiro a leitura das competências descritas pela IFSP (www.ifsp.nl (http://www.ifsp.nl/)). Essas competências foram revistas através do Projecto "Sports Physiotherapy for all", subsidiado pelo programa Leonardo da Vinci, e podem ser consultadas em www.sportsphysiotherapyforall.com (http://www.sportsphysiotherapyforall.com/). Aliás, esses standards irão ser publicados na revista Physical Therapy in Sports. Anexo a versão definitiva desse artigo, ainda não publicado. Boa leitura!
Adérito Seixas
21-09-05, 20:49
O que está a ser discutido aqui tem muita razão de ser, sou obrigado a concordar que não é de todo adequado ter duas pós-graduações tão diferentes com um plano curricular tão igual...
Mas como já disse já tratei de entrar em contacto com um dos responsáveis, com o qual me dou muito bem e aguardo a sua resposta. Assim que tiver informações colocarei aqui, podem ter a certeza.
Victor, com todo o gosto estarei contigo a discutir o tema, sabes que gosto de falar contigo e seria muito agradável se outras pessoas aparecessem, até porque temos um restaurane fabuloso em frente ao hotel Tryp onde poderiamos ir depois, ou antes, de uma discussão animada :)
Estou de acordo com o Francisco Neto quando ele afirma: " 2 profissionais deverão complementar-se, trabalhando numa equipa multidisciplinar juntamente com outros profissionais".
Penso que todos concordamos com isso caro José Rocha, pelo meno nós Fisioterapeutas... é uma questão que nem se coloca meus amigos... complementaridade e não atropelamento :cry:
Adérito Seixas
30-09-05, 14:08
Ora bem... conversei com um dos responsáveis pela pós-graduação e expus o meu ponto de vista.
Ele disse-me, o que me tranquilizou, qe só a pós-graduação em Fisioterapia Desportiva é que vai avançar, a de Enfermagem desportiva não avança. Fiquei satisfeito após a conversa que tive. Tentei colocar o meu ponto de vista, com o qual a pessoa em questão concordou. É claro que podemos pensar que ele me pode ter dito isso só para eu parar de o melgar mas ele garantiu que a pós-graduação em enf. dep. não ia arrancar e eu acredito.
Já agora deixo à discussão o programa da pós graduação, o que acham? O que retiravam? O que acrescentavam? Opinem por favor meus amigos.
Hoje navegava pela internet quando encontrei o site da UFP onde se encontra uma secção para a pós-graduação em reabilitação no desporto.
Quando reparo no conteudo programático, fico fascinado pelos temas abordados e ainda mais pelas "individualidades" que vão "pós-graduar" os candidatos. Assim, atrevo-me a fazer um "copy-paste" (não que seja uma tecnica pouco usada pois os grande teoricos deste forum dedicam-se a fazer copy-paste, fazendo passar a ideia que verbalizam a reabilitação ao mais alto nivel).
Conteúdos do Programa
Introdução e objectivos do curso (Prof.Doutor Espregueira Mendes)
A equipe multidisciplinar no desporto (Mestre Paulo Amado) 1 h
Desporto e comunicação social (Dr.José Carlos Esteves) 1 h
Avaliação Médico Desportiva (Dr. Jaime Milheiro) 2 h
Psicologia no desporto (Dr.Jorge Silvério) 4 h
Legislação, regulamentação e perfil (Membro do G.I F Desp.) 2 h
Biomecânica e técnica desportiva (Prof. Dr. João Paulo Vilas Boas) 2 h
Fisiologia muscular e do exercício (Prof.Doutor José Soares) 3 h
Farmacologia e Dopping (Prof. Doutor Luís Horta) 2 h
Imagiologia na patologia desportiva (Dr. José Carlos Vasconcelos) 4 h
Alimentação e nutrição (Dr. Nelson Puga) 3 h
Acupunctura no Desporto (Enf. Cláudia Ventura) 2 h
Dia a dia no desporto (Enf. José Mário) 2 h
Actuação no campo (Enf.Rodolfo Moura) 2 h
Terceira idade, incapacidade e desporto (Prof. Doutor Jorge Mota) 3 h
Actividade Física Adaptada (Prof. Doutora Maria Adília Silva) 2 h
Sistemas de treino (Dr. José Neto) 5 h.
Cardiologia no Desporto (Prof. Doutor Luís Martins) 4 h
Lesões músculo-esqueléticas I (coluna vertebral) (Dr. Artur Teixeira) 4 h.
Lesões músculo-esqueléticas II (membro superior) (Dr. Nuno Sevivas
e Dr. Manuel Silva) 5 h.
Lesões músculo-esqueléticas III (membro inferior)(Prof. Doutor Espregueira
Mendes/Dr.Pedro Varanda/Dr. Alberto Monteiro/ Mestre Paulo Amado) 9 h.
Ligaduras funcionais membro superior e tronco (Dr. José Luís Rocha) 4 h.
Ligaduras funcionais do membro inferior (Dr. José Luís Rocha) 5 h.
Mobilização dos tecidos moles (Dr. Henrique Relvas) 4 h.
Electroterapia no desporto (Dr. José Esteves e Dr. Telmo Firmino) 5 h.
Síndrome de dor miofascial (Dr. Adérito Seixas) 4 h.
Técnicas miotensivas e manipulativas no desporto(Dr. Joaquim Tedim) 5 h
Estiramentos de cadeias musculares (Dr. Joaquim Tedim,
Dr.Adérito Seixas e Enf. Ângelo Castro) 9 h
Reforço muscular e reeducação proprioceptiva (Dr. Rui Torres) 9 h.
Fisioterapia da cabeça, tronco e membro superior (Prof.Doutor Jan Cabri/
Dra Luísa Amaral/Dr. Nuno Silva) 9 h.
Fisioterapia do membro inferior (Prof. Doutora Stella Peccin) 9 h.
Readaptação à actividade física do membro inferior (Dr. Carlos Rio) 3 h.
Readaptação à actividade física do membro sup. (Dr. Gonçalo Borges) 3 h.
Readaptação à actividade física da Coluna (Dr. Pedro Cantista) 3 h.
Isocinéticos (Dr. Jaime Milheiro e Dr. Paulo Carvalho) 4 h.
Pesquisa e elaboração de artigo científico (Prof. Doutor Jorge Silvério) 5 h
Práticas terapêuticas 100 h
No fundo, fico triste por não poder frequentar esta pós-graduação. Aprender é bom, mas com os melhores é optimo. Mas fico com uma duvida, que me provoca "alergia". Porque será que, neste forum os grandes "sabedores" revelavam trsiteza quando profissionais de outra área usam titulos para os quais não estão habilitados? Realmente é verdade o médico será no minimo Dr., o enfermeiro será no minimo Enf., mas o detentor do curso de fisioterapia (para alguns super-mega-power curso pois atribui capacidades unicas e invejaveis a muitos Fisioterapeutas que vou ouvindo falar.... pelas suas autenticas proezas VERBAIS) do qual eu me orgulho de ser ainda bacharél, assume o titulo semelhante ao do médico DR. Só me posso rir...
Até a proxima,
"Um homem cheio de si é sempre vazio."
Bacharel em Fisioterapia TIAGO
beiraviseu
09-12-05, 16:26
"Será que não está nenhum Fisioterapeuta na Coordenaçõa?:cry: "
Só para esclarecer o José Rocha: a Dra. Clarinda Festas é fisioterapeuta
Francisco Neto
09-12-05, 20:04
Mais um copy paste...
Por solicitação do GI Desporto e dos colegas abaixo referidos, passamos a divulgar o seguinte:
Assunto: Pós Graduação em Reabilitação no Desporto pela Universidade Fernando Pessoa
Na sequência do anúncio emitido na mailing list da APF em 5 de Dezembro corrente, da responsabilidade da Universidade Fernando Pessoa, sobre a realização de um programa de formação pós graduada em Reabilitação no Desporto, vem o GI em Fisioterapia no Desporto e os Fisioterapeutas Henrique Relvas, Jan Cabri, José Estêves, José Luís Rocha, José Roberto Prado Jr. e Telmo Firmino, esclarecer que não estão disponíveis para colaborar na referida formação, por total discordância com os moldes em que a mesma se propõe decorrer, contrária ao disposto legal sobre o exercício profissional da Fisioterapia ser da exclusiva competência do Fisioterapeuta.
Lisboa, 8 de Dezembro de 2005.
RuiMarques
11-12-05, 00:02
Pois é, desculpem-me por esta intervenção tao forte, mas o que acontece é muito simples, hj em dia vemos os profissionais, nomeadamente enfermeiros, prof de educação fisica e massagistas a pretenderem entrar na reabilitação. E o que mais me choca é o simples facto de que instituições que serviriam para ensinar e proteger a nossa classe não o estajam a fazer...é igualmente incrivem como todas esses proficionais não têm noçao dos seus limites..ora, eu fisio, não faço curativos nem dou injecções intra-venosas, nem coloco soros, nem dou aulas de educação fisica, nem atribuo qualquer tipo de dor muscular, ou ligamentar ou outras sempre a fibroses...cada macaco no seu ramo. Compete-nos a nós sermos capazes de demonstrar a essas pessoas que estão deslocadas, mostrar-lhes que eles não percebem nada disto...tal como nós não percebemos das deles..."...umas pequenas luzes não são capazes para iluminar um grande tunel...". Quanto á pos graduação, considero-a bastante interessante e sinceramente duvido que outros profissionais além de nós tenha um bom aproveitamento dos conteudos que seram disponibilizados...
OS FISIOS VIERAM PARA FICAR...
Adérito Seixas
11-12-05, 03:35
A pós graduação acima referida foi aberta a vários profissionais, é um facto. Eu tambem concordo que deveria apenas ser para fisioterapeutas mas não é. Os conteúdos indicados vão ser teóricos, não haverá aulas práticas das disciplinas que constam no programa, serão abordagens teóricas. As aulas práticas da pós graduação (100 horas) serão como que uma disciplina separada e embora a página da UFP, que foi divulgada por mailing list aos associados da APF, contenha um erro e diga que os alunos terão 100 horas de práticas de Fisioterapia tal não se vai verificar. Apenas os profissionais habilitados, os Fisioterapeutas, terao aulas práticas de Fisioterapia, os restantes não.
Quanto ao que o Francisco Neto colocou tenho apenas uma coisa a dizer... os colegas quando foram convidados para serem prelectores na pós-graduação foram informados que não seria apenas para fisioterapeutas... e aceitaram... eu até compreendo e posso até concordar com os motivos que apresentaram, mas não concordo de forma alguma com a forma como agiram, mas penso que esse é um assunto que não deve ser discutido aqui...
Como disse o colega Rui Marques, também não me parece que os restantes profissionais tenham grande aproveitamento nas disciplinas e mais duvdo de que adquiram competências tecnicas acerca da matéria.
Uma pós-graduação não dá competencia técnicas, ou pelo menos não é esse o seu objectivo. Existem pós-graduações em gestão que um Fisio pode tirar e isso não o torna um gestor. Eu estou a fazer o mestrado em actividade física adaptada e quando o acabar não serei professor de educação física, serei um Fisio com conhecimentos naquela área...
Existem fisios a tirar mestrados na área da terapia da fala e não serão nunca terapeutas da fala... mas este é um assunto que já muito foi discutido...
Vitor Santos
12-12-05, 02:44
Caros Colegas
Em primeiro lugar gostaria de responder ao colega Tiago só não concordo consigo pelo facto de " dar de barato " que os licenciados em medicina possam chamar-se Dr. e os licenciados em Fisioterapia não. Digo isto com a maior das à vontades dado que sou equiparado a bacharel de Fisioterapia. E digo equiparado pois nós os mais de 40anos quando acabávamos o curso eramos diplomados como os arquitectos até há 15 anos atrás e nenhum mal vinha ao mundo.Mesmo alguns dos nossos Doutores e doutorandos, mestres e mestrandos foram equiparados a bacharel depois equiparados a licenciados e só depois prosseguiram os seus estudos. Acho que devemos todos conhecer o Itinerário Pedagógico dos nossos antecessores pois que por aqui nenhum mal vem ao mundo.
O problema só reside no facto de que alguns aproveitem estes saltos académicos não para bem da profissão ou da docência mas para ganharem mais alguns cobres a darem aulas. Ordenado de licenciado não é igual ao de um mestre.
Voltando aos diplomados em Inglaterra o organismo mãe chama-se Chartered Society of Physiotherapy( Sociedade Diplomada de Fiso...) e os fisios põem sempre Pt a seguir ao nome e depois as posteriores graduações.
Na medicina em Inglaterra só os cirurgiões são mister ( talvez reminiscência dos cirurgiões barbeiros ) quem souber algo sobre o assunto que informe aqui para a lista.
Quanto à estrutura da post graduação eu não poderia estar mais em desacordo não só pela escolha de alguns profissionais mas também pela imensa panóplia de profissionais como de matérias envolvidas.
Na minha óptica só quem não percebe nada, de quais as necessidades de um ft. ao ser parte integrante de uma "equipa no sentido lato", de desporto, pode gisar uma post graduação de tal forma.
È mais uma vez uma perspectiva biológica, quando aqui, com grande verdade deve ser aplicada uma perspectiva bio psico social.
Muitos dos conhecimentos que pretendiam ser ministrados já devem pertencer ao "arsenal" do fisioterapeuta se ele não os tem é porque houve falhas educacionais.
Esta é a minha opinião.
Peço desculpa vir para aqui mandar umas "postas de bacalhau" depois de ter desaparecido do mapa da FISIOZONE por algum tempo... mas tinha q ter a certeza este post que para aqui puseram se tratava de um apoio construtivo ou destrutivo.
Fica à vossa consideração...
Caro Vitor Santos, apesar de haverem alguns "erros menores" na elaboração/construção da pós-graduação, esta deve-se ao diminuto tempo que se tomou desde a ideia inicial da implementação desta pós-graduação até à sua conclusão. E estes "erros menores" prendem-se com o facto de nesse período curto de tempo não se pode consultar a totalidade dos especialistas em REABILITAÇÃO DESPORTIVA. Mas, e lamento discordar, o painel de palestrantes é provavelmente dos melhores... tanto do ponto de vista comercial como do ponto de vista científico.
Quanto à Enfermagem Desportiva, não passa directamente pela responsabilidade dos fisioterapeutas... aliás foi proposto a prelecção a alguns docentes da área da fisioterapia que gentilmente recusaram. A nossa opinião (e aqui queria deixar de salutar o Ft. Adérito Seixas e a restante coordenação da fisioterapia, pelo confronto directo com as ideias propostas pela direcção da UFP) mantem-se... deverá haver multidisciplinariedade com outras áreas de intervenção na reabiitação desportiva, mas ter 2 pós graduações com conteúdos muito semelhantes e áreas de intervenção convergentes não seriam científicamente recomendaveis (obviamente n falarei do ponto de vista comercial).
Obrigado pela atenção,
Cumprimentos,
Marco Fonseca
Nelson Oliveira
17-03-08, 17:42
Boa tarde caro Rui Marques, o meu nome é Nelson Oliveira nao sou fisioterapeuta nem nada que se pareça, mas durante alguns anos pratiquei desporto e infelizmente sofri várias lesoes duas das quais me obrigaram a ser operado, e desde então que ganhei algum interesse por estes assuntos. Depois de ambas as operaçoes tive de ter um período de reabilitação, penso eu que seja este o termo correcto
, de qualquer maneira nessa reabilitaçao lembro-me que era feita tanto por fisioterapeutas como por enfermeiros, e tanto quanto eu conseguia perceber o que eles faziam era a mesma coisa. E sei que existem porque desde que me consigo lembrar que ouço falar dos enfermeiros especialistas em reabilitação.
Será que sendo assim me pode esclarecer sobre este assunto. Desde já deixe-me também expressar o meu respeito e admiração por ambas as profissões em causa.
Cumprimentos amigaveis, e antecipadamente agradeço a sua resposta.
Luís Agostinho
03-04-08, 23:29
Olá a todos!
Queria apenas recordar que a enfermagem tem a especialidade de reabilitação, que habilita os enfermeiros a realizar, como o nome indica, reabilitação, a qual vai um pouco mais além da fisioterapia, mas que na generalidade se complementam.
Cumprimentos
Hélder Abreu
04-04-08, 00:01
Olá a todos!
Queria apenas recordar que a enfermagem tem a especialidade de reabilitação, que habilita os enfermairos a realizar, como o nome indica, reabilitação, a qual vai um pouco mais além da fisioterapia...
Olá Luís,
Poderia por favor esclarecer-me o sentido de "a qual vai um pouco mais além da Fisioterapia" quando se refere à pós graduação em enfermagem de reabilitação. Não percebi...
Nelson Oliveira
11-04-08, 11:57
Olá Luís,
Poderia por favor esclarecer-me o sentido de "a qual vai um pouco mais além da Fisioterapia" quando se refere à pós graduação em enfermagem de reabilitação. Não percebi...
Amigo se tens duvidas sobre o que o enfermeiro pode ou nao fazer le o REPE (regulamento para o exercicio da pratica de Enfermagem). Já agora as tecnicas de reabilitaçao já existiam muito antes de voces, nao foram voces que as inventaram nem elas vos pertencem. que historia é essa de só voces poderem fazer certas coisas. casos sejas assim tao esperto fica sabendo que as profissoes se destinguem umas das outras pela perspectiva que têm sobre o seu objecto de estudo nao pelas técnicas que usam.
Vitor Santos
14-04-08, 00:06
Várias respostas:
Em primeiro lugar para o Marco Fonseca ( não o trato por Lebron dado este ser um dos jogadores da NBA que menos gosto de ver jogar ,e já tive a sorte de ver ao vivo, mesmo dando de barato o esmagamento que esta apreciação sofre perante as estatísticas de tal "moço", mas também lhe posso dizer que nunca gostei de ver Malone , Shaquile, Parish e tantos outros, é só um aparte).
Eu não me referi à qualidade dos palestrantes ( nem seria correcto nem tenho capacidade para tal , leia melhor o meu post ) referi-me aos conteúdos pois eu defendo que o desporto deve balizar os seus intervenientes e na minha óptica, realço , na minha óptica têm sido os intervenientes a balizar o desporto “ chutando “ para lá o que necessitam para desenvolver as suas profissões.
Para mim qualquer organização deve formatar as necessidades que possui e pedir às profissões que aí trabalhem o que delas necessitam.
Em segundo lugar para o Enf. Luís Agostinho já respondi o que tinha de responder no post “ Enf, Massagista …” e só junto que a fisioterapia não vai mais aquém nem além que a reabilitação dado que tem práticas próprias, ou então torna a reabilitação um “ chapéu” tão grande que tudo é reabilitação ex: Um médico ao receitar um antipirético está a reabilitar o paciente, ou um psicólogo clínico, etc. etc. etc.
Em terceiro lugar Sr. Nelson Oliveira se quando fez recuperação das cirurgias tanto fazia com fisioterapeuta como com enfermeiro então “algo está mal no Reino da Dinamarca” o Sr. já merece uma resposta múltipla :
a) Não venha para esta lista falar do REPE ( fiz o download da O. E. e o texto não esclarece nada a não ser as Incompatibilidades,mas ainda bem que falou disso pois desta forma li matéria que eu acho que todos os ft. deviam ler, até para melhor se situarem perante as outras profissões de saúde).
b) Se não sabe a diferença entre um ft. e um enf. de reabilitação leia a portaria 42-2005 de 17 de Janeiro na qual poderá encontrar os conteúdos programáticos e cargas horárias ( fiz o download através da Escola B. Barreto)
c) Quanto à “velhice” das técnicas de fisioterapia ou reabilitação ou o que quer que seja nem dá para esgrimir argumentos, mas quero lembrar-lhe que o inicio da CSP remonta a 1894.
O resto são conjecturas, dizer que eram nurses que iniciaram a CSP para que não dissessem que elas tinham “uma profissão mais antiga”, dizer que só iam para nurses quem tivesse essa profissão dado que em finais do séc 19 não era qualquer mulher que tocava o corpo de um homem , dizer que a Florence Nightingale era esquizofrénica ( só estou a citar fontes consultadas) .
Peço desculpa não ir responder a mais nada,a menos que esta minha profissão, que tanto tem a resolver internamente, seja aviltada de uma forma alarve e desinformada como muitas vezes presencio.
Já bem basta como o Sr. Nelson diz no seu post haver profissões a fazer o mesmo que nós e não podermos interceder contra eles ( e não são só os Enfermeiros ).
Mas como já escrevi, quando em Escolas de Fisioterapia se fazem seminários de disciplina em que se leva lá um Enfermeiro que perante os nossos futuros colegas diz que faz o mesmo que nós “algo está mal no Reino da Dinamarca” ( possuo DVD das aulas com o PPT do dito Enfermeiro).
Luís Agostinho
19-04-08, 01:05
Olá mais uma vez a todos Penso que devo uns esclarecimentos pois não me devo ter feito entender correctamente. Primeiro, quando me referi à Reabilitação ser mais abrangente, referia-me aos níveis de prevenção na saúde, sendo a Reabilitação o grande “chapéu” da prevenção terciária, onde se situa a enfermagem de reabilitação, e tive por base o seguinte exemplo: Reabilitação respiratória (RR) - “intervenção global e multidisciplinar, baseada na evidência, dirigida a doentes com doença pulmonar crónica sintomáticos e frequentemente com redução das actividades da vida diária. Integrada no tratamento individualizado do doente a RR deverá reduzir sintomas, optimizar o status funcional, aumentar a participação social e reduzir custos de saúde, através da estabilização ou regressão das manifestações sistémicas da doença.” Fisioterapia respiratória (FR) - É um componente da RR que engloba um conjunto de técnicas dirigidas para a permeabilização da via aérea, melhoria da ventilação e aumento da eficácia dos músculos respiratórios. Fonte: Pulmonary Rehabilitation: Joint ACCP/AACVPR Evidence-Based Clinical Pratice Guidelines, Chest 2007. No entanto, depois de consultar o vosso REPF verifiquei que também actuam nos 3 níveis de prevenção, no entanto não achei muito normal o ponto 1 do artigo 4º quando se refere ao Ser Humano e animais… animais?! A OE anda a braços com um problema que o Ministério do Ensino Superior não resolve, que é existir um curso intitulado enfermagem veterinária… A Enfermagem é só referente ao Ser Humano! Não deveria ser também a Fisioterapia? Caro José Rocha, Técnicas de Reeducação Motora, Técnicas de Cinesioterapia, Técnicas de intervenção e recuperação de lesões musculo-esqueléticas, entre outras são também funções do Enfermeiro de reabilitação, agentes físicos… nem por isso. Quanto ao caríssimo Vítor Santos, também já respondi no referido tópico ( http://www.fisiozone.com/fisioterapia-desportiva/521-fisioterapeuta-massagista-enfermeiro-12.html ), mas volto a recordar uma parte: Eu não teria qualquer problema em ter um fisioterapeuta a dar formação na minha especialização, desde que o seu contributo fosse benéfico para a mesma. Qual o mal de um enfermeiro vos dar formação? Os médicos não dão? E farmacêuticos? Desde que actuem dentro da legalidade e o seu contributo seja uma mais-valia interdisciplinar e holística, centrada na pessoa. Se não é assim, deveria ser, e cabe a todos nós trabalhar para isso. Caro Nelson, penso que o Vítor Santos já lhe respondeu devidamente, e siga as suas indicações, leia antes de mandar ler (eu já li o REPF), nomeadamente o artigo 8º do REPE e os conteúdos da especialização em Reabilitação. Assim já somos os dois mais espertos! Inscrevi-me neste fórum com o intuito de trocar experiências e aprender algo mais, e nunca com a intenção de menosprezar alguém ou algo! Se a minha presença ou de outro enfermeiro no mesmo não for do vosso agrado, por favor é só dizer que eu mesmo me retiro. Cumprimentos a todos.
Vitor Santos
21-04-08, 03:08
Prometi a mim mesmo não responder mais por agora em primeiro lugar porque, não sei o que se passa, mas parece-me que estou a escrever cada vez mais lento e perco muito tempo com uma resposta.
Sr. Enfermeiro claro que faz a pergunta se um enfermeiro não pode dar formação a uma das pessoas que tem a consciência mais tranquila em tal matéria.
Na Associação de Futebol de Lisboa veja as disciplinas aí ministradas no curso de VAFFS a inclusão da enfermagem foi solicitada por mim e o desenho curricular do curso foi proposto por mim e aceite pelos responsáveis da formação( ver anexo, deixei só os dados de interesse para esta matéria limpei o resto dos dados por ser um curso da AFL).
O que eu não admito é que apareça um Enf., num curso de fisioterapia,a dizer a futuros profissionais de fisioterapia que faz ligaduras funcionais, TENS, electro, massagem etc. (ver anexo de PPT que eu tive o cuidado de fazer copy/paste dos 3 diapositivos que eu acho serem mesmo de um mau gosto a toda a prova e como já disse possuo o PPT completo mas este fórum não é a praça) .
Claro que mais uma vez a visão destorcida da realidade hospitalar transposta para o privado é aí mostrada em todo o seu esplendor bacoco.
Sr. Enf. aqui na vida real, no lugar onde os utentes têm algum voto na matéria que é a sua saúde, os clubes não têm equipas ( volto a referir multidisciplinares ) daí o facto de o profissional que aí está ter de fazer um pouco de tudo.
E isto não é de estranhar pois na liga que para mim é o paradigma mundial de profissionalismo no Desporto , a NBA, dentro das equipas não têm qualquer profissional de saúde ( os mais velhos deste fórum sabem que estive com os New Jersey Nets).
E não têm não é por falta de dinheiro pois só o Jason Kidd ganhava 15 000 000 de dólares por ano, não têm porque não é preciso.
E o haverem enfermeiros mais velhos que fisios nos desportos de maior cobertura mediática prende-se com diversos factores sócio-económicos, a ver( na minha óptica):
1º - O velho binómio médico-enfermeiro.
2º - O enf. vê sempre aquele como um 2º emprego ( passível de manter pois o esquema de turnos a isso possibilita) e um 2º ordenado, o que o pode, digo pode, no inicio tornar um empregado de menor salário.
3º - Dado que é um 2º emprego continua com a sua formação e progressão na carreira incólumes enquanto que o Ft. quantos mais anos estiver numa organização destas pior será para ele como profissional e quanto mais envolvente for a organização menor tempo terá para a sua ALV ou DPC.
4º - O enf. adapta-se melhor a uma orgânica do tipo hospitalar ( depreende-se até pelo que escreve) e o problema é organizacional ( tipo hospitalar) potanto aquilo tanto não funciona com enfermeiro como com fisio.Outra coisa Sr. Enfermeiro se chamamos ao médico que trata os animais médico veterinário como deveremos chamar ao Ft. que trata animais.
Quando um enf. presta cuidados a um cavalo ( p. ex. desinfecção de ferida) passará a ser um ferrador?
É essa a nossa grande diferença é que a fisioterapia por esse mundo fora , principalmente nos países anglo saxónicos, desenvolveu modalidades terapêuticas que escapam de todo a outras profissões de saúde e constituem um corpo próprio de saberes.
Só para acabar realmente tenho pena que não seja só o Sr. Enf. que considere referencia um individuo porque "trata" indivíduos que moram junto a greens e se deslocam em carros com cilindradas acima dos 3 litros mas também muitos dos responsáveis pela formação em saúde em Portugal têm essa bitola.
Não saibam mostrar aos seus alunos que a Academia não deveria subjugar-se aos media.
Mas como também o que interessa é a imagem e vender, vale tudo,se calhar sou eu que estou errado.
Desta vez é que já não respondo a mais nada.
Muito gosto em esgrimir argumentos consigo e não leve a mal aos meus colegas mais novos e futuros colegas de ter alguma raiva por verificarem que postos de trabalho, em Desporto que poderiam ser seus, estão muitas vezes ocupados por indivíduos sem qualificação ou sem qualificação adequada para esse fim como é o caso do Enfermeiro de Reabilitação ( não estou a excluir o Enf. da equipa de Desporto, só que aqui na vida real essa especialização em enfermagem “faz tanta falta como uma viola num enterro” ).
Opiniões minhas
Luís Agostinho
01-05-08, 23:24
Pois, são opiniões e pontos de vista. É claro que a formação de um fisioterapeuta é mais vocacionada para o desporto do que a do enfermeiro, mas continuo a considerar que os enfermeiros (de reabilitação) não estão tão mal preparados como considera. Acredito que existem muitos que não sejam grande "especialistas", assim como alguns fisioterapeutas. Mas de facto não me queria restringir apenas ao desporto.Não percebi muito bem o seu ponto 4. Admito a minha contaminação pela organização hospitalar, mas também trabalho no privado (não no desporto) onde o valor hora é mais alto e a dedicação é a mesma. Não teria grande interesse em ter um duplo para ser mal pago, para isso fazia voluntariado (quem sabe um dia). O mal do nosso país continua a ser a mão de obra barata, pois quando as pessoas precisam mesmo de emprego, há sempre alguém a tirar proveito da situação.E para que conste um enfermeiro não presta cuidados a animais, só a pessoas. Portanto essa personagem que presta cuidados ao cavalo, enfermeiro não é certamente. Penso que quando apresenta a sua metáfora, só se deve estar a referir ao desporto, pois que nenhum de nós nunca precise de um enfermeiro de reabilitação...
CARLAMONTEIRO
09-05-08, 18:06
Boa tarde, não sei se têm estado atentos, mas neste momento está a começar o segundo semestre da pós graduação de Fisioterapia no Desporto nas instalações do FMH direccionado exclusivamente a fisioterapeutas e leccionado por experts na área. Por isso, cuidado com supostos anúncios de cursos que depois não vão dar creditação nenhuma.
Claudia Fafe
09-05-08, 20:21
Não sei se sabem, mas existe um curso de enfermagem veterinária...
Quanto ao resto das discussões e bla bla blas...mantenho a minha teoria...Que tal limitar o acesso ao forum a Fts e estudantes de Fisio??:rolleyes:
Luís Agostinho
11-05-08, 19:24
Cara Cláudia
Se está empenhada no melhor funcionamento deste forum, era conveniente ler os tópicos anteriores, evitando assim referir assuntos que já foram abordados.
Por mim não será necessário limitarem o acesso do forum, pois mais uma vez refiro que eu próprio me retiro. Queria apenas acrescentar que OE é Ordem dos Enfermeiros.
Penso que todos temos muito a aprender e não nos devemos fechar no nosso mundo, pois assim nunca iremos a lado nenhum.
Como não quero "levantar más ondas", escrevo as últimas linhas neste forum, pedindo desculpa se fui menos correcto com alguém ou com alguma profissão.
Irei continuar o meu caminho pessoal e profissional em prol de melhores cuidados de saúde e de reabilitação em particular, tentando colocar de lado "guerrinhas" entre profissionais, sejam eles médicos, fisioterapeutas ou outros enfermeiros. Ao encontrar alguém com este ideal, espero aprender com ele, seja médico ou fisioterapeuta...
Posso ser um sonhador, mas neste meu mundo o sonho comanda a vida... e nele todos podem entrar, pois é de todos.
Se isso não vos interessa, fiquem então bem no vosso mundo!
Até um dia.
Luís Agostinho, Enfermeiro
agostinholuis@iol.pt
Vitor Santos
25-05-08, 01:19
Caro Enf. Luis Agostinho
Acho de mau tom que se retire desta discussão pois dado que isto é uma lista aberta deveremos discutir ( novamente opinião minha ) os casos em fórum aberto pois que dessa forma podemos aprender todos.
Se não fosse o seu post eu não teria tido oportunidade de realçar aqui com mais profundidade questões como:
- Curriculum da especialidade de Enfermagem de Reabilitação
- visitado a página da Ordem dos Enfermeiros
- Navegado por páginas da Enfermagem de Reabilitação
- Denunciado que em Escolas de Fisioterapia se faz a apologia da " Enf. Desportiva"??? ( O que pelos vistos não causou espanto nem repulsa aos meus colegas, será prática corrente? )
Como já disse da discussão nasce a luz e o que lhe disse no ponto 4 que não percebeu é que se pusermos num clube uma lògica organizacional hospitalar ( hierarquizada, piramidal,multidisciplinar ) não haverá mais valias para o atleta e para o clube mas sim para os técnicos de saúde que aí trabalham.
Alguns dos que estão há mais tempo neste fórum e ligados à temática Desportiva sabem o meu percurso tanto em termos de ALV como em termos de DPC e vou dizer-lhe que na NBA as equipas não têm um único Técnico de saúde no sentido restrito europeu(médico, Ft. Enf.) e não é porque não possam pois os 2 ou 3 primeiros ordenados de cada equipa andam à volta 1 500 000 dólares/ mês para cada um ,não têm porque não precisam pois em vez de terem dentro do clube " funcionários de saúde" de 2ª categoria têm no exterior o " créme de la créme " dos mesmos sem lhes custar um cêntimo obrigatório por mês, ganham pelo que fazem e o prestigio de serem considerados auditores especializados, pelas mediáticas equipas.
Por isso lhe falei que quando se está numa lógica hospitalar em que o chefe diz e os outros obedecem tanto faz ser um expert como um novato.
Como metáfora final " se quiser tocar em playback tanto faz ter ao pescoço uma viola comprada na loja do chinês como uma Fender Stratocaster".
Por mim continue connosco pois se eu quiser contactar com algum colega meu e falar só de fisioterapia e mal dos seus colegas posso utilizar esta plataforma na mesma.
Preocupem-se em trabalhar e não enganar os vossos doentes. Os SUPER FISIOTERAPEUTAS DOUTORES, percebem de tudo e são melhores que toda a gente. Desportivamente, os fisioterapeutas são muito bem sucedidos!!! Vê-se!!!
Claudia Fafe
07-10-08, 15:09
lol
Ismaelsilva
07-10-08, 23:17
Sou muito sincero, já trabalhei no futebol com uma equipa na 3º divisão Nacional, onde trabalhava com um enfermeiro, que já tinha alguma experiência na área, ele com a experiência dele pedia-me conselhos e eu aprendi algumas coisas com ele!
Por isso penso que cada um tem de se colocar no seu lugar e nós Fisioterapeutas temos um papel cada vez mais importante na reabilitação Desportiva, mas o Enfermeiros também dão uma grande ajuda!
Claro que o trabalho dos enfermeiros no desporto, não é igual ao dos Fisioterapeutas!
Abraço!
Já quanto à Pós graduação, também não sou bem de acordo!
Preocupem-se em trabalhar e não enganar os vossos doentes. Os SUPER FISIOTERAPEUTAS DOUTORES, percebem de tudo e são melhores que toda a gente. Desportivamente, os fisioterapeutas são muito bem sucedidos!!! Vê-se!!!
Agora sou eu que digo: COMO?
Mas porquê que vcs acham que todos os fisioterapeutas são SUPER FISIOTERAPEUTAS DOUTORES??? Que mania!!!
E tu quem és, e o que és?
Queres comparar-te com alguém? O que tu já fizeste pelo desporto? És enfermeiro do Manchester ou do Chelsea?
O problema não está neste conflito entre Fisios e Enfermeiros... não está na falta de formação profissional... está sim na falta de formação pessoal!
Ando a ensinar que o correcto é ter uma equipa multidisciplinar "no" e "do" desporto, para virem para aqui os "galos" tentar cantar mais alto que os outros.
Cresçam...
LeBron, vulgo Marco Fonseca (eheheh)
Vitor Santos
04-11-08, 18:27
Caro Marco Fonseca ( como sabe não lhe chamo Lebron pois não gosto de o ver jogar) fez bem em dar na cabeça a esses "encapuçados" que a coberto do anónimo vêm para aqui largar umas atoardas, só um parentesis eu não acho que os Manchesteres e os Chelseas tenham superprofissionais de saúde até porque os top ten médicos, geralmente digo geralmente, não são funcionários de clubes.
Quanto aos outros profissionais de saúde é raro que tenham grandes problemas para resolver dado o enquadramento médico a que estão sujeitos e a experiência não será tanta como a desejada ou o grande público pensa.
Abraço
The Ripper
04-11-08, 20:01
a
Jose Rocha
07-11-08, 23:57
Se bem me parece como apareceu os Srs Fisiatras apareceram os Srs Enfermeiros de Reabilitação, só que os enfermeiros de reabilitação pertence já a classe de especialistas o que monetáriamente os favorece muito apesar do trabalho de enfermagem ser quase nulo,pois na instituição onde trabalhei alguns anos, os Srs enfermeiros de reabilitação limitavam-se: a mudar de posição os pacientes, a ajudar à higiene diária ,com uma grande ajuda dos auxiliares , à medicação, escrever as ocorrências diárias e muitas reuniões. Quando surgiam casos de urgência os pacientes eram enviados para o Hospital Distrital.
The Ripper
08-11-08, 11:25
:shock: Porque é que o meu post foi editado?
Mfonseca, andas a ensinar?? "Agora sou eu que falo" Porque estás no alto da sapiência?? dizes e/ou queres fazer pensar que estás.
idteixeira
10-03-10, 17:57
Olá a todos, é a primeira vez que vos vou pedir ajuda para pós graduações.
Sou portuguesa e estou a fazer o curso de fisioterapia no Brasil, porém pretendo voltar para Portugal e fazer lá a minha pós-graduação, só que estou com dificuldades em encontrar os locais que fazem pós em ortopedia e traumatologia, só encontro fisioterapia no desporto (não é que não me interesse por esta área, mas preferia ortopedia e traumatologia) ou recuperação músculo-esquelética.
Por favor se souberem de algum lugar digam-me, ainda faltam dois anos para terminar o curso, mas o tempo passa muito rapidamente e eu preciso decidir o que fazer e onde.
Obrigada pela vossa atenção.
idteixeira
19-06-10, 21:01
Olá a todos, estou a fazer fisioterapia no brasil e pretendo voltar para portugal, termino o curso no final do ano de 2011, gostaria de fazer uma pós-graduação em ortopedia, traumato e desportiva (pelo que verifiquei, em portugal é só desportiva ou ortopedia?), só que estou na dúvida sobre os melhores locais para o realizar.
Por favor, peço-vos ajuda para me elucidarem quanto ás entidades de qualidade para realizar a minha pós.
Obrigada pela vossa atenção
Olá a todos
Tenho-me "divertido" com esta polémica de fisios versus enfermeiros na área do desporto. Felizmente estou na área da neuro e aqui...os nossos colegas "enfermeiros de reabilitação" não se metem muito. Também, diga-se...é uma área pouco atractiva "económicamente".
Mas o que mais me diverte em tudo isto que tem sido dito, é o "puxa a brasa á sardinha" daquilo que é a reabilitação. Como o nosso colega Victor disse,...há fisios que fazem mestrados em terapia da fala...e ainda bem que o fazem,..mas nunca serão ou farão o mesmo que o terapeuta da fala. Tal como há enfermeiros a fazerem especialização em reabilitação e nunca serão ou farão o mesmo que um fisio. Chateia-me imenso ouvir alguém referir que era "tratado" de igual forma pelo enfermeiro ou pelo fisio. Das duas uma,..ou o senhor desconhecia o que é que lhe estavam a fazer ou então o nosso colega que o tratou era "nabo" ou "pau mandado". Ligar um aparelho eléctrico qualquer um liga, mas adequar uma corrente a uma determinada situação clinica,..bem isso já não é para todos. Verifico que com a chegada ao mercado de aparelhos de estimulação eléctrica, vocacionados á area desportiva/estética, a preços atractivos,...qualquer gato pingado se "transforma em expert" no mundo da reabilitação. O desenvolvimento de terapias com uso de maquinaria ainda torna mais fácil o acesso a este mundo,...se não veja-se o exemplo da proliferação de ginásios e de profissional-trainers já com "uma vertente em especialização de tratamento de coluna". A mim,..infelizmente faz-me rir..., pois no final quem acaba ganhando sou sempre eu e os ortopedistas que ganham um aumento de "intervenções em hérnias discais".
Se bem me lembro, havia um certo senhor que inicialmente se intitulava "fisio" mas que depois até era enfermeiro....etc e bla bla. Quantos foram os atletas que ficaram em maus lençõis devido ás suas "intervenções"?,..mas também existiram os que ficaram bem. Feitas as contas...quem ganhou ???... O antigo guarda redes do Porto ganhou, mas o desgraçado do Mantorras perdeu,... Mas espanta-me que depois de tudo o que se passou, ver formações na área desportiva em que este senhor aparece como "formador" de fisios. Espanta-me que colegas nossos paguem para isso. Espanta-me sobretudo saber que são fisioterapeutas que "o convidam" (ou convidaram) para isso. Esse convite surge devido á sua "sabedoria" ou "á publicidade dos média"?... Vou optar pela segunda hipótese, pois,... quem manda são sempre os "cifrões".
Sou fisioterapeuta com muito orgulho e respeito todo e qualquer profissional que intervenha na especificidade da sua área, mas não posso respeitar todo aquele que diz ser aquilo que não o é ou fazer aquilo que não o faz.
Um Abraço e desculpem o desabafo
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.