View Full Version : Antropometria
Estou a realizar um trabalho sobre a relaçao antropometrica e o basquetebol.
Alguem me pode ajudar?
elsaazevedo
02-11-07, 23:25
olá, querias estudar exactamente que aspectos da antropometria?
queres estudar o somatotipo, ou altura, pregas cutaneas...? é que antropometria envolve diversas áreas.
Cumprimentos
Elsa Azevedo
Estou a fazer um estudo antropometrico de basquetebolistas. Que vai envolver pregas, altura, envergadura,peso, % de massa gorda e magra.
Obrigado
elsaazevedo
08-11-07, 19:10
bem, durante o meu mestrado eu tive a disciplina de auxologia cineantropometrica, e se bem me recordo já há estudos feitos em portugal,acerca desses aspectos que queres estudar, nomeadamente, na regiao autonoma da madeira pelo professor Duarte Freitas, e em atletas pelo professor José Maia . Eles têm teses artigos e livros, que se encontram à disposição na Faculdade de desporto da universidade do porto, lá encontras também facilmente publicações de outros autores sobre o tema.
Em relação ao basquetebol, creio que há bastante material, assim como de outros desportos em geral.
Encontras facilmente artigos acerca desse assunto no google, se colocares a palavra Cineantropometria, há até uma revista brasileira onde podes encontrar artigos, que é a Revista Brasileira de Cineantropometria, mas o ideal era ires a uma Faculdade de Desporto de forma a teres um acesso mais amplo sobre esse tema. Para além de tudo isso, em qualquer estudo é muito importante que disponhas de instrumentos de avaliação válido e fiável, pois senão os teus resultados podem ser contestados.
Em relação à altura e envergadura, podes usar uma fita métrica. Para as pregas tens de arranjar um adipometro, e para o peso uma balança. Para as percentagens de gordura há instrumentos que avaliam, mas não são validados para a população portuguesa, nem são muito exactos, pelo que, o que se faz é utilizar uma formula em que se usam os valores das pregas com o peso. No entanto se quiseres calcular tens de ter determinadas pregas cutaneas, pois a formula comtempla 4. Depois se quiseres saber mais acerca deste tópico diz.
Não sei se esclareci todas as tuas duvidas, no entanto, se tiveres mais questoes é so dizer.
Cumprimentos,
Elsa Azevedo
GoncaloCorreia
03-06-08, 23:38
Ola
Gostaria de fazer avaliações de composição corporal usando o adipometro mas não consigo encontar onde se vende, podem-me dar site ou loja?
Obrigado
Gonçalo Correia
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.