PDA

View Full Version : Promoção da saúde, porque nao?!

Bruno Carvalho
31-10-07, 12:17
Ola a todos!:smile:
Talvez seja apenas um desabafo, mas a verdade é que lamento o facto de em Portugal a "Promoção da Saúde" ser uma realidade pouco frequente. Penso que nos, fisioterapeutas, temos competências para actuar a este nível (nas áreas que nos dizem respeito). Porque nao avançar com ideias originais?:confused:
Para tal nao precisamos de um P1 ou relatorio médico. Apenas criatividade! Trabalhei uns tempos numa clinica que se encontra situada numa região industrial de fabrico de móveis, o certo é que 80% dos doentes apresentavam os mesmos diagnósticos médicos (lombalgia). Embora a causa da lombalgia possa ser 1001 coisas, nao deixa de ser preocupante. Agora ponho-me no lugar de um patrão de uma empresa daquelas e penso: "mais operários de baixa = menos trabalho = menos lucro/rendimento". Agora ponho-me no lugar do director clínico da clinica e penso : "mais operários de baixa = mais trabalho = maior lucro/rendimento". Mas se me puser no meu lugar (Fisioterapeuta) penso: "falta de emprego = problema e resolução do mesmo = projectos novos, que pode ser, avaliar um ambiente problemático e encontrar soluções", quantos aos lucros é uma questão de mostrar que funciona.
Por isto tudo numa balança é dificil (ainda nao conheço balanças de trés pratos):lol:, mas fica ao critério de cada um.
Bem, aberto a sugestões ou criticas.
Abraço:) Bruno Carvalho

luciana
31-10-07, 12:27
:neutral: Ola, concordo plenamente,acho que promover a saude é o passo a seguir, temos que nos impor ,criar projetos e mostrar as grandes empresas que um fisioterapeuta pode avaliar o local de trabalho ,orientar ergonomia e promover a prevençao de doenças laborais como a LER por exemplo ... tenho feito alguns projetos nesta área.