PDA

View Full Version : Moxabustão

Fysio
31-08-05, 22:06
Boas,

Alguém utiliza isto? Dará algum tipo de resultado em fisioterapia?

Obrigado :wink:

LMSC
01-09-05, 01:06
Não utilizo mas conheço um pouco.

Consiste, grosso modo, na queima de um preparado de ervas medicinais secas sobre uma agulha inserida durante o tratamento de acupunctura.

Actualmente já vem tudo pronto a usar e basta inserir o "cone" de moxa sobre a agulha no mesmo instante em que se deseja obter o efeito; em seguida queima-se a mistura e deixa-se arder como um cigarro até à combustão quase total. Finalmente, retira-se com cuidado porque está quentinho...

Aproveito também para expressar a minha opinião:

Obviamente, tudo faz parte do processo de raciocínio próprio da MTC, nomeadamente a decisão de inserir ou não agulhas com ou sem moxabustão.
Penso que a utilização de técnicas de tratamento fora do contexto, como seria a sua utilização fora da MTC, em Fisioterapia, envolve alguns riscos porque o raciocínio é muito diferente.

É algo que exige uma decisão ponderada, na exacta medida em que também a aplicação da acupunctura pode estar errada, ao tentar tratar problemas que só muito remotamente têm relação com os seus efeitos e indicações formais.

Adérito Seixas
16-09-05, 19:14
Boas, conheço mas não aplico... mas pelo que sei tem muito bons resultados. A erva em questão é denominada artemisia vulgaris.
Como disse o Luis, pode ser utilizada com acupunctura, mas pode também ser utilizada sem as agulhas.
Quanto à sua utilização com Fisioterapia é possiel claro pois pode ser utilizada para tratamento de dor, por exemplo...

A acupunctura e outras modalidades da MTC podem ser utilizadas juntamente com a Fisioterapia, na minha opinião.