View Full Version : Procuram-se Moderadores Brasileiros
Caros membros,
Antes de mais quero agradecer a todos os que estão a contribuir para tornar este forum num melhor local de partilha de informação.
A FisioZone começou inicialmente por ser uma página apenas com utilizadores portugueses, mas agora com a invenção do google estámos a receber (e com todo o gosto, deixo desde já o nosso muito obrigado) pessoas de todas as partes do mundo... principalmente do Brasil.
Como tal, gostávamos de saber se alguém do Brasil está na disposição de nos ajudar a tornar este fórum mais "amigo" dos utilizadores brasileiros? Com isto quero dizer que começa a ser necessário, em algumas zonas do forum, torná-lo mais organizado e específico. Algumas alterações já foram feitas, respectivamente na secção de "Emprego" e "Acções de Formação", com vista a evitar confusões, foram criados subforuns para Portugal, Brasil e Internacional.
Contudo, penso que ainda há algum trabalho a fazer e gostava de ouvir mais sugestões relativamente a este assunto... :smile:
Aproveito para perguntar se há utilizadores brasileiros interessados em serem moderadores da FisioZone?
Desde já o nosso muito obrigado!
Atenciosamente,
FisioZone.com (http://www.fisiozone.com)
Laira Ramos
25-10-07, 13:10
Olá, meu nome é Laira Ramos, já estou morando em Portugal e sou Pesquisadora da ESTESL, estou também organizando um curso aqui, onde também serei formadora.
Acho muito interessante ter um contacto mais específico com os brasileiros pois vivi muitas dúvidas quando cheguei aqui. Por isso me coloco a disposição no que for preciso.
Abraços
Laira Ramos
Muito obrigado Laira, enviei-lhe uma mensagem privada.
karina ramos
26-10-07, 02:53
Olá, meu nome é Karina Ramos, sou fisioterapeuta, brasileira e resido no Brasil mesmo. Em uma pesquisa na internet eu encontrei este site e me encantei. Pois sempre tive muita vontade de trabalhar em Portugal. Porém, fiquei muito decepcionada ao trocar algumas informações com alguns colegas do forum de mensagens. Por aqui no Brasil se diz muito que Portugal é um dos melhores lugares para se trabalhar como fisioterapeuta, dizem q tem muito emprego, que a remuneração é alta, enfim. Mas pelo fisiozone descobri que a realidade é outra. Percebi que apesar de todas as dificuldades que temos aqui no Brasil como a falta de emprego, falta de boa remuneração, falta de fiscalização por parte de nosso conselho, apesar disso tudo, me pareceu que por aqui temos um pouco mais de autonomia para trabalhar, claro que ainda existe um longo caminho a se percorrer, porém, os médicos nos dão uma liberdade maior e um voto de confiança para que tratemos de seus pacientes. Existe uma troca de informação importante entre medico e fisioterapeuta, claro que nao sao todos os medicos que sao assim tao acessiveis, mas eu pelo menos tenho tido sorte neste sentido. Para nós fisioterapeutas muitas vezes, a opção é partir para o atendimento domiciliar particular, pois as empresas de Home Care também não nos remuneram muito bem. Outra saída que muitos tem encontrato é Fisioterapia Dermato Funcional, ou Estética, é um campo que tem crescido muito por aqui no Brasil.
Me coloco a inteira disposição para qualquer informação ou ajuda que precisarem!
Abraços
Karina
Obrigado Karina, veja por favor as mensagens privadas.
Jose Rocha
26-10-07, 16:50
Acho muito bem que se abram as portas a todos os colegas, independente da Nacionalidade, mas cuidado :rolleyes:se é díficil controlar os verdadeiros Fisios em Portugal, penso que muito mais dificil será controlar os estrangeiros:wink:
karina ramos
26-10-07, 20:40
Não entendo essa questão de falsos fisioterapeutas em Portugal. Por aqui há alguns anos existiam os chamdos técnicos em fisioterapia, mas depois de muita briga nós conseguimos acabar com essa função. E quanto aos falsos fisioterapeutas por aqui tb acontece, porém, pelo menos quanto a isso o nosso Conselho tem se mostrado atuante.
Abraços
Acho muito bem que se abram as portas a todos os colegas, independente da Nacionalidade, mas cuidado :rolleyes:se é díficil controlar os verdadeiros Fisios em Portugal, penso que muito mais dificil será controlar os estrangeiros:wink:Olá José Luís,
Sim, é verdade... mas penso que não há que ter medo :cool:
Vamos indo e vamos vendo, mas penso que com a ajuda de todos podemos criar uma boa interacção entre nós.
Não entendo essa questão de falsos fisioterapeutas em Portugal. Por aqui há alguns anos existiam os chamdos técnicos em fisioterapia, mas depois de muita briga nós conseguimos acabar com essa função. E quanto aos falsos fisioterapeutas por aqui tb acontece, porém, pelo menos quanto a isso o nosso Conselho tem se mostrado atuante.Karina, digámos que nós ainda estámos a começar a "briga", e infelizmente ainda não há nenhum Conselho que nos salve. Quem sabe... em breve.
Abraço!
karina ramos
27-10-07, 14:21
Mas aí em Portugal não existe um Conselho de Fisioterapia?
Hélder Abreu
27-10-07, 15:27
Mas aí em Portugal não existe um Conselho de Fisioterapia?
Temos uma Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF) e o Sindicato dos Fisioterapeutas Portugueses (SFP). Mas no que toca à luta contra a prática indevida de Fisioterapia por parte de pessoas sem habilitações, ou até pelos auxiliares de fisioterapia, ambos têm feito muito pouco ou nada mesmo:doubt:. Talvez seja pela baixo apoio dos sócios, ou talvez ou sócios não dêem apoio pela falta de acção das entidades. A verdade é que neste momento, a Fisioterapia em Portugal está longe do seu melhor:cry:.
karina ramos
28-10-07, 02:38
Nossa!!! Estou muito triste por esta situação da fisio em Portugal! Aqui tb, temos associações, temos o sindicato, estes realmente fazem muito pouco por nossa classe. Já o nosso conselho, o Crefito (Conselho de fisioterapia e terapia ocupacional), também não é lá essas coisas, mas aos poucos têm mostrado algumas atuações. Até que o conselho é bem organizado, é subdivido em subregiões, por exemplo nós que moramos em São Paulo pertencemos ao Crefito 3 e temos um número de registro de acordo com o conselho. Nos últimos anos tem se feito uma divulgação maior, porém ainda não suficiente, alertando a população para que denunciem quanto à "falsos fisioterapeutas". No site do conselho existe um espaço para que qualquer pessoa pesquise através do nome ou do número de inscrição no conselho, se determinado fisioterapeuta está habilitado/autorizado à exercer à profissão. Caso não esteja, este responderá na justiça a um processo por exercício ilegal da profissão. Com toda injustiça que existe no Brasil, ao menos nessa parte, a coisa parece funcionar.
Acho que vocês poderiam brigar também por um conselho e que seja atuante aí em Portugal! Aqui no Brasil a Fisio divide o conselho com outra classe, a da Terapia Ocupacional. Tem sido uma união de forças bem interessante. Mas ainda falta muito!!!! A falta de fiscalização em clíncias, consultórios e mesmo em hospitais ainda é grande. Além de tudo estamos brigando por um aumento no valor de nosso piso salarial que atualmente gira em torno de R$ 1.380,00, não sei quanto seria este valor em euros.
Mas é isso aí pessoal! Briguem mesmo por melhores condições e acho interessante correrem atras para a instituir um conselho em Portugal!
Caso não esteja, este responderá na justiça a um processo por exercício ilegal da profissão. Com toda injustiça que existe no Brasil, ao menos nessa parte, a coisa parece funcionar.Esta seria uma boa medida, sem dúvida.
Além de tudo estamos brigando por um aumento no valor de nosso piso salarial que atualmente gira em torno de R$ 1.380,00, não sei quanto seria este valor em euros.São 540€, não sei em comparação ao custo de vida... mas parece-me realmente bastante baixo. Aqui penso que os ordenados estão entre 800€ e 1200€... há quem ganhe mais e há quem ganhe menos... mas penso que rondam esses valores.
Laira Ramos
30-10-07, 14:03
Esta seria uma boa medida, sem dúvida.
São 540€, não sei em comparação ao custo de vida... mas parece-me realmente bastante baixo. Aqui penso que os ordenados estão entre 800€ e 1200€... há quem ganhe mais e há quem ganhe menos... mas penso que rondam esses valores.
1300 reais em relação ao custo de vida seria o mesmo que ganhar +/- 800 euros em Portugal, isto varia muito devido ao tamanho do Brasil e o custo de vida em São Paulo é muito diferente do custo de vida no Paraná, por exemplo.
O que eu vejo que acontece tanto em Portugal como no Brasil são tratamentos de fisioterapia cada vez mais ligados a planos de saúde que pagam mal diminuindo a qualidade do tratamento. Tem qeu haver uma maior união da classe para exigir preços mínimos para que possamos garantir tratamentos de qualidade.
Esta seria uma boa medida, sem dúvida.
São 540€, não sei em comparação ao custo de vida... mas parece-me realmente bastante baixo. Aqui penso que os ordenados estão entre 800€ e 1200€... há quem ganhe mais e há quem ganhe menos... mas penso que rondam esses valores.
:redface:O grande problema no Brasil é que ha uma grande diferença entre piso salarial e salario real, e podemos encontrar fisioterapeutas ganhando 400 reais.... aqui em portugal também tem acontecido coisas assim, o publico paga bem o privado paga se for a recibos o que nos deixa com muito pouco, mas um fisoterapeuta ganhar 500 euros é menos que qualquer profissional de nivel medio por ai...mas como precisamos trabalhar para sobreviver,muitos de nós aceita qualquer salario para começar e isso nunca muda...
karina ramos
31-10-07, 16:55
Eu moro em São Paulo, o piso aqui é de 1385,00 reais. Como a colega disse, esse valor é muito baixo perto do custo de vida que se tem aqui. Além disso, é dificil encontrar profissionais que ganham este valor, geralmente recebe-se muito menos que isso. É verdade que tem fisioterapeutas trabalhando mesmo por até 400 ou 500 reais, pq infelizmente falta emprego e quando se encontra, o profissional se sujeita a ganhar um valor muito menor do que deveria. O que é uma pena, pois se cada vez mais os fisioterapeutas se sujeitarem a ganhar valores que são uma vergonha, os empregadores dificilmente aumentarão a nossa remuneração. E mais ainda, existem muitas clínicas e eu sei até de hospitais que contratam estagiários para fazerem o trabalho dos fisios formados, afinal estagiário aqui é mão de obra barata. Eles pagam 150,00 para um estagiário em média, sai muito mais barato do que pagar um fisioterapeuta. Nada contra estagiários, acho que todos devem ter a oportunidade de aprender na prática, mas não é justo que este tipo de coisa tire oportunidade de pessoas formadas que batalham por uma oportunidade.
fisiobrasilrj
04-11-07, 14:51
Caros membros,
Antes de mais quero agradecer a todos os que estão a contribuir para tornar este forum num melhor local de partilha de informação.
A FisioZone começou inicialmente por ser uma página apenas com utilizadores portugueses, mas agora com a invenção do google estámos a receber (e com todo o gosto, deixo desde já o nosso muito obrigado) pessoas de todas as partes do mundo... principalmente do Brasil.
Como tal, gostávamos de saber se alguém do Brasil está na disposição de nos ajudar a tornar este fórum mais "amigo" dos utilizadores brasileiros? Com isto quero dizer que começa a ser necessário, em algumas zonas do forum, torná-lo mais organizado e específico. Algumas alterações já foram feitas, respectivamente na secção de "Emprego" e "Acções de Formação", com vista a evitar confusões, foram criados subforuns para Portugal, Brasil e Internacional.
Contudo, penso que ainda há algum trabalho a fazer e gostava de ouvir mais sugestões relativamente a este assunto... :smile:
Aproveito para perguntar se há utilizadores brasileiros interessados em serem moderadores da FisioZone?
Desde já o nosso muito obrigado!
Atenciosamente,
FisioZone.com (http://www.fisiozone.com)
Fisiobrasilrj, caros amigos:
Prezados senhores Fisioterapeutas, muito prazer, sou o Nilson Borges, fisioterapeuta do interior do estado do Rio de Janeiro, Barra do Pirai. Primeiramente temos que refletir sobre nossas próprias características em geral (regional e do país), sermos mais profissionais do negocio e excelentes em nossas técnicas, as questões comerciais são nosso grande desafio, em qualquer parte do mundo é o que está dando para perceber. O fato do Brasil possuir seu COFFITO e seus CREFITOS, pouco irá resolver tais, questões comerciais, vide o nosso salário aqui na região do estado do Rio de Janeiro, no Grande Rio o piso é aproximadamente 600,00 e poucos reais, na Baixada ele não fica muito longe disto, já no interior do estado vai para 900,00 e poucos reais. Eu pergunto, com este dinheiro dá para viver com dignidade é real? Bem, vamos culpar o sindicato de nossa região, o SINFITO/RJ. Ai eu faço uma pergunta. Você conhece o Guimarães. Quem é este cara? Vá pesquisar. Outra coisa, o problema de nossa participação em nosso CREFITO, tem que ser efetiva, muitos só reclamam, poucos participam, será que em Portugal, a coisa é diferente? O mercado de trabalho, está muito difícil, não porque escolhemos ser fisioterapeutas mas é está economia nossa globalizada em que estamos vivendo. A conjuntura economica obriga-nos a estas situações em que estamos vivendo tanto aqui no Brasil como fora. Bem o fato é que comemoramos agora no dia 13 de outubro passado, mais um aniversário de nossa profissão, estamos a 38 anos trabalhando pela nossa construção profissional aqui, temos problemas. Sim muitos. Temos que enfrentar os técnicos em Reabilitação, sim, temos que enfrentar os atos médicos, sim, temos que perseguir nossa fé em nossa profissão, sim, temos. Temos que formar uma rede internacional de compartilhamento técnico, social, humanitário, amigos e cristão, sim temos. Desta forma quero deixar o endereço: fisionucleo@yahoogrupos.com.br, para os amigos se associarem e compartilharmos mais está comunidade de profissionais do interior do estado do rio de janeiro (volta redonda e pinheiral). Outra coisa, nós fisioterapeutas temos muitos talentos, mas não podemos ficar mais com tanto talento, pois está lentidão é o principal desafio que temos de enfrentar, deixe o seu talento de lado e participe de sua comunidade técnica em sua região. Abraço do novo amigo fisiobrasilrj.
Olá!
Nossa, eu não imaginava que estava nestas condições a nossa profissão, tanto aqui no Brasil, como ai em Portual, claro que as dificuldades existem, mas existem para serem vencidas...Obrigada por manter estas discussões em pauta!!!
Até breve!!!:biggrin:
karina ramos
26-11-07, 09:07
Sim amiga brasileira!!! Somente com estas discussões é que poderemos quem sabe..."salvar" a fisioterapia!!!
Abraços!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.