View Full Version : Rotura 6 a 7 mm
Boas Tardes . . . É o seguinte há 2 meses num treino de futebol a fazer um passe longo senti mesmo daquele rasgão . . . Parei 1 semana passado essa semana voltei e senti-me da lesão voltei ' cresceu-me um papo ' então como no clube que por incrivel que pareca é um clube da Bwin Liga mas enfim . . . Decidi ir ao Hospital onde descobri a rotura de 6 a 7mm na coxa e não me lembro bem o musculo que era mas penso que é o principal e ainda falava de qualquer coisa do reto , o ortopedista disse que eu tinha de ser operado e que nunca iria ter a força que tinha nesta perna ou na coxa quando supostamente ia marcar a cirurgia o médico diz-me que eu apenas tinha de estar 8 semanas parado e depois fazer fisioterapia mas enfim já nem sei que fazer que pensar :S . . . Agradeco ajuda
Cumps
Ismaelsilva
22-10-07, 23:31
Claro que esse caso, sendo uma recidiva de uma lesão anterior, o ortopedista muito provavelmente nem reparou, que a lesão poderia já ter próxima uma área de tecido fibrotico (tecido que substitui o músculo após uma ruptura muscular) e que este novo rasgão, que poderá ser próximo do antigo, não permita assim com sucesso a cirurgia. Por outro lado caso a cirurgia não seja nos dias seguintes à lesão, esta deixa de fazer sentido, pois já se começou a formar tecido fibrótico, e já se iniciou o processo de cicatrização tissular. Temos ainda de ter em consideração que uma ruptura do Quadricipete, mais concretamento do recto anterior, demora sempre mais tempo que uma outra ruptura devido à tensão muscular exercida por este.
Neste caso e passado este tempo, aconselho que te dirijas a um Fisioterapeuta, para que ele avalie o teu caso e te oriente no tratamento.
As melhoras rápidas,
E bom tratamento,
Abraço
MArco Silva
Claro que esse caso, sendo uma recidiva de uma lesão anterior, o ortopedista muito provavelmente nem reparou, que a lesão poderia já ter próxima uma área de tecido fibrotico (tecido que substitui o músculo após uma ruptura muscular) e que este novo rasgão, que poderá ser próximo do antigo, não permita assim com sucesso a cirurgia. Por outro lado caso a cirurgia não seja nos dias seguintes à lesão, esta deixa de fazer sentido, pois já se começou a formar tecido fibrótico, e já se iniciou o processo de cicatrização tissular. Temos ainda de ter em consideração que uma ruptura do Quadricipete, mais concretamento do recto anterior, demora sempre mais tempo que uma outra ruptura devido à tensão muscular exercida por este.
Neste caso e passado este tempo, aconselho que te dirijas a um Fisioterapeuta, para que ele avalie o teu caso e te oriente no tratamento.
As melhoras rápidas,
E bom tratamento,
Abraço
MArco Silva
Desde já obrigado pelo esclarecimento ;) .
Mas vou puder voltar a jogar normalmente ? Ou vou ficar sempre com a dor que tenho quando faço alguns movimentos a fazer força com a coxa ?
Ismaelsilva
23-10-07, 23:36
Com um tratamento adequado será para continuares a jogar sem dores claro, podes querer que existem muito mais jogadores profissionais com esse tipo de rupturas ou piores e que recuperam a 100%.
Por isso agora a tua maior preocupação deverá ser recuperar bem, com um bom acompanhamento, para poderes voltar ao activo!
Abraço!
Marco Silva
Com um tratamento adequado será para continuares a jogar sem dores claro, podes querer que existem muito mais jogadores profissionais com esse tipo de rupturas ou piores e que recuperam a 100%.
Por isso agora a tua maior preocupação deverá ser recuperar bem, com um bom acompanhamento, para poderes voltar ao activo!
Abraço!
Marco Silva
Muito Obrigado, nem sabe o alivio que foi ler este seu post :D . . .
Mas pode me dizer qual é mais ou menos o tratamento que é suposto eu fazer? É que assim já fico com uma ideia sobre se o que me vão fazer se está correcto ;)
Abraço e mais uma vez muito obrigado ;)
Bem hoje finalmente fui ao médico e vou começar a fazer fisioterapia , 10 sessões ao fim das 10 sessões que acho pouco o médico vai dizer se estou apto a jogar ;)
Edit: Ele disse que o papo que eu tinha na coxa era uma hernia ...
Acham que e' benéfico usar Coxa elástica quando vou para a escola e assim ?
Agradeco Resposta Sff
Apenas se fores praticar actividade física
De resto apenas serve para te proteger do rigor do inverno :lol:
Apenas se fores praticar actividade física
De resto apenas serve para te proteger do rigor do inverno :lol:
Ehehe :'D . . . BrigadO ;)
Ismaelsilva
04-11-07, 21:38
Depois dos tratamentos e do acompanhamento pelo Fisioterapeuta dá notícias para sabermos como correram as coisas!
Abraço e boa Recuperação!
Depois dos tratamentos e do acompanhamento pelo Fisioterapeuta dá notícias para sabermos como correram as coisas!
Abraço e boa Recuperação!
IsmaelSilva se poderes dizer o tratamento que me têm de me fazer no meu caso era bom, para saber se o que me estão a fazer é o indicado ;)
Abraço e obrigado
Ismaelsilva
06-11-07, 00:35
Boas ora então na minha humilde opinião o tratamento deveria de ser:
Electroterapia:
- Ultra-sons;
- Laser;
- Se permanecer ainda dor correntes (galvanicas ou interferenciais)
Alongamentos específicos;
Massagem (Massagem transversal profunda, para reduzir a fibrose e realinhar as fibras)
Fortalecimento muscular;
Adapatação ao treino.
Poderão ser adicionadas mais umas componentes, mediante a avaliação, estou a falar de uma forma global!
Abraços!
As Melhoras
Bem , hoje fui á segunda seção da fisioterapia onde fiz o mesmo que fiz primeira . . . Fiz ultra-sons penso que é assm que se chama , fiz correntes e panos quentes . . .
Ismaelsilva
07-11-07, 00:32
Pois amigo esse tratamento é um inicio, mas não é suficiente, pede ao Fisioterapeuta que te acompanha, que te ensine uns exercicios de fortalecimento e de alongamentos especificos para esse musculo!
Abraço
Pois amigo esse tratamento é um inicio, mas não é suficiente, pede ao Fisioterapeuta que te acompanha, que te ensine uns exercicios de fortalecimento e de alongamentos especificos para esse musculo!
Abraço
Mas tipo Ismael eu ainda sinto algumas dores, é normal ?
As dores não são a andar normalmente nem nada apenas quando faço força com a coxa ;)
À é verdade eu vou fazer 10 seções não sei se essas 10 seções vão ser sempre o mesmo tipo de tratamento ...
Eu nem percebo bem o que a fisioterapeuta diz, ela é alemã e pa falar Pt vê-se lixada xD ...
Abraço
Ora bem hoje fui á 3ª seção fiz o que tinha feito ontem e anteontem apenar fiz um exercicio que nem sei descrever bem o que era . . .
Cumps
Boas...
o tratamento depende do tipo de avaliaçao que foi feita. Acho esquesito que depois de 2 sessoes nao teres nenhum exercicio a fazer, principalemnte se nao tens grandes dores... E mais esquesito ainda é nao perceberes o unico exercicio que te foi dado na terceira sessao! Podemos compreender que a lingua é um factor importante, mas nenhum fisioterapeuta vai deixar seu utente fazer um exercicio se ele nao entende bem como deve ser executado... isto a meu ver claro!
Boa sorte...
Boas...
o tratamento depende do tipo de avaliaçao que foi feita. Acho esquesito que depois de 2 sessoes nao teres nenhum exercicio a fazer, principalemnte se nao tens grandes dores... E mais esquesito ainda é nao perceberes o unico exercicio que te foi dado na terceira sessao! Podemos compreender que a lingua é um factor importante, mas nenhum fisioterapeuta vai deixar seu utente fazer um exercicio se ele nao entende bem como deve ser executado... isto a meu ver claro!
Boa sorte...
Tipo eu percebi o que estava a fazer só que nunca o tinha executado... O exercicio era eu tava deitado ela pos-me uma toalha pequena enrulada por de baixo do joelho/articulações e tinha de fazer força para baixo, fiz 30 x isso , fazia 1a x de 5/7 seg para 4 e assim sucessivamente ;)
Ismaelsilva
08-11-07, 23:04
Pois amigo, para a tua fase de reabilitação esses exercicios são básicos, ou seja muito pouco, nesta tua fase já temos de começar a puxar mais um pouco pelas capacidades para ver como te sentes!
Pois na minha opinião temos de ser um bocado mais exigentes, por outro lado e normal que sintas alguma dor ainda, ainda que os exercícios que tenhas feito não sejam nada de especial para despoletar dor!
Vamos esperar mais uns dias para ver como evolui o tratamento!
Abraço
Pois amigo, para a tua fase de reabilitação esses exercicios são básicos, ou seja muito pouco, nesta tua fase já temos de começar a puxar mais um pouco pelas capacidades para ver como te sentes!
Pois na minha opinião temos de ser um bocado mais exigentes, por outro lado e normal que sintas alguma dor ainda, ainda que os exercícios que tenhas feito não sejam nada de especial para despoletar dor!
Vamos esperar mais uns dias para ver como evolui o tratamento!
Abraço
Ya, eu vou dando noticias, entrentanto hoje fiz o mesmo tratamento de ontem , sinto a coxa durida não sei explicar bem fatigada talvez mais ao menos como me sinto dos musculos após um jogo ...
Abraço
Ismaelsilva
12-11-07, 00:44
Boas!
Essas dores musculares normalmente não podem ser provocadas por aquele exercício simples que tens feito!
Já agora continuas a praticar algum desporto, ou estas só em recuperação?
Abraço
Boas!
Essas dores musculares normalmente não podem ser provocadas por aquele exercício simples que tens feito!
Já agora continuas a praticar algum desporto, ou estas só em recuperação?
Abraço
Não, já estou parado sem fazer qualquer tipo de desporto à mais de 2 meses :S ... Se soubesses as saudades que tenho de jogar futebol :S
Abraço
Ismaelsilva
13-11-07, 00:03
Pois amigo acredito k tas com uma fome de bola do raio!
Abraço
Boa recuperação
Bem, ismael tenho feito o que havia feito até agora , ultra-sons , panos quentes, correntes e depois aquele tal alongamento ... 5ª feira vou ao médico para ele ver como estou, mas já sei que vou continuar a fisioterapia e tal , só acho que já podia começar a fazer um bicicletinha e tal , digo eu não sei ;)
Abraço
E muito obrigado pela atenção que tens dado ao meu caso ;)
Ismaelsilva
14-11-07, 00:32
Bem, nesta altura do campeonato e com os tratamentos que já fizeste já deveria para começares a correr, claro que num ritmo ainda calmo sem alargar muito a passada, mas já com umas corridinhas uns 10 minutos. Sem dores claro se começar a dor parar de imediato!
Se tiveres hipótese de dares primeiro umas voltinhas de bike, para ai uns 15 minutos é uma forma ainda melhor de começares a readaptaçao ao Treino!
Abraço
Bem, nesta altura do campeonato e com os tratamentos que já fizeste já deveria para começares a correr, claro que num ritmo ainda calmo sem alargar muito a passada, mas já com umas corridinhas uns 10 minutos. Sem dores claro se começar a dor parar de imediato!
Se tiveres hipótese de dares primeiro umas voltinhas de bike, para ai uns 15 minutos é uma forma ainda melhor de começares a readaptaçao ao Treino!
Abraço
Pois, deixa ver o que o médico diz na quinta feira ;)
Abraço
Afinal fui hoje ao médico, ele diz que estou bem melhor , mas vou fazer uuma ressonância magnética ...
Abraço
Ismaelsilva
14-11-07, 22:33
De qualquer das formas a ressonância não te vai tratar, vamos só ver a lesão e a sua evolução, no entanto, deves continuar a trabalhar, penso que deverás continuar os tratamentos de Fisioterapia, caso não continues, é importante começares a fazer uns treinos de bike!
Para não deixares as tuas capacidades irem muito abaixo!
Abraço
De qualquer das formas a ressonância não te vai tratar, vamos só ver a lesão e a sua evolução, no entanto, deves continuar a trabalhar, penso que deverás continuar os tratamentos de Fisioterapia, caso não continues, é importante começares a fazer uns treinos de bike!
Para não deixares as tuas capacidades irem muito abaixo!
Abraço
Ismael, vou continuar com a fisioterapia, espero é que já mais desenvolvida e não com a monotonalidade que tem sido que eu quase adormeco xD ...
Abraço
Edit: em que consiste a ressunância ? Que é que é feito ?
Ismaelsilva
16-11-07, 01:17
Uma ressonancia magnetica é um exame que nos vai mostra com o maximo detalhe os tecidos, podendo assim detectar lesoes, ou alteraçoes do tecido e avaliar a sua dimensão e as limitaçoes que pode trazer!
Não custa nada tens é de tar parado e nem podes tossir, senão vai logo o exame a vida!
Abraço
Ora bem , Segunda-Feira vou fazer a ressonancia , vou dando notícias ...
Abraço
Boa tarde.
Eu jogo futebol e num treino lesionei-me, tal como já muita gente escreveu aqui no site, chutei a bola com o pé direito, mas o meu pé esquerdo ficou mal apoiado e senti o tal "rasgão2 e umas dores intensas.
Mais tarde fiz uma ecografia e o resultado foi uma rotura de 2 cm na coxa (recto anterior). Passado 1 mês dessa ecografia, voltei a fazer outra onde o médico disse que já tinha desinflamado um pouco e que disse que já estava melhor mas disse para eu fazer 20 sessões de fisioterapia (que já estou a fazer).
A minha questão é: é aconselhável fazer massagem na zona lesionada? Pois fizeram-me nestes primeiros dois dias e senti dores fortes nos dias seguintes. Quais são os aparelhos adequados para fazer o tratamento? Até agora só fiz ultra-sons ...
Obrigado.
Boa tarde.
Eu jogo futebol e num treino lesionei-me, tal como já muita gente escreveu aqui no site, chutei a bola com o pé direito, mas o meu pé esquerdo ficou mal apoiado e senti o tal "rasgão2 e umas dores intensas.
Mais tarde fiz uma ecografia e o resultado foi uma rotura de 2 cm na coxa (recto anterior). Passado 1 mês dessa ecografia, voltei a fazer outra onde o médico disse que já tinha desinflamado um pouco e que disse que já estava melhor mas disse para eu fazer 20 sessões de fisioterapia (que já estou a fazer).
A minha questão é: é aconselhável fazer massagem na zona lesionada? Pois fizeram-me nestes primeiros dois dias e senti dores fortes nos dias seguintes. Quais são os aparelhos adequados para fazer o tratamento? Até agora só fiz ultra-sons ...
Obrigado.
E0u já tenho feito um tratamento mais evoluido , já faço bicicleta , exercícios e tal ...
Mas no inicio fiz : ultra-sons , calor e correntes ...
Mas cada caso é o seu caso ...
Deixa vir ai os fisioterapeutas que eles sabem isto muito melhor que eu ;)
Abraço
Ok.
Eu vou na 3ª sessão e tenho feito: aunização (uma cena assim ...), ultra-sons e laser. A ti faziam-te massagens?
Eu vou fazer 20 sessões, mas isto ainda está muito inflamado e por isso ainda devo fazer mais tempo essas cenas. Tu só fizeste 10? Como foi, mais ou menos, o teu processo de recuperação?
Abraço.
Ok.
Eu vou na 3ª sessão e tenho feito: aunização (uma cena assim ...), ultra-sons e laser. A ti faziam-te massagens?
Eu vou fazer 20 sessões, mas isto ainda está muito inflamado e por isso ainda devo fazer mais tempo essas cenas. Tu só fizeste 10? Como foi, mais ou menos, o teu processo de recuperação?
Abraço.
Não, nunca me fizeram massagens ...
Eu fiz 10 e fui visto pelo médico, o mesmo mandou-me fazer uma ressonancia e uma ecografia estou a recuperar ... Já vou na 15ª sessão , nesta altura estou a fazer ultra-sons, calor , correntes , exercicios , bicicleta e a levantar peso (2 kg )
Abraço
Pois, porque tipo:
ultra-sons, laser ... é tudo normal e é aconselhável para o tratamento.
Aonde eu tenho dúvidas é nas massagens: não sei se é aconselhável fazer ou não.
Eu já fiz um novo tópico, mas ainda nenhum fisioterapeuta respondeu ...
Hélder Abreu
22-11-07, 21:58
Olá Ronaldo,
Não existe nenhum tipo de tratamento pré-definido para as rupturas musculares. Pois tal como o pedrosa referiu, cada caso é um caso. Não fique preocupado quanto à massagem no seu tratamento. Pode ser perfeitamente adequada à sua situação. O Fisioterapeuta que o está a tratar, com certeza que está a adaptar o tratamento à sua situação:smile:.
Olá Ronaldo,
Não existe nenhum tipo de tratamento pré-definido para as rupturas musculares. Pois tal como o pedrosa referiu, cada caso é um caso. Não fique preocupado quanto à massagem no seu tratamento. Pode ser perfeitamente adequada à sua situação. O Fisioterapeuta que o está a tratar, com certeza que está a adaptar o tratamento à sua situação:smile:.
Ok, obrigado.
Mas por exemplo eu devo fazer 20 sessões ou talvez 30.
Imaginado que fizesse 30, o que me aconselharia a fazer? Tipo: exercícios ou as "máquinas" que devo utilizar?
Hélder Abreu
22-11-07, 22:58
Ok, obrigado.
Mas por exemplo eu devo fazer 20 sessões ou talvez 30.
Imaginado que fizesse 30, o que me aconselharia a fazer? Tipo: exercícios ou as "máquinas" que devo utilizar?
A reabilitação não deve ser feita com sessões contadas. Vai depender sempre da extensão da lesão e de muitos outros factores, inclusive de factores intrínsecos ao paciente, como a vontade que tem de recuperar, o seu empenho fora das sessões, entre outros.
Quanto ao tipo de tratamento, ele deve ser sempre que possível funcional. Isto é, as máquinas podem ser muito boas para fortalecer os músculos afectados, no entanto o mais importante é readaptar o paciente à sua função. Se é jogador de futebol e a lesão foi feita num gesto desportivo (independentemente de praticá-lo profissionalmente ou como hobby), a reabilitação deve focar esse gesto. A isso chama-se Proprioceptividade ou Treino Proprioceptivo. Este é parte fundamental de qualquer reabilitação desportiva.
Jose Rocha
23-11-07, 09:29
Antes de mais gostaria de fazer a seguinte observação:
- Dar receitas através da Net é um bocado arriscado.:doubt:
- Avaliar à distância o trabalho dos colegas parece-me incorrecto.:redface:
Acho correcto ser o Fisioterapeuta a propôr a discussão do tratamento, e n
ão o atleta, este poderá induzir a erro, pois não tem conhecimento das técnicas nem dos objectivos.
Antes de mais gostaria de fazer a seguinte observação:
- Dar receitas através da Net é um bocado arriscado.:doubt:
- Avaliar à distância o trabalho dos colegas parece-me incorrecto.:redface:
Acho correcto ser o Fisioterapeuta a propôr a discussão do tratamento, e n
ão o atleta, este poderá induzir a erro, pois não tem conhecimento das técnicas nem dos objectivos.
Concordo, mas só pedi uma opinião para ter uma ideia, pois tinha dúvidas quanto a se a massagem era correcta numa rotura, pois sei que: iunização, laser e ultra-sons são normais.
Ismaelsilva
26-11-07, 00:32
A ideia não é tratar nem orientar o tratamento, é só idealizar o que poderá ou não ser uma boa opção para o tratamento destes casos, que são aqui discutidos!
Sabes muito bem que existem por ai muito bons profissionais, mas o contrário também e uma realidade!
Abraço
A ideia não é tratar nem orientar o tratamento, é só idealizar o que poderá ou não ser uma boa opção para o tratamento destes casos, que são aqui discutidos!
Sabes muito bem que existem por ai muito bons profissionais, mas o contrário também e uma realidade!
Abraço
É isso mesmo.
Bem , hoje fui à consulta e vou finalmente começar a correr , se tudo correr bem daqui a um mês volto à competição ...
Abraço
Bem , hoje fui à consulta e vou finalmente começar a correr , se tudo correr bem daqui a um mês volto à competição ...
Abraço
Fizeste quanto tempo de fisioterapia?
Qunatas sessões?
Diz aí, pormenorizadamente, como foi o teu processo de recuperação ao longos das semanas, SFF.
Abraço.
Obrigado.
8 Semanas de paragem sem fazer nada , 16 seções de Fisioterapia ... Ainda não estou totalmente recuperado daqui a 3 semanas vou voltar à clinica para ver se então o médico me dá alta mas ele diz que até lá posso correr ;)
Ismaelsilva
28-11-07, 22:47
Mas já te sentes bem melhor!
Ou so te sentes melhor? (pouco) melhor
Sinto-me muito bem , apenas sinto as coxas 'duridas' mais na que sofri a lesão, é normal ?
Abraço
Eu vou em 5 semanas de paragem e já fiz, sensivelmente 10 das 20 sessões inicialmente programadas.
Ronaldo, eu tive 4 meses de paragem :S
Ronaldo, eu tive 4 meses de paragem :S
4 meses :redface:
Realmente é bastante tempo ... e eu a pensar que em 8 semanas já estaria em forma :rolleyes:
Ismael, apesar de cada caso ser diferente, há roturas em que é aconselhavél fazer massagem profunda?
Obrigado.
Bem nunca mais disse nada aqui , ora bem estou actualmente recuperado a 100% apenas fiquei com os "papos" que penso que me vão acompanhar para o resto da minha vida ...
Continuo no Boavista actualmente a disputar o Campeonato nacional de juvenis ..
Cumprimentos e muito obrigado .
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.