PDA

View Full Version : Parafina

Joana pais
12-10-07, 12:43
Bom dia

Tenho uma dúvida um tanto ao quanto estranha: normalmento encomendo a parafina numa loja de material de ortopedia. A parafina chega-me em pequenos pedaços e funde-se muito rapidamente. No entanto desta vez a que me enviaram foi da "gal químicos" e vinha em tamanho XL!!!! Cada placa era de 5kg. O problema está em que desde ontem que, (depois de grande dificuldade a parti-la aos bocados), coloquei-a na tina e ainda hoje nao fundiu nadinha!!!! Liguei para o senhor que a enviou e ele disse que era normal uma vez que esta era mais espessa e disse para eu por menos bocados na tina. Deixei so um bocadinho pequenino desde as 8 da manha, e são 13h e nada!! o bocado esta na mesma! Será possivel que ela nunca venha a fundir??? Alguem já alguma vez utilizou este tipo de parafina???

Agradecia que alguem me desse uma luz!!!:redface:
beijinhos

Patricia
14-10-07, 20:27
olá.

eu só trabalho com pequenas placas de parafina...nem tão pouco alguma vez vi placas tão grandes. só o facto de a teres de cortar aos bocadinhos...nao é nada funcional. Porém a parafina, mm em placas pequena demora muito tempo a fundir. Vai tentando, senão contacta o teu fornecedor e diz que 1º nc mais queres dessa e 2º para te reembolsar (isto já é mais complicado.) Vê tb se o fundidor de parafina está a funcionar correctamente.

bjox
Patricia:wink:

LuisAF
16-10-07, 22:55
Joana
O termo e o produto "parafina" não são exclusivos da Fisioterapia como sabes. A parafina que utilizamos é designada "parafina de baixo ponto de fusão", os fundidores que estão à venda já vêm com a temperatura ajustada para os +/- 46º C pelo que materiais com pontos de fusão superiores nunca chegam a "fundir". A nossa parafina deve ao fim de +/- 3 horas estar indubitavelmente fundida ou quase toda fundida. O que pode ter acontecido é que te venderam parafina dita "convencional", sempre muito mais barata mas cujo ponto de fusão é superior a 60º C e por isso impropria para tratamento de fisioterapia. Esse tipo de material é vendido para muitos tipos de industria e disponibilizada em placas de grande peso.O que te aconselho é a pedires ao vendedor a ficha técnica dessa parafina onde, entre outros valores, deve vir o do ponto de fusão. Chamo a atenção de que todos o produtos e equipamentos que utilizamos devem possuir a respectiva ficha técnia! Na minha opinião, essa parafina, é sem duvida para a devolveres e seres reembolsada.
Luís