View Full Version : Falsos Fisioterapeuta e habilidosos protegidos...
Já todos teremos ouvidos falar de histórias de "fisioterapeutas" a ocuparem lugares de Fisioterapeutas...desde massagistas,auxiliares..enfim de tudo um pouco.Têm 1 ano de curso intensivo e rogam-se no direito de se auto-denominarem FISIOTERAPEUTAS.
Bem, aqui a uins mesitos atrás o nosso governo criou um portal de emprego conhecido por Netemprego.Numa tentativa de procura de emprego, resolvi consultar o dito portal e realizar o meu registo e colocando on-line o meu curriculo.Por mera coincidência, foi pesquisar o site para ver quantos fisioterapeutas estariam registados.Não haviam muitos realmente, mas o caricato vem agora.Ao abrir os curriculos dos candidatos e a olhar para as habilitações eram mais aqulees que não eram bachareís ou licenciados do que esses.Cheguei a ver um com o 9ºAno de escolaridade!!!!????Fiquei perplexa...nem queria acreditar.O nosso governo a permitir uma coisa destas,então ele regulamenta leis para homologar cursos superiores e permite FISIoTERAPEUTAs com habilitações inferiores ao ensino superior.Com um governo deste onde irá parar a profissão?Qualquer dia qualquer um a pode ser.
Ismaelsilva
07-10-07, 23:16
Aqui está mais um caso de falta de regulamentação da Fisioterapia como carreira, estes casos têm de ser denunciados, e por quem por nós Fisioterapeutas. Mas parece que toda a gente sabe que estes casos existem mas pura e simplesmente ignora.
Temos de ser mais unidos e mais responsáveis pela defesa da nossa profissão vamos fazer alguma coisa contra isto!
:evil:
A única que neste momento poderia fazer alguma coisa seria a APF, individualmente penso que será muito complicado conseguir alguma coisa. Tem de haver alguma entidade que resolva estes tipos de assuntos.
Mas e como todos sabem, uma associação de facto tem pouco poder... portanto é óbvio que se precisa urgentemente de mais qualquer coisa :rolleyes:
RUIMACHADO
08-10-07, 16:54
Como é possivel, até clinicas abrirem esses falsos fisioterapeutas como é o caso em Barcelos, que em agosto abriu uma clinica, que se dá pelo nome FISIOVIDA, que já vai com a segunda filial, imaginem, e são massagistas que se dão pelo nome Fisioterapeutas, é precsico ter lata, aonde está a inspecção neste caso? :rolleyes:
RUIMACHADO
08-10-07, 16:57
Como é possivel, até clinicas abrirem esses falsos fisioterapeutas como é o caso em Barcelos, que em agosto abriu uma clinica de fisioterapia, que se dá pelo nome FISIOVIDA, que já vai com a segunda filial, imaginem, e são massagistas que se dão pelo nome Fisioterapeutas, é preciso ter lata, aonde está a inspecção neste caso, ? :rolleyes:
RUIMACHADO
08-10-07, 17:00
Já todos teremos ouvidos falar de histórias de "fisioterapeutas" a ocuparem lugares de Fisioterapeutas...desde massagistas,auxiliares..enfim de tudo um pouco.Têm 1 ano de curso intensivo e rogam-se no direito de se auto-denominarem FISIOTERAPEUTAS.
Bem, aqui a uins mesitos atrás o nosso governo criou um portal de emprego conhecido por Netemprego.Numa tentativa de procura de emprego, resolvi consultar o dito portal e realizar o meu registo e colocando on-line o meu curriculo.Por mera coincidência, foi pesquisar o site para ver quantos fisioterapeutas estariam registados.Não haviam muitos realmente, mas o caricato vem agora.Ao abrir os curriculos dos candidatos e a olhar para as habilitações eram mais aqulees que não eram bachareís ou licenciados do que esses.Cheguei a ver um com o 9ºAno de escolaridade!!!!????Fiquei perplexa...nem queria acreditar.O nosso governo a permitir uma coisa destas,então ele regulamenta leis para homologar cursos superiores e permite FISIoTERAPEUTAs com habilitações inferiores ao ensino superior.Com um governo deste onde irá parar a profissão?Qualquer dia qualquer um a pode ser.
sílvia félix
08-10-07, 18:55
Quando terminei a minha licenciatura tinha perfeita noção que no público nunca entrava...a não ser que me saisse o "fisiomilhões", mas sinceramente, nunca pensei que o mercado de trabalho no privado se encontra-se na desgraça que está... aqui na região onde vivo (zona centro), são imensos os pseudo-fisioterapeutas a trabalhar em clínicas privadas, com consultórios e clínicas( e como ganham bem...).
Eu pessoalmente procurei os serviços desses tais pseu-fisios que atendem nas suas casas, só para ver que intervenção têm, e só vos posso dizer que são um perigo para a saúde pública!! Fui com uma lesão falsa, disse que tinha "torcido o pé" e que doia imenso, o que me fez? massagou sem qq técnica específica, fez ultra-sons e disse-me "menina agora vá para casa faça força nesse pé, e faça um saco de água bem quente durante 20 minutos"...felizmente não tinha nenhuma lesão aguda...
O certo é que a nossa profissão não está protegida!! Se a APF não tem poder para nos ajudar a quem nos vamos dirigir? Se uma denúncia não têm efeito, o que fazer? Calados não podemos ficar...não era altura de termos uma Ordem?
Joao Vilaca
08-10-07, 21:16
toda a questao da formaçao de uma futura ordem dos fisioterapeutas fica em suspenso, isto porque se permitiu que se englobasse a fisioterapia nos técnicos de saúde... como sair?
A questao passa tb pela proactividade que nos (estudantes ou profissionais) demonstramos, um exemplo muito concreto, num pais onde saem mais de 800 fisioterapeutas licenciados por ano como se explica que a APF possua um numero de associados a rondar os 3500 (visto ter-me associado em março e ser o socio n.º 3332)...É viável a formaçao da ordem assim?
o dia nacional da fisio vem ai, será uma boa oportunidade para se começar a mudar qq coisa....
Saudações fisioterapêuticas
sílvia félix
08-10-07, 22:33
Existe poucos sócios é verdade e esse facto vem dar a sensação de uma falta de união entre os Fisioterapeutas...por outro lado colegas mais antigos desistiram da APF porque não usufruem dos benefícios, como por exemplo os descontos nos cursos de formação específica.
Acho que deviamos sim tomar qualquer iniciativa, seja ela qual for, nem que o impacto seja infimo, para defender esta bela profissão que tentam banalizar!
Contem comigo para qualquer iniciativa!
saudações a todos os colegas
Saudações a todos...
Está mais que vista e revista a situação do nosso país no que respeita à situação da nossa profissão...e também todas estas reclamações ja foram escritas em tópicos anteriores...mas a realidade é que só escrevendo não vamos a lado nenhum..ou nos unimos de uma vez e fazemos realmente alguma coisa ou é melhor parar de dizer sempre o mesmo...
Eu concordo com o que foi dito até agora..até faço os possiveis para explicar pacientemente o que é um Fisioterapeuta aqueles que me rodeiam...agora só falar não basta, na minha opinião,claro...
Alguma ideia para acabarmos com estes "Falsos Fisioterapeutas e habilidosos protegidos..."????????
Saudações Fisioterapêuticas
Lina Sousa
sílvia félix
09-10-07, 13:53
Sim a temática já foi largamente discutida, várias vezes. Se vale apena falar ou escrever sobre a situação?Eu sou da opnião que o assunto não seja esquecido, o objectivo é que se despertem mentes para iniciar uma qualquer iniciativa. Se vamos fazer de conta que nada se passa é pior...
Sim é triste estar sempre a "bater na mesma tecla", sim cansa estar sempre a explicar qual o papel do Fisioterapeuta na sociedade...
E claro os profisionais têm que se juntar! Só um ou dois não faz muito impacto.
Ideias sim precisam-se, que tal propor á inspecção geral de trabalho uma fiscalização mais apertada no mercado privado?Exigir a cédula profissional para exercer?
E quantas mais ideias e propostas houver melhor para todos os que exercem.
saudações
Ismaelsilva
10-10-07, 22:59
Mas é engraçado que eu não sei quem terá credibilidade para colocar em praticas tais acusaçoes!
Vamos fazer as nossas queixas a quem?
Será que existe alguma "ASAE", a actuar na área da saude!
Era uma boa forma de combater estes casos!
Sim a temática já foi largamente discutida, várias vezes. Se vale apena falar ou escrever sobre a situação?Eu sou da opnião que o assunto não seja esquecido, o objectivo é que se despertem mentes para iniciar uma qualquer iniciativa. Se vamos fazer de conta que nada se passa é pior...saudações
Atenção..a ideia não era deixar que o assunto fosse esquecido e tambem não acho que seja cansativo estarmos a explicar o que é um Fisioterapeuta pois para mim acaba por ja ser um serviço à comunidade..alertar para a realidade!!
O que eu queria dizer é que este assunto está mais que discutido aqui, nas mesas das faculdds, nos serviços de fisioterapia, etc..mas aí ninguem nos ouve a não ser colegas com as mesmas ideias e conhecimentos...o que queria dizer é que temos de partir da discussão para a acção, ou entao levar a discussão à sociedade...(era isso que eu queria transmitir, não que deixassemos o assunto de lado, NUNCA...)
Qto às fiscalizações...temos de ir à lei... segundo o artigo 10 do Decreto - Lei 500/99 (que regula as unidades de saude privadas) existem (ou deveriam existir!) comissões de verificação técnicas para o efeito. Estas comissões são da responsabilidade da administração regional de saude...mas tambem não sei se com a nova reforma da saude isso se alterou...
Saudações Fisioterapeuticas
Lina Sousa
Boa Noite!
Já farta de não arranjar emprego e destes que ocupam os nossos lugares e resolvi investir noutra área, mas sem nunca perder a esperança que um dia consiga exercer no qual investi tanto tempo e dedicação. (desabafo)
Em relação ao tema aqui discutido, tenho uma amiga que trabalha na ARS norte na parte juridica e que me garantiu, até porque é ela que dá seguimento a esses casos, que todas as queixas que sejam fundamentadas apresentadas na ARS norte eles investigam.
O tempo é que já nao posso especificar até porque ela disse que demora um pouco, mas que todas as queixas e repito fundamentadas são investigadas. Por isso quem tem conhecimento e não só de boca entupam a caixa de correio da ARS. Pode ser que aconteça alguma coisa.
Saudações Fisioterapêuticas
Inês Vaz Fortes
Olá a todos!
Pois é, é urgente fazer alguma coisa, é a nossa geração de fisios que vai ficar prejudicada se nao se fizer nada, também é certo que se as inspecçoes sao como as bruxas (eu nunca as vi mas que as há, há, pelo menos é o que dizem:doubt:). Concordo com os colegas e acho que se houvesse união entre nós a situação seria diferente. Só pelo facto de existir este forum já é um começo, por isso obrigado pela excelente iniciativa.
E agora que fazemos? denunciamos tudo o que ha de ilegal por aí? a quem? à DECO? ideia e vontade penso que nao falta, temos é de passar para a prática, mas como?
Cumprimentos a todos
Ja alguem escreveu noutro post e agora repito...
Se cada um de nós escrever uma carta a enunciar todos os "problemas":
falta de condiçoes de trabalho;
numero exagerado de doentes que nos obrigam a tratar e como consequencia nao conseguimos tratar em condiçoes e como consequencia as pessoas nao recuperam e como consequencia permanecem de baixa a gastar o dinheiro dos impostos (convem falar do dinheiro, esta gente so entende numeros);
falar da existencia de pessoal nao qualificado a exercer a funçao de fisioterapeutas ilegalmente nas clinicas e da consequencia (mais uma vez, devemos frisar que a falta de conhecimentos leva a maus tratamentos que levam a uma ma recuperaçao que levam ao prolongamento indefinido de baixas e reformas antecipadas que levam ao gasto indevido do dinheiro dos impostos... nao nos podemos esquecer dos numeros!!
e muitas outras coisas que todos nos sabemos...E se depois enviar-mos todos os dias um exemplar para diferentes entidades, tais como:
Primeiro Ministro
Presidente da Republica
Ministro da Saúde
Ministro da Educação
Para os diferentes partidos da oposição
Até para Bruxelas... porque nao? E o ano da presidencia portuguesa :lol:
Deco
ARS Norte, Sul, Centro
ERS
Para as diferentes Camaras Municipais
Sic
Tvi
Para os vários jornais
Sindicatos varios (adoram uma manifestaçao:smile:)
(...)
Se alguem se lembrar de mais algum...
E se nessas mesmas cartas colocarmos "Além de si também foi informado o Presidente da Republica, o Ministro da Saúde,(...)
E se no cabeçalho colocarmos:
Carta nº1
Carta nº2
(...)
E se continuarmos sem resposta e for preciso chegar à
Carta nº 365
Alguem se vai fartar de num ano inteiro ter recebido 365 cartas de cada um dos cerca de 4000 fisioterapeutas. O que dá cerca de 14600000 cartas!!!
E se mesmo assim ninguem der uma resposta... :evil: podemos sempre partir para a violência... :cry: ou entao desistir...:cry::cry::cry::cry::cry:
As cartas custam algum dinheiro... podemos sempre tentar entupir os emails:wink:... eu duvido que consigam receber mais algum se TODOS NÓS enviarmos um email... sao cerca de 4000 emails todos os dias (incluindo feriados e fins-semana)
Eu ja estou a tratar da minha carta... espero não ser a única!!! E nunca se sabe alguem pode ouvir e ajudar... nao podemos é desistir :biggrin::biggrin::biggrin:
Boa Sorte a Todos
Olá,
Porque nao tentar, havemos fazer alguem ouvir-nos mais que nao seja pelo cansaço. A colega quando fala em denunciar está a falar de uma forma geral, ou seja, em termos do país ou está a falar em casos muito particulares como clinicas e espaços que conhece?? Caso seja em termos gerais penso que seria interessante a carta e/ou emails serem iguais para todos, porque mostraria maior intresse, união da classe. Claro que isto teria de ser em massa, senao de nada vale...
Cumprimentos
hummmm...isto da carta é mesmo uma boa ideia...
poderíamos escrever uma única carta, e pedir que cada um dos 3000 participantes do Fisiozone, enviassem para os contactos do correio electrónico, e pedissem a estas mesmas pessoas que enviassem para todos seus contactos...tipo a filosofia da piramide...
poderíamos pedir a ajuda da APFisio e do SPF.
PedroDaniel
19-11-07, 23:23
Estou com voces! n têm como nao ver.. :D
Estou com vcs!!! E k tal começarmos a escrever a carta em conjunto??? Encordo enviar tb a todas as entidades (in)competentes.
Caros colegas o que sinto é que andamos todos de nervos em franjas!!!
Parece.me uma optima ideia tentar enviar.mos UM EMAIL UNICO para diferentes organismos.
A minha unica questao é: Será que temos acesso aos endereços para onde nos queremos manifestar??
A ser feita alguma operaçao desta genero, ela teria de ser muito bem esquematizada e pensada, caso contrário seria um fiasco, e mais uma vez uma vergonha.
Sinceramente nao sinto os fisioterapeutas unidos para a realizaçao de tamanha acção, talvez com muita publicidade se consiga....
Estou convosco!
zefrancisco
10-12-07, 17:00
Ola a todos. Esta questão é interessante e levanta ainda mais questões. sou estudante de Fisioterapia, mas tenho o curso de técnico auxiliar, tirei no Simac Porto e tenho trabalhado em algumas clinicas e ha dois anos resolvi tirar a licenciatura em Fisioterapia. A questão dos técnicos, é relativa, porque normalmente o mal começa na direcção das clinicas, que preferem sem duvida técnicos a fisioterapeutas e inclusive fisioterapeutas a médicos. Começam logo ai a inverter os papeis. Sempre defendi que cada macaco no seu galho, e se houver uma hierarquia e organização tudo funcionaria impecavel : medico ->fisioterapeuta->técnico.
Ou seja, o médico faz o papel dele, avalia, em sintonia com o fisioterapeuta prescreve e o técnico em sintonia com o fisioterapeuta trata.
Porque e voces sabem muito bem que é assim, que há muitos fisioterapeutas que não gostam de fazer massagem, não tiram os calores, não fazem os tratamentos de electroterapia como deve ser, porque a verdade é uma, se virem a carga horaria de qq curso de fisioterapia e a carga de um curso técnico de electroterapia e massagem de recuperação, esses cursos ganham em horas teoricas e praticas aos cursos das licenciaturas. Agora o mal ocorre quando os técnicos se querem fazer passar por fisioterapeutas e dao palpites sobre posturas, exercícios de correcção, técnicas que encontram nos livros ou viram alguém fazer...
Não quero com isto levantar questões, nem entrar em guerra com ninguém, mas sabem perfeitamente que numa clinica que atenda 200 pessoas dia, onde ha falta de aparelhos, falta de pessoal e onde o que importa é o paciente que entra a seguir passados 30-45 minutos, o tratamento não pode ser bem feito.
Tirando certas clinicas e normalmente privadas, quais são as que colocam 20 a 30 minutos de calor, uma massagem de 5-10 minutos, electroterapia 40-50 minutos e ainda exercicios complementares de reforço, correcção 10-15 minutos? Conheço poucas e volto a dizer todas elas privadas.
Sinceramente acho que é preciso ter em atenção cada caso, conheço maus profissionais licenciados, em que até massagens com anel de curso fazem, mesmo com a pedrinha a fazer esfoliação e trabalhar com aparelhos desligados ou pura a simplesmente a não saberem o funcionamento básico de cada um dos aparelhos e as características de cada uma das correntes, conheço excelentes licenciados a trabalhar com dedicação e seriedade, conheço igualmente técnicos muito maus e técnicos excelentes, que naquilo que é a sua função são verdadeiramente melhores que muitos fisios. Ou voces não conhecem ninguém assim e metem toda a gente no mesmo saco? Porque será que a profissão está cada vez com pior imagem, não será também fruto das facilidades que ha em abrir cursos de fisioterapia nas universidades privadas e no seu facilitismo?
Volto a dizer que não quero entrar em guerra com ninguém, mas acho que devemos ser sérios no que dizemos e algumas das opiniões que aqui li, revelam alguma falta de consciência do que realmente se passa nas clinicas.
Por tudo isso, sou 100% a favor das inspecções, às clinicas, aos contratos, aos recibos verdes a tudo, porque muito do mal está nas direcções das clinicas, há um enorme conjunto de leis e dificuldades em abrir uma clinica, mas depois... tudo parece fácil, não ha contratos, é tudo recibo verde, não ha responsabilização, ninguém ve os seguros, ninguém ve os descontos, ninguém ve as habilitações... a menos que haja denuncia.
Bom, peço desculpa pelo enorme texto, peço desculpa se entrei em choque com alguém, mas acho que não quebrei nenhuma das regras do forum e não faltei ao respeito a ninguém. Continuo a defender, que é benéfico para as clinicas haver uma empatia e uma cumplicidade entre técnicos e fisioterapeutas, entre licenciados e não licenciados, entre o pessoal das sala de fisioterapia e os medicos ortopedistas, fisiatras que estão nas consultas, desde que cada "macaco no seu galho", coisa que não acontece :-)
"o médico faz o papel dele, avalia, em sintonia com o fisioterapeuta prescreve e o técnico em sintonia com o fisioterapeuta trata"
Não posso concordar com parte do que disse.O Médico avalia e prescreve o tratamento,o fisioterapeuta adequa o tratamento prescrito do médico e trata o paciente e o técnico auxiliar de fisioterapia auxilia o tratamento não o realiza.
Trabalho em clinica privada e acredita que realmete os Ch são de 20 mim e o resto cumpre os timings correctos.Conheço outros colegas em que tal acontece, mas também sei que em clinica privada com convencção com SNS isto nao se cumpre, já que o que interessa é facturar e tratar o maior numero de pacientes possível e temos tratamentos de pacientes com fisio de 10min.
Ainda temos de mudar muita coisa
zefrancisco
11-12-07, 17:09
Ola outra vez. De facto há imensas coisas a mudar e continuo a dizer, muito dos problemas nem se encontram na sala de fisioterapia, mas sim nas direcções das clínicas. Quando disse "o médico faz o papel dele, avalia, em sintonia com o fisioterapeuta prescreve e o técnico em sintonia com o fisioterapeuta trata", é no sentido que na minha opinião a relação ideal seria assim.
Há outra questão que o comentário da "Susana_26 (http://www.fisiozone.com/members/susana_26.html)" levanta, que é há falta de definição, "técnico auxiliar de fisioterapia" pode ser uma pessoa que esteja só a tratar de calores, das toalhas, de pegar e guardar os processos, que vá buscar os pacientes à sala de espera e que os encaminhe p/ uma marquesa, é um auxiliar de fisioterapia, no sentido que desenvolve uma tarefa especifica que por motivos óbvios não participa no tratamento da pessoa. E depois há os técnico, propriamente ditos, com formação técnico-profissional em electroterapia e/ou massagem de recuperação, aptos para isso mesmo, mas que erradamente desempenham em muitas clínicas funções para as quais não estão habilitados, como diagnósticos, alterações e prescrição de tratamentos, manipulações, correcção de posturas ou exercícios de reforço.
Sinceramente e porque posso falar disso mesmo, porque já estive desse lado, acho que a questão da hierarquia não é desprestigiar ninguém, é apenas uma forma de responsabilizar as pessoas. o ideal é quem começa um tratamento, deve acompanhar de inicio ao fim, de modo a ter a noção da evolução. Mas isso não significa que todo o processo seja feito pelo fisioterapeuta, há situações em que o técnico está tão ou más habilitado para desempenhar, como as massagens e a parte de electroterapia, tudo o mais é responsabilidade do fisioterapeuta.
Haverá sempre uma relação "estranha" entre técnicos e fisios, acontece o mesmo com enfermeiros e técnicos auxiliares de saude, a dificuldade está em determinar as barreiras, de onde termina e onde começa a função de cada um. Porque a verdade é só uma, cada vez mais as clinicas, as direcções das clinicas preferem ter 1 fisioterapeuta e depois técnicos, porque se já pagam mal a um fisio, pagam pior a um técnico, coisa que lhes interessa, pelo preço de um fisio. conseguem ter em alguns casos 2 técnicos e meio... é triste, mas é mesmo assim. E acho que voces sabem tão bem como eu, que a saude, em Portugal é visto cada vez mais, como um negocio, onde se procuram lucros rápidos, o que nos leva a outras situações, que condicionam os tratamentos.
Quando os tratamentos são pagos, por valencias ou por tratamento. Quando falo, falo de clinicas privadas e que trabalham directamente com seguros, que é o que conheço, que recebem por cada paciente em função do tipo de seguro que esse paciente possui, se é por valencias, até se cumprem os tratamentos todos, se é por tratamento, é-lhes igual fazerem a sequência correcta ou saltarem etapas e depois de um calor rápido e uma massagem de 2 minutos, fazem directamente o ultra som, e em menos de 20 minutos o paciente está despachado.
Eu estou alongar-me muito, peço desculpa a todos, mas esta é uma questão importante e que lidamos diariamente nas clinicas. Há outro factor a ter em conta, ou melhor o factor é sp o mesmo dinheiro. Arredondando números, por cada tratamento/paciente a clinica recebe 8€, a direcção da clinica desses 8 €, tem que tirar dinheiro para pagar ao fisioterapeuta, ao técnico, à manutenção das máquinas e consumíveis (papel, gel, oleo, toalhas) e ainda tem que tirar para eles, porque o factor ganhar dinheiro é o que os leva a construir e abrir clínicas. Onde é que eles conseguem o lucro? Fácil, cortam nos fisios, os técnicos são mais baratos, e depois cortam nos tempos dos tratamentos, porque é uma forma de rentabilizarem, se em vez de um paciente se atenderem 2 e meio por hora, passam a ser 20€ a distribuir, sendo que técnicos e fisios, são pagos à hora e não à cabeça, o valor pela manutenção e consumíveis, não se altera assim tanto, mas os lucros da clinica sim, o ganho por hora aumenta, se estivermos a falar de uma clinica média com 10 cabines, o ganho por hora é substancial.
E pronto, mais uma vez peço desculpa, alonguei-me em demasia, mas de facto é um tema e um assunto que diariamente nos aparece. Já agora, gostava de saber a vossa opinião sobre a minha forma de pensar, ate porque gostaria de saber da vossa experiência se tenho andado pelas clínicas erradas? um abraço a todos.
Olá,
Peço desde já desculpa se a minha forntalidade ofender alguém, mas não é essa a intenção...
Sou fisioterapeuta e trabalho numa instituição privada que têm "auxiliares de fisioterapia".
Desde a altura do curso que eu não concordo com a existência desta "classe", e fico triste por saber que são alguns fisioterapeutas que formam estes senhores. Normalmente só colhemos o que semeamos...
Ora, pela lei portuguesa, a usurpação de funções é um crime publico, punivel com prisão. Se analizarmos a questão, qual é que é a parte do trabalho deles que não é usurpação de funções? Ou podemos chegar ao cúmulo, como muitas vezes ouço dizer, que uma massagem, lazer ou ultra sons não fazem mal nenhum, e que não é necessário ter grandes conhecimentos para a sua aplicabilidade???
Neste momento, entidades como a ADSE pedem a assinatura de um fisioterapeuta com cédula profissional para comparticiparem alguns tratamentos. A atitude que eu tomei, que infelizmente não foi geral, foi a de não assinar a folha de nenhum doente que não tenha passado pelas minhas mãos. Como é obvio, fui apelidado de mau feitio, inclusive por alguns colegas, mas penso que esta é uma das maneiras de usar a cédula profissional para defender a minha profissão.
Eu considero que o conhecimento destas situações onde não existe nem um fisioterapeuta deve ser denunciada, eventualmente à ARS da zona em questão.
Temos cada vez mais que tomar uma posição mais dura, para nos defendermos.
saudações, e espero podermos continuar a debater este tema, porque já é altura de nos defendermos profissionalmente....
Não quero levantar mais polémicas mas há uma frase que insistem em repetir e que a mim me faz um bocado de confusão...
"há situações em que o técnico está tão ou mais habilitado para desempenhar, como as massagens e a parte de electroterapia, tudo o mais é responsabilidade do fisioterapeuta"
Nunca entendi porque é que estão tão ou mais habilitados... principalmente depois de ver as asneiras que fazem e as barbaridades que dizem em relação à electroterapia... mas isto é só a minha opinião.
zefrancisco
14-12-07, 00:13
Ola mais uma vez, penso que este tópico é bastante interessante e não vejo como alguém possa levar a mal, afinal estamos a "conversar".
Quanto à situação colocada pelo pedroport (http://www.fisiozone.com/members/pedroport.html), concordo que haja responsabilidade e sinceramente acredito que deveria haver uma entidade a controlar o que se passa nas clínicas, porque há muitas situações que levariam ao fecho de muitos estabelecimentos, com porta aberta há imensos anos e tidos como excelentes. Concordo plenamente com a questão de se recusar a responsabilizar por tratamentos efectuados por outras pessoas, muito sinceramente quem faz, que se responsabilize. Se a lei permite que haja outros trabalhadores que não os fisioterapeutas a trabalharem nas clinicas, a prestarem serviços, então que sejam essas pessoas a responsabilizar-se pelos seus actos.
Quanto a minha frase "há situações em que o técnico está tão ou mais habilitado para desempenhar, como as massagens e a parte de electroterapia, tudo o mais é responsabilidade do fisioterapeuta"
e que faz confusão à sonia (http://www.fisiozone.com/members/sonia.html), eventualmente será por dificuldades em expressar-me, o que eu digo é o seguinte, analisando o numero de horas/aulas de um curso técnico profissional, especifico de massagem de recuperação e de electroterapia, das componentes massagem e electroterapia, vemos que eles possuem mais horas do que num curso de fisioterapia de qualquer escola em Portugal. Possivelmente nunca viste as coisas assim, mas se comparares o plano curricular das escolas de fisioterapia e contabilizares o numero de aulas/horas semanais ou no semestre, vais ver que em termos de massagem e de electroterapia os cursos técnico profissionais possuem maior carga horária. O que de certa forma faz algum sentido, se se limitarem a fazer isso. O mal é que muitas vezes quer nas próprias clínicas, quer nas escolas de formação, esses técnicos são encorajados a fazerem trabalho/serviço para o qual não estão habilitados.
Da mesma forma que certamente viste ( e trato por tu, não por conhecer, mas porque penso que não ofendo ninguém se o tratar dessa forma) muitos auxiliares sem saber qual a mão esquerda ou a direita e a fazer mil e muitas asneiras, ha igualmente maus fisioterapeutas. Há inclusive licenciados de cursos como Motricidade Humana, a auto-designarem fisioterapeutas e mais, a julgarem-se ainda mais habilitados. A questão dos "falsos fisioterapeutas" não é só relacionada com "curiosos" e técnicos ou auxiliares (que não são a mesma coisa, nem efectuam a mesma função) que se fazem passar por fisioterapeutas.
E isso leva-nos a uma questão igualmente pertinente, quem avalia e como se avaliam os diversos cursos de Fisioterapia em Portugal? Há diferenças entre escolas publicas e privadas, há diferenças nas metodologias, nas exigências e por sua vez isso leva a que o mercado de trabalho esteja também saturado e onde no meio de tudo isto muitos licenciados façam asneiras e assumam comportamentos errados.
Sinceramente e não pretendo entrar em guerras com ninguém, volto a dizer que se a regra de "cada macaco no seu galho" fosse respeitada, não haveria problemas. Mas acho que a uma possivel solução, passaria por um exame de admissão à ordem, um pouco como acontece com os advogados, independentemente do local e da formação, para pertencer a uma determinada classe deveríamos todos ser sujeitos a um exame final, e ai sim, haveria distinções claras.
Posso estar a defender uma classe à qual pertenci (técnico de electroterapia e massagem de recuperação) e muito sinceramente, acho que ha bons profissionais e bem formados, acontece que tal como em muitas outras formações, o que acontece hoje em dia é que há cursos cada vez de menor duração, cada vez mais "básicos" e onde o que importa são os cheques ao final do mês para os formadores.
Não me revejo nesses profissionais, e agora que estou no 2º ano da licenciatura, vejo muitos colegas e já licenciados a trabalharem, que para além de dizerem fazem asneiras tão ou mais graves que os ditos técnicos. Com a agravante de esses sim, serem licenciados.
Mais uma vez digo, a questão passa em grande parte pelas direcções das clínicas, enquanto se continuar a pensar que pelo preço de um fisioterapeuta, a clinica consegue ter dois técnicos e meio e que isso funciona em termos de lucro p/ clinica, vamos ter sempre problemas. A questão de convivência entre técnicos e fisioterapeutas é portanto uma falsa questão, porque infelizmente vai acontecer sempre e cada vez mais, se ha clinicas que só trabalham com fisioterapeutas, outras há em que é o contrario, há um fisioterapeuta que é "obrigado" a responsabilizar-se pelo trabalho de outras pessoas,, trabalho esse que não assiste ou controla.
E pronto, já me estou alongar outra vez. Quero só repetir, que não pretendo causar mal estar a ninguém, mas também não considero justo, julgar todos os técnicos pelos maus comportamentos de alguns, há muita gente a trabalhar e a trabalhar bem, ha no entanto locais onde se trabalha mal, mas com situações que passam desde a má qualidade de aparelhos, má qualidade de instalações, grande número de pacientes, como a obrigação de rapidamente os tratar, más condições de trabalho ( a nivel de regalias, ordenados, contratos, seguros) e situações que passam necessariamente pelas direcções das clinicas e pelos organismos que não controlam estas coisas.
Gostava de ouvir mais opiniões, porque este é um topico, sobre um tema que de certa forma lidamos constantemente, nas clinicas.
Olá outra vez,
Como já defendi anteriormente, penso que no mercado de trabalho se instalou a confusão porque apareceram uma série de profissões que se tentaram sobrepor à Fisioterapia. O aparecimento dos designados "auxiliares de fisioterapia" lançou uma confusão enorme no mercado, e nos nossos objectivos. A frase mais ouvida no curso é que o Fisioterapeuta trata o doente como um todo, mas insiste-se em Portugal em dividir o doente numa série de departamentos diferentes. O Fisioterapeuta devia de tratar o doente do principio ao fim, no que diz respeito a qualquer área da fisioterapia, sim,porque a electroterapia e a massagem pertencem às competências do fisioterapeuta.
Uma das grandes questões da falta de emprego na Fisioterapia hoje prende-se com o facto de ninguém saber quem é quem.
Num dos sítios onde trabalhei, os "auxiliares de fisioterapia" diziam-me que estavam habilitatdos para fazer os tratamentos, mas a verdade é que nunca nenhum me respondeu a uma pergunta tão simples como "quais são os músculos que constituem a "Pata de Ganso". Ora, sem conhecimentos de anatomia, patologia e fisiologia, que são a base da nossa actuação, não se pode dizer que se está habilitado para trabalhar na saúde. Isto não é nenhuma brincadeira, pois quando as coisas correm mal (já tive aguns "sustos") são estes conhecimentos que nos permitem não cometer erros graves.
Para aqueles colegas que têm mais dificuldades em determinadas áreas (assim como eu tenho em muitas) optem pela formação. Devemos afirmar-nos cada vez mais como profissionais competentes e imprescindíveis na promoção da saúde e na reabilitação dos doentes. Quando conseguirmos provar essa indispensabilidade, conseguiremos um lugar forte na área da saúde.
zefrancisco
14-12-07, 16:12
pedroport (http://www.fisiozone.com/members/pedroport.html), concordo ctg, dai ter vindo tirar a licenciatura. Mas a realidade do nosso pais, é que há auxiliares, há técnicos e há curiosos a trabalhar no ramo. e como em muitas coisas neste pais, há falta de responsabilização. Dai mais uma vez dizer que o problema passa em grd parte pelas direcções das clínicas. Mas temos que ser realistas, se a legislação que existe, diz que essas pessoas podem trabalhar nas clinicas, lares, centros de dia, podem até abrir gabinetes de massagens, acho que a legislação deveria mudar ou pelo menos haver um controlo grande sobre o que podem ou não fazer. Por exemplo, muitos colegas fisios, acabam tb eles por serem condicionados nos seus trabalhos, temos disciplinas de imagiologia, temos formação nessa área, sim senhor ficamos aptos a avaliar um paciente, temos habilitações e formação para tal, mas se precisarmos de um exame complementar, um rx ou uma ecografia como é que ficamos??? Mandamos a pessoa ao médico de familia...
Quantas e quantas vezes um fisiatra ou mesmo ortopedista, nas clinicas não é apenas uma assinatura, qts não são os que nem os pacientes consultam, ou os que prescrevem sempre a mesma "receita" ? Quantos fisiatras, tem formação a nível da componente da massagem ou da electroterapia? Há muita coisa errada na saude em Portugal, todos estamos conscientes disso. O que considero é que se pensarmos de uma forma geral, tb os técnicos e auxiliares fazem parte dos sistema, e já que são permitidos nas clinicas, considero que pelo menos sejam "controlados", sejam orientados por um fisioterapeuta, dai voltar a dizer cada macaco no seu galho e não é apenas por uma questão de mostrar as insígnias, mas sim como forma de minimizar possíveis problemas.
Qt à formação continua, acho que essa é a solução, porque todos os anos saem aparelhos novos, quase todos agora digitais, quase todos eles com multi-aplicações, não é vergonha nenhuma não saber tudo, há é a necessidade de ser humildade e de perguntar a quem sabe, mesmo que seja um técnico e auxiliar desde que devidamente informado e com a devida formação. Situação que sei que a maior parte dos colegas, estudantes de fisioterapia e mesmo já licenciados não fazem.
Só mais uma questão, o aparecimento de técnicos de fisioterapia, designados por técnicos de electroterapia e massagem de recuperação, não é de todo uma coisa má, veio obrigar a que pelo menos houvesse um mínimo de formação no pessoal das clinicas. Ainda são algumas, em que colaboradores mais antigos, que ligam e desligam aparelhos, fazem massagem, orientam exercícios, são meros "curiosos" que apenas fazem as coisas por repetição e que no entanto já trabalham há vários anos.
Se olharmos para estas coisas, desta forma, volto a dizer os técnicos, quando bem formados e responsáveis, são um mal menor dentro das clinicas, ou não concordam?
p_cortesao
18-12-07, 12:07
Olá a todos.
Penso que este topico pelo andar da coisa vai numa boa direcção, ou seja, passo a explicar. Acho que neste forum existem mts estudantes estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas.
Penso que se calhar muitos dos estudantes de fisioterapia, quando se inscreveram no curso não tinham a noção da realidade do mercado de trabalho. Por outro lado tenho a perfeita noção que a realidade ao nível da pratica de fisioterapia em locais publicos e privados é diferente, sendo que dentro do privado é ainda mais diferente de local para local. Acho que as opiniões dos fisioterapeutas que exercem a nossa profissão são um bom contributo para os que ainda estão a estudar para a vir a exercer.
No contexto deste tópico do fórum, penso que seria interessante as pessoas interessadas lerem o decreto lei 320/99 de 11 de Agosto de 1999,onde acho importante salientar o seguinte:
Artigo 10.o
Fiscalização e controlo
1 — A fiscalização do exercício das profissões visa a detecção e erradicação de situações não conformes à lei, nomeadamente o exercício por pessoas não possuidoras dos requisitos exigidos neste diploma.
2 — As acções previstas no número anterior competem:
a) À Direcção-Geral da Saúde, no âmbito da coordenação,a fiscalização e a acreditação dos serviços que integrem profissionais de diagnóstico e terapêutica, bem como a elaboração dos processos de licenciamento.
b) À Inspecção-Geral da Saúde, no âmbito da colaboração com a Direcção-Geral da Saúde na fiscalização do exercício das actividades nas unidades
privadas de saúde;
d) Às administrações regionais de saúde, no âmbito das auditorias a serviços prestadores de cuidados de saúde, ou por delegação de outras
entidades;
e) Às autoridades de saúde, no que se refere à suspensão de actividade ou encerramento dos serviços quando funcionem em condições susceptíveis
de pôr em risco a saúde pública;
f) Ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho, no âmbito da verificação dos requisitos legais para o exercício das
profissões;
g) Ao Departamento de Recursos Humanos da Saúde, no âmbito da participação na criação de regras relativas às profissões no sector da
saúde, o acompanhamento das condições do exercício, sem prejuízo das competências legalmente conferidas a outros serviços, cabendo-lhe
cooperar com as entidades referidas nas alíneas anteriores quando seja requerida a sua intervenção técnica.
3 — O recrutamento e manutenção ao serviço, a qualquer título, por parte de entidades empregadoras, de profissionais para o exercício das profissões previstas no presente diploma, que não possuam o respectivo título profissional ou autorização de exercício, será sancionado nos termos gerais de direito.
Não me querendo alongar mais, deixo em anexo o decreto lei de que falo, sendo que o que interessa para este tópico se situa entre as paginas 5248 a 5251
No meu entender Auxiliar de Fisioterapia é uma profissão que não existe... já existiu há uns anos, mas entretanto foram todos reconvertidos em fisioterapeutas (quando começaram a surgir as ESTS Lisboa, Coimbra e Porto) e a partir de então apenas existem Fisioterapeutas formados por Escolas Superiores e que têm o nível mínimo de Bacharel...
Qualquer outro curso é invenção e usa o nome para se publicitar, auxiliares, que conheça apenas da acção médica..
Quanto a possiveis competências dos ditos auxiliares ou "técnicos de fisioterapia" (que engraçado.. na lei até vem lá que os licenciados e bachareis são tencnicos fisioterapeutas de 1ª,2ª etc.... é a sua carreiro enquanto funcionários do estado) é mesmo nenhuma.... e não é por darem muitas aulas ou menos aulas que sabem fazer o que quer que seja melhor... simplesmente NÃO FAZEM! (já viram um trolha a fazer um projecto de uma casa para ser aprovado na câmara municipal??? eu não! ). Quanto muito existem os tais axiliares de qualquer coisa... que sevem para limpar, tirar os calores, desligar as luzes, etc... e isto apenas terá algum tipo de lógica no caso de trabalhar um grande número de fisios num local!
Isto é mais um desabafo que outra coisa... Pensar que os auxiliares fazem concorrencia a um fisio é algo que me surpreende.... e que só consigo atribuir a um déficit na aprendizagem escolar e pós escola....
Com o que eu aprendi na escola e penso que poderei fazer nenhum outro profissional com outra formação que não de fisioterapeuta, poderá alguma vez realizar as minhas funções.... Para aqueles que pensam o contrário penso que investir em formação poderá alargar os horizontes...
Existem muitas áreas da fisioterapia que em Portugal estão muito pouco desenvolvidas e não aparecem pessoas a fazer projectos para mudar (ex. reabilitação cardiaca, bem estar, dermato-estética... etc etc...) talvez o nosso pensamento tenha de mudar e deixar de pensar na prática ranhosa em clinicas incompetentes de traumatologia a chouriços....
Pergunto-me o que aconteceria se eu denunciasse que no meu local de trabalho existem pessoas que estão a usurpar funções????
Será que dava bronca????
Vania Silva
21-01-08, 23:03
Saudaçoes Caros colegas!!!
Na minha opiniao, seria bom lançar um artigo cientifico sobre isto, fazer ver ás pessoas a realidade... as pessoas querem é provas e a partir do momento em que as há pode ser q as coisas mudem... e com isto dar a ideia a toda gente q em antes de qualquer tratamento devem exigir para mostrar um certificado/diploma de como têm licença para tal. Mentalizem-se disto!
CARLAMONTEIRO
25-01-08, 14:59
Boa Tarde, em relação à questão dos falsos fisioterapeutas a culpa é de nós próprios como profissionais não sensibilizarmos as pessoas/utentes para essa praga de pseudoprofissionais que andam por aí. qualquer um de nós ao sabermos de uma situação danosa para a saúde dos utentes temos o direito e o dever de o comunicar ás actividades económicas e eles através daí dão andamento ao processo. nós não podemos depender de uma associação que nada faz por nós.
p_cortesao
28-01-08, 14:01
Olá a todos.
Pelo que tenho ouvido e lido, se quisermos dar uma volta a esta situação penso que teremos de seguir o exemplo de fisioterapeutas de outros paises e adoptar estrategias simples e que ermitam dar mais credibilidade à fisioterapia.
Quando digo isto, estou a referir-me ao facto de se usar mais na prática clinica escalas adaptadas e validadas para a cultura portuguesa. Pois penso que só assim poderemos mostrar aos utentes, profissionais de saúde, politicos e a população em geral que o que fazemos na nossa pratica e baseado em conhecimento que demoram no minimo 3 anos a adquirir pelo menos para já.
Todos nos falamos de autonomia e que o fisioterapeuta deveria ser mais autonomo na sua pratica, mas nao nos podemos esquecer que a autonomia leva a um aumento de responsabilidade. e isso sim pode levar a uma maior credibilidade.
Se cada um puxar para seu lado nao se saí de pé de pessegueiro, mas se pelo menos algumas pessoas se juntarem e decidirem tomar uma estrategia seja ela qual for, pode ser fazer alguma coisa. Pois temos algumas certezas, como o facto de que se não formos nos a fazer nada pela fisioterapia nao vao ser os politicos ou medicos que o faram e pela experiencia temos visto que o caminho que as coisas estao a levar nao é o melhor, por isso se as coisas continuarem assim nada vai mudar. basta então pelo menos tentar fazer algo de diferente, pois o resultado do que se faz agora toda a gente conhece......
Sei que este assunto ja é de ha algum tempo atras, mas para nos continua a ser d actualidade. E ontem depois de reler os comentarios desta noticia resolvi sim, escrever um mailzinho sucinto, aos principais orgaos de comunicaçao que conheço, televisao e jornais.
E sim, realmente, nao se ouve muito falar da nossa profissao da forma como gostariamos porque poucos sao os que denunciam publicamente algumas das praticas duvidosas com as quais nos deparamos cada vez mais. Entao ontem, resolvi fazer o que senti ser uma parte do meu dever enquanto fisioterapeuta..(desabafo) Fiz qualquer coisa, mesmo que nao seja muito.
E tendo a noçao que provavelmente o meu mail pouca ou nenhuma relevancia ira ter aos olhos de quem o ler, tambem tenho a noçao que se fossemos muitos a fazer o mesmo, talvez dai fosse resultar algo...
Saudaçoes fisioterapêuticas!
Alice!
Susana, no âmbito de um concurso público, qualquer pessoa pode concorrer para o lugar de fisioterapeuta, como de qualquer outro.
Como as nossas profissões são reguladas por decreto-lei, o júri limita-se a excluir todos os candidatos por não preenchimento dos requisitos legais. Não é grave. Grave seria se o júri admitisse esses candidatos para entrevista.
Caso alguém tenha conhecimento de alguma situação assim, por favôr, comunique de imediato a um Sindicato para que este actue em tempo útil.
Desculpa, mas a profissão de fisioterapeuta é regulada por decreto-lei da Assembleia da República.
Aqui está mais um caso de falta de regulamentação da Fisioterapia como carreira, estes casos têm de ser denunciados, e por quem por nós Fisioterapeutas. Mas parece que toda a gente sabe que estes casos existem mas pura e simplesmente ignora.
Temos de ser mais unidos e mais responsáveis pela defesa da nossa profissão vamos fazer alguma coisa contra isto!
:evil:
Fysio, lamento decepcionar-te mas não é a APF que o pode fazer da melhor maneira mas sim os sindicatos.
Uma coisa é uma associação profissional, outra um sindicato. Um sindicato tem competências legais alargadas neste âmbito, que seria o de trabalho inqualificado. A APF apenas poderia fazer uma denúncia.
A única que neste momento poderia fazer alguma coisa seria a APF, individualmente penso que será muito complicado conseguir alguma coisa. Tem de haver alguma entidade que resolva estes tipos de assuntos.
Mas e como todos sabem, uma associação de facto tem pouco poder... portanto é óbvio que se precisa urgentemente de mais qualquer coisa :rolleyes:
Tens a certeza disso ? Se souberes algo mais de concreto, agradecia que me enviasses dados por mensagem privada.
Hugo
Como é possivel, até clinicas abrirem esses falsos fisioterapeutas como é o caso em Barcelos, que em agosto abriu uma clinica, que se dá pelo nome FISIOVIDA, que já vai com a segunda filial, imaginem, e são massagistas que se dão pelo nome Fisioterapeutas, é precsico ter lata, aonde está a inspecção neste caso? :rolleyes:
IDICT
Mas é engraçado que eu não sei quem terá credibilidade para colocar em praticas tais acusaçoes!
Vamos fazer as nossas queixas a quem?
Será que existe alguma "ASAE", a actuar na área da saude!
Era uma boa forma de combater estes casos!
rita afonso
22-04-08, 19:02
Caros colegas!
Como podemos todos constatar chegámos a uma situação crítica, cujas "queixas" individuais para diferentes entidades não está a resultar.
Daí que na minha opinião, todas as situações ilícitas que são conhecidas por alguns de nós, devam ser devidamente descritas e se possível documentadas, deveriam ser reunidas por alguém com mais acessibilidade por parte de todos (alguém responsável pelo fórum, sindicato, apf, associação de estudantes, etc) e aí ser feita uma exposição dos factos à comunicação social (de preferência c o consentimento da APF), mas com material suficiente para uma reportagem alargada.
Alguém se chega à frente? :wink:
Francisco Neto
01-05-08, 17:02
Deixo uma sugestão aos colegas: estar presente nas I Jornadas de Fisioterapia da ESSVS, organizada por alunos desta escola. Serão debatidos problemas actuais da Fisioterapia em Portugal. Podem consultar o programa em Fisioterapia: que futuro??? (http://www.fisiozone.com/portugal/9877-fisioterapia-que-futuro.html#post22497).
Uma das mesas que promete uma profunda reflexão é a seguinte:
Regulamentação e controlo da actividade profissional de Fisioterapeuta
Ft. Isabel Souza Guerra(Presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas)
Ft. Cristina Abreu Freire (Presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas)
Prof. Doutor Álvaro Santos Almeida (Presidente do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde)
Possível presença de elementos de diferentes grupos parlamentares
Moderador: Ft. João Paulo Venâncio (ESSVS)
Diversos meios de comunicação social irão, também, estar presentes. Julgo que é uma boa oportunidade para fazermos ouvir a nossa voz.
axo engraçado esta lenga lenga toda, e os massagistas sao isto, sao akilo... certo, mas voçes senhores muito cultos, xeios de estudo e de sacrificio, quando tem que massajar alguem usam uma frase muito engraçada: "eu nao sou nenhum massagista para andar a massajar"... ás vezes dão graça... axo é que levam uma grande lavagem cerbral quando entram na faculdade.. agora ainda nao, mas um dia qinda espero tirar um curso de fisioterapeuta... mas axo k nao vou ser tao fexado como voces... tem de aprender um pouco mais senhores fisios(que eu ate admiro e tenho mta concideração, mas por akeles que respeitam).... pk como ja alguem aki disse, mts desses peseudo, auxiliares, medicos seja la o k for k voces xama, sao formados em centros de formaçao, por colegas voços... mas como os €€ xamam mais alto, nao kerem saber das guerras de pseudos e auxiliares... por isso nao critikem, akeles k aprendem com voces... senhores doutores fisios...
luis silva
17-07-08, 13:06
é com cada personagem que por aqui aparece....
pelos vistos o sr pitxu parece ser uma pessoa muito culta...
a minha opinião é mesmo esta: ainda bem que os auxiliares naos ensinam outros auxiliares porque se não estavmos mesmo mal...sendo o vosso conhecimento limitado ainda mais limitado ficaria...
e como a realidade que a grande parte dos auxiliares conhece é a de clinicas de encher chouriços julgam que sabem tanto como um fisioterapeuta...e depois vem para aqui fazer comentários que mais valia estarem calados...
"...quando tem que massajar alguem usam uma frase muito engraçada: "eu nao sou nenhum massagista para andar a massajar"..."
E dizem-no com muita razão. Massagens é para os massagistas. Se nós sabemos qual o nosso lugar, porque outros não o sabem?
Abraço.
silvialeal
17-07-08, 22:54
Não são só os "pseudofisio" das Clínicas ou das casinhas deles. Façam uma coisa... vão aos sites dos Clubes da Liga de Futebol e percam algum tempo a ver quantos deles estão registados. Eu já o fiz e digo-vos há "pseudofisioterapeutas" em Clubes da Liga. Quando me levantaram problemas para inscrever Fisioterapeutas numa Associação de Futebol e me pediram comprovativos, como deixam essas pessoas da FPF inscrever "pseudofisio" em Clubes da Liga.
Infelizmente nao sei se saberemos todos qual é o nosso lugar..
Concordo que um fisioterapeuta nao seja reduzido à capacidade de "andar a massajar".. Mas dai a dizer k massagens é para massagistas.. Caros colegas, tenho de discordar.
Admito nao ser o tratamento que mais gosto de aplicar. Mas no entanto, se temos formaçao para massagens terapeuticas, por algum motivo é. é parte integrante da reeducaçao, e se quem as fizer nao souber o que esta a fazer, facilmente altera a finalidade de um tratamento..
Agora so enquanto informaçao complementar..
Em França, a nossa profissao é denominada (textualmente traduzida) por "massagista-fisioterapeuta".
Alias neste momento, a ordem dos fisioterapeutas (pois é, têm ordem :redface:) anda a trabalhar na fiscalizaçao das pessoas ou entidades que andam a oferecer serviços de massagens terapeuticas sem terem a licenciatura em fisioterapia.. !
Cumprimentos
CatiaFisioo
20-07-08, 19:28
Não pude deixar passar em branco... é que: "sao formados em centros de formaçao, por colegas VOÇOS... "
Mau de mais...:shock:
Erros ortográficos extremamente graves à parte, concordo com a colega Alice.:P
Bêjos :wink:
Óptimo, um debate :biggrin:
Discordo de vós...Massagem é com massagista...
Nós temos mais formação em mais áreas, mas eles passam entre 3 a 6 meses a receber formação específica sobre massagem. Massagem terapêutica é connosco, e é usada diariamente, quer como um pequeno relaxamento/aquecimento antes do tratamento ou após o mesmo. Agora, Fisioterapia Social de paciente de utentes com "Lombalgias", "Dorsalgias" e todas as "algias" juntas, o Fisio não deve "perder" o tempo (que normalmente não tem) e dedicar-se aos casos que são realmente da sua especialidade...
Abraço
pessoalmente concordo com as colegas anteriores. creio que a massagem é PARTE do tratamento e não uma preparação para o tratamento ou um relaxamento final....então vejamos....não considera que a MTP faz parte das competencias de um fisioterapeuta e não a usaria por exemplo para uma epicondilite? Contudo não deixa de ser um tipo de massagem...
outro exemplo...numa paralisia facial periférica uma das técnicas a poder usar é a massagem, certo? Ao delegar esta função a alguém que não entenda qual a fisiopatologia da lesão ou que não saiba avaliar correctamente o paciente iremos arriscar-nos a que essa pessoa faça um massagem "chapa 5", relaxamento facial e já está....contudo podemos realmente fazer uma massagem mais relaxante por exemplo no lado não lesado para combater a hiperactividade, mas do lado lesado eu utilizaria tecnicas mais dinâmicas de modo a estimular essa hemiface.
Nas dorsalgias, lombalgias, cervicalgias, igual....temos primeiro de saber qual a origem do problema e dependendo disso iremos optar por um diferente tipo de abordagem, no qual se inclui um diferente tipo de massagem. Ser a dor for por presença de um trigger point activo de certeza que a massagem irá ser diferente que se for uma hérnia...(por exemplo).
Por isso creio que o fundamental é mesmo o diagnostico em fisioterapia e que dependendo do diagnostico poderemos optar por diversas vias de tratamento, mas no caso de delegarmos estas funções a massagistas, que não estão tão preparados para estabelecer um diagnóstico preciso,poderemos correr o risco de não obter a melhor performance do paciente.
Compreendo o que o ftportela quis dizer...e realmente há casos que parece que estamos a perder tempo, mas discordo, creio que independentemente do caso teremos que adaptar as nossas estratégias (inclusive dentro da própria massagem) ao paciente em questão.
Desculpem a extensão do texto....:redface:
Concordo..!
Essa da "fisioterapia social" por causa das lombalgias etc..hum, nao tenho a mesma perspectiva :wink:
Claro que ha sempre alguns que mais valia reencaminhar para um SPA do que para um fisio!!
Pessoalmente, devo admitir que ainda me sinto um pouco "verde" no que diz respeito a costas. Mas conheço fisioterapeutas que fizeram das "dores de costas" sua especialidade e que so com muitos anos de experiencia consiguiram apanhar-lhe "o jeito".. Vi alguns deles a trabalhar e acredita que de fisio social, aquilo nao tem nada e de massagens pouco mais.
Quanto ao tempo de formaçao, realmente para os massagistas é de 3 a 6meses... mas sendo que é 1mes pa effleurage, outro para petrissage e assim seguidamente..! justifica-se? :redface: por causa disso querera dizer que sabem melhor que nos?! hum.. nao me convence!
E como tal, até mandarem mais argumentos que me levem a acreditar o contrario, mantenho a minha posiçao!:biggrin:
Abraços!
AnaRamires
31-07-08, 18:05
O ano passado um dos sindicatos de fisioterapeutas esteve na minha universidade a sensibilizarnos para denunciarmos casos como estes...mas sabem como me sinto cada vez que vejo algo assim??? Completamente impotente!
Vejam este site: www.ricardorosa.com
É aqui da minha terra e é apenas um pequeno grande exemplo de muitos mais aqui na minha zona!
Investiquem...
Sinceramente,
Parabéns para eles...Só vejo fisios a reclamar. Nossa classe é desunida. Somos na maioria egoistas.
Nós temos muito mais capacidade que estes falsos Fisioterapeutas, mas ao invés de dois, três, quatro fisioterapeutas unirem-se e formarem uma sociedade, irem atras das coisas, o que vejo são muitos fisios medrosos, com medo de avançar, pessimistas.
Já chamei dois, três sem emprego para sociedade sem gastos iniciais só ganho e luta e o que me responderam:
- ah não...isso não vai dar certo...
- ah...fulano tá a ganhar dinheiro, mas ele teve sorte...
- ah... vou pensar no assunto, não sei... será que vai dar certo?
E eu penso: - Não tem jeito mesmo, não quero nem ver um pela frente, vou fazer parceria com quem quer crescer...
Enquanto isso, os falso Fisios dizem:- Eu vou atras das coisas e vou conseguir e conseguem TUDO ou quase tudo.
Desculpa lá...também só Fisio
Cumprimentos,
VascodaGama
01-08-08, 14:19
1000% de acordo com opost anterior , e depois andam aqueixar-se a vida inteira
patríciapereira
03-09-08, 18:11
mas ainda ha algumas pessoas que sentem a diferença, acreditem. ja trabalhei com massagistas num spa, e claro eles eram mais que nos, mas os utentes sentiam a diferença e faziam questao de serem acompanhados por um profissional de saude com formaçao.
o pior e que nos estao a tirar postos de trabalho, mas para as empresas é melhor "mao de obra mais barata".
a que mudar esta realidade.
Olá a todos!
Pois é, é urgente fazer alguma coisa, é a nossa geração de fisios que vai ficar prejudicada se nao se fizer nada, também é certo que se as inspecçoes sao como as bruxas (eu nunca as vi mas que as há, há, pelo menos é o que dizem:doubt:). Concordo com os colegas e acho que se houvesse união entre nós a situação seria diferente. Só pelo facto de existir este forum já é um começo, por isso obrigado pela excelente iniciativa.
E agora que fazemos? denunciamos tudo o que ha de ilegal por aí? a quem? à DECO? ideia e vontade penso que nao falta, temos é de passar para a prática, mas como?
Cumprimentos a todos
Olá a todos,
Existem pessoas que só querem uma oportunidade...não me levem a mal.
As pessoas nem sabem em quem confiar com esta batalha naval entre fisioterapeutas e auxiliares parem com isto.
O q nós precisamos é de apoio...
E não venham com histórias de que o utente fica mal servido ou diz q um fisioterapeuta faz o trabalho melhor.
Só o diz se voces assim o quiserem.....ajudem se e n se matem...
Olhem para outras profissões e vejam casos piores do que o vosso, acham que a luta alguma vez levou a algum lado?
Ola a todos. Esta questão é interessante e levanta ainda mais questões. sou estudante de Fisioterapia, mas tenho o curso de técnico auxiliar, tirei no Simac Porto e tenho trabalhado em algumas clinicas e ha dois anos resolvi tirar a licenciatura em Fisioterapia. A questão dos técnicos, é relativa, porque normalmente o mal começa na direcção das clinicas, que preferem sem duvida técnicos a fisioterapeutas e inclusive fisioterapeutas a médicos. Começam logo ai a inverter os papeis. Sempre defendi que cada macaco no seu galho, e se houver uma hierarquia e organização tudo funcionaria impecavel : medico ->fisioterapeuta->técnico.
Ou seja, o médico faz o papel dele, avalia, em sintonia com o fisioterapeuta prescreve e o técnico em sintonia com o fisioterapeuta trata.
Porque e voces sabem muito bem que é assim, que há muitos fisioterapeutas que não gostam de fazer massagem, não tiram os calores, não fazem os tratamentos de electroterapia como deve ser, porque a verdade é uma, se virem a carga horaria de qq curso de fisioterapia e a carga de um curso técnico de electroterapia e massagem de recuperação, esses cursos ganham em horas teoricas e praticas aos cursos das licenciaturas. Agora o mal ocorre quando os técnicos se querem fazer passar por fisioterapeutas e dao palpites sobre posturas, exercícios de correcção, técnicas que encontram nos livros ou viram alguém fazer...
Não quero com isto levantar questões, nem entrar em guerra com ninguém, mas sabem perfeitamente que numa clinica que atenda 200 pessoas dia, onde ha falta de aparelhos, falta de pessoal e onde o que importa é o paciente que entra a seguir passados 30-45 minutos, o tratamento não pode ser bem feito.
Tirando certas clinicas e normalmente privadas, quais são as que colocam 20 a 30 minutos de calor, uma massagem de 5-10 minutos, electroterapia 40-50 minutos e ainda exercicios complementares de reforço, correcção 10-15 minutos? Conheço poucas e volto a dizer todas elas privadas.
Sinceramente acho que é preciso ter em atenção cada caso, conheço maus profissionais licenciados, em que até massagens com anel de curso fazem, mesmo com a pedrinha a fazer esfoliação e trabalhar com aparelhos desligados ou pura a simplesmente a não saberem o funcionamento básico de cada um dos aparelhos e as características de cada uma das correntes, conheço excelentes licenciados a trabalhar com dedicação e seriedade, conheço igualmente técnicos muito maus e técnicos excelentes, que naquilo que é a sua função são verdadeiramente melhores que muitos fisios. Ou voces não conhecem ninguém assim e metem toda a gente no mesmo saco? Porque será que a profissão está cada vez com pior imagem, não será também fruto das facilidades que ha em abrir cursos de fisioterapia nas universidades privadas e no seu facilitismo?
Volto a dizer que não quero entrar em guerra com ninguém, mas acho que devemos ser sérios no que dizemos e algumas das opiniões que aqui li, revelam alguma falta de consciência do que realmente se passa nas clinicas.
Por tudo isso, sou 100% a favor das inspecções, às clinicas, aos contratos, aos recibos verdes a tudo, porque muito do mal está nas direcções das clinicas, há um enorme conjunto de leis e dificuldades em abrir uma clinica, mas depois... tudo parece fácil, não ha contratos, é tudo recibo verde, não ha responsabilização, ninguém ve os seguros, ninguém ve os descontos, ninguém ve as habilitações... a menos que haja denuncia.
Bom, peço desculpa pelo enorme texto, peço desculpa se entrei em choque com alguém, mas acho que não quebrei nenhuma das regras do forum e não faltei ao respeito a ninguém. Continuo a defender, que é benéfico para as clinicas haver uma empatia e uma cumplicidade entre técnicos e fisioterapeutas, entre licenciados e não licenciados, entre o pessoal das sala de fisioterapia e os medicos ortopedistas, fisiatras que estão nas consultas, desde que cada "macaco no seu galho", coisa que não acontece :-)
Ola
Estou plenamente de acordo...Cada macaco no seu galho..
Médico_ Fisioterapeuta_Técnico
Acho que todos entram e a espaço para todos...e o problema não é dos técnicos é claramente das clinicas.
E dizem-no com muita razão. Massagens é para os massagistas. Se nós sabemos qual o nosso lugar, porque outros não o sabem?
Abraço.
olá,
É nestas alturas que eu digo:
Existem pessoas que realmente fazem isto com gosto e dp esxistem quelas que tiraram o curso por tirar...
Se tivesse apresso por o que faz não se importava de massajar e assim tb o técnico não precisava de estar lá, não concorda?
Cumprimentos
Cazevedo
Marcio Crispim Veloso
10-04-09, 18:53
Publiquem um anúncio.
Em um jornal de grande tiragem,com uma mensagem bem agressiva(no bom sentido é claro) ex.UM FALSO FISIOTERAPEUTA É UM ASSASSINO EM POTENCIAL.
Não sou fisioterapeuta mas acho um escândalo esses espertos brincarem com a saúde do povo.
Tem o meu apoio.
dani_bonança
13-04-09, 09:31
Bom dia!! Sou Fisioterapeuta como a grande maioria aqui neste forum, e vou ser sincera convosco, estas discussões não levam a lado nenhum!! Não é assim que se ganha uma luta!! Nós fisioterapeutas temos de ser mais pro-activos! Eu sei que a situação não está fácil, eu acabei o curso em 2006 e não consegui arranjar logo trabalho, mas não desisti! Tive 2 anos a recibos verdes e neste momento consegui um contrato, é claro que o tipo de trabalho não é como eu gostaria! Mas tb não é assim tão mau, dá perfeitamente para o inicio da minha carreira, pois sei que vou conseguir melhor e faço por isso. Neste momento aposto na minha formação, porque se alguém pensa que a licenciatura nos prepara para o mercado de trabalho, estão muito enganados!! é preciso muito mais do que isso!! Mas gostaria de deixar uma sugestão! E se sensibilizassemos a população para a nossa importância?! Se as pessoas soubessem o que nos podemos fazer por elas, talvez fossem mais selectivas na escolha dos profissionais de saude!! A maior parte das pessoas não sabe o que é a fisioterapia, logo não sabem a diferença entre um técnico de fisioterapia e um fisioterapeuta! Quando nós provarmos que somos indispensáveis, e para isso é necessário sermos profissionais de qualidade, conseguiremos o nosso lugar na saúde!! E além disso há imensas coisas que poderiam apresentar às juntas de freguesia como projectos comunitários, e nessa área duvido que escolham um tecnico auxiliar!! O mais engraçado é que todos os anos sobram fundos para esses projectos, que quase não existem!! é irónico... Tenho a certeza que um dia vamos conseguir o nosso "lugar ao sol"!! Não desanimem, nos vamos conseguir!! Só temos que começar por algum lado!! Saudações terapêuticas!
Daniela Bonança
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.