PDA

View Full Version : osteopatia

fisiolima
06-10-07, 12:02
o IPN da curso de osteopatia para profissionais de saúde alguem sabe dizer se é credível? se o conteudos programáticos estão adequados? o site é :: INSTITUTO PORTUGUÊS DE NATUROLOGIA :: (http://www.ipnaturologia.com)
obrigado

xananjos
07-10-07, 19:55
No meu entender o mais credivel é mesmo o da IEES, uma vez que é só para fisioterapeutas.

elsaazevedo
22-10-07, 13:49
Boa tarde, tenho uma colega que se inscreveu o ano passado no curso de Osteopatia do IPN, e a verdade é que ela só lá andou 3 ou 4 meses, porque o curso nao tinha como requisito ser-se Fisioterapeuta,entao andava a aprender novamente goniometria e teste muscular!:confused:
No entanto este ano eles já fazem distinção tendo um curso de osteopatia para profissionais de saude e outro para o publico em geral.
Além disso os profissionais que davam as aulas, segundo o que ela disse, deixavam bastante a desejar na medida que muitas das aulas eram dadas por enfermeiros e pessoas que nao pareciam ter uma ligação real à osteopatia... Não penso desse modo que seja uma boa escolha.

Ismaelsilva
22-10-07, 23:38
Em termos cientificos e técnicos a IEES é muito bom, temos claro a barreira linguistica, mas ultrapassa-se facilmente!

Aconselho, embora um pouco dispendioso, mas muito bom!

Abraço

Marco Silva

Hélder Abreu
22-10-07, 23:43
Em termos cientificos e técnicos a IEES é muito bom, temos claro a barreira linguistica, mas ultrapassa-se facilmente!

Ao fim do curso, ficamos com formação em Espanhol também!:wink::lol:

fisiohelder
24-10-07, 10:23
Ou então se quiserem em alternativa tem o curso de osteoetiopatia e porturoterapia que vai iniciar brevemente em lisboa, com um dos melhores profissionais da area e mais conceituados, Dominique Lippens. Caso queiram saber mais é so ligar 912228441. O formador fala portugues (pois reside no brasil hà muitos anos) e todo o material de apoio está em portugues. Saudações

LMSC
25-10-07, 00:17
Já que estamos nesta onda oportunista, aproveito a oportunidade para cumprimentar os colegas que demonstram ser capazes de defender as suas causas sem que para isso percam, em momento algum, aquela capacidade de discernimento que os coloca numa posição equidistante relativamente aos seus oponentes.

Eu defendo a Osteopatia.
Também defendo o curso de Osteopatia que coordeno em Portugal.

Também defendo a Fisioterapia.

Também defendo a BOA Osteopatia e a BOA Fisioterapia (desde a formação à prática profissional)

NÃO recomendo confrontos entre profissões que não têm que se confrontar. A nossa guerra é outra... Confrontem sim as más práticas que existem em ambas (no fundo, em todas) profissões.

Também não gosto dos sucedâneos que aparecem à boleia da Osteopatia e da Fisioterapia. Esses sucedâneos terão talvez uma única virtude: mostrar o caminho correcto ao bom profissional (e ao paciente) que lá entre por engano.

Também conto com eles.

Luís Carvalho - coordenador do curso de Osteopatia (EOM/ IEES)

Patricia
25-10-07, 17:42
Boa tarde

Gostaria que me informasse como funciona o curso. A frequencia das aulas e as mensalidades. Estou a acabar o de acupuntura e estou a pensar tirar este curso pelo IEES, visto que é só para fisioterapeutas.

obrigado desde já pela atenção

loic
20-11-07, 19:58
desculpem a ignorancia em k difere a osteopatia da fisioterapia? e ja agora um osteopata pode fazer domicilios? obrigado

Tania Leiria
04-02-08, 16:41
alguém me sabe dizer quanto tempo dura o IEES?qto é? e a periodicidade? e já agora o que acham do curso OSTEOPATIA CLÍNICA E
POSTUROTERAPIA que se nao me engano tá a decorrer?

Ismaelsilva
07-02-08, 00:58
O curso da IEES dura cerca de 5 ou 6 anos, e as aulas são um fim de semana por mês, durante 10 meses!

elsaazevedo
07-02-08, 01:47
Sim, no entanto o 6º ano penso que "só" tem de se fazer a tese de final de curso.
Quanto ao pagamento paga-se cerca de 200 euros por mês...:confused:
Acho que de facto é de se fazer contas à vida... 200x10x6 = #$"#$"#:doubt:

Enfim.

Hélder Abreu
07-02-08, 13:21
O curso da IEES dura cerca de 5 ou 6 anos, e as aulas são um fim de semana por mês, durante 10 meses!

São 9 meses por ano, Ismael.

Sim, no entanto o 6º ano penso que "só" tem de se fazer a tese de final de curso.

O 6º ano também tem alguns seminários, não é só a tese.
É verdade que é muito dinheiro e tempo investido. Mas sinceramente, para nós Fisioterapeutas, a nível de qualidade/preço no mercado não é o mais caro que existe e a qualidade é bastante boa.

Ismaelsilva
19-02-08, 00:38
São 9 meses por ano, Ismael.

O 6º ano também tem alguns seminários, não é só a tese.
É verdade que é muito dinheiro e tempo investido. Mas sinceramente, para nós Fisioterapeutas, a nível de qualidade/preço no mercado não é o mais caro que existe e a qualidade é bastante boa.

Agora não posso precisar, mas no Curso que está a ser dado em Lisboa, começamos em Setembro e só temos exame em Junho.

Abraço!

Hélder Abreu
19-02-08, 09:48
Agora não posso precisar, mas no Curso que está a ser dado em Lisboa, começamos em Setembro e só temos exame em Junho.

Abraço!
Expliquei-me mal, talvez. O que queria dizer é que são pagas 9 propinas mensais + 1 inscrição anual. Quanto ao número de fins de semana com aulas são sempre 9 (excepto para o 5º e 6º ano). Tendencialmente, começam em Outubro e acabam em Junho, mas pode acontecer de iniciar em finais de Setembro e/ou acabar em início de Julho. Penso que isso varia de ano para ano.

Ismaelsilva
20-02-08, 00:41
Expliquei-me mal, talvez. O que queria dizer é que são pagas 9 propinas mensais + 1 inscrição anual. Quanto ao número de fins de semana com aulas são sempre 9 (excepto para o 5º e 6º ano). Tendencialmente, começam em Outubro e acabam em Junho, mas pode acontecer de iniciar em finais de Setembro e/ou acabar em início de Julho. Penso que isso varia de ano para ano.

Já confirmei e é isso mesmo Helder, começam no final de Setembro e terminam no principio de Junho!

Gonzalez
09-07-08, 00:28
Boa noite..eu sou aluno do 4o de Fisioterapia, e gostaria de aprender mais sobre a área das terapias manuais, especialmente da osteopatia.Pelo que me apercebi, o curso da IEES no Porto é bstt bom, mas engloba-me muito tempo e dinheiro.Gostaria de saber se o curso do IPN(dois anos, 780 horas) tem um plano curricular (http://www.ipnaturologia.com/?link=show.php&art=28&page=3) semelhante quer em unidades curriculares quer em horas em relação ao do IEES.
Este foi o meu 1o post. :badgrin:
Agradeço a vossa disponibilidade

sssss
19-08-08, 01:40
itm-hospital terço dizem que é a melhor ja fui aluno gostei e havia varios alunos upn , que dizeram mal da upn e tavam adorar o itm-hospital terço

raul
21-08-08, 18:10
Boa tarde, tenho uma colega que se inscreveu o ano passado no curso de Osteopatia do IPN, e a verdade é que ela só lá andou 3 ou 4 meses, porque o curso nao tinha como requisito ser-se Fisioterapeuta,entao andava a aprender novamente goniometria e teste muscular!:confused:
No entanto este ano eles já fazem distinção tendo um curso de osteopatia para profissionais de saude e outro para o publico em geral.
Além disso os profissionais que davam as aulas, segundo o que ela disse, deixavam bastante a desejar na medida que muitas das aulas eram dadas por enfermeiros e pessoas que nao pareciam ter uma ligação real à osteopatia... Não penso desse modo que seja uma boa escolha.
gostava de saber onde posso ter este tipo de formaçao em coimbra.
obrigado

madpriest
25-08-08, 12:48
Ja agora.
E vale a pena tirar estes cursos?
estes cursos são para fisioterapeutas só?ou seja kem não tem curso superior não pode exercer profissões tais como osteopatia, quiromassagem e tais?Partindo do principio k tiro,por exemplo o curso osteopatia no IMT.
BJS

Miguel Faria
03-09-08, 23:55
O curso de Osteopatia do IEES é só para fisioterapeutas! O que posso dizer é que é um curso excepcional e uma mais-valia para qualquer fisioterapeuta.

patrickk1982
01-04-09, 19:16
ola a todos!!Eu ando a tirar o curso de Osteopatia no IPN, e o meu curso nao esta a durar 4 meses, mas sim 2 anos lectivos. Alem do mais os professores sao competentes. O IPN é uma boa escola. Nao podemos dizer que X escola nao é boa por causa de alguem que diz que esse curso tem duração de 3 ou 4 meses.Xau

M.A.
16-06-09, 23:05
ola a todos!!Eu ando a tirar o curso de Osteopatia no IPN, e o meu curso nao esta a durar 4 meses, mas sim 2 anos lectivos. Alem do mais os professores sao competentes. O IPN é uma boa escola. Nao podemos dizer que X escola nao é boa por causa de alguem que diz que esse curso tem duração de 3 ou 4 meses.Xau

Se alguma vez tiveres acesso ao conteúdo do Curso de Osteopatia do IEES ficas logo a saber a diferença!!! Tentar comparar é perder o nosso tempo! Também podes debater anatomia com alguém formado pela EOM (IEES) e vais ver a diferença.

ds@cbt
27-06-09, 20:14
Boas,
eu estou com grande interrese em tirar osteopatia...mas nao sei qual devo tirar. Sera que alguem me pode ajudar a perceber qual a diferença entre as varias escolas que existem( madrid, belga, francesa, inglesa...)...
obrigado

M.A.
28-06-09, 16:26
O curso de Osteopatia do IEES é só para fisioterapeutas! O que posso dizer é que é um curso excepcional e uma mais-valia para qualquer fisioterapeuta.

ds@cbt
28-06-09, 19:37
Sem duvida que é uma mais valia, no entanto o que a difere das outras escolas, para alem de ser so para fisioterapeutas?
Thanks

fisio78
28-06-09, 19:52
Também estou com muitas dúvidas de qual escolher, se poderem dar a vossa experiência das escola era óptimo.

Isto foi tudo o que encontrei na net (ANEXO), continuo a achar que me vou inscrever na EOM, e mais agora que com 2 anos ficamos com a hipótese de ter o master em Osteopatia estrutural pela universidade de Girona.

PS:. já agora visitem o novo site da EOM, foi renovado.

ANEXO:

http://www.escuelaosteopatiamadrid.com/index.php/portada/42-formacion-en-osteopatia-convocatoria-20092010

http://esitef.blogspot.com/

http://www.ipnaturologia.com/?link=show.php&art=28&page=2

http://www.itsaude.com.pt/modulo1.html e http://www.itsaude.com.pt/modulo2.html

http://ean.pt/?s=fbasica&v=formacao&c=7

http://escolamae.org/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=13

http://www.lis.ulusiada.pt/cursos/outros/2005_osteopatia/default.htm

ds@cbt
05-07-09, 14:39
Boas,
vai-se realizar um curso de terapia manual segundo o Conceito Osteotiopático,ministrado pelo Dominique Lippens, estou com algumas duvidas visto o programa pareçer-me bom, mas nao sei...
O que voçes acham deste curso?
obrigado

fisio78
05-07-09, 14:59
Boas,
vai-se realizar um curso de terapia manual segundo o Conceito Osteotiopático,ministrado pelo Dominique Lippens, estou com algumas duvidas visto o programa pareçer-me bom, mas nao sei...
O que voçes acham deste curso?
obrigado

Também vi esse curso, parece-me estranho, não sei...alguém fez em Lisboa a 1 edição??? experiência???

cump

Ozzie
12-04-10, 22:32
Boas. Não sei se ainda continuam atentos a este tópico mas queria so tirar uma dúvida.

EOM = Escola de osteopatia de madrid

IEES = ??????

É uma dúvida desinteressante mas sou curioso e tive que perguntar.
Já agora, o curso de osteopatia dado pela EOM no porto é dado em português ou espanhol?

fisio78
13-04-10, 07:39
Boas. Não sei se ainda continuam atentos a este tópico mas queria so tirar uma dúvida.

EOM = Escola de osteopatia de madrid

IEES = ??????

É uma dúvida desinteressante mas sou curioso e tive que perguntar.
Já agora, o curso de osteopatia dado pela EOM no porto é dado em português ou espanhol?

boas

IEES é o Instituto Europeu de Ensino Superior, digamos que é ele que representa legalmente a EOM em Portugal.

O curso é ministrado em Espanhol mas percebe-se perfeitamente porque é muito técnico e depois temos sempre algum monitor Português que faz a tradução de alguma palavra mais impercéptivel.

Espero ter ajudado

OsteoMig
13-04-10, 22:38
IEES - Instituto Europeu Ensino Superior

O curso é em espanhol com monitores portugueses (nem sempre).

masterzen
01-07-10, 18:34
Gostava que me explicassem porque é que a Osteopatia é para os fisioterapeutas???
Tenho lido o vosso forum e nao entendo pk é que insinuam que Osteopatia tem que ser para fisioterapeutas!!

Só neste país.

tiago23
01-07-10, 20:11
Depende de onde tiras o curso de osteopatia. Há sitios que qualquer um pode tirar, outros que não.

RuiSantos
05-07-10, 21:01
Também vi esse curso, parece-me estranho, não sei...alguém fez em Lisboa a 1 edição??? experiência???

cump

Eu fiz a 1ª edição em Lisboa e sinceramente, fiquei bastante satisfeito.

O Dominique, embora Belga (e Director da ATMS - Academie de Therapie Manuell et Sportive) vive no Brasil pelo que é perfeitamente perceptível a formação.

Eu gostei porque ao nível da maneira como os módulos estão organizados podemos por em prática progressivamente os conhecimentos adquiridos visto que em cada módulo é dada a avaliação e intervenção de uma zona específica. Ao longo do curso a matéria vai-se encaixando cada vez melhor até que os últimos dois módulos são o culminar de toda a matéria e o entendimento da Posturoterapia em si.

Outra coisa que gostei bastante é que o Dominique não tem um conceito fechado em si, também começou como fisioterapeuta mas foi-se especializando cada vez mais, fazendo a interligação de inúmeras técnicas.
Todo o conceito Osteopático é dado (Estrutural, Miofascial, Muscular e Visceral) mas adicionalmente são abordadas técnicas como Terapia Sacro-craniana, DeJarnette, Cadeias Musculares, Inibição por Posicionamento (Jones), Cinesiologia, Quiropraxia e Posturoterapia. Fica-se com uma formação bastante completa, com muita componente prática, e com material para estudar por muito tempo.

Recomendo!

Cumprimentos

ds@cbt
06-07-10, 20:22
Boas,
concordo com o colega "RuiSantos"....Estou a frequentar a 2ª edição do curso e estou bastante satisfeito. Um curso sem duvida bastante util e pratico.
Recomendo...
cumps
ds@cbt

M.A.
13-07-10, 13:11
A Osteopatia não é para fisioterapeutas. O que há é Escolas (como a Escuela de Osteopatia de Madrid) que apenas aceita fisioterapeutas porque tem uma estrutura e conteúdos programáticos que assume que todos os alunos dispõem de certas bases e que têm um conhecimento mais homogênio. Seria difícil dar uma aula com alunos conhecedores de anatomia e outros sem conhecimentos anatomicos.

Maky
19-11-10, 00:11
IEES significa Instituto Europeu de Ensino Superior. E é a entitade ou instituição que lecciona Osteopatia em Portugal através da EOM.
Os cursos de Osteopatia em Portugal da EOM são leccionados em espanhol.
Cumprimentos

flavio_mateus
16-03-11, 22:19
Olá! gostaria de saber se alguem frequenta ou frequentou o curso de osteopatia do instituto da saúde do porto. Gostava de referencias e se aconselham este curso em relação aos restantes.

Cumprimentos

Ft. Flávio

fasferreira
14-04-11, 00:08
Olá.

Estou interessado em fazer o curso de Osteopatia pela EOM. No entanto, trabalho numa unidade de Cuidados Continuados, pois foi o que apareceu (acabei o curso de Fisioterapia em Julho passado). A minha questão é:

Uma vez que não tenho hipótese de aplicar o curso de osteopatia na prática clínica, pelo menos para já, terei dificuldade em integrá-lo depois?

Obrigado

M.A.
14-04-11, 20:28
A osteopatia requer pelo menos muito treino. Caso fiques meses sem aplicar uma manipulação facilmente esqueces os parâmetros!

fasferreira
14-04-11, 21:32
e não dá para relembrar pelo estudo/ DVD?

O meu objectivo é abrir um gabinete, quando terminar o curso de osteopata.

M.A.
15-04-11, 20:12
O ideal é ir treinando com alguém sempre que fôr possível!

baia
16-07-11, 22:35
Boas...
estou a pensar investir em algo para além da Fisioterapia e sei que o curso de Osteopatia de Madrid é bastante bom.
Contudo é bastante dispendioso também.
Uma vez que há outras ofertas no mercado mais baratas ( e a mim só me interessaria para já a parte estrutural) gostaria que alguem que já tivesse tirado o curso me desse um feedback em ralação a qualidade/preço.

M.A.
19-07-11, 20:42
Olá, o curso da EOM (Escuela Osteopatia de Madrid) é dos mais completos que existem. Dá-nos conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica que nunca obtiveste no curso de fisioterapia!

Ozzie
20-07-11, 17:40
Ola a todos.
Mais uma vez volto a este tópico, mantendo o meu grande interesse pela osteopatia e particularmente pela EOM.

Reparei que alguem referiu que com o 2º ano fica-se com o Master em osteopatia estrutural pela universidade de Girona.
Isso equivale a um mestrado?

Terminei este ano a licenciatura em fisioterapia e tenho uma enorme vontade em tirar osteopatia.
O único facto que está a travar a miha inscrição é o de ainda não ter arranjado trabalho.

Cumprimentos,
Ft. Márcio

M.A.
21-07-11, 19:17
Um Master equivale a uma pós-graduação, o que em termos curriculares é bastante bom. Claro que não aconselho ninguém ficar só pelos 2 anos. Osteopatia é um mundo!!!

Ozzie
21-07-11, 23:24
Claro que não aconselho ninguém ficar só pelos 2 anos. Osteopatia é um mundo!!!

Concordo plenamente.
Espero um dia poder conhecer esse mundo... É realmente algo que me fascina!