View Full Version : Trabalhar no estrangeiro: Uma Porta Aberta
Caros colegas,
é do conhecimento de todos que existe hoje em Portugal uma grande dificuldade em encontrar trabalho (já nem falo em emprego, pois este tende a ser cada vez mais escasso em todas os sectores da economia).
Face a isso, tenho vindo a informar-me bastante sobe os mercados estrangeiros, sobretudo na Comunidade Europeia, e pela análise feita o cenário actual não é tão desanimador:
Muito embora em países como a Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal e Itália, os mercados da prestação de serviços de Fisioterapia ja se encontrem saturados, existe ainda uma grande procura em países tais como Irlanda, Reino Unido, França e Alemanha, onde os ordenados superam sempre os 1500 euros, com direito a férias e prémios (13º mês...etc) e boas perspectivas a longo prazo.
No entanto nem tudo são rosas, e diversas barreiras se levantam, tais como a língua , cultura, moeda (Libra no caso do UK), validação da carteira profissional (MUITO complicado para UK), pelo que diversos aspectos devem ser tomados em consideração na escolha do destino de trabalho:
- Aprender/Aumentar/Actualizar os conhecimentos ao nível da língua do pais de acolhimento;
- Tratar com antecedência de todos os documentos necessários para trabalhar noutro pais;
- Ter em conta aspectos relacionados com a facilidade de transporte (proximidade de aeroportos, estações de caminhos de ferro, estrutura rodoviária existente, etc);
- Suporte familiar/amigos/comunidade de portugueses existente (ja fui emigrante, e acreditem que este é um factor importantíssimo);
- MUITO CUIDADO com empresas de recrutamento sem escrúpulos: tive conhecimento de uma empresa de recrutamento espanhola que recrutava FTs para França. O ordenado oferecido correspondia a 75% do real, sendo que existia a obrigatoriedade do contracto durar 2 anos. Ou seja, dois anos a pagar 25% do que ganham para uma empresa que a única coisa que vos faz é traduzir o certificado (podem consegui-lo através do Centro Nacional Europass) e encaminhar o CV.
...e poderíamos escrever uma lista interminável de recomendações, mas iriam tirar o toque de aventura que uma experiência deste género pode proporcionar :wink:
Dos contactos efectuados ao longo dos últimos meses, fiquei com uma lista invejável de diversos locais (sobretudo Hospitais em França) interessados em acolher Fisioterapeutas portugueses, pelo que deixo a minha disposição para ajudar quem quiser embarcar neste desafio.
sílvia félix
05-10-07, 20:04
Caro colega, de facto cada vez mais se torna aliciante entrar numa Aventura, por diversas razões: monetária;o gosto e amor que se tem pela profissão que se escolheu "Ser Fisioterapeuta".
Se tiver disposto a partilhar informações sobre as tais clínicas que se mostraram receptivas ao acolhimento de fisios portugueses, por favor envie-me.
saudações fisioterapêuticas
Para todos os interessados em trabalhar em França, sugiro que tratem do processo de certificação profissional o quanto antes, visto este ser essencial para o processo de candidatura (não vou estou a falar de França devido a este atraso burocrático...).
Aqui têm todas as informações que precisam.
EQUIVALENCES EUROPEENES ET AUTORISATION D'EXERCICE Masseur kinésithérapeute (http://www.kine-services.com/kine-services/kine_etud_equivalence.htm)
Normalmente não são levantados problemas à certificação profissional. Se os espanhois conseguem, e estão a anos luz da qualidade das nossas escolas (infelizmente nem todas) nós tb conseguimos :wink:.
Tenho uma lista de 12 vagas para integração imediata em hospitais ou lares/instituições. É necessário saber falar e ler francês correctamente (têm tempo de fazer um cursito de 1 mês).
Assim que tiverem a documentação em ordem, terei todo o prazer em vos ajudar.
Quem tiver interessado noutros destinos, pode passar os olhos por PhysioBob's Jobs (http://www.physiobob.com/default.aspx)
Acrescento que o processo de certificação para trabalhar na Irlanda parece-me de todos o mais simples, sendo efectuado através das escolas de fisioterapia irlandesas.
sonialucas
15-10-07, 14:48
Caro colega,
muito obrigada pela partilha de todas essas informações, o que aproveito para pedir contactos de eventuais clínicas que conheça no Reino Unido.
Muito obrigada :)
Com os melhores cumprimentos
Sónia Lucas
Boa tarde,
se procura emprego no reino unido, sugiro que explore o site physio jobs.
No entanto relembro-lhe que é muito dificil conseguir certificação para trabalhar lá.
cumprimentos
sonialucas
16-10-07, 19:19
Muito obrigada pelas informações :)
Cumprimentos
Ismaelsilva
17-10-07, 00:25
Nao sei se estou a ler bem, mas aki no Physiobob's chegam a oferecer 45 euros à hora, para trabalhar 35 horas!
Sabem kuanto da por semana - 1575 euros por semana, 6300 euros por mês.
Será que é mm assim!
PedroDublin
23-10-07, 18:58
Boa tarde,
pensei publicitar este endereco aqui visto achar de utilidade para quem pensa trabalhar no estrangeiro principalmente na Irlanda, faz uns meses que encontrei no hospital aqui em Dublin uma fisioterapeuta portuguesa, nao sei em que termos esta a equivalencia aqui, mas com a ajuda do forum
LusosinIreland.org - Emigrantes Portugueses na Republica da Irlanda, Portugueses Community in Republic of Ireland - Index (http://www.lusosinireland.org)
talvez possamos encontrar alguem que nos possa contar experiencias de alguns fisios aqui na irlanda, e nao hesitem de colocar questoes no forum
Olá.
Shimeko, podes dizer qual o nome dessa empresa francesa? Nestas coisas quantos mais nomes anunciarmos melhor,existem montes de empresas a tentar fazer isso.
Portugal esta a ser alvo de alta campanha de uma empresa espanhola a recrutar fisios para frança (balnearios e hospitais), essa empresa tem montes de anuncios em varios sites e blogs de fisio, e ja andam a fazer entrevistas de recrutamento no Porto e Lisboa. Estou a falar da "Seleuropa" da antiga "Cabinet Mobilité Emploi". É esta empresa a que te referes ou a outra?
Aparte de muitas das burlas que acontecem por toda a parte e em todas as áreas, trabalhar fora do nosso pais é cada vez mais uma opção muito bem vista.
Abraço
Olá a todos!
Obrigado Shimeko pela partilha de informação e de certa forma pelo encorajamento que está a dar a quem pensa esquecer Portugal para exercer fisioterapia, uma vez que está provado que Portugal e a fisio nao sao simbióticos hoje em dia.
Daqui a uns tempos estamos a ir uns a tras dos outros para o estrangeiro, porque se isto nao melhorar é o que se prevê...
Cumprimentos
Como pode melhorar, tendo em conta a quantidade de "Fisioterapeutas" formados anualmente?
Quanto à questão anterior, sim estava a referir-me a esse mesma empresa!
os valores reais do mercado são
+- 2200€ mês em termas (com alojamento)
+- 1900€ mês em hospital
quem esteja em vias de ser recrutado tenha isto em atenção...
A pedido de alguns colegas vou partilhar informações acerca do mercado Suiço.
Em termos monetários, é um mercado muito apetecível, não so pelos ordenados (3000€), como pelos descontos (os mais baixos da europa - de 15% do ordenado bruto vs cerca 25% em França).
Ao contrário do que se possa pensar, não tem um custo de vida muito alto, sendo que, p.e. o aluguer de um T0 ronda os 300 euros, e os custos com alimentação são semelhantes aos nossos.
Por norma os contratos têm uma duração inicial de 1 ano, com um horário semanal de 42h (Vs 35h de França)
Relativamente ao reconhecimento do diploma, aparenta ser mais difícil do que para trabalhar em França (deve ser feito junto da Croix Rouge Suisse http://redcross.ch/activities/health/hocc/d02a02a-fr.php ) e tem custos associados que rondam os 400 euros.
Em termos de oferta de emprego, é algo escassa , pois é um pais com fortes tradições na fisioterapia.
No entanto, uma boa pesquisa e alguma insistência tem os seus frutos..
Por agora é tudo, mas espero brevemente poder trazer-vos mais informações
PS: Peço-vos que caso tenham alguma questão, a coloquem no topico. Assim a partilha de informação poderá ser util a todos!!
Ola
Permite discordar da tua opinião. Penso que estás a desenhar um quadro que não é o real.
As empresas de recursos humanos não são assim tão más, bem pelo contrário. Para quem não tem familia ou amigos no estrangeiro, para um 1º emprego recorrer a uma empresa de recursos humanos é uma boa solução.
- vais para outro país com contrato assinado, já sabes todas as condições - quaso contrário tens de enviar curriculos, ir a entrevistas de emprego (gastos em viagem e alojamento para isso) e podes ficar com o lugar ou não..
- quem paga à empresa de recursos humanos é a entidade empregadora, tu não tens nenhum custo inicial - claro que a empresa tem de receber algo, afinal é o trabalho deles
- quantos ao valor dos ordenados apresentados esqueces-te que são valores brutos porque os 2200 e 1700 euros, liquidos passam a ser 1600 euros para termas e 1300 para hospitais, mas varia muito consoante o sitio onde trabalhares
espero ter ajudado a esclarecer
Tens toda a razão!!
Apenas quero com este tópico esclarecer que para ir trabalhar para frança (p.e.), não ha grande dificuldade (documentação fácil de tratar, oferta de trabalho grande e variada, e quanto a entrevistas, normalmente nem são necessárias)
e com isto são mais 200/300 euros por mês que metes no TEU bolso...:wink:
fisio_clarinha
09-11-07, 15:29
Olá colegas!
Face a todas as dificuldades que tenho vindo a encontrar na procura do meu primeiro emprego, estou quase decidida a embarcar neste grande desafio que é ir trabalhar para o estrangeiro. O meu país de eleição é a Bélgica. Será que algum de vocês tem conhecimento de hospitais, clínicas ou qualquer instituição de saúde que esteja a receber fisioterapeutas?
Obrigada a todos...Continuem a lutar!
Cara colega,
infelizmente, a situação na Bélgica não é nada animadora. O estado belga encontra-se neste momento a pagar para que jovens licenciados em FT invistam noutro curso...:confused:
A solução paraos Ft´s belgas que querem exercer é França, pois ao que parece, a Holanda vive uma situação semelhante.
Pode tentar encontrar algum anúncio neste site ( http://www.vivastreet.be/ ).
Outra hipótese é explorar a região fronteiriça francesa. Tive conhecimento de algumas ofertas.
Boa sorte.
bom dia,
antes de mais queria dar os parabens aos administradores deste forum, muito interessante e com uma organizaçao excelente!
Eu tirei o curso em portugal, mas ja ha dois anos que trabalho como fisioterapeuta independente em frança. Podem estar descançados todos os que queiram explorar este mercado de trabalho pois tudo se passa com relativa facilidade. Apenas têm de pedir uma autorizaçao de exercicio e inscreverem-se nos organismos adequados. quanto à oferta de emprego é enorme, embora tenham que contar com algumas diferenças de mentalidade...poucos empregos de longo termo e muita oferta para trabalhos de substituiçao, ou seja algumas semanas a alguns meses. (nao é este o meu caso pelo momento...)
Estou a pensar ir trabalhar durante uns tempos a portugal apenas para matar saudades e ver como funciona o sistema por ai...no entanto penso que a grande diferença entre os dois paises, tirando o salario claro esta, é a independencia e reconhecimento profissional!
SE HA ALGO EM QUE OS FISIO PORTUGUESES TËM QUE SE PREOCUPAR é COM A SUA RELAçAO DE DEPENDENCIA? E DIRIA MESMO SERVIL PARA COM OS FISIATRAS!!!
Saudaçoes para todos os colegas e coragem para o futuro
Bluebluesky
19-11-07, 15:55
Então e Itália, Dinamarca (e resto da Escandinávia)? Alguém sabe como está a situação dos Fts e emprego por lá e da facilidade em Fts portugueses trabalharem lá?
Em Italia não pagam grande coisa...
quanto aos restantes paises não tenho qualquer informação, mas nao deixam de ser locais potencialmente interessantes.
JoaoMiguel Carvalho
22-11-07, 01:07
BOAS!
fiquei mt curioso relativamente a situaçao dos fisios na irlanda pensei q fosse mais complicado! pensei q fosse dificil a certificaçao e q nao houvesse emprego para a gente.
se nao t importasses arranja-m mais informaçoes sobre a irlanda.
obrigado
Caros Colegas,
Desde já gostaria de dar os parabéns por esta temática neste forúm e deste modo lançar um pedido de esclarecimento. Como estudanete de Fisioterapia, no 4º ano, seria do meu intresse partir para uma aventura além fronteiras, contudo, acho que ainda não tenho informação suficiente a este nível. Gostaria de saber quais as melhores agências de recrutamento na nossa área a nível internacional, e como decorrerá todo o procedimento de ida para um país que depois venha a seleccionar como o destino.
Agradecendo resposta,
Rui Gouveia
Bluebluesky
22-11-07, 15:38
Se estás no 4º ano, é uma boa altura para te informares na tua escola acerca do programa Leonardo daVinci, que ter permite trabalhar ou fazer um estágio profissional no estrangeiro, com uma bolsa concedida pela instiruição. Informa-te na tua faculdade.
Desde já agradeco a resposta Bluebluesky...sim ja tinha conhecimento do projecto Leonardo Da Vinci, mas ainda não sei muito bem como funciona...De qualquer maneira tenho conhecimento que existem inúmeras empresas de recrutamento Norte Americanas, que estão a levar fisioterapeutas portugueses para os EUA....Será que seria possível indicarem-me quais as melhores, ou se existe um processo alternativo???
Ir pós States? com esta desvalorização do dolar?? hmmm...nao sei nao
Ora aqui está uma proposta interessante...
http://www.optioncarriere.com/job/62d975cd666e252694126fe03a2e4a50.html
Trabalhar um ano para OMS... 3400 euros/mês LIMPOS!!! é de valor.
Boa sorte!!
Atenção que o prazo acaba em breve!!!
Oi Shimeko, tenho 2 anos de formada e estou indo para Irlanda em MARÇO, o que devo fazer pra tentar conseguir emprego como fisioterapeuta por lá? Se puder me ajudar com o máximo de infos, ficarei mto grata!
Abraço!!
spaf_kikas
25-11-07, 17:51
Caros colegas,
estou quase decidida a contactar uma empresa de recrutamento de Fisioterapeutas para França.
Regressei ontem de Bruxelas e lá o mercado está péssimo... todos me aconselham a tentar a zona fronteiriça de França.
Algum de vocês me pode indicar o contacto de uma agência de recrutamento "segura"?
Agradeço muito a vossa ajuda!
Força para todos!
Cara Rívea,
segue um link com as instruções pretendidas
http://www.iscp.ie/content/view/47/42/
Gostaria depois de ter conhecimento de como todo o processo se desenrolou, visto ir para a irlanda 2/3 anos tb é um dos meus objectivos futuros
obrigado e boa sorte
Sofia Cunha
27-11-07, 16:34
Caros colegas,
Visto a situação do nosso trabalho estar desesperante em Portugal, principalmente para os recem-licenciados, também tenho andado a investigar na net trabalhos no estrangeiro... Logo achei este assunto muito interessante.
Tenho andado a ver australia tb, e neste momento é o q me chama mais atenção, por isso gostaria d saber se alguém tem informações uteis em relação a este país...?
Obrigada e cumprimentos a todos:)
Austrália... o sonho de todos os Fisios
e continuará a não passar de um sonho para a grande maioria, pois é extremamente difícil conseguir o reconhecimento do nosso diploma por aquelas bandas:
- Avaliação do nível de Inglês
- Necessário estágio de 1 ano
- Realização de exames práticos e teóricos
- Custos associados ao processo muito elevados (superiores a 5000€)
Para informações mais precisas, visitem
http://www.physiocouncil.com.au/
Desejo muito sorte a quem se aventure...pois vai mm precisar :confused:
Sofia Cunha
27-11-07, 20:40
Pois... era o q já me tinham avisado... mas as vezes é preciso ir á luta, vamos lá ver no q dá :S...
Agora estou cheia d pica... espero é continuar assim...
Obrigada na mesma pela atenção ;)
michelle1417
09-01-08, 20:06
Caros colegas,
é do conhecimento de todos que existe hoje em Portugal uma grande dificuldade em encontrar trabalho (já nem falo em emprego, pois este tende a ser cada vez mais escasso em todas os sectores da economia).
Face a isso, tenho vindo a informar-me bastante sobe os mercados estrangeiros, sobretudo na Comunidade Europeia, e pela análise feita o cenário actual não é tão desanimador:
Muito embora em países como a Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal e Itália, os mercados da prestação de serviços de Fisioterapia ja se encontrem saturados, existe ainda uma grande procura em países tais como Irlanda, Reino Unido, França e Alemanha, onde os ordenados superam sempre os 1500 euros, com direito a férias e prémios (13º mês...etc) e boas perspectivas a longo prazo.
No entanto nem tudo são rosas, e diversas barreiras se levantam, tais como a língua , cultura, moeda (Libra no caso do UK), validação da carteira profissional (MUITO complicado para UK), pelo que diversos aspectos devem ser tomados em consideração na escolha do destino de trabalho:
- Aprender/Aumentar/Actualizar os conhecimentos ao nível da língua do pais de acolhimento;
- Tratar com antecedência de todos os documentos necessários para trabalhar noutro pais;
- Ter em conta aspectos relacionados com a facilidade de transporte (proximidade de aeroportos, estações de caminhos de ferro, estrutura rodoviária existente, etc);
- Suporte familiar/amigos/comunidade de portugueses existente (ja fui emigrante, e acreditem que este é um factor importantíssimo);
- MUITO CUIDADO com empresas de recrutamento sem escrúpulos: tive conhecimento de uma empresa de recrutamento espanhola que recrutava FTs para França. O ordenado oferecido correspondia a 75% do real, sendo que existia a obrigatoriedade do contracto durar 2 anos. Ou seja, dois anos a pagar 25% do que ganham para uma empresa que a única coisa que vos faz é traduzir o certificado (podem consegui-lo através do Centro Nacional Europass) e encaminhar o CV.
...e poderíamos escrever uma lista interminável de recomendações, mas iriam tirar o toque de aventura que uma experiência deste género pode proporcionar :wink:
Dos contactos efectuados ao longo dos últimos meses, fiquei com uma lista invejável de diversos locais (sobretudo Hospitais em França) interessados em acolher Fisioterapeutas portugueses, pelo que deixo a minha disposição para ajudar quem quiser embarcar neste desafio.
Olá, sou Brasielira (do Rio de Janeiro), e estou muito interessada em ir trabalhar na Europa. Gostaria se fosse Espanha, como está o campo de trabalaho e com faço pra conseguir entrar no país? Gostaria do máximo de informação possível para poder me organizar e tentar essa empreitada.
Agradeço desde já!
Espanha està pior que portugal...
Aline.Filipe
10-01-08, 00:41
Boa noite.
Sim eu sou mais das recem formadas que estao fartas de procurar emprego ou nos serem oferecidas condições de trabalho impossiveis... :evil: Vou embarcar numa aventura. A boia de salvamento esta sempre lá (para o caso de a coisa dar para o torto) mas vou partir para a Republica checa já com a garantia de emprego.
A questão é... Alguém sabe do que precisamos lá para exercer?? E que me pediram que estivesse registrada. Penso que isto tem a ver com a aprovação de que posso exercer Fisio nao?
Obrigada e .. espero pela resposta! :)
Aline Filipe
Ja tinha visto no site da Eures que ha grande procura de fisios pela republica checa.
O mais complicado pode vir a ser a lingua, pois muito poucos falam ingles ou frances. So eventualmente o alemao e...
De qualquer forma é um pais lindissimo. E com a melhor cerveja que alguma vez provei!! :biggrin:
Mas atençao, embora o custo de vida seja mt reduzido, nao se ganha quase nada com um ordenado de fisio por akelas bandas..
Nada que impeça que se torne numa aventura fantastica!!
Tal como quase todos os recem licenciados, nao consegui encontrar nada suficientemente "digno" onde exercer a minha profissão em Portugal. E nao foi preciso muito tempo até tomar A decisao...
Rumei entao a Suiça, e nao ainda nao houve um unico dia em que me arrependesse.
Desejo força e preserverança a todos os que pensam em lançar numa aventura semelhante, e nao se esqueçam, marquem a diferença onde quer que estejam...
lili_abs@hotmail.com
17-01-08, 16:39
E Inglaterra? O que vocês podem me dizer?
Saudações!!!
Por aquilo que eu sei existem muitas dificuldades em trabalhar em Inglaterra por causa da existência da Ordem.Poêm muitos entraves.
Tente a sua sorte
Oi Shimeko
Que tiveste que fazer para ir trabalhar para a Suiça?onde pesquizas-te trabalho?foi muito dificil a parte burocrática?quanto se recebe por essas bandas?
Obrigado
lili_abs@hotmail.com
17-01-08, 23:36
Obrigada Suzana! Ainda estou a decidir para onde ir. E sobre o Pilates nesses lugares? É uma técnica bem aceita? Como é o mercado de trabalho? Shimeko, você que já pesquisou muito, o que é que tens a me dizer sobre o Pilates?
Abraços
Inscrevi-me numa agencia de recrutamento.
Tive que tratar do reconhecimento do diploma (350€) e do reconhecimento do nivel de frances (ou alemao ou italiano).
Aqui ganha-se no minimo 2300 limpos. Fazendo vida de rei dà pa juntar 1000€/mês.
Ganhem juizo e deixem tugalandia.... :rolleyes:
Pilates?? Conheço mais ou menos o conceito, mas nao sei se é mt bem aceite aqui... como tudo funciona por seguradoras, elas preferem cuidados de saude "reconhecidos"
Olá Shimeko
Qual foi a agência de recrutamento que tratou da tua ida para a Suiça?Só têm propostas para a Suiça ou também para outros países?Têm alguma site da internet?
Obrigado pelas informações
lili_abs@hotmail.com
25-01-08, 21:22
Oi Shimeko
Mas, o Pilates é reconhecido. Nao sei na área de fisioterapia, de reabilitação como esta aí. Aqui no Brasil já é reconhecido na área de reabilitação. Mas, foi uma técnica muito divulgado entre os dançarinos. Inclusive quem desenvolveu essa técnica foi um alemão Joseph Pilates. Se obter alguma informação por aí e puder me passar agradeço. Estou querendo ir para Londres.
Obrigada
Aline.Filipe
26-02-08, 19:25
Ja tinha visto no site da Eures que ha grande procura de fisios pela republica checa.
O mais complicado pode vir a ser a lingua, pois muito poucos falam ingles ou frances. So eventualmente o alemao e...
De qualquer forma é um pais lindissimo. E com a melhor cerveja que alguma vez provei!! :biggrin:
Mas atençao, embora o custo de vida seja mt reduzido, nao se ganha quase nada com um ordenado de fisio por akelas bandas..
Nada que impeça que se torne numa aventura fantastica!!
Tal como quase todos os recem licenciados, nao consegui encontrar nada suficientemente "digno" onde exercer a minha profissão em Portugal. E nao foi preciso muito tempo até tomar A decisao...
Rumei entao a Suiça, e nao ainda nao houve um unico dia em que me arrependesse.
Desejo força e preserverança a todos os que pensam em lançar numa aventura semelhante, e nao se esqueçam, marquem a diferença onde quer que estejam...
Ola shimeko,
Sim e um facto que o ordenado nao e famoso, mas se pensarmos que nao temos condicoes de trabalho em portugal e aqui pelo menos podemos ganhar experiencia... Parada e que nao me suporto imaginar!
E mesmo assim, se formos a contar com todas as condicoes que aqui nos oferecem nao podemos dizer que haja assim tamanho roubo. A verdade e que nos oferecem acomodacao, pagam as refeicoes e as formacoes que quisermos tirar se estiverem no contexto da instituicao. Acreditem que perante estas condicoes nao pensei duas vezes...
Sim a cerveja ja ouvi dizer que e o ex libris do pais mas eu nao bebo.... ainda assim sempre da para levar para a familia que ja se viciou!
Quanto a lingua... Vou comecar a tirar o curso de checo e a lingua nunca se demonstrou como um problema para a minha entidade patronal. O checo ha-de vir... Se bem que estou a desesperar com o basico que sei. Nao me imagino a falar com os meus utentes... aii viiiida... :shock: Mas ha-de vir!!!!
Desejo toda a sorte do mundo para quem quiser partir a aventura e muita muita paciencia porque a nossa comunidade europeia simplifica algumas coisas mas o certo e que por vezes fazem-nos andar num indeterminavel circulo que se demonstra dificil de quebrar.... Mas com paciencia conseguimos tudo!!!
Abracos!
Aline
eu tenho o curso de quiromassagem e do tecnico auxiliar de fisioterapia. e sinceramente a minha vontade era sair de portugal pork isto ca esta mesmo muito mau.eu gostava de ir para frança mas o que tenho vindo a ler, acho k so dão equivalencia aos fisioterapeutas para kines. se alguem me poder dar mais informações agradecia.
obrigado
Morena21...
No teu caso é capaz de ser complicado porque quanto sei, a profissao de "técnico-auxiliar" nem é reconhecida em França..simplesmente nao existe, pelo menos nao directamente e unicamente ligada à fisioterapia..
Saudaçoes fisioterapeuticas..
Olá Malta.
Esta mensagem é direccionada em especial para os recém-licenciados.
O Futuro está de olhos postos no estrangeiro, agora mais que nuca.
Assiste-se a uma nova vaga de emigração, mas desta vez emigrantes licenciados e altamente especializados.
Para quem está realmente interessado em desenvolver as suas apetências pessoais e profissionais é obrigatório sair do país.
Olhem para esta saída como um investimento em vocês mesmos.
Sei que em Portugal se desenvolvem projectos interessantes e também sei que existem muitas clínicas e hospitais neste país que todos gostaríamos de trabalhar, isto nunca esteve em causa. Agora abram os olhos e sejam realistas com vocês mesmos, sejam realistas para com o vosso país!!!
Não existe espaço para a vossa profissão neste país, e ponto final parágrafo.
Eu cá para mim perdia o meu tempo a procurar algo melhor que dar o meu número de telefone em público sempre que se pede um fisio para fazer uns domiciliozecos (desculpem a frontalidade) penso que assim não vamos a lado nenhum.
Todos nós estamos cada vez mais a manchar a reputação dos fisios em Portugal, a geração que supostamente devia e queria mudar tudo e todos, esta a afundar cada vez mais a profissão, isto porque estamos num ponto em que já trabalhamos de borla (ou seja pagamos para trabalhar) quando não o fazemos aceitamos condições como 5€/h a recibos.
Caim em vocês, investiram 4anos para isto? Pensem no dinheiro que custou o vosso curso, nos sacrifícios que tiveram de fazer para o conseguir. A ganhar esta miséria de dinheiro quando pensam ter o retorno do investimento?
Se continuarmos a pensar e agir assim posso dar uma resposta simples e lógica: “Foi sem dúvida, o pior investimento da vossa vida!!!”
A sério rapaziada, pensem nisto ;)
olá a todos,
fisiocool, concordo plenamente com tudo o que disseste, a situação em portugal é lamentável...tenho vindo a trabalhar e sinto-me mais um "escravo"...tenho batalhado mas nada muda...continua tudo na mesma:5€/hora a recibos verdes (uma verdadeira bosta)...por isso tenho pensado cada vez mais na hipotese de sair de portugal e poder exercer a minha profissão com dignidade...é tempo de dizer basta a toda esta exploração que temos vindo a sofrer...
existe apenas uma limitação, saber como fazer tudo "certinho", isto é, saber como fazer o reconhecimento do diploma e o reconhecimento do nivel de frances (digo frances porque vivi a minha infancia em frança). para isto, seria melhor uma agencia de recrutamento mas n sei qual é a mais indicada porque não quero ser mais um a ser enganado com propostas "irrecusáveis" mas que no final não são nada mais nada menos do que propostas irreais.
agradeço qualquer tipo de informação...
abraço
MCMN vai ao tópico "Vou para França em Abril, mais alguem vem?" Lá conto todo o meu processo. O shimeko também já deu o exemplo dele.
Lê, questiona, procura, descobre e vai :biggrin:
Obrigado por tudo fisiocool...acredita que estou mesmo decidido a ir...se não for pedir demasiado tnh mais dúvidas que gostava de esclarecer e ja que embarcaste nexa aventura,será mais fácil pa ti tirar-me essas dúvidas..
obrigado por tudo...
fernandarcf
21-04-08, 02:19
Olá Fisios! ;)
Alguém sabe como anda o mercado de trabalho na Austrália e no Canadá?
Sei q aqui no Brasil está péssimo!
Australia é dificilimo entrar, é um mercado muito proteccionista.
Canada parece ser facil, tenho uma colega que trabalhou la e tem boas referencias de la.
Conferencia sobre Empregabilidade além fronteiras, dia 23 de Maio em Setubal, Fisiotroia.
Agradecia a todos que me ajudassem a preparar a comunicação, enviando duvidas e questões que gostariam de ver abordadas!!
obrigado
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.