View Full Version : Espasmos musculares
rita afonso
05-06-05, 17:18
Olá a todos!
Recentemente a minha mãe tem sofrido de espasmos musculares nos dedos dos pés.
Quando realiza flexão dos dedos do pé, estes "espasmam", principalmente os 2º e 3º dedos, provocando dor pelo trajecto do músculo e só com umas massagens e paciência é que passam. Ela tem 45 anos, é sedentária, tem uma alimentação normal, e não tem antecedentes de doenças musculares ou nervosas. Não houve nenhuma alteração que ela tenha notado no seu dia-a-dia. Mais tarde posso trazer fotografias. Gostava que me dissessem se conheciam esta situação e o que posso fazer para ajudá-la. Quando presencio, tento alongar os músculos contraídos, mas não me parece suficiente.
Obrigada, beijinhos! :wink:
Adérito Seixas
05-06-05, 21:51
Olha, pela experiência que tenho com essas situações pode mesmo passar por corrigir a alimentação, mais magnésio, mais potássio... e pode ser até que seja por falta de cálcio... os pacientes que tratei geralmente têm encurtamento da cadeia posterior. Ainda há pouco tempo resolvi um caso muito parecido.
Vitor Santos
06-06-05, 00:50
Cara colega
Faça um bom trabalho a nível da fascia plantar ( massagem da fascia, "flexibilize" bem as arcadas, trabalhe a zona da cabeça dos metatarsos ).
Depois diga-nos dos resultados.
Vitor Tolda
Helder Fonseca
06-06-05, 20:44
Concordo com as duas últimas opiniões... Poderá ser uma situação passageira, com resulução através do consumo de uma alimentação (ou eventualmente suplementos) rica em magnésio e potássio, mas poderá ser uma situação em que haja encurtamento muscular.
Experimente perguntar se mudou de calçado recentemente, ou fazer uma avaliação ao pé... Poderá ser que esta situação se encontre presente num pé cavo, com presença de dedos em garra. Nesse caso, uma massagem aos músculos intrínsecos do pé, e da planta do pé, para realinhamento muscular possam resultar.
Gonçalo Trafaria
07-06-05, 21:56
Mais um a concordar com todos os post's anteriores. Eu por vezes era vitima de cãibras, contracções involuntárias, dolorosas e transitórias dos flexores dos dedos dos pés, mais frequentemente após actividade fisica intensa ou quando descansava as chuteiras. Na altura fiz o que já foi mencionado e o problema foi solucionado.
Depois conta-nos Rita
rita afonso
09-06-05, 22:23
Olha, pela experiência que tenho com essas situações pode mesmo passar por corrigir a alimentação, mais magnésio, mais potássio... e pode ser até que seja por falta de cálcio... os pacientes que tratei geralmente têm encurtamento da cadeia posterior. Ainda há pouco tempo resolvi um caso muito parecido.
Desculpa, Adérito, mas não percebi muito bem a relação entre o cálcio e a cadeia posterior. É por os músculos da cadeia posterior serem mais fortes e precisarem de mais aporte de sais?
rita afonso
09-06-05, 22:43
Querem saber uma coisa engraçada? A minha mãe só bebe um copo de leite por dia e na 2a, a minha irmã disse-lhe que ela devia beber leite sozinho porque tanto o café como o chocolate não permitem a absorção do cálcio no organismo (referiu isto como prevenção da osteoporose). Desde então tem bebido leite sozinho e hoje (5a) disse-me que não tem tido espasmos há 2 dias. Coincidência ou resolução?
A alimentação dela não foi modificada tirando esta recente, de vez em quando anda com calçado mais aberto, mas ela varia um bocado o calçado.
Não sabia que o cálcio pudesse ser tão importante a nível muscular.
Devo confessar que ainda não sou grande perita a avaliar pés, ela tem tendência para pé plano mas vou observar com mais atenção.
Vou tentar seguir os vossos conselhos.
Obrigada, já aprendi mais um bocadito. beijinhos
Helder Fonseca
10-06-05, 10:06
Desculpa, Adérito, mas não percebi muito bem a relação entre o cálcio e a cadeia posterior. É por os músculos da cadeia posterior serem mais fortes e precisarem de mais aporte de sais?
Não tem nada a ver uma coisa com a outra, eram ideias separadas... :biggrin:
Adérito Seixas
11-06-05, 00:34
Exacto, eram ideias separadas. Penso que foi mesmo mau português de minha parte Rita. O déficit de Cálcio pode ser muito bem a fonte de espasmos musculares. Ainda bem que o problema se solucionou.
rita afonso
07-07-05, 12:29
O problema não se resolveu. Apenas amenou uns dias. Como não tenho estado muito tempo com ela pouco lhe tenho feito, mas acho que está a passar com o tempo. Talvez tenha sido devido à falta de cálcio.
Adérito Seixas
07-07-05, 19:07
Geralmente é mesmo um encurtamento a nível da musculatura posterior, chegaste a avaliar isso Rita?
Se não tem alterações dos hábitos alimentares... caso não tenha disfunção muscular e fascial na região posterior da perna e na planta do pé... vou recomendar a análise detalhada da função vascular dos membros inferiores e recomendar elevação dos m.i. com a mobilização activa do pé e perna.
Obviamente adicionada a massagem de drenagem e os alongamentos.
Um abraço,
Marco Fonseca
rita afonso
19-07-05, 22:19
Geralmente é mesmo um encurtamento a nível da musculatura posterior, chegaste a avaliar isso Rita?
Ela tem encurtamento dos isquiotibiais, e o pé plano, de resto os membro inferiores parecem-me normais. Agora, avaliação geral não fiz, não me considero capaz de fazer sozinha. Ela tem tomado sempre leite simples e mais por dia, acho que só isso já lhe fez bem. Quando temos tempo, faço-lhe massagens nos pés e pernas com estiramento miofascial.
Ricardo Alves
24-11-05, 15:19
Olá pessoal... deixa eu me aproveitar deste tópico... hehe =D
eu pratico musculação há mais de dois anos e tinha uma época em que o meu deltóide sofria uns espasmos também... mas não era depois de fazer os exercícios não.. em casa normal, qualquer hora dava, meus ombros ficavam literalmente pulando ^^
eu acho, que ao menos no meu caso não seja por falta de cálcio e magnésio como vocês falaram ali em cima, pois eu tomo bastante leite, e ainda tomo centrum... enquanto ao encurtamento... eu alongo todos os dias!
Hélder Abreu
24-11-05, 15:54
eu acho, que ao menos no meu caso não seja por falta de cálcio e magnésio como vocês falaram ali em cima, pois eu tomo bastante leite, e ainda tomo centrum... enquanto ao encurtamento... eu alongo todos os dias!
Alguns espasmos podem ter origem mais central, isto é, ao nível da coluna vertebral. No seu caso poderá ter sido devido a algum desalinhamento articular ou outra alteração ao nível de algum forâmen vertebral que levasse a um alteração da actividade dos neurónios motores periféricos.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
jorgecarla
23-08-09, 16:53
boas sou novo por aqui e gostaria de saber o que fazer pois desde ontem que comecei com umas valentes dores na parte de tras dojoelho e entao se fizer certos movimentos ainda mais me doi e tenho umas manchas vermelhas na origem da dor k devo fazer
obrigado
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.