PDA

View Full Version : curso de fisioterapia

raquel soares
04-06-05, 20:19
Estou a prestes a concluir o secundário e a ter que me decidir por uma futura carreira. Acontece que gostava de seguir medicinas alternativas e no nosso país é ainda difícil seguir este ramo, uma fez que não existe qualquer legislação para os estabelecimentos de ensino de tal ordem. Assim estou a pensar em seguir fisioterapia para mais tarde poder juntar o convencional com o alternativo. Gostava de ter uma opinião sobre as saídas de fisioterapia uma vez que tenho ouvido que agora existem técnicos fisioterapeutas que estão a tirar lugar aqueles que possuem licenciatura. Nao sei se esta informação está correcta de qualquer das formas gostaria que me esclarecessem. Obrigada

Helder Fonseca
06-06-05, 20:39
Quanto à última afirmação, não poderá ser correcta, já que o decreto de lei que regulamenta a actividade profissional diz que apenas pessoas com um curso de Fisioterapia homologado pelo estado poderão exercer como fisioterapeutas.

O facto de quereres juntar a medicina convencional à alternativa, parece-me uma boa ideia... Aliás, existem muitos fisioterapeutas a tirarem cursos de medicinas alternativas (eu, inclusivé estou a terminar um curso de shiatsu).

Mas se quiseres mesmo seguir medicinas alternativas, apesar de ainda não estar legislado, e de não existirem cursos superiores no nosso país, existem alguns cursos com saída profissional.

Talvez devêsses tomar um contacto inicial com a nossa profissão, para ver se te agrada... Estou certo que se iniciares o curso, não vais querer outra coisa :biggrin: .

Alves-Guerreiro
07-06-05, 20:26
Estou a prestes a concluir o secundário e a ter que me decidir por uma futura carreira. Acontece que gostava de seguir medicinas alternativas e no nosso país é ainda difícil seguir este ramo, uma fez que não existe qualquer legislação para os estabelecimentos de ensino de tal ordem. Assim estou a pensar em seguir fisioterapia para mais tarde poder juntar o convencional com o alternativo. Gostava de ter uma opinião sobre as saídas de fisioterapia uma vez que tenho ouvido que agora existem técnicos fisioterapeutas que estão a tirar lugar aqueles que possuem licenciatura. Nao sei se esta informação está correcta de qualquer das formas gostaria que me esclarecessem. Obrigada
Olá Raquel,

Junto envio um artigo que te dará uma imagem da profissão.

Felicidades,

Alves Guerreiro

Adérito Seixas
11-06-05, 00:48
Um artigo excelente... obrigado. Recomendo a todos os membros do fórum.

annie
29-06-05, 20:23
Desculpem postar a minha dúvida aqui neste tópico, mas como é parecida achei que não valia a pena abrir outro tópico. Eu tb estou agora a acabar o 12º ano, e eu queria seguir fisioterapia.
Só que só há pouco tempo é que eu percebi que tb existem médicos fisiatras, e segundo o que me disseram a função dos dois é mais ou menos a mesma só que hierarquicamente o fisiatra está acima do fisioterapeuta.

Tb me disseram que o curso que eu quero (na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (http://www.estescoimbra.pt/)) é técnico, mas pelo o que eu li no 1º post, ser técnico e licenciado é diferente, no entanto, no site do curso que eu quero, diz que o curso dá licenciatura.

Bom, é isso, desculpem a minha ignorância. Se alguém me puder ajudar, eu agradecia ;)

Fysio
29-06-05, 21:20
o fisiatra está acima do fisioterapeuta.Se o fisiatra estiver em cima de uma cadeira pode-se considerar que está acima do fisioterapeuta :biggrin: (eu não acho que esteja acima ou abaixo, cada um tem a sua função e devem-se respeitar mutuamente)

Tb me disseram que o curso que eu quero (na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (http://www.estescoimbra.pt/)) é técnico, mas pelo o que eu li no 1º post, ser técnico e licenciado é diferente, no entanto, no site do curso que eu quero, diz que o curso dá licenciatura.O curso aí em Coimbra é licenciatura, técnicos de fisioterapia é outra coisa diferente.

Espero ter ajudado :wink:

annie
29-06-05, 22:08
Ah! Ufa, Estou mais descansada!

Muito obrigada, ajudaste sim ;)

Já agora, desculpem estar a abusar, mas tenho mais umas duvidazinhas.

Os fisioterapeutas que participam aqui no fórum são fisioterapeutas licenciados num curso do género do que o que eu quero, ou por medicina? É que pela organização deste fórum, dá-me a ideia de que há especializações dentro da fisioterapia, mas no curso que eu tenho, não me parece haver... Essas especializações são feitas no estabelecimento onde se tem a licenciatura ou "por fora"?

É que eu tenho um certo interesse por hidroterapia, mas não tenho visto muita informação sobre formação nesta área. Só sei que no piaget há um curso de "Rebilitação psicomotora" em que há essa vertente da hidroterapia, mas pela "fama" que o Piaget tem, não me parece ser muito confiável... :-/

Mais uma vez, desculpem a quantidade de dúvidas.. :-/

Fysio
29-06-05, 22:19
Os fisioterapeutas que participam aqui no fórum são fisioterapeutas licenciados num curso do género do que o que eu quero, ou por medicina? É que pela organização deste fórum, dá-me a ideia de que há especializações dentro da fisioterapia, mas no curso que eu tenho, não me parece haver... Essas especializações são feitas no estabelecimento onde se tem a licenciatura ou "por fora"?Os fisioterapeutas do fórum são licenciados em fisioterapia. Os de medicina são fisiatras.

Pode-se considerar que haja especializações, mas isto não funciona como medicina, ou seja, em medicina primeiro tira-se a clínica geral (os 6 anos) e depois a especialização... em fisioterapia são 4 anos e depois a pessoa pode-se dedicar a uma área em especifico e faz formação por conta dela nessa área.

É que eu tenho um certo interesse por hidroterapia, mas não tenho visto muita informação sobre formação nesta área. Só sei que no piaget há um curso de "Rebilitação psicomotora" em que há essa vertente da hidroterapia, mas pela "fama" que o Piaget tem, não me parece ser muito confiável... :-/Hidroterapia é uma área onde trabalham muitos fisioterapeutas... no fim do curso penso que deves ficar com uma ideia geral do que deves fazer, mas convém sempre tirar algum tempo para a formação :wink:

Mais uma vez, desculpem a quantidade de dúvidas.. :-/Nós é que agradecemos que exponhas as tuas dúvidas aqui no fórum. Isto serve precisamente para isso... venham mais :biggrin:

annie
29-06-05, 22:28
*respira de alívio pela 2ª vez*

Muito, muito obrigada! :D :D

Bem, no momento não tenho mais nenhuma dúvida, mas se eu me lembrar de alguma coisa, eu posto aqui ;)

Obrigada de novo ;)