PDA

View Full Version : Mecanoterapia: abdução do ombro

rita afonso
24-05-05, 12:56
Olá a todos!

Na disciplina de Mecanoterapia, estou a fazer um trabalho sobre abdução do ombro em decúbito dorsal na gaiola de Rocher, só que a professora só nos deu a imagem do movimento e uns apontamentos "raquíticos" da parte teórica. Na biblioteca da escola não encontramos nada e na internet pouco ou nada há. Por isso queria apelar à vossa ajuda, se alguém nos puder fornecer alguma coisa, agradecia. Obrigada! beijinhos :wink:

Francisco Neto
24-05-05, 22:30
Aconselho o livro "Sling suspension therapy", de George Barling e John Barling (ISBN: 155369581X)

Adérito Seixas
25-05-05, 00:19
Vê Este link:
http://www.addall.com/detail/155369581X.html

é um link para o livro :wink:

mfonseca
25-05-05, 10:58
Olá a todos!

Na disciplina de Mecanoterapia, estou a fazer um trabalho sobre abdução do ombro em decúbito dorsal na gaiola de Rocher, só que a professora só nos deu a imagem do movimento e uns apontamentos "raquíticos" da parte teórica.

Vocês estão muito mal habituados! :lol:
Marco

rita afonso
27-05-05, 11:13
Obrigada, Marco!!!!!! Se eu estou a pedir ajuda é porque não encontro mesmo nada. E só pedimos à professora porque não temos nada, só que as 3 folhas que nos deu não dão para fazer um trabalho, e ela não deu a matéria na aula. Eu prefiro fazer as coisas por mérito meu, e não sou de ficar à espera de nada, mas também sei pedir ajuda quando preciso, que é o caso. Mesmo que tivesse alguma informação, acho que quanta mais, melhor. Obrigada aos outros.

Adérito Seixas
27-05-05, 20:15
Calma Rita, o Marco estava na brincadeira de certeza :wink: não vale a pena entrarmos em conflito, temos é que permanecer unidos :wink:
É claro que temos que saber pedir ajuda quando necessário, isso só mostra humildade e dá para ver que tentaste arranjar material que é realmente escasso, os artigos que existem são antigos (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve&db=PubMed&list_uids=4430689&dopt=Abstract) e não estão disponíveis, pelo menos para mim.

marpereiracosta
30-05-05, 00:38
Olá Rita,
Recomendo como base em Biomecânica e Clínica os seguintes livros:
Fisiologia Articular - Kapandji ( Ed. Manole )-1992
Cirurgia do ombro - Charles S. Neer, II -1995 : Que é uma cópia original de
Shoulder Reconstruction - Charles S. Neer, II - W. B. Saunders Company ( ISBN 85-7309-043-x )
Uma Editora Brasileira Traduziu esta obra, caso você se interesse eu te mando o nome e o endereço desta editora.
Vale lembrar; estas obras , apesar de antigas te darão uma boa base Biomecânica e Clínica para você traçar seu programa de Mecanoterapia.
Cordialmente.
Marcelo Costa

Adérito Seixas
30-05-05, 01:35
Ainda uso o Kapandji hoje em dia para muitas coisas, é um livro muito útil mesmo!

marpereiracosta
30-05-05, 12:29
Olá Adérito,
Caro colega, sou um profissional, considerado um profissional da "velha guarda" apesar de não ser tão velho assim, pois priorizo, que um bom Fisioterapeuta deve ter uma Boa Base, nas disciplinas como Cinesiologia, Biomecânica, Propedêutica, Clínica, Cinesoterapia, Fisiologia, Neurofisiologia, Anatomia Palpatória, Fisiologia do Exercício, entre outras ; para a partir daí entrar na especififidade das Terapias Manuais e Outras...pois se não dominas as questões Básicas, como vamos reproduzir com veracidade, técnicas tão específicas e de alto grau de complexidade, se não possuímos o Básico.
Por isso citei os dois livros, um dará a Base para a Fisilogia Articular, e o outro a Base Clínica para daí , "Brincarmos" com os Programas de Mecanoterapia.
Abraços
Marcelo Costa

Adérito Seixas
30-05-05, 13:43
Sem dúvida Marcelo, sem dúvida. São "disciplinas" muito importantes mesmo para a nossa profissão. Penso que da velha guarda ou da "nova guarda" todos concordam com isso :wink:
Outro livro muito interessante é o Joint, Structure and Function (http://www.sciencedaily.com/cgi-bin/apf4/amazon_products_feed.cgi?Operation=ItemSearch&SearchIndex=Books&Author=Pamela+K.+Levangie) a que também dou uma olhadela sempre que posso e muitos mais livros há também muito importantes...

marpereiracosta
30-05-05, 14:12
Tente também: Muscles: Testing and Function ; Florence Peterson Kendall ; Lippincott William & Wilkins( ISBN. 0683045768).
Temos uma edição muito boa , traduzido para o Português do Brasil, caso interesse , mando o nome e endereço da editora.
Abraços.
Marcelo Costa

rita afonso
30-05-05, 17:48
Obrigada. Já fizemos o trabalho. Vamos apresentar amanhã. beijinhos

jezzicaz789
17-12-09, 03:10
Vê Este link:
http://www.addall.com/detail/155369581X.html

é um link para o livro :wink:

Such a very amazing link! Thanks you for the post.