PDA

View Full Version : Lesão Ligamento cruzado anterior

margarida81
12-01-10, 22:40
Boa noite!
Em junho de 2008, lesionei-me no ginásio, estava a fazer uns exercicios aos isquiotibiais, e senti um estalo na parte de trás do joelho. Pensei que não fosse nada, pois nem dor senti na altura, só senti dores passado 1 mês, e notei porque não consegui vestir as calças pois sentia dor e ficava logo com dores se flexionava o joelho ou se ficasse muito tempo em pé.
Foi então que consultei um médico de clínica geral, e mandaram-me fazer uma ecografia, em que o diagnóstico foi tendinite nos isquiotibiais e discreto derrame articular e porções meniscais sem alteração.
Em Outubro começei a fazer fisioterapia, e lá disseram-me que tendinite não era....disseram-me que tinha uma instabilidade grande, mas sentia-se nos dois joelhos, mas que possivelmente tinha uma lesão no LCA.
Disseram-me que era melhor fazer uma ressonância, mas como a minha médica de família disse-me que não podia passar esse exame, recorri a um ortopedista para me avaliar e para ver se ele me passava a ressonância. O Ortopedista pelo exame manual disse-me que não parecia ser uma rotura do LCA, mas que a ressonância iria nos ajudar a comprovar. Bem, e demorou imenso ter a ressonância, pois só vou fazê-la para a semana:S
Bem e durante este tempo todo, continuei a fazer fisioterapia, com fortalecimento.
Meti-me no ginásio, sei que se calhar fui imprudente, mas como lá têm fisioterapeuta, ele avaliou-me e disse que pelo exame manual também achava ser uma lesão do LCA, mas que achava que era uma coisa pequena, e disse-me que podia treinar, com muito cuidado, ou seja, na parte cárdio, aconselhou-me só fazer 10 minutos de elitpica (com o cuidado de manter sempre o pé do joelho lesionado fixo, sem levantar) e na parte de musculação trabalho a parte de cima, tronco e abdómen, abdutor e adutor, isometria e agaixamentos com a bola.
Tenho me sentido bem, tirando a altura do Natal, em que parei 15 dias em fazer fisioterapia e ginásio, e tive algumas dores.
Na fisioterapia tenho fisioterapeutas que dizem que vou ser operada, outros dizem que não, que pode ser algo no menisco, mas que não devo ser operada.
Eu fico numa confusão e acabo por ficar nervosa e medo de perguntar as coisas. Foi então que encontrei este fórum, e gostaria de saber a sua opinião em relação ao meu problema, e se há algum problema em estar no ginásio, e se não houver, se posso fazer mais alguma coisa no ginásio.
Obrigado por esta oportunidade!
;)

margarida81
27-01-10, 15:09
Boas pessoal....
Já fiz a ressonância, mas só daqui a dias é que tenho o resultado...
Na fisioterapia estão a gostar do meu trabalho, dizem que o meu joelho já está mais estável...
Mas até à ressonância ainda vou ter de esperar uma valentes semanas:confused:
Por isso, esperava uma resposta vossa, para eu puder ficar mais "descansada", não é bem isto que queria dizer, mas outras opiniões faziam-me muito bem;)
Abraço a todos:razz:

Javs
27-01-10, 23:31
Ola Margarida. Compreendo perfeitamente a sua ansiedade, mas nestes casos tem de se ter alguma calma e lucidez para assimilar e respeitar toda a responsabilidade que uma situação dessas acarreta (quer por si, quer por quem a trata). É normal existirem algumas diferenças nas opiniões profissionais, e se para eles que lidam directamente consigo é difícil chegarem a um consenso, imagine o complicado que é dar opiniões em casos pouco concretos via Internet :).

Até ter algumas certezas sobre o caso, o conselho que posso dar é calma e moderação nos movimentos que possam colocar em risco a articulação e seus elementos. Pelo que descreveu creio que os exercícios que realiza no ginásio são elegíveis para a sua situação (sempre com supervisão profissional!).

Cumprimentos e boa recuperação,

Javs

margarida81
29-01-10, 21:18
Boa noite a todos.
Muito obrigado Javs, eu sei que eu tenho de ter paciência mas uma palavra de alguém sabe muito bem;)
Já falta pouco para ter o resultado, já faltou muito mais:biggrin:
Beijoca****

margarida81
10-02-10, 22:26
Boa noite a todos!
Bem, tenho andado ocupada com os estudos que esqueci-me de vir cá contar a nova.
Na semana passada tive a consulta com o ortopedista, ele já tinha a minha ressonância.
Bem, foi horrível, eu estava nervosa nervosa nervosa....
Ele mostrou me o exame, e mostrou-me a carta do médico responsável, onde dizia que o os ligamentos cruzados e os colaterais estavam sem alterações, que os meniscos também e que não apresentava nenhum derrame articular...conclusão: A ressonância magnética mostrou que o joelho esquerdo encontra-se íntrego e sem alterações.
O Ortopedista disse-me para eu acabar as 30 sessões de fisioterapia, e daqui a um mês para voltar lá para ele me ver.
Fiquei super contente!
O meu fisioterapeuta ficou estupefacto pois ele pensava que quase de certeza que era o ligamento cruzado devido á instabilidade que eu tenho no joelho.
De facto que o meu joelho ainda está instável, mas o médico disse que a ressonância é quase 100% fiável, e se eu tivesse algo que era notório.
O que mais me intriga é que sinto que o meu joelho não é o mesmo de antes, tenho medo que aconteça algo. Vou continuar a ir ao ginásio mas sempre com muito cuidado.
Por isso queria ter outra opinião, para saber se devo estar preocupada ou não. :confused:
Abraço a todos. :badgrin: