View Full Version : Ligamentoplastia do cruzado anterior
portauzzie
12-05-05, 11:42
oi pessoal, tou agora no estagio e gostaria q me dessem informações sobre reabilitação do cruzado anterior... o meu relatório de caso vai incidir sobre este indivíduo. Sei que este tema se calhar é trivial mas desconheço do assunto!:wink:
Obrigado!
Abraço!
marpereiracosta
12-05-05, 23:59
Olá portauzzie,
Primeiro de tudo, vc tem que fornecer mais informações Clínicas:1 - Qual tecnica cirurgica foi utilizada?;2- Que tipo de enxerto foi usado? ;3 -Qual o mecanismo de lesão?; 4 -O paciente é Atleta profissional/desportista ?
Depois destas informações básicas, aí sim poderemos traçar a conduta Fisioterapeutica adequada.
Aconselho antes de mais nada, vc buscar Referências Blibliográficas em:
Ortopedia - vol. I - Rockwood - Ed. Manole
Cirurgia de La Rodilla - Vol. II - Insall et. al - Ed. Atheneu
Abraços
Ft. Marcelo Costa
portauzzie
13-05-05, 10:24
Caro terapeuta, antes de mais agradeço imenso a resposta!! Qto às perguntas que ainda há para responder, apenas posso disponibilizar as respostas para a próxima semana pq a entrevista clínica é so para a semana tb! Entrarei dps em contacto... No entanto agradeço as referências e as perguntas q fez!!
Um abraço!
marpereiracosta
13-05-05, 16:18
Olá,
Disponha...
lembre -se uma boa Amamnese, um bom Exame Físico - Funcional é de prima importância.
Abraços
Ft. Marcelo Pereira da Costa
Adérito Seixas
15-05-05, 23:53
Eu sugiro mais um livro:
Tratamento fisioterápico de la rodilla
A. Basas García / C. Fernández de las Peñas / J. A. Martín Urrialde
McGraw-Hill Interamericana
portauzzie
17-05-05, 12:45
Antes de mais bom dia :wink:
A situação é: atleta de râguebi, reconstrução do LCA com enxerto do tendão quadricípete osso-tendão-osso dada à maior longevidade deste juntamente com meniscectomia total (faz hj uma semana).
O mecanismo lesional cm n podia deixar de ser, rotação interna da tibia e valgus...
Apresenta edema n organizado, hipertermia, dor a partir dos 80-90º flex tib-fem, patelo-fem sem dor.
Agora, o ideal era conseguir um protocolo de reabilitação (para alta competição)... e de preferência de um Dr. Shelburne... Enfim... vamos a ver né!
um abraço!:smile:
existe um artigo com o protocolo que procuras na página da escola de Setubal.
cumps, gregório
ftnunosilva
17-05-05, 17:32
dás o link?
Olá!
Aqui está o link:
http://www.ess.ips.pt/EssFisiOnline/index.html
Cumprimentos,
Diana Nobre
portauzzie
17-05-05, 23:55
É porreiro o artigo... engraçado o facto de ter sido uma alma portuguesa a construí-lo!:lol: lol e por acaso até tem referências dum autor que pretendia... Dr. Shellbourne... vamos a ver:wink:
Francisco Neto
18-05-05, 00:08
Julgo que o seguinte artigo te pode ajudar:
Shelbourne, K. e Nitz, P. Accelerated rehabilitation after anterior cruciate ligament reconstruction. Am J Sports Med. 1990; 18(3):292-9.
Nesse artigo, os autores referem o protocolo de reabilitação acelerado a que te referes.
Bom trabalho!
Adérito Seixas
18-05-05, 00:55
Outras referências que poderão interessar:
Shelbourne K, Facibene W, Hunt J. Radiographic and intraoperative intercondylar notch width measurements in men and women with unilateral and bilateral anterior cruciate ligament tears. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc 1997; 5: 229-233.
Shelbourne K, Davis T, Klootwyk T. The relationship between intercondylar notch width of the femur and the incidence of anterior cruciate ligament tears: a prospective study. Am J Sports Med 1998; 26: 402-408.
marpereiracosta
20-05-05, 17:08
Sugiro também, a leitura do Protocolo de Recuperação Acelerada da Faculdade de Medicina de Indianápolis. Apesar de ter mais de 10 anos, vc pode tirar várias lições.
Abraços
Marcelo Costa
Francisco Neto
20-05-05, 18:34
Já agora, mais uma referência... É uma revisão bibliográfica antiguinha, mas mto interessante...
Shelbourne, K. e Wilkens, J. Current concepts in anterior cruciate ligament surgery. Orthop Rev 1990; 19(11):957-64.
Olá Portauzzie!
Espero que o artigo da alma portuguesa te tenha ajudado!!!Ela é minha professora e é um espectáculo!
Qualquer coisa que precises, dispõe....
Cumprimentos,
Diana Nobre
portauzzie
20-05-05, 22:38
Era o artigo que andava à procura!! obrigadão!! Os meus profs especialmente o Ft. Telmo Firmino e Ft. José Esteves falaram no artigo dela para eu tentar arranjar... No entanto, graças a vocês, já eu o tinha ao meu dispor!! :lol:
Bjnhs e Abraços!!
Vitor Santos
22-05-05, 02:01
Fazer uma busca pelos buscadores mais comuns tipo metacrawler ou mesmo google teclando ACL rehab, pode dar acesso a milhares de sites.
Gonçalo Trafaria
07-06-05, 22:25
Pelo tema, mais um doc:
http://www.calainc.org/Handouts/Participant_handouts/Anterior%20Cruciate%20Ligament%20Injury.pdf
Vitor Santos
06-09-05, 02:21
Caros Colegas
Tenho actualmente 6 ligamentoplastias de LCA em tratamento, 2 por OTO e 4 por isquio tibiais.
As realizadas com os isquio tibiais têm-se revelado ded melhor recuperação( amplitudes e apoio mais precoce, menor ou mesmo ausência de edemas,etc.).
Isto deve-se a mestria do cirurgião ou vocês também têm melhores resultados do que com as OTO.
Digam-me da vossa experiência.
Estimado colega,
tenho experiência com a utilização do semi-tendinoso e de facto supera em muito a técnica OTO. Não sei se é o caso.
De qualquer forma estou no intervalo para almoço e não posso escrever mais.
Logo acrescentarei mais coisas.
portauzzie
12-09-05, 00:31
Mas isso n será pelo facto de as pessoas notarem essas repercussões devido à lesão provocada no tendão do quadricípete em contrapartida com o semi-tendinoso que tem la o resto dos hamstrings "a ajudar" pelo meio. Eu se calhar preferia ter uma lesão aí que no tendão do quadricípete, em termos de recuperação e capacidades funcionais é melhor... não? Além disso, empiricamente (e mais rebuscado..lol), os sintomas na face anterior não serão tidas mais em conta por estarem assim tão visíveis ao utente... se calhar n vai ligar tanto à face posterior do joelho devido à menor percepção deste e dos seus sintomas... enfim teorias parvas... tou so a mandar po ar lol
Oláá, boa noite
Não sou estudante de fisioterapia mas tenho uma dúvida relacionada com a ligamentoplastia do cruzado anterior porque vou ser operada agora. Eu vou fazer a ligamentoplastia com o tendão rotuliano, e queria perguntar se este tipo de cirurgia sendo mais fácil como o médico me referiu também tem uma recuperação mais rápida?? Se sim (ou se não) qual é o tempo de fisioterapia a que terei de me sujeitar?
Obrigada
Ismaelsilva
09-01-08, 01:34
Não é a ligamentoplastia que tem a recuperação mais rápida, no entanto é que melhores resultados tem tido em questões de estabilidade!
Quanto ao tempo de recuperação total, poderá ir de 5 a 8 meses, dependendo da evolução e da abordagem cirurgica!
MArco Silva
paulo machado
15-04-08, 00:44
Olá
Qual é a diferença de se usar o tendão rotuliano ou o tendão patelar?
Obrigado
Olá
Qual é a diferença de se usar o tendão rotuliano ou o tendão patelar?
Obrigado
Boas, que eu saiba isso é são nomes diferentes para o mesmo tendão.
Fui operado há 3 semanas ao LCA com ligamento semi-tendinoso. Neste momento já ando só com uma canadiana. A recuperação tem sido bastante rápida.
cumprimentos
Oláá, boa noite
Não sou estudante de fisioterapia mas tenho uma dúvida relacionada com a ligamentoplastia do cruzado anterior porque vou ser operada agora. Eu vou fazer a ligamentoplastia com o tendão rotuliano, e queria perguntar se este tipo de cirurgia sendo mais fácil como o médico me referiu também tem uma recuperação mais rápida?? Se sim (ou se não) qual é o tempo de fisioterapia a que terei de me sujeitar?
Obrigada
Esse tipo de cirurgia com ligamento rotuliano demora mais a recuperar e é a utilizada principalmente para desportistas.
Fiz ligamentoplastia com o semi-tendinoso, ao fim de 7 dias fazia extensão a 90º sem dificuldade e ao fim de tres semanas faço perto dos 120º...
Está previsto fazer dois meses de fisioterapia.
na clinica onde faço a fisioterapia tenho conhecimento de pessoas que fizerem reconstrução OTO com ligamento rotuliano e andam em fisioterapia há 3 meses.
Ismaelsilva
23-04-08, 00:42
Pois isso é, alguns casos tem estas melhorias rápidas devido à cirurgia ser pouco invasiva, e não destruir muitos tecidos, o processo de recuperação é muito mais rápido. Sendo que na normalidade os protocolos de recuperação apontam sempre para 6 a 8 meses de recuperação!
Já agora tendão patelar e rotuliano é a mesma coisa!
Abraço
ola
Fiz uma rotura total do LCA joelho direito, fui operada dia 07 de maio, sei que o medico disse que me pos 2 parafusos absorviveis (axo q é isso) e tenho duas cicatrizes uma no meio do joelho e uma enorme (onde ele tirou os excertos) no lado interior da perna..ja consigo fazer 90º mas esticar a perna tá dificil, tb já so ando com uma canadiana.. qual o tempo de recuperaçao ate poder voltar a jogar? Que tipo de ajuda posso fazer em casa?
obg
ola
Fiz uma rotura total do LCA joelho direito, fui operada dia 07 de maio, sei que o medico disse que me pos 2 parafusos absorviveis (axo q é isso) e tenho duas cicatrizes uma no meio do joelho e uma enorme (onde ele tirou os excertos) no lado interior da perna..ja consigo fazer 90º mas esticar a perna tá dificil, tb já so ando com uma canadiana.. qual o tempo de recuperaçao ate poder voltar a jogar? Que tipo de ajuda posso fazer em casa?
obg
Eu também tenho dificuldade em esticar a perna. Ja foi operado a 9 semanas e só ainda faço uma flexão de 90 a 100 graus. Será com mais tempo isto vai ao sitio??
Ismaelsilva
14-05-08, 00:21
A grande confusão que aqui vai é que os prazos de reabilitação não podem ser assim tão generalizados, muitas das vezes pode ocorrer alguns casos em que o tempo de recuperação sejam mais prolongados, até porque somos todos diferentes! E os tempos de recuperação podem assim variar até porque, os tecidos podem levar tempos diferentes de recuperação!
As variabilidades podem ser devidas a muitos factores intrínsecos e extrínsencos, logo é possível haver muitas diferenças!
Abraços e boa recuperação!
Marco Silva
A grande confusão que aqui vai é que os prazos de reabilitação não podem ser assim tão generalizados, muitas das vezes pode ocorrer alguns casos em que o tempo de recuperação sejam mais prolongados, até porque somos todos diferentes! E os tempos de recuperação podem assim variar até porque, os tecidos podem levar tempos diferentes de recuperação!
As variabilidades podem ser devidas a muitos factores intrínsecos e extrínsencos, logo é possível haver muitas diferenças!
Abraços e boa recuperação!
Marco Silva
Mas eu tenho dificuldades na extensão, tive os dois meses sem forçar a extensão. Foi o médico fisiatra que me disse para não me esforçar a extensão nos primeiros meses. Só esta semana é que comecei a forçar a extensão. E o médico que me operou disse-me que devia logo de início para começar a forçar a extensão. Vá se lá entender as opiniões dos médicos.
Foi operado e estou a fazer fisio no público. Se calhar têm pouca experiência com estes casos, sinceramente não sei. Gostava de ter uma opinião de alguém que daqui com experiência nesta matéria. Obrigado!
Boas! Fui operado ao LCA no passado dia 7 de maio. Tenho sentido melhorias ao longo dos dias, mas quando estou a fazer exercios á base de flectir a perna sinto dor perto dos 90º... Será normal? Agradecia que me esclarecessem essa dúvida.
Cumprimentos.
paulo machado
21-05-08, 00:00
Olá
Obrigado pelas respostas.
Na verdade eu fiz uma ligamentoplastia com o Semi-tendinoso, a operação foi realizada no dia 4 de Abril.
Em casa não uso muletas à duas semanas mas no exterior ainda uso as duas muletas, porque tenho dificuldades em subir escadas principalmente ao descer, e não tenho grande confiança no joelho.
Consigo sem grande dificuldade os 120º, não mais porque tenho o joelho inchado e estou desconfiado que tem líquido, porque sinto uma enorme pressão na parte superior do joelho o que dificulta a reflexão do joelho.
No que diz respeito á extensão tenho algumas dificuldades mas depois de insistir consigo uma extensão total da perna.
As minhas perguntas são:
É possível ter liquido no joelho, como estou desconfiado???
É normal ao fim de 7 semanas pós operação ainda ter edema???
Quando se inicia a fisioterapia na piscina?
A todos os que estão na minha situação queiram deixar aqui o vosso caso, para que em conjunto possamos vencer esta batalha.
Fiquem Bem
Paulo Machado
Boa Tarde
Como tudo na Saúde, cada caso é um caso e portanto é sempre difícil e arriscado generalizar protocolos e tratamentos.
Mas falando no "normal" a extensão é tão ou mais importante como a flexão, embora esta última demore mais tempo a alcançar completamente, devido á amplitude e ás características da cirurgia.
O edema no joelho é perfeitamente normal bem como a ligeira dor/desconforto a subir/descer escadas, sendo este um dos últimos sintomas a desaparecer.
Não esquecer sempre, que para uma recuperação completa, rápida e eficaz deve-se sempre procurar os melhores profissionais, por isso, seja público ou privado, cerifiquem-se e exijam (sim, porque só voçes têm esse direito) serem tratados por Fisioterapeutas. Um boa maneira de descobrir isto é perguntar onde estudaram, se não foi numa escola superior, já têm a vossa resposta.
Alguma dúvida, não deixem de questionar que tentaremos responder dentro do possível.
Abraço
paulo machado
06-06-08, 23:09
Boas
Muito Obrigado, muito util estas breves e acertadas palavras.
Neste momento estou muito melhor e já ando sem as muletas, e subo e desço escadas quase sem dor.
Quanto ao edema e dor no joelho ainda algum principalmente quando abuso nas caminhadas.
Conclusão, segundo o medico que operou a recuperação decorre normalmente, e sinto-me muito mais confiante, nestas coisas é preciso dar tempo ao tempo
Mais uma vez muito obrigado Fportela
Cumprimentos
Paulo Machado
Boa Tarde
Como tudo na Saúde, cada caso é um caso e portanto é sempre difícil e arriscado generalizar protocolos e tratamentos.
Mas falando no "normal" a extensão é tão ou mais importante como a flexão, embora esta última demore mais tempo a alcançar completamente, devido á amplitude e ás características da cirurgia.
O edema no joelho é perfeitamente normal bem como a ligeira dor/desconforto a subir/descer escadas, sendo este um dos últimos sintomas a desaparecer.
Não esquecer sempre, que para uma recuperação completa, rápida e eficaz deve-se sempre procurar os melhores profissionais, por isso, seja público ou privado, cerifiquem-se e exijam (sim, porque só voçes têm esse direito) serem tratados por Fisioterapeutas. Um boa maneira de descobrir isto é perguntar onde estudaram, se não foi numa escola superior, já têm a vossa resposta.
Alguma dúvida, não deixem de questionar que tentaremos responder dentro do possível.
Abraço
Ismaelsilva
08-06-08, 22:49
Boas
Muito Obrigado, muito util estas breves e acertadas palavras.
Neste momento estou muito melhor e já ando sem as muletas, e subo e desço escadas quase sem dor.
Quanto ao edema e dor no joelho ainda algum principalmente quando abuso nas caminhadas.
Conclusão, segundo o medico que operou a recuperação decorre normalmente, e sinto-me muito mais confiante, nestas coisas é preciso dar tempo ao tempo
Mais uma vez muito obrigado Fportela
Cumprimentos
Paulo Machado
Boas!
Totalmente de acordo, estes temas nunca se podem generalizar, pois tem uma multifactorialidade muito elevada, que lhes confere uma especifidade para cada caso.
um abraço
Marco Silva
bruno coutada
25-10-08, 17:32
ola, fiz uma cirurgia de substituiçao do ligamento cruzado anterior a 18 dias
com enxerto do semitendinoso . comecei a fazer fisio ao terceiro dia . hoje ja consigo flectir a perna a 110º ja comecei ao 14º dia a realizar bicicleta estacionaria e ando em casa sem muletas e na rua com muletas. , logo mal iniciei a fisio o fisioterapeuta indicou-me como um dos exercicios a flexao de perna ( de barriga para baixo) para trabalho de isquiotibiais , exercicio esse que eu tinha muita dificuldade e muitas dores visto o enxerto ter sido retirado dessa zona , onten senti uma picada no musculo ( semitendinoso) a realizar esse exercicio . a minha quetao e esta , tendo eu feito a cirurgia por este metodo ( enxerto de semitendinoso) nao deveria realizar trabalho de isquiotibiais so apartir da 5ª semana para dar tempo de passar a inflamaçao no local? nao poderia realizar mini-agachamentos ? tenho uma dor tipo fisgada que vem e passa junto ao tendao rotuliano sera normal ? obrigado
Specialized
17-06-09, 22:24
Boa noite a todos.
Eu não sou fisioterapeuta e não estou relacionado com esta área ou médica sequer, mas acho que todos vocês têm de ter, principalmente, calma. Calma e tempo. Costumo dizer que agora, em, período de fisioterapia, "tenho todo o tempo do mundo". Todos nós somos diferentes, todos somos peças únicas, e, perante o mesmo problema, algumas pessoas demoram menos a recuperar e outras mais tempo. É perfeitamente normal. Façam os possíveis por esquecer aquela sensação de "competição" na clínica de fisioterapia, quando vocês vêem pessoas que foram operadas ao mesmo que vocês e recuperaram mais rápido. As pessoas simplesmente são diferentes. Claro que ajuda bastante fazer exercícios em casa, pôr gelo nos primeiros meses se estiver inchado e evitar situações de risco (conduzir, andar logo muletas, descer e subir escadas só para "ver se consigo". A fase de fisioterapia é muito importante, mas é indispensável que psicológicamente, acompanhem a recuperação. Tenham calma!!! Eu fui operado a 3 de Março deste ano ao joelho direito, fiz uma ligamentopastia com tendão rotuliano após ruptura do LCA e Menisco a jogar Futsal e também passei pelo mesmo, pelo que já deixei à algum tempo de perguntar quando vou ficar bom!!! É melhor assim. O que vos posso garantir é que o tempo vai passar a voar... As melhoras para todos e desculpem o testamento :-)
Não estou a conseguir entrar no link podes verificar se esta correcto?
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.