PDA

View Full Version : Microruptura ou estiramento muscular????

AlfMariano
09-09-07, 00:55
Antes de mais quero dar os meus parabéns a este fórum e aos seus moderadores pela forma como o conduzem mas acima de tudo pela sua excelente atitude pedagógica, já que muitos apenas sabem para si.

Sou também prof de Educação Física e a minha paixão é o futebol, por isso fisioterapia prefiro no desporto.

Acabei recentemente o curso de fisioterapia e actualmente sou o fisioterapeuta do Sport Clube Mirandela (3ª Divisão nacional de Futebol) há mês. No entanto tenho-me deparado com algumas situações de lesões musculares (3 para ser preciso), apesar de toda a prevenção que faço. No entanto este semana surgiu um caso de um jogador, que fez movimento de abdução exagerado e sentiu a típica "picada". Interrompeu o treino e fez imediatamente gelo e o médico deu-lhe um anti-inflamatório. No dia seguinte, na avaliação da lesão surgiu a seguinte dúvida: Havia ligeira dor no movimento de adução com resistência e pouca dor na palpação. Havia um ligeiro "nódulo" no grácil, mas sem derrame nem edema evidente. Por isso tanto pode ser uma micro ruptura como uma pequena contractura já que se passou na parte inicial do treino (corrijam-me se necessário). Como não queria usar imagiologia para saber precisamente qual a lesão, peço-vos alguns conselhos para mais facilmente diagnosticar este tipo de lesões

Obrigado e continuem o Bom trabalho.

Tiagofcunha
05-11-11, 03:09
Ola Colega, no caso do ventre muscular do adutor em causa estiver mt duro, com dor moderada á palpação o diagnóstico poderá certamente ser tendinite, mas pela descrisão poderá ter uma microrotura de alguns milimetros, a sintomatologia de uma microrotura é muito duvidosa e dificil de diagnosticar sem Ecografia. Se os médicos não diagnosticam nada sem recurso aos exames complementares, nós muito menos. Os testes orto´pedicos nesse caso em particular não lhe darão a certeza da lesão. Recorra á Imagiologia (aconselhável).