PDA

View Full Version : fisioterapia em judo

joaoliveira
26-03-05, 00:04
gostaria de saber se algum conhece algum estudo rellacionado com o trabalho da fisioterapia e o judo..
obrigado

Adérito Seixas
26-03-05, 00:27
Estudo estudo não... mas jornadas em Coimbra o ano passado foi a fisioterapeuta da seleção Portuguesa falar acerca da sua intervenção na equipa. Agora estudos...

ftnunosilva
26-03-05, 00:45
Julgo que o José Rocha trabalhou no atletas olímpicos do Judo...

Vitor Santos
26-03-05, 01:49
Adérito, não estou a falar do judo ( realidade que desconheço) mas eu já ficava contente que houvessem registos, Normas de execução permanente para fts e médicos,relatórios tanto para médicos como para direcção ou administração do clube, Relatório final de época e medidas a implementar, etc.
Os clubes em que trabalhei e fui suceder colegas ou vi colegas a trabalhar não tinham registos, só estou a falar do que vi não estou a afirmar que não existem.
Claro que se como eu costumo dizer estivermos sempre na esperança de ser o último ano "no Desporto" é normal que não façamos mais que o trivial.

Adérito Seixas
26-03-05, 08:31
Não sei se será por estar à espera que seja "o ultimo ano"... penso que é mais por falta de cultura de registo Vitor, penso que o problema está aí. Juntamente, muitas vezes com a falta de tempo.

mfonseca
26-03-05, 12:17
Já trabalhei com dois judocas (minto! 1 judoca e um do Jut-Jitsu), mas em clínica. Nunca numa associação desportiva! Por isso a realidade é bem diferente. Mas, concerteza, o papel do ft nestes casos é determinante.

Gonçalo Trafaria
26-03-05, 14:29
A Carla, Ex-Ft da selecção nacional,masculinos do judo. Pedro Rebelo, tb ft da selecção nacional de judo, mais femininos. O próprio CAR, tem lá dois Fts que trabalham frequentemente com estes atletas, o José Luís tb tem experiencia na area. Eu trabalho com alguns atletas de judo, infelizmente só tenho espaço para dar apoio aos de elite aqui da zona, mesmo sabendo que os outros precisam também, mas o clube só reencaminha estes para mim. Se quiseres contactos eu dou.

Adérito Seixas
27-03-05, 18:00
Bem, em campo, tanto quanto sei o Fisioterapeuta não pode intervir... ou se intervir é a morte do artista. A morte não, a derrota.

mfonseca
28-03-05, 11:02
São poucos os desportos de luta onde o ft pode intervir NO ou DURANTE jogo. De qq forma é muito importante a sua presença na competição.
Marco

Jose Rocha
28-03-05, 15:31
Sim trabalhei como já disse atrás com judocas de elite durante 4 anos.Trabalho " escrito " não publiquei nenhum, talvez porque na altura não me fosse solicitado.
Tenho todas as ocorrências que se passaram ao longo dos anos, o que dará, talvez uma base de dados credivil.De qualquer maneira estou à disposição para esclacer qualquer dúvida acerca da intrevenão do Ft na modalidade de judo.
É mais fácil colocarrm-me questões concretas, do que : intrevenção do Ft no judo...pois a intrevenção do Ft no desporto em principio é sempre a mesma o que varia é a caracteristica das lesões e o ambiente ( por exemplo:se vos disser que até de cozinheiro já fiz , naõ acreditam, mas como a nutrição ( deve) até faz parte da nossa formação, tive situações que intrevi - no Japão, na Letónia, na Ucrania, etc. )

Jose Rocha
28-03-05, 15:33
Desculpem, ponto nº 1 do Ft no desporto -
Nunca integrar uma modalidade sem 1º ter conhecimentos minimos das regras.

Adérito Seixas
28-03-05, 17:10
De cozinheiro José Rocha :lol: ? Muito bem sim senhor.
Diz-me uma coisa então, quais as regras básicas que o fisioterapeua no Judo deve saber?

Jose Rocha
28-03-05, 18:38
A pricinpal é conhecer bem os atletas ou seja: todos tem necesidade de concentração antes da competição, uns isolam-se, outros ouvem música e não gostam de ser interrompidos,outros gostam de uma peça de fruta, outros contar anetodas, outros querem a nossa atenção,etc. a nossa função é proprocionar o bem estar a todos eles.
Outra como não pode deixar de ser é prepará-los para a competição ( não esquecer que é um desporto individual ) um bom aquecimento ( flexibilidade adequada `modalidade )
Estes atletas estão sujeitos a pesagem, é extremamente importante o tipo de alimentação, supervisionar o peso, muitas vezes na manhã da competição há peso a mais, terá que saber o que fazer( os atletas de alta competição geralmente sabem resolver ) para perder esse peso. até a nova pesagem, que é um pouco antes da competição ( geralmente a corrida resolve o problema ).
Durante a competição o Ft só pode intervir, se os arbitros assim decidirem, e, só para avaliar, se pode ou não continuar, é expressamente proibido tocar no atleta Quando existe sangue por algum motivo é permitido, por vezes limpar e nada mais.
Perceber minimamente quando o atleta pontua durante o combate.
Transcrever todas as regras assim de repente é um pouco dificil, vão as mais relevantes.

Adérito Seixas
28-03-05, 20:22
Então é isso... o Fisio pode entrar mas não tocar e só se o árbitro permitir... ok percebi :wink:
Imagino o stress do atleta ao pesar-se de manhã e verificar que tem peso a mais... toca a correr. Já aconteceu o atleta não conseguir "abater" o peso em excesso?

Vitor Santos
29-03-05, 00:26
Vou falar de judo na perspectiva do espectador/Ft. , embora seja uma modalidade que ache com um potencial pedagógico imenso, faz mais ou menos um ano estava a ver a Eurosport que transmitia uns Mundiais de Judo. Final entre um Brasileiro e um Alemão, numa pega ,o brasileiro que estava a ser muito superior, lesiona-se num dedo.
O juiz ( não sei se é o nome ) manda entrar o téc. de saúde ( não sei a profissão)e então passou-se o seguinte:
1º Demorou uma eternidade a chegar ao tapete.
2º Começou a ligar o dedocomo se fosse para um exame mais calma ainda.
3º O cameraman ou a regie da Eurosport tinha mais percepção de Desporto que ele pois passava imagens dele a ligar o Bras.,mudava para o Alemão Kimono aberto, mãos nas ancas e a arfar e relógio com o tempo para o final( 1mn e pouco).
São actuações destas que fazem a diferença entre "estar no Desporto" e "ser do Desporto".
Na minha óptica ele só tinha de "entrapar" 1 ou 2 dedos e mandá-lo "acabar" com o Alemão.
É só para ilustrar que durante um combate também podemos ser decisivos.

Jose Rocha
29-03-05, 07:27
Em resposta ao Adérito posso afirmar que acontece várias vezes o atleta não conseguir perder o peso e então passa para o escalão superior.
Em relação ao que o Vitor vem ao encontro das minhas ideias por isso afirmo que temos de ser conhecedor da regras como profissionais de saúde mas tambem as regras de jogo.

Jose Rocha
29-03-05, 21:35
Antes de mais o João Oliveira deveria identificar-se, isto é completar o Perfil. Qual a sua Profissão? De qualquer maneira vou dar-lhe algumas dicas (partindo do principio que é Fisioterapeuta).
JUDO

É uma arte marcial que, por não permitir técnicas de socar dar pontapés (chutar), o factor força é de extrema importância.

Os combates (lutas) são caracterizados por movimentos rápidos, inesperados e de alta intensidade, submetendo as articulações, músculos e tendões a uma grande sobrecarga.

É uma modalidade em que predomina movimentos de força em cadeias cinéticas fechadas.

Uma característica do Judo é a grande sobrecarga imposta ao sistema músculo-esquelético, as suas estruturas ligamentares e tendinosas, provocada por posturas nas maiorias das vezes inesperadas, ao grande número de torneios, competições e à intensidade dos treinos, daí que a modalidade seja rotulada como um desporto com grande número de lesões músculo-esqueléticas.

Se o interesse sobre a modalidade continuar tenho todo o prazer em dar o contributo.

mfonseca
30-03-05, 01:33
Vou começar a praticar Judo no FCDEF. O prof é um colega meu de Mestrado... (agora não te rias Adérito, tá?)
Depois transmito a experiência. Vamos ver se tem classe para mais de 95 kg.
Ehehe
Marco

fisiomil
03-02-06, 09:52
como praticante e como Fisioterapeuta subescrevo a opinião do José Rocha e chamo a atenção muito em especial para os joelhos em todas as suas componentes e ainda uma atenção super especial para os escalões mais jovens.
Se não pratica acompanhe os treinos e faça registos,escreva,anote,intervenha sempre que necessário.Conheça os atletas.
Fisiomil

fisiomil
18-02-06, 21:39
Já percebi que cheguei um pouco atrasado ao diálogo sobre o judo,mas não importa porque haverá sempre tema de conversa.
Na minha mensagem anterior alertei para a questão dos joelhos,sobre tudo para as projecções baixas em que o joelho vai ao chão por vezes com alguma violência e principalmente atenção ás rotações dos mesmos.
Tenho entre mãos uma lesão do ombro esquerdo por má absorção da queda,em que houve choque entre o úmero e o acrómio e lesão da externoclavicular.
A situação da dôr foi resolvida,RICE e MICE,TENS e em dois dias a dôr foi-se.
Noto uma pequena instabilidade na externoclavicular e dorido ao toque mais profundo.
Proximo trieno será na 3ª feira próxima farei reavaliação e por uma questão de precaução, ligadur funcional de estabilisação desta articulação.
Veremos o que dá.Depois direi como foi.
Fisiomil

fisiomil
10-03-06, 11:12
Sem haver necessidade de parar os treinos , treinando de forma mais suave a situação está controlada e no último treino orandori em pé foi muito bom.
Agora sou eu que estou lesionado na IFP do 3º dedo mão esquerda, mas com ligadura funcional tudo bem,a vantagem de praticarmos a modalidade é termos de ser cobaias de nós mesmos e um abre olhos de vaz em quando ajuda a pensar melhor.
Se houver colegas da zona oeste que estejam a acompanhar equipas de judo digam qualquer coisa a troca de experiência é altamente positiva.
Fisiomil

fisiomil
15-03-06, 09:01
Continuando o monólogo,as situações estão no bom caminho.
Se por acaso algum colega que acompanhe o JUDO principalmente na zona Oeste passar por esta página diga qq. coisa.
Fisiomil

xiselle
16-03-06, 15:40
Como praticante de uma arte marcial expresso a minha opinião no sentido de demonstrar a exterma necessidade de um fisioterapeuta. E pela a minha experiencia posso afirmar que nos campeonatos de karaté verifica-se sempre a presença de um médico e de um fisioterapeuta. Pelo que acho e tento aliciar os meus colegas fisioterapeutas a ver esta área como uma área de trabalho. Sendo que o idela seriam os clubes com um número aceitavel de praticantes ter a presença de um fisioterapeuta. O que só se verifica muito raramente.

Xau:biggrin:

fisiomil
21-03-06, 08:55
Os pequenos Clubes têm ,todos por junto,muitos atletas em competição.Nos grandes centros urbanos não sei o que se passa,mas nos pequenos ainda hà muito caminho a percorrer,ainda temos de explicar com frequência a diferença entre nós e um massagista.
O apoio que estou a dar no Judo é voluntário e gratuito,porque pratico e é uma forma de mostrar como trabalha um Fisioterapeuta,dará frutos a médio e longo prazo,será bom para quem vier a seguir.
É importante que na prática as pessoas percebam que temos uma palavra a dizer e que essa palavra deve ser tida em conta e ser respeitada,caso não seja assim é difícil.
Fisiomil

Jose Rocha
21-03-06, 16:42
Não é dificil sermos reconhecidos como Fisioterapeutas, são os próprios atletas que fazem a destinção, entre o Ft e o massagista, basta trabalhar com eles (atletas) e empregarnos as técnica adequadas para a recuperação da lesão.

Hélder Abreu
21-03-06, 20:07
Estão a dar-me idéias para dar algum do meu tempo à academia que frequento... Não seria uma má idéia e tal como diz o fisiomil, os frutos acabarão por chegar...

fisiomil
07-04-06, 15:24
Força Helder.
Rapidamente fazendo ponto da situação sobre as lesões de que falei anteriormente uma das quais a minha, a do ombro está resolvida a minha ainda não mas tenho treinado com ligaduras funcionais adaptadas á situação e tudo bem os movimentos finos do dia a dia do trbalho é que ainda me incomodam mas adptei uma ligadura funcional e as melhoras são positivas e rápidas.
Estou a fazer sensibilização da classe médica com quem vou lidando para a Fisioterapia do desporto,veremos o que virá.
Fisiomil