PDA

View Full Version : Projectos desenvolvidos por fisioterapeutas em Lares

Joseph
25-03-05, 22:16
Olá a todos.
Gostaria de saber quais as experiências e trocar impressões com pessoal que já desenvolveu ou está a desenvolver projectos em Lares de terceira idade.

Boa Páscoa :)

Joseph

ftnunosilva
25-03-05, 23:54
Olá Joseph! Por causa do mestrado vou começar agora a entrar mais em contacto com os lares... há muito por fazer! Desde coisas mais específicas de Fisioterapia (respiratória, neurológica, ortopédica...), até à actividade física em grupo, ou não...
Os benefícios estão mais que provados e, neste momento, aqui no norte, apenas conheço um Fisioterapeuta que presta assistência num lar...

Adérito Seixas
26-03-05, 00:30
Só conheço uma Fisioterapeuta a trabalhar em lares, que por acaso não frequenta o fórum... não é um campo onde se intervenha muito, mas é sem dúvida importante, a todos os níveis.

ftnunosilva
26-03-05, 01:00
Mais uma porta que os novos profissionais vão ter que abrir! Atenção todos os Fisios que tenham familiares bem colocados...

mfonseca
26-03-05, 12:22
hahahahah :lol: !
Nuno, tu matas-me!:lol:

Já existe mais do que um fisioterapeuta a trabalhar em lares de idosos. Muitos deles tem contractos com clínicas que por sua vez tem um contracto com o dito lar.
Mas sem dúvida que é um local de inúmeras tarefas como vocês referiram, por isso... vamos ao trabalho!
Marco

Gonçalo Trafaria
26-03-05, 14:44
Eu.

No verão do ano passado fui convidado por uma instituição que é lar, jardim-de-infância e ATL, a abrir um serviço de Fisioterapia neste mesmo espaço (que já por si é enorme, falo de uma instituição com uma obra física de cerca de 1 milhão de contos), serviço este que iria (inicialmente) dar apoio aos residentes do lar, crianças do jardim-de-infância, posteriormente seria alargado aos sócios da instituição, e num futuro mais largo, com alargamento do espaço físico do serviço, um possível apoio à comunidade.

Havia uma verba avultada (à minha vista) para este projecto, tendo a mesma sido estrategicamente aplicada por mim, e pelo Fisiatra Filipe Rocha (antigo director do Alcoitão, também convidado para este projecto). Neste momento o projecto está a correr sobre rodas, para além do Fisiatra, trabalho directamente com uma clínica geral e duas enfermeiras. O serviço tem sido alvo de referência nacional, tendo já recebido visitas de vários membros do governo, que em muito nos têm ajudado (verbas monetárias), o serviço esta de boa saúde, tendo ultrapassado as melhores expectativas. Futuramente, e em parceria com o Fisiatra, tencionamos realizar estudos a divulgar para a comunidade, através das nossas estatísticas e registos.

Tal como o ministro me disse: “devia haver 3 espaços como este por concelho, infelizmente este deverá ser único em Portugal”.

Estou ao dispor para partilhar esta experiência.

Helder Fonseca
26-03-05, 15:40
Muito boa iniciativa, sim senhor...

mfonseca
26-03-05, 16:30
Realmente o que é necessário para que esse projectos "corram sobre rodas" é o dinheiro. Pena!
Marco

misspiggy
27-03-05, 16:30
Eu também trabalho num projecto semelhante ao do Gonçalo Trafaria. Trata-se de uma instituição particular ligada à igreja que iniciou à cerca de 3 anos com centro de dia,apoio domiciliário a idosos, infantário e ATL, e que este ano iniciou a fisioterapia. Neste momento ainda sou a única fisioterapeuta, uma vez que as intalações estão em obras. Trabalho nos cuidados continuados- apoio domiciliário, dou apoio aos idosos da instituição, classes de movimento,às crianças do infantário, e a algumas pessoas que lá vão (porque aquilo está aberto à comunidade). A instituição tem uns projectos muito interessantes nomeadamente um de ajuda humanitária com S. Tomé. Fui convidada para integrar esse projecto. Penso que é uma coisa inovadora na nossa área (pelo menos não conheço nenhum colega que tenha integrado algum grupo de profissionais nesta área). Normalmente são médicos, enfermeiros, professores...

Por se tratar de uma instituição de solidariedade social, eles têm subsídios da segurança social - e como o Gonçalo disse, não são nada pequenos... As instalações são novas e a nível de material de Fisioterapia é tudo do melhor.

mfonseca
27-03-05, 17:03
É bom saber que ainda existem fts interessados nesta área mais social:smile: .
Mts parabéns pelo projecto!
Marco

Adérito Seixas
27-03-05, 17:57
Não é só dinheiro Marco... iniciativa também...

Gonçalo Trafaria
27-03-05, 20:17
E força para nos movermos...

Também faço parte das equipas de apoio domiciliar, trabalhando directamente com duas assistentes sociais.. sou muitas vezes consultado para tentar arranjar soluções, deslocando-me ao local.

Esta instituição tem-me possibilitado fazer sessões de formação a funcionários que não possuem formaçao na area, como sejam o ensino de transferencias, etc etc etc, juntamente com enfermeiros e médicos.

Quanto aos projectos internacionais q foi falado, conheço uma colega que abraçou um projecto humanitario em Africa, não sei se São Tomé,já lá está à uns meses largos.

Temos de nos mover, por vezes apresentar mesmo projectos...

Vitor Santos
28-03-05, 00:47
Começa tudo sempre pelo mesmo ponto FORMAÇÃO.
Esta área não está mais desenvolvida, no meu entender, porque na maior parte das escolas que conheço não se motivam os futuros profissionais a trabalhar em modelos de intervenção mas em métodos de intervenção(modelo hospitalar).
O que se quer é que o Ft. no fim da sua formação esteja apto à realização de uma série skills para ser inserido numa organização já estabelecida.
Conferir-lhe competências sob o ponto de vista humano e inter relacional fica descurado, falta de tempo no conteúdo temporal curricular? falta de visão por parte dos formadores? interesse da escola por fornecer cadeiras que já se sabe que o formador x ou y é que sabe da matéria?
São perguntas que deixo no ar e que seria bom que todos respondessem e até com especial evidência fossem respondidas por alguns dos alunos deste fórum isto se acharmos que o processo de ensino/aprendizagem compreende ums relação biunivoca.

Vitor Santos
28-03-05, 00:53
Perdão segundo ponto CONCURSOS.
Muitos dos projectos não andam sobre rodas porque as escolhas são "DESCONCURSADAS" tipo "tens cara de ser bom para este projecto".
E o melhor ex. posso dá-lo por mim, estive há cerca de 12 anos para ir para Angola trabalhar com amputados e próteses ( matéria que eu sei tanto como do aparelho reprodutor da minhoca) acabei por não ir pois que comecei a levantar dificuldades e querer que a equipa levasse 2 fts.

Adérito Seixas
28-03-05, 08:05
Ora lá está... apresentar projectos Gonçalo!
O problema é que os Fisios não o fazem, parece que têm medo de o fazer, em parte, concordando já um pouco com o Vitor, a culpa é das Escolas pois não ensinam os alunos a fazer essas coisas. Eu fiz o meu curso e não me ensinaram a fazer um projecto para apresentar em algum lado. Mas a verdade é que rapidamente se aprende se tivermos vontade. Eu aprendi rapidamente, embora nunca tenha apresentado nenhum.
Em relação às competências para que os Fisios criem o seu próprio "negócio", bem, as Escolas têm cadeiras de Administração, Comunicação e outras que serão necessárias, curiosamente são aquelas que os alunos acham mais "seca"...
Relativamente aos concursos Vitor, o que posso dizer? Tens razão... se isso acontecesse, à partida, estariam asseguradas pessoas competentes para os lugares. O que se verifica é que não são as pessoas competentes que os ocupam mas sim as pessoas com Factor C maior e enquanto isso acontecer a prestação de serviços, seja em que área for (desporto, etc...), não vai ter tanta qualidade como poderia ter.

Gonçalo, existe um site na net (não me lembro do endereço) onde podemos procurar emprego no estrangeiro. Há uns tempos fui com um colega a esse site (ou melhor ele foi, por isso não sei o endereço) e por curiosidade procurei por Fisioterapia e o único local onde precisavam de Fisios era no Afeganistão... é um bocado longe :lol:

mfonseca
28-03-05, 11:04
É bem capaz de ser necessária intervenção no Afeganistão... :cry: (Infelizmente!)

dynobre
28-03-05, 15:42
Olá a todos!

Penso que já nem todas as escolas "criam" alunos para trabalharem na dita unidade hospitalar...:rolleyes:
A minha escola este ano optou por não se fazerem os "tradicionais" estágios e optaram por propor que os alunos fizessem projectos de promoção e protecção da saúde para serem implementados na comunidade em diferentes áreas (saúde escolar, saúde da mulher, saúde do idoso, entre outras), fazendo-nos perceber que o nosso mercado de trabalho não irá ser aquele que nós pensavamos quando inciamos o 1º ano! Penso que isto será uma forma de ensinar e de abrir portas a novas áreas de intervenção do FT.:biggrin:
Cumprimentos,
Diana Nobre.

Adérito Seixas
28-03-05, 16:58
Muito interessante Dynobre, mas em que ano é que os estágios não se realizaram? 2º, 3º ou 4º?

dynobre
28-03-05, 18:28
Foram os estágios do 4º ano.
Cumprimentos,
Diana Nobre

Adérito Seixas
28-03-05, 20:23
Pois... mas no 4º ano não costumam existir estágios. É mais um ano "de escola", pelo menos o meu foi. Seja como for acho que a iniciativa é muito boa.

Joseph
28-03-05, 20:25
Olá a todos, em especial ao Gonçalo.
Depois destes testemunhos vejo que na verdade não estou sozinho no mesmo barco.. :)
Estou neste momento a desenvolver um projecto com um Lar / residência, que foram eles próprios que me contactaram o que pude colocar algumas "condições", já estou a trabalhar a cerca de um mês e as pessoas estão adorar o trabalho. Faço acompanhamento a "quase" todos os idosos do lar, e tenho uma classe de movimento, tenho um pequeno espaço já previsto na construção do edifício com uma plaquinha a dizer FISIOTERAPIA :).
Bem mas além de tudo isto que está a correr bem..a perpectiva desta instituição é alargar o espaço, isto é, alargar o campo de abrangência, algo como uma instituição de prestaçao de cuidados continuados, mas acerca disto tenho muitos dúvidas acerca da legislação, de quais os passos a percorrer, etc.
Gsotava se possível alguém me tirar esses dúvidas.
Obrigado.
JOSEPH

dynobre
29-03-05, 19:26
Na minha escola no 4º ano existiam mesmo estágios, com excepção para os "alunos profissionais" (como nos por vezes os chamamos), ou seja para aqueles que vinham fazer só o 4º ano e não transitavam directamente do 3º ano.Penso que a inciativa poderia ser um pequeno exemplo para outras escolas.Permitirá que os alunos ganhem consciência de um outro mercado de trabalho que não o dito "tradicional".:wink:
Cumprimentos,
Diana Nobre.

Vitor Santos
30-03-05, 01:31
Penso que já nem todas as escolas "criam" alunos para trabalharem na dita unidade hospitalar...:rolleyes:
A minha escola este ano optou por não se fazerem os "tradicionais" estágios e optaram por propor que os alunos fizessem projectos de promoção e protecção da saúde para serem implementados na comunidade em diferentes áreas (saúde escolar, saúde da mulher, saúde do idoso, entre outras), fazendo-nos perceber que o nosso mercado de trabalho não irá ser aquele que nós pensavamos quando inciamos o 1º ano! Penso que isto será uma forma de ensinar e de abrir portas a novas áreas de intervenção do FT.:biggrin:
Cumprimentos,
Diana Nobre.

Cara Colega
Penso que há alguma confusão no seu post que eu transcrevi(mas também posso estar errado), senão vejamos:
1º não se estagia a fazer projectos,embora estes possam ser parte integrante de um estágio, estagiar pressuporá + ou - aferir conhecimentos adquiridos,
2º A divisão que faz saúde da mulher, saúde do idoso, são mega divisões que estão imbuídas de conceito hospitalar senão veja, na privada tem de ser mais especifica como: intervenção em lares de idosos, intervenção em gerontomotricidade nos jardins da Junta de Freguesia,intervenção em colónias de turismo sénior, intervenção em populações idosas desinseridas,etc. etc.
3º Eu referi que não seria por certo a totalidade das escolas a formar Fts para o hospital. Parece-me que a sua, no entanto, estará talvez(desconheço a realidade) a caminho de o conseguir pois é a colega que diz "fazendo-nos perceber que o nosso mercado de trabalho não irá ser aquele que nós pensavamos quando inciamos o 1º ano".
Mas também é normal pois para se perceberem as necessidades é preciso senti-las e não é por vir fazer uns "doentitos" á privada que se sentem as necessidades de um sector. Daí a pouca sensibilidade para matérias importantes pois este é o modelo da maior parte dos profs que conheço.
O nosso colega e respeitável presidente da Europa/WCPT António Lopes dizia-me um dia que andava a lutar pelas escolas e ora punha o boné de Coimbra,ora o de Lisboa,ora o de Setúbal,etc. estas eram mais ou menos as palavras dele.
Para se sentirem as necessidades da privada é necessário pôr o boné às 9 da manhã e às 8 da noite ao fechar a porta ter feito tudo pelos seus utentes de molde a que no dia seguinte entrem pela porta dentro. Dar bicadas cá fora é o modelo médico, que eu rejeito de todo,( o hospital serve para a formação e a privada para ganhar dinheiro e quando as coisa correm mal, como por ex. cirurgias, estas vão ser refeitas no hospital com o "tuga" a pagar) e que faz com que na maior parte das vezes a privada seja olhada como é.

Vitor Tolda Santos

Joseph
30-03-05, 12:44
Olá colega.
Bem tentei interpretar o que disse da melhor forma.
Concordo que algumas estruturas de curso continuam a promover a formação na área hospitalar...mas acho que a Diana por um lado pode ter razão fazer projectos. Mas na minha opinião deverá-se construir projectos, e aplicá-los ao mesmo tempo que são efectuados estágios nessas áreas, as prováveis futuras áreas de intervenção dos novos fisioterapeutas, (como eu).
Falo da minha escola em que está-se a fazer estágios (ou pelo menos tentar fazer) estágios em áreas específicas e ao mesmo tempo desenvolver projectos nessas áreas ou locias, como centro de saúde, lares, intituições de primeiro contacto, entre outros...
Espero que na verdade, fisioterapeutas consigam intervir mas acima de tudo demonstrar o nosso valor em novas áreas, pois muitos são os casos em que a impressão que alguns destes locais têm dos fisioterapeutas nem sempre é boa, em muito devido à falta de empenho de alguns que por alguma razão anteriormente não coseguiram mostrar e fazer aquilo a que se predisposeram-se..
Boa sorte a todos incluindo a mim..

Joseph
30-03-05, 12:45
Contudo além da minha opinião expressa gostava que alguém me ajudasse..
Estou neste momento a desenvolver um projecto com um Lar / residência, que foram eles próprios que me contactaram o que pude colocar algumas "condições", já estou a trabalhar a cerca de um mês e as pessoas estão adorar o trabalho. Faço acompanhamento a "quase" todos os idosos do lar, e tenho uma classe de movimento, tenho um pequeno espaço já previsto na construção do edifício com uma plaquinha a dizer FISIOTERAPIA :).
Bem mas além de tudo isto que está a correr bem..a perpectiva desta instituição é alargar o espaço, isto é, alargar o campo de abrangência, algo como uma instituição de prestaçao de cuidados continuados, mas acerca disto tenho muitos dúvidas acerca da legislação, de quais os passos a percorrer, etc.
Gsotava se possível alguém me tirar esses dúvidas.
Obrigado.
JOSEPH

dynobre
30-03-05, 16:01
Olá a todos!
A intenção do meu post foi o de mostrar que em alguns escolas ja se preocupam em ensinar os seus alunos a apresentarem projectos que lhes permita alargar os seus horizontes.
No que diz respeito às áreas que mencionei, estas foram as propostas pela escola e dentro de cada mega-tema o grupo de alunos que a escolheu foi directamente à comunidade perceber quais seriam as suas principais necessidades (dentro da área da Fisioterapia) e a partir daí realizar o projecto que será agora implementado neste semestre.

Quando faço esta referência "fazendo-nos perceber que o nosso mercado de trabalho não irá ser aquele que nós pensavamos quando inciamos o 1º ano", o que queria transmitir era aquilo que pensava quando era aluna do 1º ano.Quando inciei o curso realmente pensei que ao terminar o curso provavelmente trabalharia num hospital ou numa clínica privada, mas dado aumento de FT's, ao longo dos outros 3 anos pude perceber que este é um mercado de trabalho de dificil ingresso. E que talvez a maneira como vou iniciar a minha vida profissional será através da apresentação de projectos (como o que estou neste momento a desenvolver) a diferentes instituições.:wink:
Espero que agora me tenha feito entender.
Cumprimentos,
Diana Nobre.

Vitor Santos
31-03-05, 02:08
Cara colega
O fórum deve de facto ser alargado a debate entre os todos os membros, mas por vezes o debate inicial entre 2 poder-se-á à posteriori alargar aos outros como o que estamos a debater os 2.
Se tiver paciência para tal gostaria que me demonstrasse o que são para si necessidades dentro da área da fisioterapia.
Se me achar muito chato não responda.
De uma forma ou outra as maiores felicidades para o falado projecto.
Vitor Tolda

dynobre
31-03-05, 13:26
Caro colega
No que diz respeito às necessidades que acima mencionei, referia-me aquelas que são do âmbito da nossa área de intervenção e que só nós, como fisioterapeutas temos competência para as colmatar.
Posso dar como exemplo as necessidades que o meu grupo identificou para a população que escolhemos-saúde escolar. Nesta situação através de bibliografia consultada percebemos que existe um nº cresecente de algias veretebrais nas crianças e principalmente nos adolescentes que têm tendência a aumentar com idade. Estas devem-se a inúmeros factores de risco existentes no ambiente escolar (como posturas incorrectas, mantidas por longos períodos de tempo, transporte incorrecto da mochila, etc..), daí a necessidade de se realizarem programas de prevenção e protecção da saúde que ensinem estratégias a estas crianças de forma a minimizarem estes riscos e por consequência a diminuir a prevelência destas algias....

Não sei se me faço entender.....:rolleyes:
Cumprimentos,
Diana Nobre.

luis_azevedo
27-12-05, 00:13
Fala-se muito em programas terapêuticos e de exercícios para adultos séniores, mas ainda não encontrei nenhum protocolo. Eu sei q é necessário ter em conta cada um dos indivíduos, assim como as suas capacidades, mas gostaria de saber se há algum guide line.

utvppmp- tec.
08-10-07, 23:29
Eu sou Aux.Fisioterapia e massagista (quase o vosso inimigo platonico) e desenvolvi uma actividade em lares em forte expansao , a custa de muito trabalho e suor , com gastos a minha conta , mas compensa tudo , maioritariamente ao nivel pessoal , ninguem enriquece a trabalhar ... mas sim a trabalharem para ti .
Em relaçao ao trabalho , digo , amizade , e precisamente isso que se da .
todo o exercicio realizado por idosos podem crer que eles o fazem por ti e nao por eles , ai esta o segredo da recuperaçao de muitos idosos .
mensagem a todos fisio e nao fisio , ninguem rouba nada , pk 1º nao era vosso , e se ha alguem a ocupar o vosso trabalho e pk merecem e pk quem pagam tb os quer , nao pensem que so por ter o curso , que o merecem
e preciso trabalhar e muito para ter um lugar ao sol !
compreendo vos mas tb me compreendo a mim , ha espaço para todos !

Paz !! e muito trabalho para todos :smile::smile::smile:

Ana Margarida
09-10-07, 17:58
Acho que a tua mensagem tá um bocado fora do contexto...digo eu...:rolleyes:

Hélder Abreu
09-10-07, 23:03
Eu sou Aux.Fisioterapia e massagista (quase o vosso inimigo platonico) e desenvolvi uma actividade em lares em forte expansao , a custa de muito trabalho e suor , com gastos a minha conta , mas compensa tudo , maioritariamente ao nivel pessoal , ninguem enriquece a trabalhar ... mas sim a trabalharem para ti .
todo o exercicio realizado por idosos podem crer que eles o fazem por ti e nao por eles , ai esta o segredo da recuperaçao de muitos idosos .
mensagem a todos fisio e nao fisio , ninguem rouba nada , pk 1º nao era vosso , e se ha alguem a ocupar o vosso trabalho e pk merecem e pk quem pagam tb os quer , nao pensem que so por ter o curso , que o merecem

Paz !! e muito trabalho para todos :smile::smile::smile:

Admito que tive alguma dificuldade em perceber a sua mensagem. Este novo tipo de linguagem sem acentos, com abreviações, que troca "qu" por "k" e que coloca vírgulas em tudo o que é espaço faz-me uma certa confusão.

Os auxiliares de fisioterapia não são inimigos dos fisioterapeutas, nem "platónicos" (seja lá o que quis dizer com isso), nem de qualquer tipo desde que cada qual se mantenha nas suas funções.

Já agora, podemos saber que tipo de actividade desenvolveu no lar? Uma vez que veio aqui publicitá-la, fiquei curioso.

Quanto ao "ninguém rouba nada", tenho 4 palavras: Vivemos num mundo perfeito!

Gostava de saber a que é que se referia quando disse "não era vosso". Ao emprego, é isso?

Se merecemos o curso que tiramos? Garanto-lhe que todos o merecemos senão não teríamos obtido um diploma pelo suor, esforço e noites em branco que sacrificamos para o tirar. Se se referia à vocação, aí acredito plenamente que todos os Auxiliar de Fisioterapia tenham feito esse "curso" por vocação.

Por fim resta-me agradecer-lhe por esta grande lição de vida que trouxe aqui para o fórum: "É preciso trabalhar e muito para ter um lugar ao sol".
É que até agora todos aqui achávamos que a vida era um mar de rosas. Obrigado por nos abrir os olhos. Paz e amor.

Fysio
09-10-07, 23:41
ninguem enriquece a trabalhar ... mas sim a trabalharem para ti .

Se trabalho = exercício, quer dizer que se pusermos os idosos a trabalhar/exercitar para nós e em trocar dermos "amizade", eles vão recuperar e nós vamos enriquecer?

e preciso trabalhar e muito para ter um lugar ao sol !Eu pensava que era a pôr os outros (idosos) a trabalhar para mim que ia ter um lugar ao sol, afinal acho que não percebi também a mensagem :rolleyes:

ha espaço para todos !Há espaço mas é à sombra... porque quem quizer um lugar ao sol tem de trabalhar... e muito :cool:

utvppmp- tec.
11-10-07, 12:58
Hei ,meninos que hostilidade !?! continuem a brincar na caixa de areia !
Conseguiram perceber ?!
:badgrin::badgrin::badgrin::badgrin::badgrin::badg rin::badgrin::badgrin::badgrin::badgrin::badgrin:: badgrin::badgrin::badgrin::badgrin::badgrin::badgr in::badgrin::badgrin::redface:

utvppmp- tec.
11-10-07, 13:05
Se trabalho = exercício, quer dizer que se pusermos os idosos a trabalhar/exercitar para nós e em trocar dermos "amizade", eles vão recuperar e nós vamos enriquecer? Como e que eu nao me lembrei disto?!!?!?!!!? É msm isso !!

Eu pensava que era a pôr os outros (idosos) a trabalhar para mim que ia ter um lugar ao sol, afinal acho que não percebi também a mensagem :rolleyes:
A pensar assim , nao sei......

Há espaço mas é à sombra... porque quem quizer um lugar ao sol tem de trabalhar... e muito :cool:
"quizer" é uma conjugaçao de verbo novo ?

utvppmp- tec.
11-10-07, 13:23
Admito que tive alguma dificuldade em perceber a sua mensagem. Este novo tipo de linguagem sem acentos, com abreviações, que troca "qu" por "k" e que coloca vírgulas em tudo o que é espaço faz-me uma certa confusão.Peço imensa desculpa pela linguagem escrita .

Os auxiliares de fisioterapia não são inimigos dos fisioterapeutas, nem "platónicos" (seja lá o que quis dizer com isso), nem de qualquer tipo desde que cada qual se mantenha nas suas funções. Volte a ler e analise

Já agora, podemos saber que tipo de actividade desenvolveu no lar? Uma vez que veio aqui publicitá-la, fiquei curioso.É facil , como o srº administrador percebeu, eu basicamente mando os para o vietnam fazer tenis NIKE.

Quanto ao "ninguém rouba nada", tenho 4 palavras: Vivemos num mundo perfeito! Ainda bem , gostava de pertencer a esse mundo.

Gostava de saber a que é que se referia quando disse "não era vosso". Ao emprego, é isso? Exactamente , é dificil ver clinicas a contratar mais aux. do que Fisio .

Se merecemos o curso que tiramos? Garanto-lhe que todos o merecemos senão não teríamos obtido um diploma pelo suor, esforço e noites em branco que sacrificamos para o tirar. Se se referia à vocação, aí acredito plenamente que todos os Auxiliar de Fisioterapia tenham feito esse "curso" por vocação.
Considera que o "curso" de Auxiliar de fisioterapia e menos dignificado que o que tirou ? Garanto lhe que noites em branco nao passei pelo "curso" , pk ao mesmo tempo trabalho 10horas por dia .
Por fim resta-me agradecer-lhe por esta grande lição de vida que trouxe aqui para o fórum: "É preciso trabalhar e muito para ter um lugar ao sol".
É que até agora todos aqui achávamos que a vida era um mar de rosas. Obrigado por nos abrir os olhos. Paz e amor.
Obrigado eu pela vossa perspectiva de vida , o vosso discurso demonstra muita frustaçao , temos pena ......

:shock::redface::shock::redface::shock::redface::s hock::redface::shock::redface::shock::redface::sho ck:

utvppmp- tec.
11-10-07, 13:30
Acho que a tua mensagem tá um bocado fora do contexto...digo eu...:rolleyes:

Tem toda a razão , peço imensas desculpas !!!:neutral::neutral::neutral::neutral::neutral:

Fysio
11-10-07, 18:07
"quizer" é uma conjugaçao de verbo novo ?Para quem não coloca acentos, hífens, dá um espaço antes e depois da vírgula, troca os 'q' pelos 'k', abrevia tudo quanto é palavra, etc... está muito atento aos erros dos outros... :rolleyes:

É facil , como o srº administrador percebeu, eu basicamente mando os para o vietnam fazer tenis NIKE.Pela sua primeira mensagem onde diz "Em relaçao ao trabalho , digo , amizade , e precisamente isso que se da ." e "todo o exercicio realizado por idosos podem crer que eles o fazem por ti e nao por eles , ai esta o segredo da recuperaçao de muitos idosos ." pode-se depreender que dá amizade e os idosos depois trabalham para si. E como diz "ninguem enriquece a trabalhar ... mas sim a trabalharem para ti .", percebe-se, caso mantenha alguma coerência no discurso, que vai enriquecer com os idosos a trabalhar para si em troca de amizade.

Depois ainda conclui "ai esta o segredo da recuperaçao de muitos idosos .", revelando o santo graal da reabilitação, que quem lê o que escreveu só pode deduzir que o segredo é dar amizade aos idosos e pô-los a trabalhar para nós para enriquecermos.

Ora, não estou a ver de onde é que vieram os ténis da nike...

saramaria
11-10-07, 21:27

1º - os auxiliares não são nossos inimigos, porque para isso teriam de estar ao nosso nível académico;
2º - pelo tipo de actividades que dá a entender realizar nesses lares, só mesmo com muita força de vontade é que os idosos poderiam obter algumas melhoras; até estou a imaginar um deles a dizer: "já me sinto muito melhor" e o senhor a acreditar, pois com os conhecimentos obtidos no curso de auxiliar de fisioterapia só mesmo assim consegue avaliar um paciente;
3º - a riqueza está em gostar daquilo que se faz e fazê-lo bem feito pois já todos percebemos que com a Fisioterapia não se enriquece;
4º - amizade e uma palavra amiga é o que a grande maioria dos idosos precisa, disso concordo, contudo, só com meiguices e um belo discurso eles continuam acamados, com retracções musculares (sabe o que isso é?), com problemas circulatórios (vem de circulação, artérias, veias, etc), mal posicionados no leito/cadeirão, com alterações de tónus (nem vale a pena explicar), etc, etc, etc....
5º - duvido que haja algum auxiliar de fisioterapia, massagista ou similar que mereça estar no lugar de um fisioterapeuta seja em que local for;
6º - quem paga só vos quer porque vocês têm menos formação, logo recebem menos e sempre limpam a sala no fim do dia, levam o lixo, etc;
7º - compreendê-lo a si já é pedir muito, mas também ninguém aqui pede que nos compreenda pois o assunto não lhe diz respeito;
8º - trabalho com uma auxiliar de fisioterapia, gosto imenso do trabalho que ela faz porque simplesmente tem humildade para saber até que ponto pode ir, o que a torna competente nas suas actividades - é pena nem todos serem assim...

utvppmp- tec.
12-10-07, 12:59
1º - os auxiliares não são nossos inimigos, porque para isso teriam de estar ao nosso nível académico;
2º - pelo tipo de actividades que dá a entender realizar nesses lares, só mesmo com muita força de vontade é que os idosos poderiam obter algumas melhoras; até estou a imaginar um deles a dizer: "já me sinto muito melhor" e o senhor a acreditar, pois com os conhecimentos obtidos no curso de auxiliar de fisioterapia só mesmo assim consegue avaliar um paciente;
3º - a riqueza está em gostar daquilo que se faz e fazê-lo bem feito pois já todos percebemos que com a Fisioterapia não se enriquece;Tem a certeza?
4º - amizade e uma palavra amiga é o que a grande maioria dos idosos precisa, disso concordo, contudo, só com meiguices e um belo discurso eles continuam acamados, com retracções musculares (sabe o que isso é?), com problemas circulatórios (vem de circulação, artérias, veias, etc), mal posicionados no leito/cadeirão, com alterações de tónus (nem vale a pena explicar), etc, etc, etc....
Por acaso, todos estes conhecimentos que descreve, adquiri-os como Aux.
5º - duvido que haja algum auxiliar de fisioterapia, massagista ou similar que mereça estar no lugar de um fisioterapeuta seja em que local for;
6º - quem paga só vos quer porque vocês têm menos formação, logo recebem menos e sempre limpam a sala no fim do dia, levam o lixo, etc;
Nao fazia ideia, nunca trabalhei na área por conta de outrem.
7º - compreendê-lo a si já é pedir muito, mas também ninguém aqui pede que nos compreenda pois o assunto não lhe diz respeito;
8º - trabalho com uma auxiliar de fisioterapia, gosto imenso do trabalho que ela faz porque simplesmente tem humildade para saber até que ponto pode ir, o que a torna competente nas suas actividades - é pena nem todos serem assim...

Em relaçao aos conhecimentos adquiridos, a verdade e que para mim nao foram suficientes, para tal, considerei tirar a licenciatura em fisioterapia, no entanto , pk parar ai ?! sou estudante de medicina !
Adeus

Ana Margarida
12-10-07, 18:56
Obrigado eu pela vossa perspectiva de vida , o vosso discurso demonstra muita frustaçao , temos pena ......

:shock::redface::shock::redface::shock::redface::s hock::redface::shock::redface::shock::redface::sho ck:

Bem,eu penso que o único frustado aqui és tu,porque como eu já referi atrás,e volto a dize-lo,a tua mensagem está um bocado fora do contexto,sempre a crtiticar os Fisioterapeutas e tal!!!Deves ter a mania da perseguição,só pode!Ah,e sabes porque é que as clínicas de fisioterapia contratam mais aux que Fisioterapeutas?Não,não é pela sabedoria,mas sim porque rende muito mais aos donos das clínicas,visto que não têm que vos pagar um ordenado tão elevado como a um licenciado em Fisioterapia...:rolleyes:

Saudações

saramaria
12-10-07, 23:15
Em relaçao aos conhecimentos adquiridos, a verdade e que para mim nao foram suficientes, para tal, considerei tirar a licenciatura em fisioterapia, no entanto , pk parar ai ?! sou estudante de medicina !
Adeus

Pior do que ser um auxiliar de fisioterapia com o seu carácter e maneira de pensar, só mesmo ser médico!!! Mas para ser médico como a maioria o são que nem para a pessoa olham, nem tocam, nem examinam e só passam receitas, aí sim, acredito que esteja no bom caminho!!! Só tenho receio pelas vidas que poderão passar pelas suas mãos e os que nelas a perderão! Contente ficava eu se realmente quisesse saber mais para poder ajudar os outros, mas para isso é preciso saber trabalhar em equipa, coisa que nem de perto nem longe está presente em si.
Boa sorte para os estudos (se é que realmente é estudante).

sonia
13-10-07, 00:43
Isto vai de mal a pior. Parece uma anedota :lol:

Os auxiliares a "querer" ser fisioterapeutas. Os fisioterapeutas irritados que os auxiliares "roubam" o lugar da gente e agora até o médico quer ser igual a nós!!! E ainda insinua que a medicina é melhor que a fisioterapia!!!

Somos todos bons se nos empenharmos a serio e com toda a vontade.

Há lugar para todos desde que respeitem:

- em primeiro lugar o doente que é quem sofre mais no meio desta guerra;

- os colegas de trabalho (auxiliar, fisio, TO, TF, medico, a senhora da limpeza, o porteiro...)

e

- sem duvida nenhuma ha que ter respeito por nos proprios e nao nos andarmos a vender ao desbarato.

Todos somos importantes e todos podemos conviver em paz desde que cada um cumpra com as funçoes unica e exclusivamente para as quais estao habilitados.

E quanto a "insinuaçao" de que a medicina é melhor que a fisioterapia... so se for no ordenado, nas horarios priveligiados, nos congressos pagos para o medico e respectiva familia... porque de resto nao estou a ver assim muita diferença... mas isto sou eu que gosto da profissao que tenho e a qual me dedico de corpo e alma... agora quanto aos outros e as suas frustraçoes pessoais... eu ja nao sei de nada.

PS: Peço desculpa pelos erros ortograficos:wink: mas dado o adiantado da hora e pela falta de correcçao automatica... resolvi abreviar. Fysio ja tava na hora de acrescentar a correcçao automatica porque se nao a gente nao entende as mensagens uns dos outros:biggrin:

Cumprimentos a todos e um BOM TRABALHO seja ele qual for!!!

Fysio
13-10-07, 13:54
Fysio ja tava na hora de acrescentar a correcçao automatica porque se nao a gente nao entende as mensagens uns dos outrosSónia, duvido que a correcção automática consiga fazer alguma coisa com o que algumas pessoas escrevem :rolleyes:

Mas obrigado na mesma pela dica :wink:

sonia
13-10-07, 14:04
Infelizmente acho que tens razão :cry:
Mas o melhor é nem ligar :biggrin:

raphael
19-10-07, 15:26
Boas,

é o meu primeiro post. Devo dizer que até agora me contive para não responder a nada, mas não consegui e apenas tenho a dizer que imaginem a escala nacional ou mesmo mundial o que seria da sociedade se não existissem, por exemplo trolhas... já que a maioria só vê saúde!! e agora substituam isso por qualquer profissional de saúde...

PS: o médico só tem o estatuto elitista porque o "povinho" e governo lho conferem... Com isto não os desprezo nem valorizo apenas os acho essenciais na medida do possível e espero que nos vejam a nós da mesma forma!:biggrin:

Hélder Abreu
19-10-07, 23:35
...Com isto não os desprezo nem valorizo apenas os acho essenciais na medida do possível e espero que nos vejam a nós da mesma forma!:biggrin:

Ninguém se opõem aos auxiliares, Raphael, desde que se mantenham nas suas funções. O problema é que todos sabemos que maioritariamente, não é isso que se está a passar. E o maior prejuízo até não será para nós Fisioterapeutas, mas sim para os utentes que cada vez mais têm tratamentos da qualidade de "gato por lebre".
Já imaginou se nós, Fisioterapeutas, nos puséssemos a exercer funções de Ortopedistas? ou que um construtor civil começasse a desenhar projectos e a assiná-los? Seria o mundo ao contrário, não? Então porque andam os auxiliares a fazer o nosso trabalho (ou melhor, uma imitação barata dele)?!

AnaFrancisco
22-10-07, 11:04
E eu que estava toda contente a ler este tópico do forum...de repente defronto-me com uma batalha linguistica e profissional.

Mas vou repetir o que já disse noutros topicos...na classicação nacional de profissões, em Portugal, a profissão de auxiliar / assistente de Fisioterapeuta não existe!!!!! O que existe é a profissão de massagista de reabilitação....a qual nem se encontra regulamentada!!!! O mesmo não se pode dizer do Fisioterapeuta, cuja profissão encontra-se regulamentada em Decreto_Lei (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica).

Ora...se o Sr.Massagista encontra-se a fazer algo produtivo no lar, dou-lhe os meus parabéns mas daí a ser Fisioterapeuta vai uma distância rigorosa!

E se mantiver a fazer o seu trabalho, sem interferir nas competencias de outro profissional...espero que continue!

Gostaria ainda que este tópico volta-se a ganhar interesse...e que os Fisioterapeutas continuassem a deixar o seu testemunho relativo a projectos esenvolvidos em Lar. Na medida em que alguém decidiu destabilizar o tópico e quando se perguntou em que consistia o seu projecto..decidiu torna-lo numa parodia!

E como esta situação constrangedora não ocorre pela 1ªvez só peço o seguinte...Desprezem os comentarios não construtivos!

Seria mais facil trabalhar em EQUIPA se cada um fizesse apenas o que lhe compete!!!!! MAS NÃO VIVEMOS NUM MUNDO PERFEITO...porque não somos perfeitos, sobretudo se aquilo que almejamos ser se torna numa alienação tal que acreditamos sê-lo!

leafar_ariexiet
14-11-07, 11:29
:smile: ola a todos!!

Estamos neste momento, a implementar um projecto de 2ºano no ambito de intervençao comunitaria, este projecto situa-se num lar, e é sobre fisioterapia respiratoria em pessoas idosas acamadas, pois como todos sabem o acamamento prejudica imenso as vias respiratorias, mais ainda a nivel de idosos.
todas as ajudas, experiencias, artigos e bibliografia que pudessem dispor agradeciamos.

obrigada

Carlinha
21-11-07, 11:05
um tema que acho importantíssimo realçar no trabalho com o idoso, além da problemática com as quedas, é justamente a síndrome da imobilização prolongada, que vai de encontro ao que Leafar acabou por dizer.

tenho uma amiga que fez a monografia de conclusão do curso nesta questão e posso perguntar a ela se há possibilidades de disponibilizar aqui.

Ana Sofia
21-11-07, 11:31
ola a todos:lol:

sou estudante do segundo ano de fisioterapia e estou, em conjunto com colegas, a desenvolver um projecto sobre prevenção de problemas respiratorios, em idosos acamados em lares. Toda a ajuda que nos possam dar é bem vinda :) estamos muito empenhados neste projecto porque sabemos que é uma área ainda pouco explorada e com pouca informação, no entanto, estamos certos que iremos fazer um bom trabalho...:biggrin:

ja sabem...toda a ajuda que nos poderem dar, exercícios mais frequentes em doentes acamados, posicionamentos, etc...por favor colaborem connosco porque estamos tentados nao só a realizar o projecto mas também a implementa-lo :smile:

Ricardo Barros
12-12-07, 12:55
Ola sofia =P
por acaso tb estou a fazer um trabalho identico :smile:
agradecia a vossa colaboraçao que decerto sera muito util!
qualquer coisa que possam ajudar, agradeço ;)
ah...e sofia...se entretanto tiveres info sobre o assunto diz-me qualquer coisa sff.

Bjs e abr []

Ricardo

fisioluismatos
10-01-08, 21:56
:smile:Boa noite.

Eu tambem estou a iniciar um projecto num lar de idosos.
Mas este é um projecto diferente. Vai ter apoio domiciliario, apoio aos doentes internos e ainda acordos com seguros para receber la doentes (pós operatorios, etc) para fazer fisioterapia. Ah e nao esquecer, aberto ao público..:smile:

É muito a frente. Ainda ha muita gente interessada em ajudar os mais velhinhos a passar os seus ultimos dias felizes, visto que muitos deles nao o foram quando eram novos:biggrin:

Cumprimentos

Luis de Matos:wink:

MMFonseca
12-02-08, 23:29
Boas noites
È a primeira vez que venho a este fórum e realmente são debatidos temas muitos interessantes na área da fisioterapia e da saúde. Estão de parabéns.
Este tema chamou-me atenção, porque tenho vindo a investigar sobre a Fisioterapia nos Lares de Idosos, sendo esta uma população que acho muto interessante e agradavél de trabalhar.
Sou estudante de Fisioterapia e tenho que elaborar um projecto final de curso, que é relativo a uma disciplina (projecto). Ando a investigar um tema interessante(na área de Geriatria -implementação de classes nos Lares de Idosos) não apenas para fazer a disciplina mas no futuro puder apresentá-lo e se tudo corre-se pelo melhor colocá-lo em prática na região onde nasci (Açores).
Vejo que aqui neste fórum muitos fisioterapeutas já estão a trabalhar em projectos nesta áerea. Agradecia se me podessem ajudar, dando-me algumas luzes ou conselhos. Os mais experientes por vezes têm visões mais alargadas.

Agradeço pela atenção
Mercês Fonseca

fisiozende
13-02-08, 10:11
Olá,

A minha monografia foi sobre a relação entre a prática de exercício e a depressão em idosos institucionalizados. Para o estudo utilizei um grupo de idosos do lar que participavam nas classes.

Se quiseres, posso te mandar o trabalho, pelo menos já ficas com uma ideia em termos bilbiográficos.

Cumprimentos,

MartaP
14-02-08, 22:46
O meu tema do projecto também é semelhante. Vou fazer um estudo de medição de resultados. Vou aplicar um programa de prevenção de quedas em idosos institucionalizados e não institucionalizados e ver as diferenças. Ainda estou numa fase inicial de pesquisa mas se alguem tiver alguma coisa que me possa ajudar agradecia.
:smile:

thorn
26-03-08, 19:42
Muito interessante ler o que se passa em Portugal à nivel da Fisioterapia.Quanto à área dos idosos há muito o que se fazer. Aqui na Suécia trabalhamos muito na área preventiva quanto à tendência de queda dos idosos com visitas ao domicilio, informacao e adaptacao do meio físico além de exercicios de equilibrio e forca. A actividade física em grupo ou individual de intensidade moderada é cada vez mais utilizada com bons resultados. Aqui o fisioterapeuta trabalha muito em conjunto com o terapeuta ocupacional , enfermeiro e ajudantes de lar.

kutxy
21-02-09, 15:14
Boas tardes:biggrin:

Pensei em realizar voluntariado num lar de idosos e num lar de acamados.
Gostava que alguem que tivesse trabalhado nessa área me pudesse dizer:

- os tipos de tratamento e patologias mais usuais (ambos os lares)
- quanto tempo dispunha para cada utente (ambos os lares)
- tipo de exercicios para classes (lar de idosos)

obrigada :smile:

Carla F.

jokapedro
24-07-09, 21:44
Ola a todos! Quanto ao tema colocado, venho aqui disponibilizar a minha experiencia ja que trabalho num lar de idosos! O lar em que trabalho tem optimas condiçoes e tem um gabinete de fisioterapia com tds os materiais necessarios a esta pratica. Dou apoio aos idosos que têm necessidades, avalio as suas necessidades freqeuntemente de forma a poder melhorar a qualidade de vida destes! Mts das iniciativas que penso q são essenciais são o facto de se criar aulas de actividade fisica com os idosos, hidroterapia(fundamental) e a promoção de tds os meses de um simposio para informar os idosos sobre assuntos variados! Existe ainda muito por explorar, mas eu tenho desenvolvido algumas iniciativas e a população alvo têm gostado bastante! Portanto a criatividade é bastante importante tb nesta area de intervenção! Espero ter ajudado!

cumprimentos

AndréMorais
15-10-11, 15:31
Boa tarde, eu sou fisioterapeuta e também estou a desenvolver um projecto de fisioterapia na misericordia em Viseu onde trabalho, já acabou o seu projecto??Cumprimentos

e obrigado