PDA

View Full Version : Reeducação Vestibular

Fysio
03-10-04, 13:59
Reeducação Vestibular

Muitos doentes com distúrbios do aparelho vestibular queixam-se de desequilíbrio incapacitante prolongado, o qual determina graves repercussões psicológicas, nomeadamente depressão, ansiedade e, em casos extremos, agorafobia. Mesmo quadros de vertigens não muito severas podem afectar drasticamente a qualidade de vida... [+] (http://www.otoneuro.pt/forum12.htm)

Autor: Dr. F. Vaz Garcia (Otorrinolaringologista)

Carlinha
24-04-05, 17:03
vamos botar lenha na fogueira...
hehehehe
vale uma discussão sobre o assunto ?

WHY DOES THE VESTIBULAR REHABILITATION FAIL?

Roseli Saraiva Moreira Bittar, Assistente Doutor do Setor de Otoneurologia.
Maria Elisabete Bovino Pedalini, Fonoaudióloga responsável pelo ambulatório de Reabilitação Vestibular.
Lázaro Gilberto Formigoni, Professor Doutor da Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP.

http://www.hcnet.usp.br/otorrino/arq41/porque.htm

saramaria
03-10-06, 23:24
Voltando a pegar neste assunto, começo por perguntar se acham uma área a apostar daqui para a frente? Será que irão começar a procurar fisioterapeutas para trabalhar com este tipo de patologia? Outro assunto é a rivalidade com os técnicos de audiologia. Segundo estes, não deveríamos ser nós a reabilitar estes utentes mas sim eles.

Hélder Abreu
03-10-06, 23:35
...Outro assunto é a rivalidade com os técnicos de audiologia. Segundo estes, não deveríamos ser nós a reabilitar estes utentes mas sim eles.
Os técnicos de audiologia percebem de... audiologia!:lol: Ok, o sistema vestibular está incluído aí, mas a reabilitação "física", toca-nos a nós. Um paciente com alterações ou lesões a este nível, precisa do tal acompanhamento multidisciplinar que tanto se fala mas pouco se vê.:confused:
Assim, o técnico de audiologia tratará do ouvido propriamente dito e nós trataremos da reabilitação da marcha e outras alterações nas AVD's. Não deve existir competição mas sim "simbiose" entre os técnicos de saúde.:wink:

elizabetealex
14-11-07, 11:14
Esta resposta é para o comentário do Helder Abreu.Não é muito elegante falar do que não se sabe. Os técnicos de Audiologia são profissionais que com um nível académico superior, (bacharelato ou licenciatura), se especializa na identificação, avaliação e reabilitação de pessoas com deficiência auditiva e, ou com problemas do equilíbrio.
Atitudes como a tua só prejudicam a evolução da reabilitação vestibular. Alinal de contas tu podes saber muito de tonus muscular de coordenação de movimento, mas quem sabe mesmo de função vestibular são os técnicos de Audiologia.

Hélder Abreu
14-11-07, 12:04
Gostava de perceber que parte do meu comentário é que "prejudica a evolução da reabilitação vestibular", elisabetealex? É a que realça o facto de um paciente com alterações do sistema vestibular ter de ser acompanhado multidisciplinarmente? De que cada técnico de saúde, seja ele técnico de audiologia ou fisioterapeuta, tem um papel activo na reabilitação destes pacientes?
Se é daquelas que acha que os Fisioterapeutas são dispensáveis nesta área e que, por si só, os técnicos de audiologia são auto-suficientes, convido-a a ver um pouco mais longe do que a ponta do seu nariz, para o bem dos próprios pacientes.

elizabetealex
15-11-07, 01:09
Por acaso o meu nariz é muito pequenino e olhando para a frente vejo sempre mais lonje. O comentário que o audiologista deve tratar dos ouvidos é que mostra falta de vontade da tua parte para cooperares connosco. Só para que saibas os todos os técnicos que trabalham com posturografia dinamica computorizada e consequentemente reabilitação vestibular, trabalham em conjunto com um fisioterapeuta. E tenho quase a certeza que nenhum dos teus colegas disse aos audiologistas-"Trata aí dos ouvidos que eu trato da marcha"

Hélder Abreu
15-11-07, 10:45
Se os técnicos de audiologia trabalham com posturografia dinâmica computorizada na reabilitação dos distúrbios vestibulares, óptimo. Se trabalham em conjunto com Fisioterapeutas nessa vertente, melhor ainda. É tudo aquilo que defendo. Elizabetealex, a única coisa que queria frisar quando disse aquilo é que a reabilitação física toca-nos a nós. Se trabalharmos todos juntos melhor ainda. Que os técnicos de audiologia têm uma formação mais aprofundada sobre o ouvido e sistema vestibular, disso não duvido, mas todas as consequências físicas (diga-se alterações proprioceptivas e da actividade muscular) que acompanham essas condições são do domínio da Fisioterapia.
Mas volto a repetir: o trabalho multidisciplinar será sempre a melhor escolha. Mas para isso é preciso que cada profissional saiba onde começa e onde acaba a sua intervenção.

elizabetealex
15-11-07, 11:54
Eu só quis que percebesses que nós não nos cingimos aos ouvidos. Respeito todas as áreas da saúde e defendo com unhas e dentes a multidisciplinaridade. A audiologia sozinha não reabilita.
Acho que queremos e defendemos os dois a mesma coisa mas não nos expressamos da melhor meneira.

Hélder Abreu
15-11-07, 12:18
...Acho que queremos e defendemos os dois a mesma coisa mas não nos expressamos da melhor meneira.

Foi esse o problema, com certeza. É o incómodo da comunicação não verbal. A falar é que a gente se entende:smile:.

Ismaelsilva
07-10-08, 23:45
Foi esse o problema, com certeza. É o incómodo da comunicação não verbal. A falar é que a gente se entende:smile:.

O problema é a definição de reabilitação, cada um reabilita dentro da sua área!