View Full Version : Novas abordagens
AnaFrancisco
25-03-05, 01:25
Olá...
Estou neste momento a fazer um work sobre algumas novas abordagens em neurologia mas tá difícil de obter informações sobre as técnicas propriamente ditas.. Gostava de saber se alguém sabe onde posso encontrar informação ou onde me posso dirigir para alargar os meus conhecimentos sobre as seguintes abordagens:
Therapy Approach Movement Organization (TAMO) - Tscharnuter, 1998
Integração sensorial - Ayres
Método de Feldenkrais - Moshe Feldenkrais
Programas educacionais - Holmqvist & Wrethagen
Human sandwish - Noreeen Hare
Perceptual processes for complex human behaviour - Felice Affolter
Agradeço desde já a vossa disponibilidade e atenção :wink:
Cumprimentos académicos: Ana Francisco
ftnunosilva
25-03-05, 02:36
http://www.tamo.com/
Aprendem uma coisa nova e não querem outra!
Eheheh :lol:
Tenho que me manter a par desta técnica. Senão qualquer dia chamam-me de atrasado! (sem comentários posteriores, please!) :smile:
Marco
Helder Fonseca
26-03-05, 21:45
Gostei da Human Sandwich
ftnunosilva
27-03-05, 01:24
Menu McHuman... seis, zero, zero!
É uma termoterapia superficial?? Ehehehe
Marco
Adérito Seixas
27-03-05, 14:58
Não faço ideia do que seja a Human Sandwich... mas gostava de saber. Se alguém tiver mais informação por favor partilhe :wink:
Já andei a procurar e não encontrei nada, ainda...
Adérito Seixas
27-03-05, 18:28
Eu fiz uma procura rápida pela net sem grandes resultados. Vou continuar também a procurar.
A autora chama-se mesmo Noreen Hare ou Noreen O'Hare???
Helder Fonseca
28-03-05, 17:31
Acho que estão a procurar nos sites errados... :lol:
Adérito Seixas
28-03-05, 17:40
Que engraçadinho... então anda lá... arranja-nos lá o site da sandwich humana :lol:
AnaFrancisco
29-03-05, 19:47
Obrgada Obrgada a todos!! Quando consegur fnalzar trabalho dsponho nformaçoes sobre as novas abordagens que consegu pesqusar.
Mto obrgada ao Ft Nuno slva...eu ja tnha procurado em todo o lado sobre o TAMO!!
Ahh, o meu maninho estava atento...
Ehehe
(boa piada, não foi!)
Marco
AnaFrancisco
31-03-05, 14:37
Relativamente à Human Sadwich..à informação que eu tenho é que a nova abordagem foi criada pela Fisioterapeuta Noreen Hare.
No entanto, quem deverá saber mais informações é a Fisioterapeuta Patrícia Almeida, da ESSA, que apresentou em 2003 nas 1ª Jornadas da APF o tema "Uma Abordagem Dinâmica em Neurologia".
Eu já tentei entrar em contacto com a Ft Patrícia mas sem sucesso :-(
Ana Santos
31-03-05, 17:27
Vou ver se consigo falar à Patricia sobre isto.
Do TAMO já sabia, mas da sandwich humana não.
Estou perplexa...!
Adérito Seixas
01-04-05, 00:43
Eu não diria perplexo :lol: diria curioso. Se souberes alguma coisa coloca aqui :wink:
Ana Santos
06-04-05, 20:57
Bem, a Patricia enviou-me uma imagem sobre a sandwich humana mas não consigo anexa-la.
Vou enviar uma msg ao administrador para ver como posso fazer isso.
Bem, a Patricia enviou-me uma imagem sobre a sandwich humana mas não consigo anexa-la.
Vou enviar uma msg ao administrador para ver como posso fazer isso.
Já lhe enviei a resposta, se não souber envie-me a imagem para o meu e-mail que eu trato disso:
- info@fisiozone.com
Ana Santos
06-04-05, 22:24
Já recebi a resposta e já lhe enviei a imagem e dei os dados que queria.
Obrigado
Já recebi a resposta e já lhe enviei a imagem e dei os dados que queria.
ObrigadoO problema da imagem é ser grande, de qualquer das formas já alterei isso de modo a dar em qualquer tamanho.
Imagem da Sandwich Humana em anexo :wink:
Ana Santos
06-04-05, 23:01
Obrigado Fysio.
Já perguntei à Patricia se isto é a sério ou a brincar.
Adérito Seixas
07-04-05, 00:12
Hum.. assim de repente parece brincadeira :lol:
Helder Fonseca
08-04-05, 18:53
Olhem só os óculos do fisio... Só pode ser tanga...
Não posso crer!!!
Ahahahaha!!!
Só podem estar a brincar... Era mesmo essa sandwich humana que estava a pensar no início!
Só que com outras personagens!!! Ehehe
Marco Fonseca
Ana Santos
08-04-05, 21:06
Primeiro é preciso saber se o fisio é o que está em cima ou o que está em baixo.
Acho que a versão que o colega Marco tinha em mente era o Fisio no meio e outras personagens nas extremidades :badgrin:
Ahahaha
O Fysio não... eu até tenho bom gosto!:lol:
Marco
mfonseca, não é fysio mas sim FISIO!
Tenho de mudar de nick... =/
Ana Santos
09-04-05, 23:25
Bem, tenho a informar que a Patrícia disse que esta era mesmo a única coisa que tinha sobre esta abordagem.
Referiu também que existe um pequeno livro na ESSA que fala sobre algumas das abordagens que a colega Ana Francisco queria.
E isso de ser Fysio/Administrador tem muito que se lhe diga...(Ahahahah)
Adérito Seixas
10-04-05, 21:36
Bolas... então é mesmo verdade... estamos sempre a aprender. Mas que raio de técnicas o pessoal descobre.
Qual o objectivo é que ainda permanece um mistério...
eheheh
Marco
AnaFrancisco
14-04-05, 20:35
Ola....
A internet não me tem facilitado a vida e não há abordagem eficaz em relação a este problema.
A informação que tenho sobre a tão questionada "Sanduíche Humana" é a que vem transcrita num livro da Susan Edwards:
" O SANDUÍCHE HUMANO: HARE
Palavras-chave: competência postural, desempenho físico, habilidade física, base de suporte
O conceito do sanduíche humano e a Escala de Habilidade Física são o trabalho de Noreen Hare e foram desenvolvidos inicialmente para trabalhar com crianças com paralisia cerebral. Mas assim como com muitos conceitos de tratamento que foram desenvolvidos inicialmente com uma condição neurológica, ele também tem uma maior implicação para o tratamento de outras condições. Em certo aspecto é similar ao trabalho de Ayres (1972), quanto publicado por ambos enfoca as esca-las de avaliação. A Escala de Habilidade Física foi projetada para avaliar a capacidade da criança em assumir as posições listadas abaixo (Hallett et ai., 1987), como ponto de partida para o movimento: 1. Posição supina; 2. Decúbito lateral direito e esquerdo; 3. Sentado no chão; 4. Sentado num banco; 5. Em pé contra a parede; 6. Em pé sem apoio.
A habilidade em cada posição foi dividida em níveis e avaliada em uma escala de 0-5: 0
0 = incapaz de adaptar-se para a base de suporte:
1 = capaz de adaptar-se para a posição quando colocado;
2 = capaz de manter a posição quando colocado:
3 = capaz de mover a cabeça e os membros dentro da posição quando colocado:
4 = capaz de mudar de posição;
5 = capaz de assumir a posição, pressupondo-se que as habilidades l, 2, 3, e 4 já tenham sido estabelecidas.
A escala é um instrumento de avaliação e é considerada tanto como o ponto de partida, como parte integral da abordagem. O desenvolvimento da escala resultou do questionamento do autor sobre os actuais métodos de mensuração da postura, do movimento e do desenvolvimento motor (Hallett ef al. 1987). Hare afirmou que as características centrais de sua abordagem eram a correlação entre o corpo. a gravidade e a superfície de suporte, por isso o termo "sanduíche" (Hallett el ai.. 1987). A ênfase estava principalmente na interface entre o corpo e a superfície de suporte e a extensão na qual eles se ajustaram. Também pode haver movimento nessa interface, com ajuste de peso e habilidade para deslocar-se. Mediu-se mais a capacidade da criança do que a incapacidade, e a capacidade foi largamente classificada em 4 estágios, que são dados em ordem decrescente:
1. Capaz de pôr-se em pé, aprendendo a caminhar;
2. Capaz de sentar-se, aprendendo a levantar;
3. Capaz de deitar-se, aprendendo a sentar;
4. Incapaz de deitar-se (para o gravemente incapaz).
O autor vê essa abordagem como complemento daquelas já avaliadas, em vez de substituí-las. Os princípios-chave para conduzir o trabalho clínico são vistos como audição, observação, explanação e aplicação."
Referência Bibliográfica:
PARTRIDGE, C. J. (1999). Abordagens fisioterapêuticas para o tratamento dos problemas neurológicos: uma perspectiva histórica. In Edwards, S. Fisioterapia Neurológica: Uma abordagem centrada na resolução dos problemas. Porto Alegre: Artmed.
Mais uma vez, obrigada pelo esforça na tentativa de conhecer um pouco mais sobre as novas abordagens da neurologia, mesmo as mais suspeitas ;-)
Saudações académicas
Adérito Seixas
14-04-05, 23:57
Obrigado pela informação AnaFrancisco, não conhecia mesmo nada acerca desta técnica, o pouco que conseguiste disponibilizar já me enriqueceu um pouco, obrigado!
AnaFrancisco
19-06-05, 00:15
Olá.
O trabalho que realizei foi sobre apenas uma das novas abordagens de Fisioterapia em Neurologia: Modified Constraint-Induced Movement Therapy (mCIMT), cuja tradução em Português julguei ser +adequada sob o nome de Terapia Modificada do Movimento Constrangido-Induzido.
A CIMT foi introduzida por Edward taub e, como qualquer outra terapia, foi aperfeiçoada e modificada face �*s limitaçoes inerentes.
Em poucas palavras, a mCIMT baseia-se numa indução de movimento no membro superior (MS) mais afectado pelo acidente vascular cerebral (AVC) através da restrição de movimento do MS saudável. No entanto, por acréscimo, ainda encontrei informação relativa �* aplicação da mCIMT na Paralisia Cerebral.
Colocam-se em prática então duas componentes, cinco dias por semana, durante 10 semanas: sessões de 30 minutos de Fisio e Terapia Ocupacional - dirigidas para tarefas funcionais espec�*ficas -, e per�*odos restritivos de 5 horas diárias em que o utente tem de usar uma luva quando costuma usar mais o MS.
Os resultados tornam-se evidentes nos estudos cient�*ficos, embora haja um que tenha sido inconclusivo na comparação da mCIMT com a "Reabilitação tradicional" (incidência nas técnicas de PNF de KAbat e de acordo com o Conceito de Bobath).
Para maior aprofundamento dos vossos conhecimentos, anexo alguns artigos sobre o tema.
Mais uma vez, obrigada �*s pessoas que se dispuseram a ajudar-me e qualquer dúvida que possa esclarecer..é só perguntar.
Cumprimentos:
Ana Francisco
Adérito Seixas
21-06-05, 00:02
Obrigado pelos artigos Ana, não conhecia, muito obrigado!
para os colegas que estiverem interessados nesta técnica, aqui vai um artigo
Stroke. 1999;30:586-592 - Effects of Constraint-Induced Movement Therapy on Patients With Chronic Motor Deficits After Stroke:
Wolfgang H. R. Miltner, PhD; Heike Bauder, PhD;Monika Sommer, Dipl Psych;Christian Dettmers, MD Edward Taub, PhD
Para quem ainda não sabe aqui vai o endereço da revista Stroke: http://stroke.ahajournals.org/
P.s. ja vi alguma coisa pratica sobre a tecnica ( no estagio, mas pessoalmente ainda não implementei)
rita afonso
12-02-07, 16:07
Olá, colegas!
É o seguinte. Eu estou no 4º ano e para tema do meu projecto estou a pensar estudar a constraint-induced therapy ou a modified constraint-therapy. Ainda só li 3 artigos, pois tenho andado muito ocupada. No entanto nenhum era português e eu gostava de saber se alguém conhece/usa e por que nome é conhecida. Penso que no Brasil se designa Terapia de Restrição ou Terapia de Contensão Induzida. Se puderem dar uma ajudinha agradeço. Obrigada. beijinhos :wink:
AnaFrancisco
07-03-07, 14:18
Ola Rita
Em Portugal só ouvi uma Fisioterapeuta dizer que aplica em pediatria no Hospital de Santa Maria..não consegui registar o seu nome.
Tomei conhecimento desse testemunho nas Jornadas da ESSEM em 2006.
A mCIMT ou CIMT é de facto uma nova abordagem em neurologia e merece o interesse dos Fisioterapeutas em Portugal. São diversos os artigos que podes encontrar na internet sobre o tema..só encontrei um em brasileiro.
No seminario de neurologia realizado recentemente no CMRAlcoitão ouve uma apresentação sobre o CIMT mas não me convenceu...continuo a apostar na mCIMT!
Boa sorte!
AnaFrancisco
07-03-07, 14:24
Aqui fica o unico artigo em brasileiro que encontrei.
O outro é uma revisão que achei muito interessante.
Tenho mais material por isso se quiseres podes entrar em contacto comigo por mail...
Não me importava de colocar os artigos aqui no forum. O problema é que provavelmente nem cabia metade.
Mais uma vez..Boa Sorte
rita afonso
25-03-07, 16:07
Obrigada, Ana! Só vi hoje o teu post. Depois consegui encontrar mais artigos, três em brasileiro incluindo o que me mandaste, e catorze em inglês. Penso que já seja matéria suficiente. Pena não haver nada publicado em Portugal sobre a realidade portuguesa. A versão modificada da terapia por contensão induzida é mais facilmente aplicada mas pelos poucos estudos que fizeram ainda não conseguiram provar ser mais eficaz que a versão normal. Se precisar de mais alguma coisa, eu volto a chatear. :wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.