View Full Version : Será que há muita procura e pouco emprego ou muito emprego e pouca procura?
CarlosJesus1983
23-08-07, 14:31
Na realidade esta situação actual da fisioterapia portuguesa é no minimo assustadora, mas dado a minha ignorancia relativamente ao nosso mercado não tenho uma opinião formada. Mas na minha humilde opinião julgo que a nossa sociedade explora-nos e para além disso quase ou pouco emprego ao nivel de hospitais publicos. E relativamente ao mercado privado ele pode existir mas tudo nao passa de uma névoa em plena manha de inverno. Acho que nada vai mudar nos próximos anos. Por exemplo a minha situação, estou desempregado e não vejo o meu futuro com bons olhos, Portugal só se lembra de 3 cursos na área da saúde Medicina, Medicina Dentária, e Ciências Farmaceuticas. Se tivessemos uma ordem a nossa realidade era bem diferente.... Mas claruh é só uma merah opinião de um fisioterapeuta que acabou recentemente uma licenciatura, e uma mera reflexão subjectiva.
luis silva
24-08-07, 17:03
um pouco off-topic: em portugal o preço das formações para os fisioterapeutas estao desenquadradas da realidade que se vive...muitos trabalham em part time, estao desempregados ou a ser explorados...e formações de 200, 500 ou mesmo 700€...sao preços que por vezes ultrapassam um ordenado mensal...
acho que seria bom começar a reflectir sobre o assunto...
em relação ao topico: ha um boom de escolas privadas, estao a sair fisioterapeutas a torto e a direito...juntando ao facto de como ja referi noutro topico muitos pensam que fazem o mesmo que nos, os donos de clinicas e outras intituições que so vem vantagem nisso porque so vêm €€€ a frente...complica e muito a situação dos recem formados e nao so...
nao esta facil...e se nem num "simples" forum ha união...
até o sindicato de TDT faz mais por nos que o nosso...
Olá a todos,
Concordo plenamente com o Luis Silva disse tanto em relação as formaçoes como ás escolas privadas. Se formos ver as escola publicas inseridas em politécnicos possuem turmas pequenas, turmas que vao desde os 20 aos 40 alunos, que eu tenha conhecimento, e penso se assim é por algum motivo será. Claro que se existem tantas escolas privadas com o curso de fisioterapia se deve a elevada procura, consequentemente à elevada média.
Penso que muitas pessoas que entram em fisioterapia nao tem a ideia de como isto está complicado e por vezes tem a ideia contrária. O certo é que é verdade, é que ns intervimos em muitas areas distintas e só por ai teriamos a partida mais população abrangida e mais trabalho. Mas se isso nao acontece porque será? será por falta de divulgação das nossas competenciaà população? será por falta de conhecimento por parte dos médicos, que encaminham os doentes? Uma coisa é certa os profissionais que tanto nos tiram trabalho e que quem tanto nos queixamos, intervem perdominantemente na area da musculo esquelética.
Mas se virmos temos tanto por onde explorar comunidade (saude escolar, saude do idoso, saude da mulher, acessibilidade a pessoas em cadeira de rodas, clubes desportivos, formaçoes e intervençoes em empresas...) area de neurologia e respiratória entre outras...
Penso que a area de comunidade tem trabalho para muitos profissionais, mas é a area que requer mais trabalho inicial, temos de convencer pessoas a aceitar os nosso serviços mostra-lhes que isso já se faz que mais nao seja no estrangeiro, claro que é um trabalho ingrato no inicio mas com força de vontade e iniciativa se consegue.
Antes de desistirem da fisioterapia lembrem-se que a fisioterapia nao acontece num espaço com cubiculos e aparelhos, eu sei que desta forma é mais facil trabalhar mas nem sempre o mais facil é o melhor.
O colega Luis tem razao no que toca à uniao, se continuarmos cada um a puxar para seu lado cada vez vamos ser mais explorados e cada vez haverão outros profissionais a tirarem-nos trabalho. Temos de por um travão nos euros e colocar mais um zero à direita desse 3 que é tao falado :badgrin:
Eu sei que estão fartos de ouvir isto mas é urgentemente nessário reafirmar a profissiao e nao vai ser com chapa 3 (sabem perfeitamente ao que me refiro...) que vamos lá.
Desculpem desde já o longo texto, é apenas uma opiniao.
Abraços a todos os colegas.
João
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.