PDA

View Full Version : Fisioterapia em HTA

Cláudia Melo
21-03-05, 14:54
Olá pessoal. É certo que, na presença de HTA, é muito importante fazer exercício físico (qualquer pessoa deve fazê-lo:wink: ). Mas, existem exercícios específicos para este problema? Por exemplo, enquanto fisioterapeutas, é possível desenvolver classes com exercícios específicos para este âmbito? Brigada
Cumprimentos

ftnunosilva
25-03-05, 02:33
Um dos efeitos físicos a longo prazo do exercício é, justamente, o combater a HTA: quer seja pelo aumento da vascularização periférica, quer seja pelo aumento da elasticidade da aorta, quer seja pelo melhor sincronismo cardíaco...
A OMS sugera a prática de exercício físico aeróbio de nível moderado 20 a 30 minutos, em pelo menos 5 dias da semana. Não te quero maçar com os benefícios a outros níveis, mas se tiveres interessada, podemos desenvolver...

Evidentemente que um programa de treinos nestes doentes exige cuidados muito especiais: para além de um ensino/educação do doente para qualquer sintomatologia anormal, devemos medir a TA no início e no fim, e a FC várias vezes durante o exercício.
Nestes casos de patologia, convem sempre ter uma indicação médica.

Adérito Seixas
25-03-05, 15:00
Segundoo que tenho aprendido recentemente, já não bastam 20 a 30 minutos 5 dias por semana... é mesmo necessário entre 30 minutos a 1 hora todos os dias da semana devido às "alterações" na composição corporal da população.

ftnunosilva
25-03-05, 16:44
Mostro-te meia duzia de artigos que dizem que chega...
E ainda tenho um que diz que não precisa de ser muito vigoroso! Qualquer tipo de exercício é suficiente para provocar algumas alterações...

Adérito Seixas
25-03-05, 18:49
Sim, não precisa de ser vigoroso. Dar duas voltas a uma mesa pode ser suficiente para quem não faz rigorosamente nada.
Quanto ao tempo e frequencia de exercício... bem, foi o que me ensinaram no Mestrado recentemente, e tem toda a lógica. Com o aumento de ingestão calórica e respectivo aumento de peso da população, alteração do factores de risco, o tempo de exercício necessário aumenta sem dúvida alguma.

ftnunosilva
25-03-05, 19:56
Mas também me ensinaram no mestrado que quando se diz 30 minutos, os doentes fazem 15... então, para fazer 30, tem que se pedir 60!!
O que não significa que sejam precisos 60 minutos para atingir os objectivos... é uma estratégia!

Adérito Seixas
25-03-05, 20:04
Não foi isso que me disseram, o que me disseram foi que realmente há algum tempo atrás bastava fazer 20-30 minutos de exercício 5 dias/semana mas agora, devido às alterações dos hábitos de vida, aumento de peso da população, etc... é necessário fazer mais tempo de exercício do que antes, o que acaba por ser lógico não achas? Se antes era preciso x, agora, devido ao que já apontei é preciso x+y.

ftnunosilva
25-03-05, 23:57
Não estamos a falar na população em geral: estamos a falar apenas dos doentes com HTA!...

Adérito Seixas
26-03-05, 00:28
Mesmo para esses, a HTA está associada a um quadro geral...

ftnunosilva
26-03-05, 00:42
Não podes querer fazer nestes doentes um trabalho moderado, durante uma hora, 5 a 7 dias por semana... tens que começar devagar! E a OMS continua a falar em 30 min...

Adérito Seixas
26-03-05, 00:47
Marcha... pode ser marcha...
A OMS fala nesse tempo, claro. Os estudos de que te falo são recentes... mas vou falar com o prof que me deu essa aula para me arranjar uma coisa, depois posto cá :wink:

ftnunosilva
26-03-05, 00:50
Lembra-me para te dar os meus artigos...

mfonseca
26-03-05, 16:49
Concordo com o Nuno. Não serão necessárias excessivas repetições e períodos de repouso muito curtos, somente porque existe um aumento dos factores de risco.
Lembra-te, Adérito, que a maioria deles até estão medicados.

Nestes doentes o trabalho deverá ser muito ligeiro e deverá basear-se em:
- Exercícios de carácter aeróbio.
- Exercícios de relaxamento
- Aconselhamento clínico (ajuda do nutricionista é indispensável) e prevenção de HTA

Quanto à duração e ao tempo de repouso... depende obviamente do doente e do trabalho (ex. com a alimentação a duração desse trabalho tem que ser constante, no exercício 30 a 60 minutos diários serão recomendáveis)

ftnunosilva
27-03-05, 01:03
A questão é mesmo essa... according com alguns artigos que tenho lido estas ultimas semanas, 30 min chegam... principalmente nestes casos!

mfonseca
27-03-05, 11:34
Faltam aqui esses artigos.

Adérito Seixas
27-03-05, 15:04
Concordo com o Nuno. Não serão necessárias excessivas repetições e períodos de repouso muito curtos, somente porque existe um aumento dos factores de risco.
Lembra-te, Adérito, que a maioria deles até estão medicados.

Repara Marco que ninguém disse o contrário...

Quanto à duração e ao tempo de repouso... depende obviamente do doente e do trabalho (ex. com a alimentação a duração desse trabalho tem que ser constante, no exercício 30 a 60 minutos diários serão recomendáveis

O que eu disse foi isto, é necessário mais tempo de exercicio hoje em dia... os 20 minutos a 30 já não são suficientes para as "necessidades" da população.
Podemos é fazer períodos de exercício, ou seja, 20 minutos de manhã, 20 minutos ao inicio da tarde e 20 minutos ao fim da tarde por exemplo. Não é preciso fazer tudo seguido.

mfonseca
27-03-05, 17:09
Continuam a ser demasiados ciclos de treino.
Vou esperar pelos artigos e depois opino...
Um abraço,
Marco

Adérito Seixas
27-03-05, 18:38
Isso dos ciclos de treino em demasia tem muito que se lhe diga :wink:
Já ouviste falar do projecto interessantíssimo chamado "America on the move?" Eles utilizavam um aparelho que conta os passos que uma pessoa dá e davam às pessoas de forma a incentivar o exercício, independentemente do nº de ciclos de treino, isso não interessa, interessa é colocar as pessoas em movimento :wink:

mfonseca
28-03-05, 11:10
Consegues arranjar esse projecto???

Adérito Seixas
28-03-05, 12:08
Arranjar o projecto? Um dos responsáveis deu-me aulas no mestrado. Aqui só te posso disponibilizar o seguinte:
http://www.cnn.com/2004/HEALTH/04/16/walking/
http://walking.about.com/od/pedometerprogram/a/aom1year.htm

Mas se fizeres uma pesquisa encontras mais informação. Eles utilizam um pedómetro e independentemente do número de ciclos de treino o que eles querem é que te movas :wink:

hcaeiro
28-09-07, 01:20
Olá a todos.
Tive a ler a vossa discussão sobre os cuidados a ter com HTA e como prevenir. Poderiam-me facultar alguns artigos ou links (só esse estudo da OMS já valeria muito a pena), sobre esse tema?
Obrigada*

PatriciaVR
27-11-07, 12:15
Olá a todos.
Tive a ler a vossa discussão sobre os cuidados a ter com HTA e como prevenir. Poderiam-me facultar alguns artigos ou links (só esse estudo da OMS já valeria muito a pena), sobre esse tema?
Obrigada*

Olá!
Faço o mm pedido se for possivel:wink:
Obrigada

Carlinha
01-12-07, 11:06
Tive a oportunidade de acompanhar durante uns anos a Equipe da Drª Sandra Lisboa no Rio de Janeiro (fazem Reabilitação Cardíaca, PO de Cirurgia Cardíaca, etc), e eles utilizavam a tabela de MET's.
Era interessante.
Mas posso dispor um capítulo de um livro aqui no fórum sobre o assunto, se o Fysio permitir.