PDA

View Full Version : Lesões e "Fair-play"

mfonseca
20-03-05, 11:24
Venho pôr à discussão neste fórum o seguinte tema:
- Lesões desportivas e "fair play"

De certo que já repararam que grande parte das lesões desportivas (principalmente nos desportos de maior contacto físico), se devem a traumatismos que por vezes tem um carácter maldoso e intencional. Que profissionais poderão travar este incremento de falta de "Fair Play".
É certo que o treinador/preparador físico e o psicólogo tem um papel mais activo. Mas acha que o fisioterapeuta poderá ter voto na matéria (explicando por exemplo como deve prevenir esses traumatismos - com o uso de material de protecção adequado - e explicando, por exemplo, as consequências dessa falta de fair play?

Muito obrigado pelo interesse,
Marco Fonseca

Jose Rocha
20-03-05, 21:00
Eu penso que a grande causa da falta de "Fair Play" parte essencialmente da má formação dos dirigentes e atletas.

Fysio
20-03-05, 21:17
Eu penso que isso depende muito da pessoa e do "calor" do jogo.

O jogo começa a aquecer e os ânimos exaltam-se e pronto... qualquer coisa leva o pessoal aos arames...

Penso que o desporto é mesmo assim...

mfonseca
21-03-05, 01:51
Vocês viram a agressão daquele jogador a um outro do Mallorca (penso eu!). O homem até entrou em padrão espástico. Cruzes! :cry: Mas gostei da atitude do adversário em colocar logo em PLS.

Volto à minha pergunta intencional. Serão só os dirigentes e os atletas, os culpados???
Um abraço,
Marco

Adérito Seixas
21-03-05, 13:34
Poderão não ser só eles os culpados... mas são os principais culpados... só falta agora dizerem que são os ábitros :lol:

Vitor Santos
22-03-05, 01:48
Como já escrevi noutro tópico (desculpem citar-me)
E é por estas e por outras que de vez em quanto os pobres dos atletas caem e já não se levantam
1º porque se calhar não deviam estar a jogar
2º porque ninguém sabe levantá-los
A propósito do post de mfonseca gostava que comentassem a imagem em anexo.

Vitor Santos
22-03-05, 02:18
Mais em relação a este tópico temos que pensar num problema enorme que é o da sociedade em geral e que os do desporto são tão somente produto da mesma.
Senão vejamos ums sociedade em que a Marisa Cruz é personalidade feminina do ano e o Castelo Branco e os m....s da quinta são celebridades, algo está errado.
Numa sociedade em que existem frases como " o 2º é o primeiro dos últimos" algo está errado.
Numa sociedade em que os técnicos de saúde se autograduam pelos êxitos desportivos das equipas ou pelos nomes das pessoas que tratam (como que ser ft da Portugal Telecom Basquet fosse melhor do que ser Ft do Basket Almada, estou a falar no meu caso pessoal) ouvindo-se várias vezes "fui campeão nacional x vezes" e o pior é que isto é dito no nosso seio e não só como Marketing profissional para o exterior ( o que eu acho normal), algo está errado ( depois admiram-se que certos individuos não Ft usem o mesmo estratagema para se autograduarem).
Numa sociedade em que , como já estou farto de escrever,não se fazem concursos de admissão de quadros de saúde para o desporto como poderão os técnicos de saúde ter uma intervenção digna se não têm "know how" para tal , algo está mal.
No Desporto que eu tenho mais experiência (Rugby) actuo muitas vezes como elemento dissuasor de violência em campo, pois se não sabem, todos os anos alguns jogos ou acabam ou têm cenas de pancadaria, com pitons de botas e tudo o que vem à mão.
E é uma multidão à pancada, pois lembrem-se que só jogadores são mais de 40, juntem público e a coisa não é linda de se ver.
Não desesperem os videos chegarão.

mfonseca
22-03-05, 10:57
Caro Vítor,

Eu tinha dito o adversário a pô-lo em PLS, não o fisioterapeuta... Já tinha reparado também que a maneira como eles o transportaram não era a mais correcta. Já agora, bonita foto :wink:.

Mas se vamos falar de sociedade temos grandes problemas. O principal que aqui exponho é que o fisioterapeuta poderá ter um papel activo no controlo de situações violentas e de prevenção de graves lesões.

Exemplo, material de protecção adequado (lembro que grande parte dos atletas não usam o material recomendado - Capucho e as suas lindas caneleiras "Gucci"; e explicação de situações violentas e o tipo de lesões que poderão daí advir. Será que não existe know-how?

Um abraço,
Marco Fonseca

Jose Rocha
22-03-05, 22:44
O principal que aqui exponho é que o fisioterapeuta poderá ter um papel activo no controlo de situações violentas e de prevenção de graves lesões.

Um abraço,
Marco Fonseca
:cry: Marco peço desculpa de interferir no diálogo com o Vitor, mas não posso deixar de emitir a minha opinião.
- O fisioterapeuta poderá contribuir na altura exacta ( monementaneamente ) a, acalmar as situações mais violentas controlando os seus atletas.
- Em relação à prevençáo de lesões é o papel mais dignificante que um Fisioterapeuta do Desporto pode assumir.
Um abraço
Jose Luis Rocah

André Magalhães
22-03-05, 23:17
A falta de honestidade e de "fair play" não só no desporto como na vida profissional é uma realidade da sociedade em que vivemos.

Relativisando à nossa area, não obstante de ainda ser estudante, pelo o que sei as ideias do genero "se puder tirar pacientes ao outro, ganhava mais" e de "ah e tal eu é que sou bom, o outro não vale nada" entre outras, começam a estar bastante presentes no nosso meio, talvez devido a uma maior concorrencia. Outra ideia que tenho é de o FACTOR C ainda ser predominante no sector privado!

Isto não é falta de "fair play"!?

E o que é que nós futuros fst e fst podemos fazer? Eu acho que não é correcto pedir a um atleta "olha não dês porrada naquele" se nós por outro lado temos falta de "fair play" com os nossos colegas neste caso de profissão.

Concluindo, claro que seria optimo incutir uma mentalidade de honestidade e de companheirismo ao atleta, mas acho que esta mudança de mentalidade deveria começar em nós próprios.

Sei que o tema não é a falta de "fair play" entre fisioterapeutas, mas gostava de saber a opinião dos colegas, concerteza com muito mais experiência do que eu.

Abraço

Jose Rocha
23-03-05, 00:09
A falta de honestidade e de "fair play" não só no desporto como na vida profissional é uma realidade da sociedade em que vivemos.

Relativisando à nossa area, não obstante de ainda ser estudante, pelo o que sei as ideias do genero "se puder tirar pacientes ao outro, ganhava mais" e de "ah e tal eu é que sou bom, o outro não vale nada" entre outras, começam a estar bastante presentes no nosso meio, talvez devido a uma maior concorrencia. Outra ideia que tenho é de o FACTOR C ainda ser predominante no sector privado!

Isto não é falta de "fair play"!?

E o que é que nós futuros fst e fst podemos fazer? Eu acho que não é correcto pedir a um atleta "olha não dês porrada naquele" se nós por outro lado temos falta de "fair play" com os nossos colegas neste caso de profissão.

Concluindo, claro que seria optimo incutir uma mentalidade de honestidade e de companheirismo ao atleta, mas acho que esta mudança de mentalidade deveria começar em nós próprios.

Sei que o tema não é a falta de "fair play" entre fisioterapeutas, mas gostava de saber a opinião dos colegas, concerteza com muito mais experiência do que eu.

Abraço

Estas afirmações de um futuro FT não é nada agradável de ler pelos profissionais de fisioterapia, mas de quem é a culpa?
" Fair Play" penso que nem adormir existe. Na sociedade há bons e maus, pobres e ricos, desonestos e honestos.Consciência, todos nós temos, uns mais pesada outros mais leves.
O respeito, a organização, a honestidade, o companheirismo, a sinceridade, a ética, etc ...não se compra...não se estuda...
Os Fisioterapeutas de facto é uma classe desunida, e porquê? Porque regras são muito poucas...e basta dizer que qualquer humano pode ser fisioterapeuta, que ninguem lhe pede satisfações. Os advogados são unidos, os enfermeiros são unidos, os engenheiros são unidos,.. tem regras a chamada ORDEM.
Futuros Fts, Fts vamo-nos organizar.

André Magalhães
23-03-05, 00:44
Claro, a consciencia é individual e intransmissivel!

Não foi com um sentido prejurativo que dei a minha opiniao, claro que existe o bom e o mau como em tudo na vida. Foi mais um desabafo de um futuro fst preocupado com a situação!!

Mas esta é a ideia que eu tenho, podendo estar errada. Tomara eu que quando entrar na vida profissional possa encontrar uma realidade diferente.

Todos temos de contribuir para isso!

Abraço

mfonseca
23-03-05, 02:47
Mais uma vez o propósito deste tópico não foi o de demonstrar a falta de união dos fisioterapeutas (se bem que a frequência dos ft neste site contraria tudo aquilo que aqui se tem dito!!!) ou que o fisioterapeuta terá a função de "acalmar" os jogadores em situações de violência... Isso é o papel do treinador ou dos dirigentes... Eu não quero (como ft.) interferir no acto de treinar ou de dirigir.

A minha opinião é a de que grande parte das graves lesões do desporto, estão interligadas com situações de falta de fair-play. E que por vezes (obrigado Zé e Vitor por apoiarem a minha opinião!!) somos nós os responsáveis por demonstrar quais são essas situações violentas e como as poderemos salvaguardar de severas lesões.

"Penso eu de que", poderão levar o atleta a não as tornar em acção durante o jogo.

Um exemplo lógico do jogador que agrediu com uma cotovelada um jogador do Mallorca. Eu nem ponho em causa o factor disciplinar, mas sim a consequência do acto em si. E não é caso único, infelizmente, por isso...

Um abraço,
Marco Fonseca

Adérito Seixas
23-03-05, 11:11
ou que o fisioterapeuta terá a função de "acalmar" os jogadores em situações de violência... Isso é o papel do treinador ou dos dirigentes... Eu não quero (como ft.) interferir no acto de treinar ou de dirigir.

Não acho que isso seja assim. Porque não pode o Fisioterapeuta acalmar os jogadores? Eu acho que pode... não vejo problema algum nisso, não acho que seja trabalho específico de treinadores e dirigentes. Quantas vezes fiz eu isso nos jogos do Gueifães...

Jose Rocha
23-03-05, 16:17
Não sei se viram nas competições Europeias o Sporting com uma equipa de Montenegro. As imagens foram directas, nota-se perfeitamente a minha intervenção e preocupação apesar, que no final dos desacatos ter que assistir os adversários com múltiplos traumatismos.

mfonseca
23-03-05, 16:42
Vai depender do treinador, tb!
Há quem não ache mt piada à intervenção do ft nessas situações.
Marco

Jose Rocha
23-03-05, 18:57
Não sei se viram nas competições Europeias o Sporting com uma equipa de Montenegro. As imagens foram directas, nota-se perfeitamente a minha intervenção e preocupação apesar, que no final dos desacatos ter que assistir os adversários com múltiplos traumatismos.
De acordo Marco, mas como há quem não ache piada a intervenção do Ft nestas situações, tambem há o contrário, de tal maneira que o próprio reporter da TV elogiou a intervenção do FT.

luis pereira
23-03-05, 20:25
porque ainda nao se criou uma ordem para os fisioterapeutas? é esta a minha questao... assim poderiamos como diz o ft. jose rocha ser unidos tal como os advogados, enfermeiros... mesmo assim, eu penso que não é necessário criar uma ordem só para que nos unimos... abrç.

Fysio
23-03-05, 21:10
porque ainda nao se criou uma ordem para os fisioterapeutas? é esta a minha questao... assim poderiamos como diz o ft. jose rocha ser unidos tal como os advogados, enfermeiros... mesmo assim, eu penso que não é necessário criar uma ordem só para que nos unimos... abrç.
O que falta e segundo o que me estive a informar são fisioterapeutas suficientes e a vontade do estado em avançar com isto.

A ordem é essencial... penso eu de que

mfonseca
24-03-05, 18:22
Não sei se estaremos tão "disponíveis" para ter uma Ordem agora! Pelo menos, por agora!
Começa na formação (lembrem-se do caso da ANEF, que quando o Chico lá estava aquilo até funcionava, mas... foi 1! E os outros!) e acaba com 8-10 horas de trabalho na clínica (alguém quer trabalhar para além disso?). Não sei, não...

Adérito Seixas
25-03-05, 01:07
Não é bem assim Marco... eu não acho que seja. Penso que há muita gente que estria disposta a trabalhar nesse sentido. Eu estaria... fazia mais um esforço. Se pensarmos assim as coisas não vão para a frente. É preciso é trabalhar, esforçarmo-nos um pouco pela união e para bem da profissão.

ftnunosilva
25-03-05, 01:15
Eu estaria... fazia mais um esforço.

:biggrin: Não tens emenda... :wink:

Adérito Seixas
25-03-05, 01:22
:lol: É pela comunidade... sabes como eu sou :lol: ... acho que passava a dormir menos 30 minutos diários por uma boa causa assim :lol:

Vitor Santos
25-03-05, 01:52
Até hoje, infelizmente, só trabalhei com um treinador com um T grande e "workaholic".
Já trabalhei e trabalho com outros treinadores que considero muito bons mas têm o defeito de se algo correr mal têm mais que fazer.
Isto cria um modo de actuação "perverso" e que faz com que nunca lutem pelo que estão a fazer " with all guts" como dizem os anglófonos.
É essa igualmente uma das criticas que eu passo a muitos profissionais de saúde do desporto.
E esse, que eu referi em primeiro, quando vê trabalho deixa todas as funções, à excepção do 5 inicial e substituições, ao Ft.
Um abraço
Vitor

Raquel Af.
25-03-05, 01:52
ai..... ai...... vou fingir k nem li!

ando a gastar a saliva para nada.

ftnunosilva
25-03-05, 02:09
têm o defeito de se algo correr mal têm mais que fazer.

Infelizmente Vitor, isso é o que há para aí mais.. mas tudo deve ser feito de forma organizada e com tempo! :confused:

mfonseca
26-03-05, 12:12
Concordo plenamente contigo, Nuno.
E Adérito... até podes ser outro "Messias" da fisioterapia... mas só contigo e mais 2 ou 3 não funciona.
Marco

Adérito Seixas
27-03-05, 18:04
Estou MUITO longe de sr o "Messias" da Fisioterapia Marco, em todos os aspectos, mas em relação à vontade de trabalhar não me parece que sejam só mais dois ou três...

mfonseca
28-03-05, 11:01
A mim é o que parece. Pelas inúmeras razões que anteriormente referi.
Marco

Jose Rocha
28-03-05, 15:54
Vamos lá ver se consigo exprimir-me se arranjar conflitos em relação à ordem.
O problema da ordem é só um. Em termos Estatais nós fazemos parte de um grupo profissional que tem por nome Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, entendem?
Os Fisioterapeutas sós, terão muita dificuldade porque....etc...etc...isto é apareciam ordens que nunca mais acabava.
Então, "eu penso de que", há necessidade dos Técnicos de Diagnóstico e Terapeutica se entenderem e depois tudo será mais fácil.
Não será uma questão pertinente para discussão neste forum?

Adérito Seixas
28-03-05, 16:52
É José Rocha, sem dúvida alguma. É uma questão pertinente.
Eu sei que pertencemos a esse grupo profissional, mas não concordo em formar uma Ordem para esse grupo profissional... isso não. Acho que os Fisioterapeutas devem ter a sua própria Ordem. O grande problema, penso eu, estará no nosso baixo número de profissionais, somos meia dúzia de "gatos pingados"... ainda. Mas penso que esse problema será ultrapassado em breve. Para além disso acho que muitos na nossa classe estão a ver os navios passar, percebes? Acho que não querem saber da classe, não fazem um esforço pela classe, nem sequer a tentam dignificar... Este é o nosso maior entrave. A nossa classe ainda tem muito que aprender com outras classes, nomeadamente com os médicos...
Quando temos profissionais que querem, e quase exigem, que lhes paguem para orientar estágios (e esta é a minha modesta opinião, não quero ofender ninguém, aceito a opinião de cada um), o que podemos esperar? Um médico que orienta um interno de geral (que já é médico) recebe sabem quanto? Zerinho... Eu até me arrisco a dizer que um médico que orienta um interno de especialidade (muito mais responsabilidade ainda) recebe zerinho também... isto sim mostra união e vontade em preservar e melhorar a classe... aprendamos... eu só por saber que estou a contribuir para a formação de um futuro colega já fico contente e já é razão para "dar o litro".

Jose Rocha
28-03-05, 18:54
Posso adiantar-te que a ordem esteve quase a nascer e só não aconteceu precisamente porque nós os Fts não concordamos com a integração dos outros Técnicos, cuja carreira é precisamente igual à nossa, não esquecer que eu posso ter como Director, uma Terapeuta Ocupacional , um Ortoprotérsico, etc.

Em relação a estágios, actualmente, eu não sou remunerado.

Adérito Seixas
28-03-05, 20:15
Desconheço, infelizmente. Mas aquela é a minha opinião, eu gostava era de ver uma Ordem dos Fisioterapeutas e acho que conseguimos lá chegar. Pode ser preciso muito trabalho mas conseguiremos.
Quanto aos estágios, bem, congratulo-te José Rocha, a ti e a todos os Fisioterapeutas que aceitam orientar estágios nessas condições, para bem da classe.

mfonseca
30-03-05, 01:37
O problema aqui nem é o dinheiro. Eu tb nunca ganhei um chavo com os estágios, mas o que falta é vontade de trabalhar... Fisioterapeutas há mts... dispostos a ajudar???
Marco

Francisco Neto
03-04-05, 01:10
Como sabem, estamos integrados na carreira de técnicos de diagnóstico e terapêutica, juntamente com técnicos de análises clínicas e de saúde pública, técnicos de anatomia patológica, citológica e tanatológica, técnicos de audilogia, técnicos de cardiopneumologia, dietistas, técnicos de farmácia, higienistas orais, técnicos de medicina nuclear, técnicos de neurofisiologia, ortoptistas, técnicos de prótese dentária, técnicos de radiologia, técnicos de radioterapia, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e técnicos de saúde ambiental.
A meu ver, uma Ordem que englobe todos estes profissionais, com competências e graus de autonomia completamente distintos não seria, de todo funcional. O problema é que estamos "metidos todos no mesmo saco", e as realidades de cada uma destas profissões. Por outro lado, também compreendo que seria impossível criar uma ordem para cada uma destas profissões. Se temos pretensões de ter uma Ordem dos Fisioterapeutas, também seria legítimo que os outros TDT tivessem o mesmo objectivo. A meu ver, não deveremos aceitar um "rebuçado estragado", e virmos a sofrer as consequências de continuarmos no mesmo barco. No passado, já aceitamos remendos, como a licenciatura bi-etápica, e o resultado está à vista... corremos o risco de voltarmos à estaca zero: 3 anos.
No Brasil, por exemplo, existe uma estrutura semelhante à Ordem, que engloba Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas (CREFITO). A meu ver, esta seria uma solução mais viável, englobando, por exemplo, Terapeutas da Fala, também. Pelo menos, são profissões um pouco mais "próximas", com níveis de autonomia legais (a realidade, infelizmente, não é essa) mais semelhantes.

Ana Santos
04-04-05, 18:35
Desculpem mas eu vejo quase toda a gente falar na ordem como se isso fosse a grande resolução para os nossos problemas, o que não me parece que seja verdade...
Primeiro temos de ter em conta os estatutos em que esta é definida.
Por exemplo, os médicos e os advogados só podem exercer se estiverem inscritos na ordem, o mesmo já não se passa com os engenheiros.
Segundo, uma ordem, em regra geral, deriva de uma associação, o que no nosso caso será a APF.
Para quem não sabe, ou não se recorda, no ano passado houveram duas Assembleias Gerais da APF. Na 1ª estiveram presentes 12 membros (dai a necessidade de uma outra assembleia) e na 2ª estiveram cerca de 30.
No próximo sábado veremos...
É com esta "força" que querem que uma ordem arranque?

dynobre
04-04-05, 19:57
Recebi um mail de um colega a dizer que uns colegas brasileiros do CREFITO vinham ajudar a APF a fazer a "nossa" ordem...
Alguem sabe alguma coisa??
Cumprimentos,
Diana Nobre.

ftnunosilva
04-04-05, 20:06
Olá Ana.
É lógico que tens razão... mas também falta especular o motivo pelo qual as Assembleias Gerais da APF são pouco frequentadas. Gostaria de levantar algumas hipoteses, sem ter o intuito de fazer qualquer juizo de valor a respeito de ninguém.
Será que:
- As Assembleias Gerais dão em alguma coisa, ou são apenas burocracia;
- Quem compõe estes orgãos têm a capacidade de mobilizar os sócios;
- Existe divulgação suficiente das Assembleias Gerais, com divulgação à priori da ordem de trabalhos, e à posteriori da acta;
- Lisboa é o local ideal para fazer a maior parte das AG, quando o nº de Fisioterapeutas no norte é, no mínimo, igual (?);
- Há interesse que surjam opiniões diversas, causando agitação em águas tão sossegadas...

Uma vez mais volto a referir que apenas estou a levantar questões susceptíveis de serem comentadas. Já participei em algumas reuniões e AG da APF e tenho a minha opinião, mas que não é para aqui chamada...

Manuel Ferreira
04-04-05, 20:25
Estou de acordo com o ftnunosilva, e sem querer fazer qualquer juizo de valor, acho que falta insentivo. Por exemplo o que me leva ir a Lisboa, por uma assembleia da APF, podem-me dizer defender a profissão??, sim mas fazer 300 km..., faz-me pensar e já participei numa e.... Fazer no Norte uma assembleia!!! Mas a secção do norte da APF, não está no activo, por falta de "direcção". Isto tem que ser tudo muito bem pensado e estruturado, acima de tudo para defender a nossa profissão...

Francisco Neto
04-04-05, 20:33
Parece-me lógico que as Assembleias Gerais sejam no local onde a sede se situa. Vejam o exemplo de outras instituições (ordens, clubes desportivos...). Também há muitos benfiquistas no norte e não há Assembleias Gerais do Benfica no norte!
Diz o colega Manuel Ferreira que a secção norte está inactiva, por falta de "direcção". Porque será que não surgem listas? Talvez pelo mesmo motivo pelo qual não há muitos associados nas Assembleias Gerais... Dá trabalho e "rouba" tempo!
Relativamente à divulgação das AG, que o ftnuno considera diminuto, lembro que é efectuado no boletim informativo... É só uma questão de o ler! Os sócios têm que ter vontade própria em debater o futuro da profissão! Talvez para cativar os sócios, a APF tenha decidido organizar, antes da AG do próximo dia 9, uma palestra dada pelo colega Alves Guerreiro... Vamos ver se resulta...

Francisco Neto
04-04-05, 20:38
Recebi um mail de um colega a dizer que uns colegas brasileiros do CREFITO vinham ajudar a APF a fazer a "nossa" ordem...

A seguinte notícia foi publicada no boletim informativo de Março (http://www.apfisio.pt/boletim/Marco05.pdf).

"APF reuniu com Presidente do CREFITO-3

A APF reuniu no passado mês de Fevereiro com o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia do Estado de São Paulo - CREFITO-3, organismo equiva-lente a uma de Ordem de Fisioterapeutas.

Participaram nesta reunião a Presidente da APF, Isabel de Souza Guerra, os vogais Conceição Betten-court e Pedro Rebelo, o tesoureiro Vitor Fernandes, e por parte da CREFITO-3 o seu Presidente Gil Lúcio Almeida, e também Nádia Fernanda Marconi.

Gil Lúcio Almeida, FT, MS, Ph.D, é também Professor e Director do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Ribeirão Preto, Campus Guarujá e Campus Ribeirão Preto, estado de São Paulo.

Desta reunião resultou o conhecimento do modelo de Ordem Profissional CREFITO-3, uma "Ordem mista", que engloba 35.000 Fisioterapeutas e 15.000 Terapeutas Ocupacionais. Esta organização é respon-sável pelo controlo e regulação destas profissões, incluído o processo de acreditação e atribuição de licenças, tendo também a responsabilidade de incenti-var a prática professional apropriada e legal, inspeccio-nando o processo profissional.

Resultou também num conjunto de possíveis iniciativas de colaboração, a trabalhar no futuro, por vontade e interesse de ambas as partes, desde já, a APF irá beneficiar da história de luta, da documentação, e do processo encontrado pelos Fisioterapeutas Brasileiros para a Criação de uma Ordem Profissional.

Bem Haja a esta Aliança Luso-Brasileira!"

Vitor Santos
04-04-05, 22:11
Caros Colegas
Tenho seguido com alguma atenção a discussão e agora que tenho algum tempo vou expressar a minha opinião.
As profissões têm vindo, dada a multiplicidade de cursos existentes e em génese, a tentar delimitar os campos de acção devido a existirem cada vez mais "zonas cinzentas" de actuação.
A delimitação de poderes tem somente sido possível através de uma coisa chamada PODER.
Só para citar um ex: na Dinamarca para os FTs terem mais poder negocial fizeram uma aliança com os quiropráticos e osteopatas ( Reunião da IPPA Barcelona 2003 ).
Sempre tão ciosos do modelo inglês não percebo porque só é defendido quando interessa ver www.hpc-uk.org/ (http://www.hpc-uk.org/) .
O único problema que pode ter uma ordem em que não estejam só Fts, deriva do facto de em principio o(A) honorável bastonário não ser de certeza quase absoluta um FT. (dado o pouco poder que esta profissão tem). Claro que o problema só pode existir para quem queira ser bastonário,para mim não.
Já imaginaram um hospital sem técnicos de laboratório ou dos técnicos de Rx, por estes estarem em greve?
Não tenho uma opinião muito formada sobre a melhor solução para uma ordem, nem se o primeiro passo para a dignificação da profissão por aí passa.
Quanto ao ftnunosilva, que por vezes tem dificuldade em ler árabe, tenho a dizer-lhe que concordo a 300% sobre o que ele disse, isto se eu percebi bem o seu galaico duriense. LOL LOL LOL LOL LOL
Mas lembro que se não formos às AGs estaremos sempre a "pregar aos peixinhos" e não saberemos como mudar o rumo das coisas.
Aliás para ganhar a APF só serão precisas, pelas minhas contas , 100 pessoas.
Mas depois é preciso trabalhar, não se esqueçam.
Gentes do Norte vamos à nova reconquista.
Ofereço-me para manter o Núcleo do Sul da nova APF em funcionamento.

Francisco Neto
04-04-05, 23:18
Sempre tão ciosos do modelo inglês não percebo porque só é defendido quando interessa ver www.hpc-uk.org/ (http://www.hpc-uk.org/) .

De facto, o Health Professions Council engloba 13 profissões, mas tal não quer dizer que é o ideal. Concordo muito mais com o modelo brasileiro ou dinamarquês, pela semelhança das profissões que a Ordem engloba. Uma Ordem de TDT, desde que devidamente organizada, poderia ser uma solução. Mas a "luta" de outras profissões, como a de técnicos de farmácia, é completamente diferente da nossa, e corremos o risco que todas as profissões sejam vistas de um modo global e que a individualidade de cada uma não seja respeitada.

ftnunosilva
05-04-05, 00:42
Também há muitos benfiquistas no norte e não há Assembleias Gerais do Benfica no norte!

Desculpa Francisco, mas não quero mais discutir... queria só dizer que a sede do Benfica é, realmente, em Lisboa, mas existem várias casas distribuídas pelo país, às quais os representantes do clube vão com algume regularidade...

Mas tal como eu disse, apenas especulei os motivos pelo qual as AG são pouco frequentadas... não tive intenção de ofender ninguém! :wink:

Francisco Neto
05-04-05, 01:00
Desculpa Francisco, mas não quero mais discutir...

Não é uma questão de discutir... Apenas estava a expôr o meu ponto de vista, Nuno. :wink:
Para mim, também seria mais cómodo que as AG's se realizassem no Norte, mas acho que tal é inviável.

Vitor Santos
05-04-05, 02:51
Volto ao que disse atrás, o ftnunosilva tem toda a razão eu também acho que as AG deveriam ser, à vez, descentralizadas, não sei se estatutáriamente isso é possível (descentralizar não é fazê-la na Atlântica como no próximo dia 9).
O problema é que nem por vezes há elementos para compôr a mesa, como aconteceu em Maio de 2004,isso é que é grave a meu ver.
ftnunosilva o que coloquei no post anterior não tem maldade nós sabemos de onde advém a minha "boca" para mim filho de nortenhos do interior sei que o país sempre se dividiu e divide entre litoral e interior basta ver a distribuição dos técnicos de saúde em Portugal:doubt:

mfonseca
06-04-05, 01:57
Parece que vai haver uma lista para formar um Núcleo da APF aqui no Norte.
Vamos ver...
Marco

Adérito Seixas
06-04-05, 12:25
Existem 6 pessoas a tratar disso. Acho que vão apresentar a lista em assembeleia regional, pelo que percebi.

Jose Rocha
06-04-05, 18:22
Isso é óptimo

Ana Santos
06-04-05, 20:52
Eu também não teria nenhum problema em ir ao norte a uma AG da APF, até porque seria uma boa desculpa para parar na Mealhada para almoçar...:biggrin:
Agora fora de brincadeiras, acho que chegámos todos à conclusão que se quisermos mudar as coisas temos que ser nós mesmos a trabalhar para isso, pois lá diz o velho ditado:
"-Quem quer, faz! Quem não quer, manda!"
Embora seja de Lisboa apoio a 100% um núcleo da APF no Norte e que a AG do próximo ano seja aí realizada.

Jose Rocha
06-04-05, 21:55
11.00h
Assembleia Geral da APF
Ordem de trabalhos
1. Informações;
2. Discussão e aprovação do Relatório de
Actividades e Contas de 2004;
3. Dia Mundial da Fisioterapia / Semana Nacional
da Fisioterapia: actividades a desenvolver.
Se de facto existe uma lista para o Nucleo da APF do Norte é de ir para a frente.
Mas atenção à ordem de trabalhos! No ponto INFORMAÇÃO terá que ser abordado de imediato.
Lá estarei.

mfonseca
08-04-05, 19:43
Eu também não teria nenhum problema em ir ao norte a uma AG da APF, até porque seria uma boa desculpa para parar na Mealhada para almoçar...:biggrin:

Caríssima Ana,

Como eu a compreendo!
Marco Fonseca

Ana Santos
09-04-05, 23:19
Pois é caros colegas...
Estiveram presentes 19 membros na AG da APF, 7 dos quais faziam parte da direcção.
Ainda querem uma Ordem?

mfonseca
10-04-05, 22:08
Pois é caros colegas...
Estiveram presentes 19 membros na AG da APF, 7 dos quais faziam parte da direcção.
Ainda querem uma Ordem?

Até que enfim q alguém compreende...
Esta é para o Dr. Adérito!
Marco

ftnunosilva
10-04-05, 22:17
Ainda continua a faltar a publicação da acta...

mfonseca
10-04-05, 22:20
Ehehe
É verdade!
Marco

Adérito Seixas
11-04-05, 00:35
Pois é caros colegas...
Ainda querem uma Ordem?

Eu, por motivos pessoais, não pude estar presente. Ponderei a minha ida mas foi impossível. Eu sei que a classe não adere a estes eventos, é pena.
Marco, é para mim porquê? Porque acredito na Ordem? Então é realmente para mim.

Ana Santos
11-04-05, 17:51
Atenção, eu não estou a dizer que sou contra a Ordem.
Só penso que isso não vai ser a "cura para todos os males", nem a nossa "salvação".
Acreditem, conheço advogados e, segundo eles, a Ordem tem um carácter muito mais punitivo para a sua classe do que andar a "caçar" os que se afirmam advogados e não o são.
E também como diria o colega Vitor Tolda, com toda a razão, não é a Ordem que lhe vai colocar os utentes na clínica.

Jose Rocha
11-04-05, 18:17
Estive presente na Assembleia da APF, e não tive o prazer de conhecer a Colega Ana Santos.:cry:
Se o número de pessoas é reduzido, talvez porque acreditem mas que estão.:wink:
Foi abordado o assunto da Ordem Fts pele Ft Sousa Guerra, que aproveitou para informar da continuidade dos trabalhos.
[/QUOTE] E também como diria o colega Vitor Tolda, com toda a razão, não é a Ordem que lhe vai colocar os utentes na clínica.[QUOTE]
QUEM PENSA ASSIM!!!! como objectivo da Ordem, é melhor dedicar-se " à pesca" porque a Ordem é para pôr ordem e talvez para acabar com o nº incompreensível de utentes que conseguem atender por dia(clinicas).......e mais

Jose Rocha
11-04-05, 18:32
Posso adiantar que foi referido uma reunião entre elementos da Direcção da APF e elementos do Norte para organização do Núcleo, estava tudo a correr muito bem ( e mais não se disse)... e mais

Adérito Seixas
11-04-05, 18:45
Mas a questão da APF Norte foi para a frente ou não José Rocha? As coisas estão em andamento?
Espero que sim, gostava de ver o núcleo Norte activo de novo.

Jose Rocha
11-04-05, 19:31
A Sousa Guerra não adiantou muito só disse que esteve com um grupo que lhe pareceu muito interessado e mais não disse... não tive lata de perguntar qual o grupo.

Ana Santos
11-04-05, 22:57
A Sra. Presidente da APF apenas referiu, sobre o núcleo Norte, que se tratava de um grupo de jovens aparentemente muito ajuizados.
Sim, colega José Rocha, reparei que foi à AG. Uma das particularidades de se ser senior na profissão é que os menos séniores os conhecem (pelo menos por enquanto)...
Agora, se pensa que a Ordem dos Fts é para por ordem nas clinicas de MFR (essas é que por norma têm um nº abismal de utentes) então pode ir comprando a cana para fazer companhia ao Vitor Tolda...:lol:
Por mim estou descansada pois, no sítio onde trabalho, e onde o colega trabalhou, nao acredito que a Ordem dos Fts vá ordenar alguma coisa.:doubt:
Mas atenção, acredite que tenho o maior respeito pelos profissionais seniores do local pois sei que se ainda trabalhamos como o fazemos o devemos exclusivamente a eles e não a qualquer Associação Profissional.
Para piorar um pouco as coisas ainda posso acrescentar, caso tenha ficado com a impressão que sou contra a APF, que faço parte activa de pelo menos um Grupo de Interesse.

Vitor Santos
11-04-05, 23:47
Nestes 3 últimos anos só não fui à de Junho de 2004 (fui dar assistência a um jogo de Andebol). Estava para não dizer mas vou dizer! (com equipa de Andebol doSLB) :badgrin: e no sábado porque estava a traduzir.
Mas 19 elementos acho muito positivo.

Pergunta que fica no ar, e seriam necessários mais e haveria gosto por lá ter mais?
Cara colega Ana ,pescar com o Zé Rocha é impossivel pois ele é "bicho de sequeiro" e na terra dele só deve haver peixe de Rio ou de Barragem ( que eu dispenso):lol: .
Claro que como disse e muito bem não é a Ordem que me irá meter doentes na Clinica( infelizmente não é preciso meter lá muitos porque é pequena) e quanto à existência da mesma não consigo ter uma posição nem a favor nem contra, a minha posição é "nim".
Dado que por enquanto nem há nomes avançados esta é a minha opinião pois a ordem num primeiro tempo vai depender mais dos nomes que de outra coisa.
Também compreendo a resposta do Colega José Rocha que há mais de 20 anos(que eu saiba) não sabe o que é ter a incerteza de quanto vai ser o seu salário no fim do mês:badgrin:

mfonseca
12-04-05, 14:40
Nestes 3 últimos anos só não fui à de Junho de 2004 (fui dar assistência a um jogo de Andebol). Estava para não dizer mas vou dizer! (com equipa de Andebol doSLB) :badgrin: e no sábado porque estava a traduzir.

Vitor...
Não foi com o MODICUS, pois não...
Senão ficaste cá com uma cabeça... :lol:
Marco

Jose Rocha
12-04-05, 18:55
Incertezas de ordenado nunca tive, mas o que ganhei mensalmente e ganho ( na funçaõ pública ) não dava para ter qualidade de vida, que felizmente tenho neste momento.Para isso trabalhei ao longo de anos ( 16) sem horários, sempre disponível, por vezes, num ano conseguir estar em casa própria apenas 62 dias. Fui coordenador de uma das maiores clinicas de Portugal ( Climefir, 400 doentes dia, foi das primeiras clinicas a encerrar na era Beleza), experiência em termos de privado.Como não me serviu de exemplo, sou sócio de uma clinica (Verguel), abriu ,trabalhei durante ano e meio e deixei de ser trabalhador para ser " um dos sócios" , não dá nada, trabalha-se segundo a lei, e os Fisioterapeutas não são explorados. Resumindo : felizmente passei por todas as situações.Meus amigos em Portugal para se trabalhar como se quer em Fisioterapia tem que se dar ao "cabedal" e só com doentes privados, ou como diz o Colega Vitor Tolda e eu tambem, dedicarmo-nos à pesca, mas com bons "iscos".
Desde que participo com a Fisiozone, a escrita tem melhorado um pouco, não estou satisfeito! prefiro o frente a frente, a profissão é essencialmente prática e pouco teórica.( o Congresso está aí é em Maio)
Em relação à Ordem temos que aprender com os Brasileiros mas ....Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Quem estiver interessado na legislação eu estarei disponível para dar os endereços.
Um abraço
José Luís Rocha

Vitor Santos
13-04-05, 18:39
MODICUS è algum produto da Caixa Geral de Depósitos?:badgrin:
Lá por ter ganho 2 vezes seguidas ( o ano passado e esta) não quer dizer que não tenha nome de sabonete:lol:

Isto é uma questão de gosto preferir SLB a FCP, Eric Clapton a Eminem ou mesmo Sharon Stone a Jennifer Lopez tem a ver com gosto e idade:smile:

ftnunosilva
13-04-05, 23:45
Ora aí está! :biggrin:

O problema é que, com a idade, a cabeça começa a pregar partidas, e os olhos comecam a falhar... :lol: a partir daí só se vive de recordações embaciadas e na esperança que, quando o D. Sebastião regressar das Africas, traga um novo Mantorras... :lol:

Vitor Santos
13-04-05, 23:55
O FCP está pior, têm de ficar à espera que tragam um novo Mourinho, um novo Deco, um novo Derlei,um novo Riacardo Carvalho etc. etc.:lol:
Devem faltar alguns mas eu não sou amante de futebol:doubt:

ftnunosilva
14-04-05, 00:04
Nota-se.... senão não era do benfica! :lol:

mfonseca
15-04-05, 09:30
Nota-se.... senão não era do benfica! :lol:

Ehehe :lol:

Mesmo com nome de sabonete, somos os melhores do mundo e arredores!
Bem jogado!
Marco

Manuel Ferreira
16-04-05, 11:55
Fico contente por saber que existe um grupo para se dedicar á APF no norte. Em relação á ordem, esta pode não ser a solução para tudo mas é uma grande ajuda, para a credebilização da profissão. Ajuda mesmo era estar-mos todos unidos, para o bem da profissão.

Manuel Ferreira
16-04-05, 11:58
Quanto ao SLB, o Benfica não sabe nadar yo. Boa Rio Ave. O Braga ainda vai ser campeão. Quanto ao FCP, não peçam muito a quem ganhou quase tudo que tinha para ganhar e deixou saír peças importantes. È só inveja:wink: . Não vi ainda nenhuma equipa portuguesa fazer o mesmo. Nem no tempo do Salazar.:evil:

mfonseca
17-04-05, 19:49
Quanto ao FCP, não peçam muito a quem ganhou quase tudo que tinha para ganhar e deixou saír peças importantes. È só inveja:wink:

Já agora... LEIRIAAAA! :badgrin:
Marco