PDA

View Full Version : Hidroterapia

Fysio
03-10-04, 13:32
A hidroterapia pode ser muito útil na reabilitação de inúmeros problemas de saúde uma vez que anula a força da gravidade do corpo permitindo que ele relaxe e alongue, permitindo fazer um melhor trabalho de recuperação e reabilitação.

Isto quando se usam técnicas para trabalhar os tecidos e todo o corpo como sejam a Terapia Sacro Craniana, a Libertação Mio Fascial ou outras. Estas técnicas vieram dos E.U.A. e estão a ser usadas na Europa incluindo em Portugal.

Terapia Sacro Craniana (http://sacrocraniana.no.sapo.pt/)

Adérito Seixas
03-10-04, 15:11
Tenho ouvido dizer muito bem desse tipo de terapias. Aqui em portugal ainda não são muito difundidas, a coisa está a melhorar mas ainda falta percorrer um longo caminho. Eu acredito nessas técnicas, já vivenciei algumas delas... e funciona.

mfonseca
05-10-04, 14:51
Concordo plenamente, Manbeleth.
O que ainda não está muito divulgado em Portugal, não quer dizer que não nos especializemos no estrangeiro.
O problema é que existe alguma resistência dos fisioterapeutas Portugueses em aceitar novas técnicas, alternativas às leccionadas durante a licenciatura.

Marco Fonseca

Adérito Seixas
05-10-04, 21:23
Nem é preciso pensar em ir para o estrangeiro... já existe formação nessas áreas, só temos é que as procurar.

Hydro_Fysio
08-10-04, 21:57
dps de tirar o curso gostava de m especializar em hidroterapia. alguem conhece sitios onde s possam fazer deste tipo de cursos? bigado

Adérito Seixas
08-10-04, 22:30
É só ficares sócio da APF, ou visitares o seu site regularmente, e estar atento às formações em Hidroterapia que se vão organizando e olha que até se organizam algumas. Outra instituição que deves "espreitar" é a CESPU formação que ainda o ano passado organizou uma pós-graduação em Hidroterapia com um dos melhores na área :)

Francisco Neto
09-10-04, 00:43
De facto, o Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa organizou, em colaboração com a CESPU Formação, no ano passado, uma pós-graduação em Hidroterapia, ministrada pelo Ft. Johan Lambeck. Poderás aceder ao programa deste curso em
http://www.cespu.pt/cespu/formacao/downloads/hidroterapia.pdf. Basicamente, os conceitos abordados foram Halliwick, Bad Ragaz, Watsu Clínico e Ai-Chi e sua aplicação em condições musculo-esqueléticas, neurológicas e na prevenção de quedas, entre outras.
Vai estando atento.
O Ft. Johan Lambeck também ministra cursos mais curtos em Portugal. Em Lisboa, vai ministrar, de 9 a 12 de Dezembro de 2004, o curso de Halliwick Básico (podes contactar o colega Carlos Marques - email caras16@hotmail.com) e, em Ovar, Hidroterapia em Neurologia, de 3 a 5 de Dezembro, assim como o módulo 1 de Halliwick, de 6 a 8 de Dezembro (Ft. Conceição Graça - email mcsg@sapo.pt). Para além desta formação, também tens a que é organizada pelo GI e é publicada no Boletim Informativo (podes consultá-lo online em www.apfisio.pt (http://www.apfisio.pt/).)
Espero que tenha ajudado!

Helder Fonseca
09-10-04, 11:48
Obrigado, Francisco pela participação neste fórum, conto com a tua ajuda, como pós-graduado na área.
Já agora, poderias deixar estas informações no fórum dos cursos, neste mesmo site.
Penso lá ser o local mais indicado para deixar este tipo de informação.

Hydro_Fysio
14-10-04, 14:19
A hidroterapia parece ter ainda pouco impacto! N consigo encontrar planos de tratamento na net e bibliografia tb conheço pouca! Alguem conhece sites ou bibliografia para m ajudar no tratamento de um pacientecom: uma lesao vertebro-medular a nivel de L1, com +-32 anos, foi um acidente de moto e ocorreu a cerca de 10anos. Ele n tem completa independencia, visto k, apenas caminha com a ajuda de canadianas. BRIGADO

Hydro
04-11-04, 00:17
Boas...
Há um capítulo sobre isso no livro "REABILITAÇÃO AQUÁTICA" de Richard G.Ruoti. David M.Morris e Andrew J.Cole, da Editora Manole de 1997. Fala, além da parte anatómica e funcional das lesões, dos objectivos terapêuticos do exercício aquático, complicações e precauções, planejamento e exercícios.
Espero que ajude.
Bom trabalho!!:smile:

JAM
01-12-08, 00:55
Olá a todos!
Ainda sou um novato no estudo da Fisioterapia.
Em facto, estou memso agora a começar. :lol:
Estou no 1º ano de Fisioterapia na ESTeSL, Lisboa. Queria aproveitar o tema de discussão (Hidroterapia)... Para perguntar a algum mais entendido algumas informações sobre a Hidroterapia para uma investigação que me foi pedida...
O objectivo do trabalho é seleccionar uma estação termal de um qualquer país do mundo que não Portugal e que, claro!, possua serviço de fisioterapia... Não tem sido fácil, visto que não existe muita informação científica acerca de uma terma estrangeira em específico. Aliás, a grande informação que há é a nível do Turismo... o que não interessa muito.
É suposto que eu e os meus colegas de curso escolhamos países diferentes, o que também complica ainda mais as coisas... enfim! :rolleyes:
Decidi que talvez "descomplicaria" se vos perguntasse logo que países até agora desenvolveram mais activamente a Fisioterapia a nível da Termalogia.
Efectivamente, as termas de Vichy, por exemplo, em França, entre outras, já me foram referidas, mas como devem calcular não seria o único a escolhê-las... Ocorreram-me então países como a Finlândia, os EUA, o Brasil, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Mas não tenho a consciência se serão sequer escolhas sensatas.

Alguém conhece alguma terma famosa que me possa indicar?

Desde já lamento o "testamento"...

SAUDAÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS!!! :wink: