View Full Version : Fisioterapia em Futsal
Vitor Azevedo
13-03-05, 13:07
Boas.
Não há por aí pessoal que trabalhe com equipas de futsal? Eu colaboro com o ACD Ladoeiro, com as camadas jovens, mas não tenho ouvido de falar de muita gente a trabalhar nesta modalidade.
Cheers.
FISIO_DAVID
13-03-05, 19:33
eu sou fisioterapeuta do GDG (Grupo Desportivo da Gafanha) 2ªdiv nacional - seniores!
o meu trabalhao é mais a base de ligaduras funcionais, treino especifico pa recuperação e aquecimento no kual aplico o streching global activo!
abraço
david almeida
Jose Rocha
13-03-05, 20:13
Eu conheço alguns, o antigo do Sporting Clube de Portugal, Armando que depois passou para o futebol de 11 equipa principal do Benfica, e foi corrido do Benfica pelo nosso pseudo colega Rodolfo Moura o Telmo que neste está no Futsal do Benfica e no Sporting está o António não sei o apelido dele
Vitor Santos
14-03-05, 01:23
Temos alguma experiência em Futsal seguimos 3 anos o Correio da Manhã( fomos dispensados porque não fazíamos chá e não tratávamos dos ténis dos jogadores e eles estavam habituados):lol: , 2 anos o Casa Pia e actualmente trabalhamos com as Selecções de Subs ( digo Subs pois não aparecem sempre as mesmas nos treinos) da Associação de Futebol de Lisboa.
Ao escrever isto lembrei-me que a equipa do Correio da manhã era das melhores nacionais e acabou tal como nos aconteceu no Basquetebol com a Portugal Telecom ou seja quando estamos com equipas mesmo boas elas acabam, Adérito achas que eu vá dar os préstimos de Alcant´ra Fisio ao Fêquêpê para acabar com eles de vez :):biggrin:
Fora de brincadeiras se eu puder ajudar em algo ou alguém quiser observar jogos ou treinos de alguma das nossas equipas disponha, podem ver Futebol de 11 (Séniores,Juniores, Juvenis e Formação), Basquetebol ( qualquer escalão e qualquer sexo), Rugby (qualquer escalão e qualquer sexo), Futsal, Trampolins e Ginástica Acrobática.
Noutras modalidades posso tentar usar "links" ( sem serem da net) .
Adérito Seixas
14-03-05, 01:37
Nem penses Vitor.... o meu FCP já está mal o suficiente :lol:
Jose Rocha
14-03-05, 22:18
Lá esta o dignissimo colega TOLDA a exprimir a sua linguistica, que admiro ler.
Mas se fosse mais concreto diria assim: o que é que o amigo Victor Azevedo e o amigo Fisio David pretendo com as declarações
]"Não há por aí pessoal que trabalhe com equipas de futsal? Eu colaboro com o ACD Ladoeiro, com as camadas jovens, mas não tenho ouvido de falar de muita gente a trabalhar nesta modalidade."
eu sou fisioterapeuta do GDG (Grupo Desportivo da Gafanha) 2ªdiv nacional - seniores!o meu trabalhao é mais a base de ligaduras funcionais, treino especifico pa recuperação e aquecimento no kual aplico o streching global activo!
Caro Vitor Azevedo,
Já trabalhei com o futsal em 3 equipas. Universidade Fernando Pessoa (só quando eram federados, agora estão no campeonato universitário), com o Alto de Avilhó (fem.) e com o Miramar (na altura na 2ª divisão). Mas, por factores profissionais, deixei...
Penso que este desporto em recente expansão poderá dar a oportunidade aos fisioterapeutas de conseguirem impor-se definitivamente como membros fundamentais e indispensáveis do corpo técnico.
Agora voltei à fisioterapia do desporto e ao andebol sénior. E voltei pela enorme vontade e orgulho que tenho em continuar a ser um fisioterapeuta do desporto.
Grande abraço,
Marco Fonseca
Vitor Santos
20-03-05, 02:52
Caro Marco Fonseca
Vou citá-lo"E voltei pela enorme vontade e orgulho que tenho em continuar a ser um fisioterapeuta do desporto."
Quero só dizer que é com grande orgulho que vejo um Ft escrever uma frase destas e só lhe posso dizer bem vindo ao clube.
O problema da Ft do desporto tem sido, na minha modesta opinião, o de colegas estarem nesta área sem interesse nenhum por ela ( estão cá 2 ou 3 anos ou então até arranjarem qualquer coisa de "melhor").
Isto reflecte-se tanto na sua forma de estar, vêm para cá "vender as mãos", como na sua forma de desenvolver a profissão nesta área.
Não quero dizer que isto não seja legal ou mesmo anormal, pois isso acontece em todas as áreas da nossa intervenção só estou a constatar e reflectir o porquê do que acontece.
Volto a referir é com grande orgulho que o leio.
Um abraço
Vitor Tolda
Caro Vitor,
Desde já, muito obrigado pelas gentis palavras.
Queria também fazer realçar que estou com o Desporto, por "Desporto". Querendo dizer com isto que não é pelo dinheiro, certamente. Não digo que não é importante, mas o exemplo que temos que deixar aos alunos que se irão tornar futuros profissionais é de que existem algumas oportunidades de fazerem um trabalho com qualidade. De conseguirem acabar com os massagistas que se fazem passar por fisioterapeutas.
Agora, se quiserem "vender as mãos" como muito bem referiu (trabalharem 1 época e depois "vou-me embora")... aí volta-se ao princípio de que é necessário mais fisioterapeutas no desporto e que é preciso bloquear o conteúdo de sites de fisioterapia a massagistas, etc...
Sem perceber que o mal vem de dentro da nossa profissão.
Um grande abraço amigo,
Marco Fonseca
ja agora uma duvida. Nesses clubes de 1º ou 2ª ou 3ª divisao de futsal ou seja do k for nao pagam ao fisioterapeutas. Até ai tudo bem. mas até k ponto é k nós como alunos temos alguma vantagem em fazer isso por amor à camisola, se onde poderiamos intervir mais na preventiva e ng nos ouve? já tive convites mas nao axo k deva aceitar pk ia perder o meu precioso e pouco tempo a assistir a treinos sem dizer palavra de certeza. Só pra gelo??? até isso o dito massagista o faz. enquanto nao houver um papel mais activo do ft. posso tar enganada mas se sim gostava de ouvir opinioes.
saudaçoes fsioterapeuticas
Adérito Seixas
28-03-05, 17:52
A minha opinião é que devias ser mais clara ao escrever :wink:
Quanto ao resto, se percebi bem, penso que nós podemos ir conquistando a confiança dos dirigentes e treinador, mostrando que sabemos o que fazemos.
tenho alguns colegas a colaborar com alguns clubes. gostava de saber ate k ponto é benefico para a nossa formaçao e aprendizagem uma vez k estamos sozinhos sem k ninguem nos oriente. nao era preferivel ir pra um clube com alguem aprender e dps sermos mais autonomos? fiz-me entender? vou tentar ser mais clara.
Adérito Seixas
28-03-05, 18:06
Ah sim, sem dúvida. Nesse aspecto concordo. Como aluna deves estar num local onde tenhas uma pessoa a "orientar-te" no processo. Isso sem dúvida alguma.
e até k ponto se aprende alguma coisa nesses clubes msm com orientaçao?
é k normalmente as condiçoes sao minimas. só as maos e os cremes e o gelo é k actuam. haverá algum interesse uma vez k nao é nada mais do k se aprende numa clinica, ou é?
Jose Rocha
28-03-05, 19:30
Sou obrigado a intrevir na discussão para alertar alguns pontos à futura colega. As condições crian-se e no desporto é fácil, é só aproveitar os resultados bons e exigir.....argumentando sempre com o trabalho desenvolvido por nós. Ou melhor - exemplo: um dos melhores do atleta da equipa lesiona-se com gravidade, de imediato o Treinador vem ter connosco - pergunta chave: será que posso contar com atleta para domingo? O FT consciente depois de avaliar a lesão apercebe-se se pode ou não recuperar.
Se não tem dúvidas deverá dizer : se tivesse mais condições garanto-lhe que podia contar com o atleta.Se tiver dúvidas na recuperação deverá dizer como não tenho muitas condições vou fazer os possiveis e impossíveis para o recuperar . Após estes argumento se a equipa ganhar, e o atleta jogar, decerteza que o Treinador vem agradecer e perguntar o que é que lhe falta para ter condições , nessa altura nós podemos dar-lhe a percreber que há falta para a intervenção ser mais complementada ( caso seja uma realidade).
Isto aprende-se ao longo dos anos, depois de sermos reconhecidos pelos atletas, pelos dirigentes, pelo treinador, pelo médico ( se existir ) e só poderá ser dito depois de termo apresentado serviço e nunca quando se chega a um clube e exigir tudo.
O desporto não paga bem, eu comecei a ganhar mais uns tostões porque os prémios de jogo eram extensíveis ao Ft ( mas nunca igual ao jogadores, era bom,era ).Lá há um ou outro Ft que ganha um pouco mais, aqueles que tem sorte de integrar um Clube Campeão.
Eu costumo dizer quem não tem o " bichinho" do desporto não vale apena dedicar-se, a disponibilidade tem que ser total, dominar as técnicas da àrea, ser sociável, etc
Em relação aos cremes não me pronuncio, mas em relação às mãos e ao gelo aí sim " quem não tem mãos pode dedicar-se à pesca", quanto ao gelo no desporto é a intervenção mais correcta que se pode ter.( 90% de indicações ).
Adérito Seixas
28-03-05, 20:08
Certíssimo :wink:
Nortas, acho que podes aprender muito se bem orientada. Quem é Fisioterapeuta do desporto tem que desenvolver um raciocínio clínico fantástico, lembra-te que por vezes tens de decidir em poucos instantes se o atleta vai ou não ser substituído e isso pode influenciar um jogo, no vólei por exemplo, onde eu tenho alguma experiencia. Isso só se aprende "fazendo" e se tiveres um bom orientador só vais "lucrar". Em relação às condições de trabalho, bem, esse é o problema comque se deparam muitos Fisioterapeutas do Desporto, mas acho que acima de tudo é preciso "ter mãos" e disponibilidade... e gelo, muito gelo :lol:
Caro Zé Luís,
Agora permita-me discordar:
"As condições crian-se e no desporto é fácil, é só aproveitar os resultados bons e exigir.....argumentando sempre com o trabalho desenvolvido por nós. Ou melhor - exemplo: um dos melhores do atleta da equipa lesiona-se com gravidade, de imediato o Treinador vem ter connosco - pergunta chave: será que posso contar com atleta para domingo? "
Isto de aproveitar os resultados bons...
Não sei não...
Pode funcionar como um "pau de 2 bicos". Ou a direcção e treinador decidem que os resultados bons foram conseguidos à custa de uma boa recuperação física e psicológica dos atletas. E aí atribuem mais dinheiro e melhores condições de trabalho. OU, eles podem pensar que se com determinado material nós conseguimos atingir na mesma os objectivos, pq mudar?
Não sei se me fiz entender?
Isso já aconteceu comigo!
Um abraço,
Marco
JoaoMiguel Carvalho
09-05-05, 04:49
BOAS!
Eu sou o Fisioterapeuta do Rio Ave do Futsal, vou subir este ano a primeira divisao.
Concordo plenamente que so ta no desporto quem tiver o bichinho e q existe mt gente q so ta la enquanto nao arranja mais nada.
Relativamente ao uso do gelo, eu tb o uso frequnetemente, para o nao dizer sempre. tb uso as minhas maos, tive q aprender um pouco de farmacologia.
Qt ao orientador, eu não sei s sou um bom ao mau, fisioterapeuta no desporto, pq nunca fiz nenhum estagio em nenhuma equipa, aquilo q eu aprendi foi atraves da minha experiencia como atleta e em estagios em hospitais.
qt ao exigir condições, no meu caso e complicado pq treinamos num pavilhao de uma escola, ou seja nao ha marquezas, mt menos aparelhos, o restante material (TAPES, cremes, ...) vai s pedindo, com maior ou menor dificuldade. ou seja, os atletas vao ser tratados ao clube...
relativamente a existencia de massagistas, eu penso q vai ser dificil de desaparecerem, pq os clubes mais pequenos nao tem dinheiro para pagar a um fisioterapeuta... enquanto q um massagista nao tem problemas d aceitar 5 contos para ir fazer os jogos ao fim de semana e levar as chuteiras e a agua e "botar gelo" sempre q acontece qualquer coisa.
Para terminar sem duvida q o futsal é o desporto do futuro em portugal, pelo menos dentro de anos vai ser a segunda maior modalidade no pais.
Cumprimentos a malta FT do futsal
Vitor Santos
09-05-05, 16:15
Eu acho que para bem da Fisioterapia e dos fisioterapeutas só deveriamos fazer referência à modalidade e deixarmos de referir a divisão onde militam pois isso é publicidade enganosa, a meu ver e para a àrea da saúde.
Só agora vi este tópico e quero dizer que quem não gosta de fisioterapia do desporto só pode ser por duas razões:
1 - Não gosta mesmo ( razão inquestionável )
2- Foi ensinado por alguém que não gostava ( razão mais provável ).
Saudações fisiodesportivas
Francisco Neto
09-05-05, 16:27
BOAS!
Eu sou o Fisioterapeuta do Rio Ave do Futsal
João,
Pede para mudarem a informação da tua profissão no site do Rio Ave. Apareces como massagista... Não é que tenha algo contra eles, mas sei que essa não é a tua profissão...
Abraço
Jose Rocha
09-05-05, 22:12
Há licenciaturas em tudo, será que é dificil organizar-se uma licenciatura em Fisioterapia no Desporto?
Eu acho que será dificil! e sabem porquê?
Porque esta licenciatura está ligada directamente à nossa profissão ( prática) e os Profs e os Alunos terão que deixar os fatos e gravatas para vestirem fatos de treinos, calções, calçarem chuteiras, transpirarem, executarem as técnicas adequadas sem hesitações e provarem que o trabalho de Fisioterapia no Desporto é objectivo e efeciênte.
Infelizmente os Fts do Desporto em Portugal só tem estatudo ( não há pós-graduação, não há licenciatura não há nada ) pois ao longo de anos (consecutivos) provoram a sua efeciência. Apenas e através dos documentos comprovativos dos Clubes, Associações, Federações e de Certeficados de presença em Campeonatos da Europa, do Mundo, e em Jogos Olímpicosse pode comprovar o anos de trabalho no desporto como Fisioterapeuta.
Condeno viamente os colegas que trabalharam 2 meses, 6 meses, 1 ano no desporto e que se apelidam de Fisioterapeutas do Desporto. E mais, condeno os que tomaram esta atitude e que abriram Gabinetes, Clínicas rotuladas de Fisioterapia Desportiva.
Em relaçao ao meu post de 28-03-05, queria dizer que quando mais nos consideram mais podemos exigir, há técnicas correctas para se conseguir condições sendo sempre justos e correctos e não esqueçendo os Atletas.
Estou-me a alongar, peço desculpa. O desporto pode ser um campo muito importante para a Fisioterapia, e para que tal aconteça teremos que o defender.
Francisco Neto
10-05-05, 00:16
Há licenciaturas em tudo, será que é dificil organizar-se uma licenciatura em Fisioterapia no Desporto?
Sinceramente, uma licenciatura acho difícil. Mas porque não um curso de pós-licenciatura de especialização em Fisioterapia no Desporto, à semelhança do que acontece com a Enfermagem (Médico-cirúrgica, comunitária, saúde infantil...), ou um mestrado de Fisioterapia no Desporto, como acontece noutros países?
Adérito Seixas
10-05-05, 02:05
Concordo, acho que um pós graduação, Mestrado ou Doutoramento são as opções a seguir. Isso, como diz o francisco, já se passa em outros países e é um exemplo a seguir no meu ponto de vista.
marpereiracosta
10-05-05, 14:30
Aqui no Brasil, existe a especialização em Fisioterapia Desportiva.
É uma Pós - Graduação Lato - Sensu( com um mínimo de 352 hs/aula ), reconhecida pelo Ministério da Educação.
Existem pelo menos 10 Universidades que disponibilizam esta especialização; umas melhores..outras piores...mas todas têm o conceito mínimo do Capes/MEC( orgãos reguladores ).
Duas escolas têm o conceito máximo.
Qualquer outra informação estou a disposição
Abraço a todos
Ft. Marcelo Costa
Sabes quais são as duas com conceito máximo???
Marco
marpereiracosta
10-05-05, 15:48
Caro colega,
Universidade do Estado de Santa Catarina - www.udesc.br (http://www.udesc.br)
Universidade Estácio de Sá - www.estacio.br (http://www.estacio.br)
Na Estácio, somente o curso de especialização,obteve conceito Máximo, seu curso de Graduação ficou na média.
Na Udesc, vc precisa se informar, pois a turma só abre quando alcançado um quorum mínimo de interessados, e a a especilização também é em Ortopedia.
Espero ter Ajudado,
Abraços
Ft. Marcelo Costa
Mt obrigado.
Ajudou imenso!
Um abraço,
Marco Fonseca
Adérito Seixas
16-05-05, 00:10
Na quinta feira estive a falar com o presidente do grupo de interesse em prática privada. Ele defende, em vez da criação de uma pós-graduação em fisioterapia desportiva, a criação de uma Pós-graduação em Fisioterapia Musculo-esquelética (acho que era isso...). O que pensam disso?
São áreas de intervenção completamente diferentes...
É ridículo...
Marco
Adérito Seixas
18-05-05, 21:12
Completamente diferentes??? Como assim??? O tratamento de uma tendinopatia num hospital difere assim tanto do tratamento de uma tendinopatia num gabinete de um clube? E o trabalho proprioceptivo também? Porque dizes que é ridículo?
(reparem que eu não estou a expressar a minha opinião... estou apenas a incentivar o diálogo...)
Francisco Neto
19-05-05, 00:30
Não me parece que seja tão ridículo assim... Afinal em Desporto não tratas fundamentalmente patologias do foro neuro-musculo-esquelético?
Vitor Santos
19-05-05, 02:04
Não defendendo a criação de uma post-grad de uma área versus outra ( desporto /Musculoi esqueléticas) esta é infelizmente a imagem que a esmagadora maioria dos Fts que trabalham no desporto transmitem até para os próprios colegas, quanto mais para o exterior.
Daí não é de estranhar que mesmo os nossos colegas achem que, se poderia fazer uma ou outra indiferenciadamente ou mesmo que a de Desporto seja de somenos importância.
Aliás basta ver as comunicações dos "experts" da área.
Francisco Neto
19-05-05, 02:13
O ideal seria haver uma pos-graduação em Terapia Manual e outra em Ft. do Desporto, com algumas disciplinas comuns, eventualmente, e outras mais específicas para cada uma das áreas.
Adérito Seixas
19-05-05, 07:47
Ora lá está Francisco. Era isso mesmo, é isso que eu penso. Quando falava acerca da criação de uma PG em Musculoesqueleticos ou da PG em Desporto não fui a favor de que eram a mesma coisa, existem coisas diferentes, talvez não no tratamento das patologias mas em aspectos para além desses e também muito importantes, como por exemplo gestão em desporto (não é a mesma coisa que gestão) e outros que uma PG deve contemplar para além do tratamento de patologias.
Mas que não é difícil imaginar um "tronco comum" para essas duas PG não é, esta é a minha opinião :wink:
Tronco comum??? Numa pós-graduação??? Ainda é mais ridículo do que o que mencionaste lá atrás! Se é ensino pós-graduado deveria ser especializado e não generalizado!!!
E eu continuo a defender a especialização nessa área específica. Não querendo com isto dizer que as técnicas que se utilizam em parte dos doentes de foro neuro-musculo-esquelético não possam e devam ser utilizadas na Fisioterapia Desportiva.
Agora quem está nesta área, e mesmo os referidos "experts", defendem a criação de uma pós-graduação independente das restantes terapias manuais (como também refere o Francisco Neto e na minha opinião, bem!!)
Marco Fonseca
Francisco Neto
23-05-05, 22:25
Não concordo que a ideia do tronco comum seja descabida. Há áreas que são comuns e outras que são específicas de cada área de intervenção. Isso acontece em muitos mestrados e PG no estrangeiro (exemplo: http://physiotherapy.curtin.edu.au/courses/pg/master-sports-physio.cfm e http://physiotherapy.curtin.edu.au/courses/pg/master-manipulative-therapy.cfm). Se pensares em áreas como a metodologia de investigação, prática baseada na evidência, skills manuais (alguns)... é possível juntar ambas as áreas e, depois, criar disciplinas específicas para cada PG. Deste modo, rentabilizam-se recursos, respeitando-se, em simultâneo, a individualidade de cada área.
Adérito Seixas
24-05-05, 11:42
Tronco comum??? Numa pós-graduação??? Ainda é mais ridículo do que o que mencionaste lá atrás! Se é ensino pós-graduado deveria ser especializado e não generalizado!!!
Olha, na minha opinião não é nada ridículo...
E eu continuo a defender a especialização nessa área específica. Não querendo com isto dizer que as técnicas que se utilizam em parte dos doentes de foro neuro-musculo-esquelético não possam e devam ser utilizadas na Fisioterapia Desportiva.
Eu também defendo a especialização na área Marco...
Se dizes que as técnicas que se utilizam são comuns estás a dizer que existe algo em comum não é? Então porque não um tronco comum de x disciplinas?
Agora quem está nesta área, e mesmo os referidos "experts", defendem a criação de uma pós-graduação independente das restantes terapias manuais (como também refere o Francisco Neto e na minha opinião, bem!!)
Se leres com atenção eu também defendo uma PG diferente para a Fisioterapia Desportiva, mas isso não invalida o facto de poderem ter um tronco comum Marco...
Os exemplos estão aí na mensagem anterior Marco, PG diferentes, diescíplinas em comum :wink:
Olha, na minha opinião não é nada ridículo...
Só para te lembrar que eu, tu e o Nuno estamos no Mestrado em Ciências do Desporto em 3 áreas distintas (Alto Rendimento, Actividade Física Adaptada e 3ª Idade) e as disciplinas são maioritariamente diferentes.
E mesmo as que tem o nome igual (biomecânica, metodologia da investigação, e mais uma ou duas!!!) ou não são leccionados pelo mesmo docente, ou/e não tem os mesmos conteúdos programáticos.
E mesmo como o Francisco mencionou, as áreas de "contacto" entre a Fisio Desportiva e a Terapia Manual serão somente as Metodologias de Investigação, a Prática baseada na evidência e os Skills Manuais??? :shock:
Parecem-me muito poucas... eu penso que existem mais!
Mas as especialidades em Fisiatria e em Medicina Desportiva, também são muito idênticas e mesmo assim os conteúdos abordados são "bastante diferentes" (não queria por estas palavras, mas...)
Um abraço,
Marco Fonseca
Francisco Neto
25-05-05, 15:21
E mesmo como o Francisco mencionou, as áreas de "contacto" entre a Fisio Desportiva e a Terapia Manual serão somente as Metodologias de Investigação, a Prática baseada na evidência e os Skills Manuais??? :shock:
Parecem-me muito poucas... eu penso que existem mais!
Também acho que existem mais, Marco! Só estava a dar alguns exemplos de disciplinas comuns dos mestrados a que os links dizem respeito.
Continuo a achar que é possível fazer várias omeletes com os mesmos ovos, juntando, depois, ingredientes diferentes a cada uma delas. Volto a dizer que isso tem a haver não só com a existência de pontos em comum entre várias "especialidades" mas, também, com a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros. Se tal não fosse possível ou viável, julgo que universidades de renome mundial teriam abandonado esse caminho............
marpereiracosta
25-05-05, 17:23
Caros colegas,
Muito oportuno , as colocações , tanto do Francisco quanto a do Marcos.Podemos ter diversos conteúdos programáticos dentro de uma única disciplina; dependendo de sua abordagem.
Abraços
Marcelo Costa
Ana Santos
25-05-05, 19:07
1
Vitor Santos
25-05-05, 19:14
O problema das escolas e faculdades que conheço não está nos ovos nem nas galinhas mas sim nos galos e nos poleiros:badgrin:
Francisco Neto
25-05-05, 19:21
Sem comentários, Vitor... É caso para dizer... há que se pensar antes de se cacarejar :wink: Não vou tecer aqui comentários menos éticos... Há coisas que penso, mas não gosto de as dizer para não ferir susceptibilidades... Particularmente, talvez, mas não num fórum. É a minha posição e respeito as dos outros.
Adérito Seixas
25-05-05, 22:41
Só para te lembrar que eu, tu e o Nuno estamos no Mestrado em Ciências do Desporto em 3 áreas distintas (Alto Rendimento, Actividade Física Adaptada e 3ª Idade) e as disciplinas são maioritariamente diferentes.
E mesmo as que tem o nome igual (biomecânica, metodologia da investigação, e mais uma ou duas!!!) ou não são leccionados pelo mesmo docente, ou/e não tem os mesmos conteúdos programáticos.
Olha, como estivemos a ver para biomecânica chegamos à conclusão que a aula foi a mesma certo?
Nas diferentes áreas do Mestrado em Ciências do Desporto existem disciplinas que podiam ser leccionadas para todos os mestrados, como por exemplo a metodologia de investigação (só um exemplo). E temos até casos de seminários que são dados em conjunto para vários mestrados...
Eu penso que com organização se conseguia, sem dúvida alguma, criar um tronco comum, que como já foi dito é utilizado em universidades de renome. Mas essa é a minha opinião claro :wink:
marpereiracosta
26-05-05, 02:20
Olá a todos
Relatarei aqui minha experiência(digo de escolas Brasileiras). Nos cursos de Pos -Graduações (stricto - Sensu - Mestrado / Lato-Sensu - Especialização) Temos um Núcleo base de Disciplinas, onde não há diferenciação entre as Disciplinas dos cursos: Fisioterapia Desportiva / Traumato- Ortopedia / Músculo -Esquelética.; por exemplo.
No segundo momento, aí sim ,acontece o aprofundamento em cada área específica.
Cordialmente
Marcelo Costa
Adérito Seixas
26-05-05, 18:13
Então têm um conjunto de disciplinas que são comuns aos cursos Marcelo? Foi isso que percebi...
marpereiracosta
26-05-05, 21:14
Olá Adérito,
Sim, existe um Núcleo Básico de disciplinas, que é chamado de Núcleo Comum. As disciplinas são ministradas pelos mesmos professores, com conteúdo programático bem parecidos, só levando em conta, o respectivao aprofundamento de cada área.
Será que deu para entender...se ficou confuso, estou à sua disposição.
Um exemplo: Anatomia/ Fisiologia Articular, Biomecânica/Cinesiologia, entre outras...são disciplinas que são ministradas, igualmente, nos curso de Pós - graduação em Fisioterapia Desportiva /Traumatologica - Ortopédica /Músquulo - Esquelética.
Abraços
Marcelo Costa
Adérito Seixas
27-05-05, 20:21
E tem funcionado bem o sistema? As necessidades dos alunos têm sido satisfeitas? Peço desculpa por estar a insistir, estou apenas a tentar manter a discussão :wink:
marpereiracosta
30-05-05, 12:16
Olá Adérito,
Sim, porque, apesar do núcleo comum, teremos também as disciplinas específicas,ode os assuntos serão abordados com um grau de individualidade .
Abraços
Marcelo Costa
gostava de saber outras opinioes sobre o facto de criar uma equipa de futsal com crianças com alguma deficiencia ou limitação motora ou psicológica. Pontos positivos e negativos? Quais seriam os mais aptos? A meu ver a limitaçao teria de ser minima a nivel fisico e o problema teria que ser basicamente so psicológico e axo k os beneficios seriam maiores a nivel social e psicologico. Opinioes?
Mais uma coisa. há necessidade de criar uma turma especial? qual o papel do fisioterapeuta alem da avaliaçao das condiçoes à practica do desporto?
Adérito Seixas
09-08-05, 21:48
Como todos sabemos as pessoas com necessidades especiais podem, e cada vez mais se estimula, praticar desporto (http://www.dsusa.org/index.html / http://www.efdeportes.com/ilafit/aft.htm). Os desportos que praticam ou são criados de base para eles, como o goalball (http://www.apec.org.pt/goalball.htm), ou são adaptadas as regras ou as dimensões do campo por exemplo (como no ténis em que a bola pode bater mais do que uma vez no chão).
O futebol é uma actividade que pode ser praticada por pessoas com necessidades especiais também (http://www.paralympic.ca/english/sports/sports/football.asp / http://www.cpisra.org/sports_cpisra_soccer.htm). É claro pessoas com determinadas patologias não podem jogar futebol como é lógico.
Os benefícios da actividade física em pessoas com necessidades especiais são enormes, desde a saúde mental aos problemas motores, todos podem beneficiar.
Criar uma equipa de futsal é uma boa ideia mas é necessário ter algumas coisas em conta. É giro colocar crianças ditas "normais" e crianças com necessidades especiais, estimula a inclusão das crianças com deficiência mas é preciso preparar as outras crianças para isso, mas é uma ideia gira.
Relativamente aos mais aptos isso é muito relativo, mas crianças com paralisia cerebral, sindrome de down e outras podem praticar... mas crianças com autismo, hiperactividade e outros problemas também... aconselho a pesquisar um pouco pela internet ;) (http://www.cpisra.org/cpisra_material.htm).
Quanto ao papel do fisioterapeuta, bem... desde a avaliação para determinar quais as capacidades das crianças, passando pelo possível tratamento de determinados problemas, desde apreparação da equipa em alguns níveis... enfim. A nível olimpico (desporto adaptado) os fisioterapeutas podem ser classificadores também (organizam os atletas por "nível de capacidade", por assim dizer).
JoaoMiguel Carvalho
27-09-05, 12:41
Desculpem desviar a conversa para coisas mais futeis, mas penso q teram o seu interesse. a meio da época pasada iniciei a minha actividade como fisioterapeuta num clube de futsal e como tal nao tomei conhecimento de certas coisas q so agora tive acesso. por exemplo os directores nao conseguiram encontrar nehum braçadeira dizer fisioterapeuta, gostaria d saber o q é q os senhores fisioterapeutas dos grandes usam no braço... outra questao na ficha tecnica da federaçao portuguesa de futebol nao exste nenhum espaço para fisioterapeutas.... existe para medicos, enfermeiros, directores, preparadores fsicos... e massagista... onde é q os masters da fisio em futebol poe o nome????
Jose Rocha
27-09-05, 17:43
Da minha experiência, posso adiantar que na Federação de Andebol tb não existia, e passou a existir um espaço na ficha e não braçadeira mas várias camisolas com Fisioterapeuta escrita.
Consegui porque na altura em que me inscrevi na Federação entreguei o Curriculum e de imediato alertei para a situação de que era Fisioterapeuta, a Direcção tomou em conta e acrescentou na ficha e as "tarjectas" de fisioterapeuta,( enquanto as fichas não foram alteradas nestas existe um campo que diz Outras e eu inicialmente preenchia esse campo colocando Fisioterapeuta.
João Carvalho faz uma exposição à Federação de Futebol tavez venhas a conseguir.é bom que se envie o curriculum ou então uma fotocópia da Cadernete Profissional.
De qualquer maneira é de reparar no Gaspar.
Fisiopedro
03-01-06, 10:54
Eix, afinal parece que já há por aqui mta gente ligada ao Futsal, bem para não destoar cá vai mais um, sou Fisioterapeuta do Grupo Recreativo e Desportivo Aguias Unidas
Abraço
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.