View Full Version : como agir legalmente perante situações que não dignificam a fisioterapia
claudia ramos aguiar
09-03-05, 10:39
caros colegas:
aqui na ilha,estão a desenvolver um curso de massagistas em que é um colega fisioterapeuta a ministrar as aulas, que não se limita a ensinar massagem,como também já aborda areas da hidroterapia, talassoterapia, massagem de drenagem linfática e massagem transversal profunda, queriamos que nos ajudassem a fazer alguma coisa pois isto é claramente habilitar pessoas sem qualquer tipo de competência e formação em Fisioterapia.
Aguardamos resposta!!!
Olá Cláudia, obrigado antes de mais pela informação...
Eu na minha opinião isto vai de mal a pior... como diz o meu avô.. "isto anda á vontade do freguês".. não pode ser!
Penso que a APF terá de actuar sobre isso e não permitir que o curso continue a ser leccionado... caso contrário estaremos em pouco tempo a ser "vítimas" de cursos de 1 ano de fisioterapia..
Vitor Santos
10-03-05, 01:07
Pois bem caros colegas, como já escrevi noutro tópico, a ética em Prática Privada só tem servido aqueles que não a têm pois os outros que se regulam por principios éticos não os denunciam. Penso que deveria ser boa prática nossa denunciar aqueles que têm comportamentos lesivos do bom nome da nossa profissão e depois se o presumível lesado assim o entender recorrer para as instâncias que superintendem esses casos ou seja os tribunais. Eu por mim dos meus “colegas” ( ponho a palavra entre aspas) já vi de tudo, até um que no fim da Formação em Cadeias Musculares, como faltou mais de metade das aulas, o Sr. Busquet não lhe entregou o diploma e espantem-se meus colegas ( sem apas ) ele roubou o diploma e eu fiz com que ele o devolvesse. O Grupo de Interesse em Prática Privada da APF tem todo o interesse em receber comunicações ácerca destes casos, os colegas do fórum podem enviar-me em mensagem privada estes casos que eu terei todo o prazer de os apresentar em sede própria depois de discutidos.
Este era um bom procedimento para a colega Cláudia Ramos
Helder Fonseca
12-03-05, 10:18
Por muito que eu goste do meu pequeno país, ainda há muitas notícias que me conseguem chocar.
No entanto, penso que não haverá ´muito a fazer, já que não temos um "acto fisioterapeutico" regulamentado. Desde que esses formandos não digam que são fisioterapeutas, ou que estão a fazer fisioterapia, não estão a agir contra nenhuma lei.
Na minha prática, num Health Club lido todos os dias com situações emelhantes, desde professores de educação física a fazerem programas na piscina, para doentes neurológicos, ou de musculação, para doentes ortopédicos (alguns em fase muito aguda e a necessitar de tratamento) ou massagistas a realizarem "tratamentos" a pessoas com dores de costas, ou noutras articulações.
Acho que neste caso, é necessário ser capaz de separa as coisas, e alertar a comunidade de que certas coisas são da competência de fisioterapeutas. Os meus colegas do clube, felizmente sabem que quando a situação os ultrapassa, deverão encaminhar as pessoas para a fisioterapia. É necessário mudar a opinião das pessoas, e sobretudo dos MÉDICOS, acerca de certo tipo de tratamentos.
claudia ramos aguiar
15-03-05, 13:50
vamos avançar com a queixa á associação.E a mensagem anterior a esta do croki também deveria ser tida em conta da passividade com que andamos a ser ultrapassados..
vamos avançar com a queixa á associação.E a mensagem anterior a esta do croki também deveria ser tida em conta da passividade com que andamos a ser ultrapassados..
Concordo em pleno... estámos mesmo a ser ultrapassados com passividade...
Algumas medidas vão ser postas em prática também pelo fórum.
Mike Simões
16-03-05, 01:18
Não sei se a APF resolverá alguma coisa...de facto é triste para a profissão que tal aspectos aconteçam...acho que realmente se devia de fazer alguma coisa porque são situações que em nada dignificam a Fisioterapia...o que eu acho é que para que estas situações não prevaleçam nem comecem a surgir em grande número, todos os Ft. se deveriam unir e lutar para a formação de um orgão de poder junto dos nossos Governantes: Criar uma Ordem, será pedir muito?Só assim é que a Ft. será vista como "algo de peso" e certamente deixarão de existir "simples e banais cópias de Fisioterapeutas" que denigrem o bom nome da profissão...pois lá diz o ditado "cada macaco no seu galho"...
claudia ramos aguiar
16-03-05, 10:13
o problema é ter autorização aprovada para a criação da ordem
claudia ramos aguiar
16-03-05, 10:16
caro colega vitor Santos,dentro em breve mandaremos o programa para si do curso em questão,no qual até dizem formar pessoas em algumas tecnicas de Ciriax!!..MTP!!
Jose Rocha
16-03-05, 19:53
Dúvido que o formador seja Fisioterapeuta.Caso seja o Ft. Victor tem razão e como tal á Claudia deve enviar o mais rápido para o colega.
Vitor Santos
16-03-05, 23:49
Atenção que a ordem só regula os fisioterapeutas ou seja se um Ft fôr expulso da ordem pode continuar a fazer "fisioterapia" . A ordem é válida para os médicos pois ela regula também a Medicina. na tabela de serviços do Sindicato dos Enfermeiros também são pagos serviços de " Enfermagem" como: ultr sons, mobilização articular passiva, treino de marcha( por outras pavras),cinesiterapia respiratória, etc.
Adérito Seixas
17-03-05, 00:39
só regula os Fisioterapeutas mas pode retirar-lhes a carteira profissional, impedidndo-os de exercer (se algo o justificar) ou não?
Vitor Santos
17-03-05, 11:07
Ninguém está legalmente impedido de fazer as "nossas" práticas em lugar algum do Mundo, ou por outra , não conseguimos ainda exclusividade das mesmas.
O que eu costumo dizer é que a ordem não é solução para tudo e que não devemos ficar parados à espera para ela ser decisora. Devemos já começar a lutar pelos nossos interesses e fazer pressão para que haja contratos de fisioterapia com entidades de molde a que a ordem não sirva só para o bastonário.
Adérito tu escreveste "impedidndo-os de exercer (se algo o justificar) ou não?" Já viste a dificuldade de provar negligência médica? Então imagina negligência "fisioterapêutica" ? Coisas mais palpáveis tipo e com provas fisicas: Recibos verdes na qualidade de prestador de serviços de fisioterapia , publicidade enganosa e dolo de gestão são dificeis de levar até ao fim quanto mais o resto.
Imagina um cenário plausivel.
2 pessoas têm 2 lojas uma ao lado da outra. 1 é um Gab. de Ft a outra 1 individuo que faz tudo ("Ginástica" para idosos, Cinesiterapia Respiratória, Osteopatia, Massagem de Recuperação Desportiva, etc. etc. este cenário não é todo ficção) ). Este 2º manda lá ir um doente que levanta uma falsa queixa ex: caíu no Gab do 1º e ficou dores incriveis na cervical e no 1º tratamento ainda ficou pior etc. etc. Conclusão: chega lá a ordem e retira-lhe a cédula ou fecha-lhe o espaço.
Jose Rocha
17-03-05, 17:08
Vitor: como sabes qualquer doente pode fazer queixa de um FT, expondo o caso ao advogado, caso tu tenhas o seguro ( seguro profissional, mais posso adiantar que a seguradora que está a fazer esses seguros é a AMA) , que é aconselhado termos, principalmente os que tem gabinete, as coisas torna-se mais fáceis, mas se não tiveres há todas as condições para estares perante o tribunal.
Adérito Seixas
18-03-05, 19:06
Tens razão Vitor, seria difícil provar negligência do fisioterapeuta, até por que ainda nem temos a autonomia que desejamos...
Eu tenho esse seguro, na AMA precisamente e cho que todos os Fisioterapeutas o devem ter.
Olá!
O que é necessário fazer para ter esse seguro?
Brigado!
Adérito Seixas
18-03-05, 23:40
Tens que te dirigir à seguradora e dizer-lhes que estás interessada em o fazer. A AMA é uma instituição que é "especializada" em seguros a técnicos de saúde. Penso que deve ter representante em Setúbal :wink:
Gonçalo Trafaria
25-03-05, 18:33
:evil:
ftnunosilva
25-03-05, 23:50
Não percebi... :confused:
Adérito Seixas
26-03-05, 00:32
Vai ao 1º e 9º post...
ftnunosilva
26-03-05, 00:39
ah! :lol:
Desculpem... mas vocês tem umas piadas engraçadas!
Não posso crer...
Adérito Seixas
27-03-05, 18:05
Que piadas? Não percebi...
portauzzie
29-03-05, 12:02
Finalmente este assunto é abordado... e penso q falo em nome de todos qd refiro que este tipo de iniciativas nos assustam. Pq estão a comprometer o nosso futuro... o nosso "ganha pão". E enquanto que uns acham graça, outros preocupam-se vendo a sua profissão em risco. :neutral:
Por exemplo, durante a organização do curso de Fisioterapia em Animais, foram recebidas inscrições de médicos veterinários. Estes foram "recusados" com a explicação de que a formação é exclusiva a Fisioterapeutas e dada com o intuito de unirmos mais estas forças entre Fisioterapia e Medicina Veterinária. No entanto, esta explicação foi mal interpretada numa de "vocês querem é tudo para vocês" qd n é isso q acontece. Outro exemplo é a existência de um "famoso" curso na Faculdade de Motoricidade Humana em Lisboa que de certa forma "dá" o cargo de Fisioterapia... e digo isto, dá literalmente... Isto são apenas pequenos exemplos de insegurança da nossa profissão que devem ser encarados COM RESPEITO acima de tudo sem criticarmos de forma exaustiva.
Mas no fundo, quando vemos certos indivíduos que com provavelmente, menos trabalho, menos formação e possivelmente menos gastos, chegam a receber o mesmo cargo é de facto assustador. Logo... que este debate continue, pois só assim poderemos assegurar mais a nossa profissão. E mais que profissão, a nossa vida, ocupação e dedicação. Que este tema seja uma pequena bola de neve no cume de uma montanha...
Saudações colegas:wink:
Manuel Ferreira
29-03-05, 19:45
Para isso temos que nos unirmos e lutar por uma ordem, pode não ser a solução, mas pelo menos tenta fiscalizar os actos ditos de Fisioterapia, mas que não o são.:neutral:
luis pereira
29-03-05, 21:24
ola pessoal! após ter lido todo este tema apenas sei que todas as questões vão sempre parar à criação de uma ordem... relativamente aos "fisio-massagistas" e afins penso que vai ser necessário colocá-los nos lugares que lhes dizem respeito
cumprimentos
Jose Rocha
29-03-05, 21:47
Luis Pereira que eu saiba não existe a carreira de "fisio-massagista" nós Fts temos que nos afirmar e não ter medo que nos ocupem o lugar.
Pensa como eu ( conselho de um velho na profissão, mas adolecente na idade ):- eu sou Fisioterapeuta e o meu campo está bem deliniado, se existem massagista deixá-los o campo deles está defenido, ele é médico o campo está defenido, ele é enfermeiro o campo está defenido, há que saber colocar-no-nos no nosso galho sem interferir com os outros, e isso é fácil , trabalha, os resultados através das técnicas que bem sabemos quais são e terás os pacientes a apelar por ti ,por nós!!!!!
Um abraço
Francisco Neto
29-03-05, 22:22
eu sou Fisioterapeuta e o meu campo está bem deliniado, se existem massagista deixá-los o campo deles está defenido, ele é médico o campo está defenido, ele é enfermeiro o campo está defenido, há que saber colocar-no-nos no nosso galho sem interferir com os outros
Concordo plenamente... Cada "macaco" no seu galho... O problema é que há "macacos" que saltam de galho em galho e não há nenhum "rei leão" que os ponha nos lugares deles... Nem nós substituimos os enfermeiros ou os massagistas nem o inverso acontece. O problema é que há por aí super-homens que fazem tudo e, afinal, não fazem nada. A equipa de profissionais de saúde deveria ser multidisciplinar e actuar como uma verdadeira equipa, com um médico, um fisioterapeuta, um enfermeiro, um nutricionista, um "fisiologista"... Infelizmente, está é uma realidade que por e simplesmente não existe no panorama nacional, ao nível da alta competição. Deveria ser criada legislação específica que obrigasse à criação destas equipas, na minha opinião.
Francisco Neto
29-03-05, 22:27
Outro exemplo é a existência de um "famoso" curso na Faculdade de Motoricidade Humana em Lisboa que de certa forma "dá" o cargo de Fisioterapia... e digo isto, dá literalmente...
Temos que nos lembrar que esse famoso curso é bastante recente no panorama nacional... só vai na sua 2ª edição... Antes disso (e agora também), os Fisioterapeutas recorriam a outras faculdades, principalmente de desporto e de educação física, para obterem o grau de mestre. Não era por isso que um Fisioterapeuta passa a ser capaz de substituir um professor de educação física, nem é por um prof. de educação física tirar o mestrado em Fisioterapia que tem acesso à cédula profissional de Fisioterapeuta...
Adérito Seixas
29-03-05, 22:31
E tens razão Francisco, toda. O problema é que os outros profissionais (alguns deles, não todos) não estão para aí virados. Eu conheço um enfermeiro que trabalha no Boavista que diz que ELE é que faz electroterapia e ELE é que recupera os atletas... enfim.
Necessitamos urgentemente de um "Rei Leão". Eheheh
Marco
Helder Fonseca
01-04-05, 20:04
A questão da FMH é saber até que ponto eles poderão mesmo saír com um grau de Ft. (já que na legislação diz que só poderá exercer "fisioterapia" quem tiver um curso de fisioterapia) e atá que ponto eles não poderão estar mesmo preparados para exercer.
Não se esqueçam o caso de outras escolas...
Vitor Santos
02-04-05, 02:36
Caro Viciouzzz
Em que legislação está que a fisioterapia só pode ser feita por fisioterapeutas?
Ver anexo
Helder Fonseca
02-04-05, 10:26
Esse ficheiro apenas se refere à legislação ANTES de 1999.
DECRETO-LEI n.º 320 / 99
de 11 de Agosto
"REGULAMENTAÇÃO DAS ACTIVIDADES TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA que condiciona o seu exercício em geral, quer na defesa do direito à saúde. Proporcionando a prestação de cuidados por quem detenha habilitação adequada, quer na defesa dos interesses dos profissionais que efectivamente possuem os conhecimentos e as atitudes próprias para o exercício da correspondente profissão"
Estou completamente de acordo quando se diz que devemos fazer algo e não podemos ficar de braços cruzados porque senão a pouca autonomia conquistada deixa de existir.
Em relação á legislação pode não estar explicito que a fisioterapia só pode ser realizada por fisioterapeutas.
Mas é assumido que a fisioterapia deixou de ser vista como um mera ocupação e começou a ser encarada como um trabalho, uma "profissão". É sabido que a profissionalização requer uma educação superior (que neste caso é um curso bi-etápico). Como tal é necessário uma entidade que regule a nossa profissão é importante a criação de uma ordem que nos defenda e que defenda os doentes.
É possivel que só isso não resolva mas já seria o inicio para um maior controlo.
[...] é importante a criação de uma ordem que nos defenda e que defenda os doentes.
É possivel que só isso não resolva mas já seria o inicio para um maior controlo.Volto a concordar. É preciso na minha opinião uma entidade que diga o que cada um tem de fazer.
Já sabemos que por enquanto há para todos, mas penso que o sensato será colocar cada profissão no seu respectivo campo de acção.
Isto para no futuro não ouvirmos, como eu ouço algumas vezes: "O meu dentista é um pedreiro!" :lol:
Francisco Neto
03-04-05, 00:52
Tal como tinha referido noutro post, o facto de um prof de educação física, por exemplo, ser mestre em ciências da fisioterapia, não o torna fisioterapeuta. Do mesmo modo, diversos colegas nossos são mestres em ciências do desporto, e tal não os torna capazes de substituir profs de educação física. Outros fizeram mestrados em faculdades de economia, e não se tornaram economistas; outros em faculdades de medicina, e não se tornaram médicos; outros em faculdades de psicologia e não se tornaram psicólogos. São, por e simplesmente, mestrados multidisciplinares, que não habilitam os indivíduos a desempenharem uma outra profissão.
Analisemos a Deliberação do Senado nº 8/ UTL/01, publicada no D.R., II Série, nº91, de 18/04/01, relativa ao mestrado em ciências da fisioterapia:
"Objectivos
Ministrar aos mestrandos um ensino estruturado e sistematizado no âmbito da avaliação, administração e implementação de estratégias de intervenção e de prevenção das pessoas com deficiências musculo-esqueléticos. Este objectivo implica a adopção de uma metodologia científica e de uma reflexão multidisciplinar de carácter universitário, que visa ultrapassar a formação dos diferentes profissionais que têm intervindo nesta área.
Estimular nos mestrandos a criação de um espírito científico crítico que lhes permita desenvolver e coordenar projectos de investigação aplicada neste âmbito.
Desenvolver nos mestrandos a capacidade de utilizar os métodos laboratoriais próprios e da aplicação em situações profissionais concretas.
Desenvolver nos mestrandos a capacidade de planificar, avaliar, gerir e coordenar estudos científicos aplicados a esta área, os quais possam vir a ser publicados em revistas científicas."
Este é um mestrado com objectivos claramente académicos e não profissionalizantes, em que, ao que me parece, se fomenta um trabalho académico multidisciplinar, envolvendo titulares da licenciatura em Fisioterapia, Educação Especial e Reabilitação, Ciências do Desporto e Ergonomia.
O ideal era que este mestrado fosse única e exclusivamente destinado a Fisioterapeutas, podendo, assim, ser ainda mais específico na nossa área. Mas não poderão os profs de educação física pensar o mesmo relativamente aos mestrados em ciências do desporto?
Ana Santos
03-04-05, 15:12
Acho que tens toda a razão.
Assim também não teriamos colegas nossos a tirar Mestrados em Ciências da Fala, porque precisam desse grau académico para leccionar nas Escolas de Fisioterapia.
Luciana Silva
03-04-05, 22:46
Caros colegas:
são minhas também as vossas preocupações. Penso que mais do que falar e colocar mensagens aqui no fórum, poderíamos agir. E como? Para já, associando-nos a sindicato e APF, entidades que são a voz da Fisioterapia a nivel das entidades governamentais e outras. Depois, colocando estas dúvidas e preocupações junto dessas mesmas entidades. É tempo de descruzar os braços e contribuir para uma Fisioterapia melhor!
Bem hajam!
Um abraço
Adérito Seixas
04-04-05, 16:20
A informação que tenho é que segundo a legislação só é Fisioterapeuta quem possui os dois ciclos da licenciatura bietápica em Fisioterapia, mas quanto ao só poder Fisioterapia quem é Fisioterapeuta já coloco as minhas reservas pois o acto Fisioterapeutico não está regulamentado...
Quanto aos Mestrados, e eu estou a tirar um Mestrado em Ciencias do Desporto, penso que só vamos tirar Mestrados fora da nossa área porque a oferta não é suficiente na nossa área. São precisos mais Mestrados na Área da Fisioterapia.
Francisco Neto
04-04-05, 16:41
A informação que tenho é que segundo a legislação só é Fisioterapeuta quem possui os dois ciclos da licenciatura bietápica em Fisioterapia, mas quanto ao só poder Fisioterapia quem é Fisioterapeuta já coloco as minhas reservas pois o acto Fisioterapeutico não está regulamentado...
Concordo apenas com a 2ª parte da tua afirmação. De facto, o título profissional não está protegido por lei.
Em relação à 1ª parte da tua afirmação, recordo que um bacharel em Fisioterapia também é Fisioterapeuta! Não é necessário possuir os 2 ciclos da licenciatura bietápica!!!
Quanto aos Mestrados, concordo que a oferta é diminuta, na área da Fisioterapia. No entanto, não podemos censurar outros profissionais por tirarem mestrados em Ciências da Fisioterapia, uma vez que muitos Fisioterapeutas tiram mestrados noutras áreas! São mestrados multidisciplinares, que não conferem competências para o exercício profissional.
Ana Santos
04-04-05, 18:23
Têm razão quando afirmam que na realidade a oferta é diminuida relativamente a mestrados na área da Fisioterapia.
O que penso é que tem de haver coerência na escolha dos mestrados que tiramos.
Se calhar o mestrado do colega Adérito em Ciências do Desporto até tem sentido pois penso que os seus interesses estão relacionados com essa área.
Um mestrado em gestão para quem tem uma clínica, tem sentido.
Um mestrado em Psicologia da Dor para quem trabalha com doenças crónicas, tem sentido.
Agora, um mestrado em ciências da fala para quem dá aulas de técnicas de avaliação e intervenção em Fisioterapia e está associado a um dos maiores clubes desportivos do pais... (sem mais comentários...)!?
Penso que as escolas também deverão ter especial atenção a este factor na escolha dos seus professores.
Adérito Seixas
05-04-05, 01:23
Eu não censuro os outros profissionais por tirarem o Mestrado em ciencias da Fisioterapia, mas não seria melhor a FMH dar preferência aos Fisios (peço desculpa se já o faz)?
Francisco Neto
05-04-05, 01:28
Sinceramente, não sei se o faz ou não, assim como não sei se faculdades que ministram cursos noutras áreas dão preferência aos "seus" profissionais em deterimento dos fisioterapeutas.
Melhor, ainda, seria existirem mestrados específicos, única e exclusivamente para Fisioterapeutas. Só teríamos a ganhar se tal acontecesse. Noutros países, o que acontece é que algumas disciplinas podem ser frequentadas por diversos profissionais (Fisios, Médicos, Podologistas, Enfermeiros, Profs Ed. Física...) mas, depois, existem disciplinas específicas para cada uma destas profissões.
Adérito Seixas
05-04-05, 01:35
O que tem toda a lógica. Esse pode ser o modelo ideal. Um tronco comum para várias profissões e depois cada uma tinha as suas discíplinas específicas. Parece-me bem, muit bem mesmo, podia até existir um intercâmbio interessante de conhecimento.
Vitor Santos
05-04-05, 02:36
Já passei por uma experiência igual em termos de curso. Quando iniciei o curso de Ed. Fis. ( há muito,muito tempo) configuravam-se 2 hipóteses.
1 - 3 anos grau de bacharel + estágio pedagógico habilitação suficiente para o ensino;
2 - 5 anos grau de licenciado + estágio pedagógico habilitação própria para o ensino.
No entanto não via fazer as distinções que algumas vezes vejo entre nós Fts.
Eu costumo dizer que as profissões são como os carros, existem algumas marcas que não é preciso dizer o modelo.Os arquitectos nunca os vi chateados por não serem licenciados (só o sâo há uma dúzia de anos +/-).
Não quero dizer com isto que não é importante sermos licenciados mas como diz o lema da IPPA " turn the physiotherapy into an essencial service" esta é para mim a mais dificil das batalhas.
Quanto aos Mestrados e mesmo os doutoramentos, para os ingleses não há doutorados em Fisioterapia, Engenharia, Medicina,etc. (pois o título é sugestivo do que pensam ) Ph. D. ( Phylosophy Doctor) os DOUTORES são todos em Filosofia.
Quanto há vocação para as áreas de mestrado e doutoramento dever-se-ia ter cuidado, pois estes estudos deveriam servir a sociedade em que estamos inseridos e não só o profissional que os tira para passar mais uns escalões e ganhar mais uns dinheiritos.
É por isso que hoje assistimos a temas de mestrado e doutoramento que só podem fazer rir ou não.
Adérito para responder há falta de mestrados ( vou dar exs. na minha óptica) se eu fosse professor iria procurar na área das Ciências da Educação, Psicologia, Filosofia,Gestão Organizacional,etc.
se estivesse ligado ao Desporto áreas de Ciências do treino,Nutrição, Psicologia, Segurança,etc.
se estivesse ligado ás terapias manuais Biomecânica, Cinesiologia, etc.
Acho que estes cursos não devem ser como a fisiatria pegam num generalista e ensinam-lhe generalidades.
Penso eu de que.
Adérito acabo com uma pergunta muito mais importante achas que o SLB vai ser Campeão?
Ana Santos
05-04-05, 18:41
Adérito para responder há falta de mestrados ( vou dar exs. na minha óptica) se eu fosse professor iria procurar na área das Ciências da Educação, Psicologia, Filosofia,Gestão Organizacional,etc.
se estivesse ligado ao Desporto áreas de Ciências do treino,Nutrição, Psicologia, Segurança,etc.
se estivesse ligado ás terapias manuais Biomecânica, Cinesiologia, etc.
Acho que estes cursos não devem ser como a fisiatria pegam num generalista e ensinam-lhe generalidades.
Penso que o colega Vitor percebeu o que eu quiz dizer.
No entanto, e embora não seja o Adérito, a última frase estragou o comentário todo...
Adérito Seixas
05-04-05, 19:44
Eu já lhe enviei a resposta por pm :lol:
Eu percebi o que queria dizer. Cada profissional deve escolher um mestrado pelo menos relacionado com a sua área, isso seria o ideal claro.
Não concordo com o facto de se criarem Mestrados em Fisioterapia ou em Ciências da Fisioterapia.
O novo modelo de Bolonha vai contemplar exactamente o contrário do que se está a fazer agora. Da generalização para a especialização.
E, não me digam que querem andar a formar pós-graduados em Generalidades da Fisioterapia??? Ou querem???
As opções de Ciências do Desporto (Alto Rendimento, Terceira Idade, Desporto Adaptado, etc...), Biomecânica, Ciências da Saúde, etc... para mim são áreas suficientemente especializadas para intervenção em Fisioterapia. Por isso...
Marco
Adérito Seixas
06-04-05, 12:28
Eu penso que sim, que tens razão, especialização sim. Mas quase de certeza que temos que passar por um período de "evolução", ou seja, precisamos de ter Mestrados em Fisioterapia, sem problema nenhum e depois as teses serão mais específicas, no nosso campo de acção.
Não concordo que isso seja uma evolução. Será uma "involução académica" com mais prejuízo para os coitados dos contribuintes. :neutral:
Mas já estamos habituados em Portugal que isso aconteça. Temos que "andar" 5 anos para trás para avançarmos 1.
Ana Santos
06-04-05, 21:13
Concordo com o mfonseca.
Os mestrados deverão ser direccionados para áreas mais especializadas.
Francisco Neto
06-04-05, 22:53
Não concordo com o facto de se criarem Mestrados em Fisioterapia ou em Ciências da Fisioterapia.
Não concordo com Mestrados que ministrem conteúdos genéricos na área da Fisioterapia, mas julgo que um dos caminhos a seguir para a evolução e afirmação da profissão no nosso país é a criação de mestrados específicos. Nos países de vanguarda na Fisioterapia, há mestrados na área de terapia manual, fisio no desporto, fisio neurológica, fisio respiratória...
Concordo que cursos em áreas afins têm, também, interesse para nós (Biomecânica, para citar um exemplo). No entanto, não podem substituir mestrados específicos que se centrem em determinada área específica do nosso campo de actuação.
Helder Fonseca
08-04-05, 19:10
Pois é Francisco, mas isso é noutros países há mercado suficiente... Aqui em Portugal se abrissem mestrados desses arriscar-se-iam a terem dois ou três alunos por ano. Com o tratado de Bolonha se não estou em erro, irá passar-se uma coisa semelhante nos mestrados.... Ou talvez o equivalente às minors e majors, que existem nos EUA.
Mais importante do que o título académico, na minha opinião, é a formação que se vai realizando. Agora, para quem tem aspirações académicas o mestrado é um passo a tomar, mas nessa vertente o que conta verdadeiramente é o que se faz com o conhecimento que nos é dado e a tese que realizamos (o facto de termos de aprender a ser auto-didatas).
Pois é Francisco, mas isso é noutros países há mercado suficiente... Aqui em Portugal se abrissem mestrados desses arriscar-se-iam a terem dois ou três alunos por ano. Com o tratado de Bolonha se não estou em erro, irá passar-se uma coisa semelhante nos mestrados.... Ou talvez o equivalente às minors e majors, que existem nos EUA.
A diferença Viciouzzz é que em Bolonha quem irá custear os estudos pós-graduados são os alunos...
Marco
Francisco Neto
08-04-05, 23:35
Pois é Francisco, mas isso é noutros países há mercado suficiente...
Não sei se aqui não haveria mercado, também... O futuro o dirá... Conta o número de colegas que estão em mestrados na FMH, na FCDEF, etc...
Marco, os estudos pós-graduados já são custeados pelos próprios alunos, presentemente... Deves saber pela propina que pagas na FCDEF! :wink:
Francisco Neto
08-04-05, 23:39
Mais importante do que o título académico, na minha opinião, é a formação que se vai realizando.
O problema é que, cá, os mestrados são vistos como sendo académicos e, até há uns tempos atrás, só os frequentava quem, realmente, aspirava prosseguir uma carreira académica. Julgo que tem que haver uma aposto maior em mestrados específicos em determinadas áreas da Fisioterapia. Se pudesses fazer um mestrado que englobasse formação (teórica e prática) na área que mais gostas, certamente irias fazê-lo.
Adérito Seixas
09-04-05, 08:48
Hoje em dia nem todos os mestrandos têm aspirações académicas, eu vejo muita gente que não as tem e que está a tirar o Mestrado, e eu acho bem, só acho é que necessitamos de mais ofera na nossa área para que realmente essas pessoas possam ter um Mestrado que lhes sirva realmente para a prática profissional.
Marco, os estudos pós-graduados já são custeados pelos próprios alunos, presentemente... Deves saber pela propina que pagas na FCDEF! :wink:
Tenho é medo que aumentem :lol:
Marco
portauzzie
21-04-05, 21:56
Lol isso é inevitável. Toda a evolução Humana baseia-se nisso... O desenvolvimento é eterno e sempre substituível ao longo do tempo...
Há muito tempo e durante muitos anos a educação era considerada algo específica a determinadas pessoas. Passado algum tempo, essa educação passou a ser mais universal e quem possuía isso conseguia obter melhores resultados na vida. Passou a haver concorrência e uma maior necessidade de conhecimento... Surgiu o ensino secundário e voltou a existir uma nova procura de conhecimento aparecendo o ensino superior.
Ainda há pouco tempo (uns anitos?) quem conseguia licenciatura era "rei" e as propostas voavam a si. Isso até aos dias de hj em que mesmo com licencatura já é difícil (é não é...). Surge então a onda de mestrados e de formações extra dada a concorrência de licenciados. Td no intuito de aumentar ainda mais o conhecimento e poder "safar-se melhor". O futuro?? Venham os grandes doutoramentos!! Mesmo com mestrados o desemprego subsiste?...e por aí adiante...? Parece que ninguem está seguro, a luta pela sobrevivência há-de continuar sempre, mesmo num mundo (civilizado?) como o nosso... Enfim, o Malthus e Darwin são meus heróis...
Saudações:wink:
Surge então a onda de mestrados e de formações extra dada a concorrência de licenciados. Td no intuito de aumentar ainda mais o conhecimento e poder "safar-se melhor". O futuro?? Venham os grandes doutoramentos!! Mesmo com mestrados o desemprego subsiste?...e por aí adiante...? Parece que ninguem está seguro, a luta pela sobrevivência há-de continuar sempre, mesmo num mundo (civilizado?) como o nosso... Enfim, o Malthus e Darwin são meus heróis...
Saudações:wink:
Em Portugal não existe perigo de fisioterapeutas "melhor formados" (ou diria MAIS formados). Na prática clínica, ninguém quer saber se o fisioterapeuta é bacharel, licenciado, mestrado ou doutorado. Para muitos é tudo o mesmo...
Marco
Em Portugal não existe perigo de fisioterapeutas "melhor formados" (ou diria MAIS formados). Na prática clínica, ninguém quer saber se o fisioterapeuta é bacharel, licenciado, mestrado ou doutorado. Para muitos é tudo o mesmo...
Marco
Boas... então o que é que importa na prática clínica?
ftnunosilva
24-04-05, 01:40
Boas... então o que é que importa na prática clínica?
Simpatia e eficiência a baixo custo... :wink:
Adérito Seixas
24-04-05, 02:34
Marco
Se for para trabalhar por conta de outrém sim, mas para um Fisioterapeuta quetem um gabinete não sei até que ponto não é importante ter formação, boa formação... e isso é relevante. É claro que a simpatia e acima de tudo a eficiencia são importantes também.
Vitor Santos
26-04-05, 01:47
O enfase que tem de ser posto na formação poderia ser definido por 3 conceitos:
- Aplicabilidade
- Eficácia
- Eficiência
Qualquer formação deve ter como fundamento estes 3 conceitos.
Vou dar 2 exs para a minha prática clinica: se eu fizer uma formação em Hidroterapia ela é eficaz, eficiente mas não aplicável (não tenho recursos); se eu fizer uma formação em cardio respiratória ela é aplicável, eficaz mas não eficiente( não tenho pacientes com essas patologias).
Quanto a mestrados inespecificos não me pronuncio pois os estudos Post-graduados ( sejam de que grau forem) deviam ter a óptica da aplicabilidade pois andar a fazer estudos epidemológicos, como já vi tantos , temos o INE.
Adérito Seixas
26-04-05, 13:33
Concordo plenamente com o que disseste acerca da formação, quando fazemos formação devemos ter em conta se a vamos poder aplicar ou não. Para além da valorização profissional, não serve de muito fazer formação numa área em que não se trabalhe, gasta-se dinheiro e depois não se aplicam os conhecimentos.
No nosso 1º jantar do Fisiozone estava a falar com o Kronos party acerca disso e ele disse-me que quando se faz formação é muito importante aplicar o conhecimento adquirido para que ele não "se perca" e tem toda a razão.
Este tema é realmente um dos mais importantes neste momento. Muitas das pessoas dizem que a fisioterapia é como o melhoral.... n faz bem nem faz mal. Isto acontece pq a maioria dos centros têm 1 fisioterapeuta para 10 auxiliares, para conseguir encher a clinica o maximo possivél ($$$). Com um racio de 10 ou mais doentes por hora, o ft. n trata....cumprimenta as pessoas quanto muito. Os auxiliares fazem a parte financeira do centro. Conheço inumeros centros assim (alias, conheço mais centros q funcionem nesta logica do que a fazerem realmente tratamentos de fisioterapia). Aqui começa a defesa da nossa profissão. As denuncias só vão começar quando os ft. n tiverem locais para trabalhar ou as pessoas se fartarem do tratamento melhoral, genero fabrica da sicasal....a encher chouriços. Mas o problema n é só este...o problema é identico à fisiatria...endireitar isto acarreta muitos problemas humanos. o q fazer às milhares de pessoas q fazem o trabalho de auxiliares à anos e sustentam a sua familia assim? A situação foi realmente criada por estas pessoas? não teremos de arranjar uma solução para milhares de pessoas? A solução passará por acabar com a formação, ou acabar com a pratica de auxiliares de fisioterapia? E se as clinicas perdem os acordos e fecham, para onde vão os colegas que trabalham com estes auxiliares? Será que os acordos celebrados actualmente permitem um tratamento realizado por ft. (acho q uma massagem, para o SNS vale 1.50€)?
São apenas algumas questões que me fazem pensar que as coisas não são tão faceis de resolver como parece e vi aqui nas respostas.
Já sei que me vão matar e cair em cima com o que vou dizer aseguir....para mim a ordem não irá resolver NADA. Desculpem o desabafo, mas com uma associação, o q é q tem sido feito? Tanto neste como noutros temas? NADA. A associação parece-me um clube de amigos interessado em promover cursos financeiramente lucrativos e n defende os fisioterapeutas em situação alguma. Assim para que é q se quer uma ordem? Um exemplo já aqui abordado....o exemplo dos seguros profissionais. Receberam alguma carta da associação a alertar para isso? a dizer q a associação fez um acordo com alguma seguradora que faz promoções para associados? Já alguem recorreu a associação por problemas profissionais? Foram ajudados? Têm uma pagina actualizada na internet, ou só é actualizada para promover cursos rentaveis? Por mim, do q já vi aqui no forum, mudem a associação para o porto, que lá à pessoal mais activo e interessado (e eu sou de lisboa).
Um Abraço
Adérito Seixas
02-05-05, 23:54
Em relação ao seguro tenho ideia de ter recebido num mail da APF algo relacionado com a companhia AMA...
Os problemas que abordas são pertinentes...o que fazer aos milhares de auxiliares? Bem, eles podem continuar a ser auxiliares, só não podem é fazer algo que deveria ser o Fisioterapeuta a fazer... só isso...
O estado paga mal, é verdade. Mal e tarde... mas pronto... eles pagam pouco pela massagem, mas a pessoa não faz só isso e para além disso a pessoa ainda paga cerca de 50€/P1... o problema é que as clínicas querem lucro, lucro e mais lucro...
Vitor Santos
04-05-05, 00:33
Caro conterrâneo vinte e 3
Sou dos que melhor compreendem o seu desabafo não só por conhecer o "tecido fisioterapêutico" de almada e arredores mas por estar por dentro dos problemas da APF.
No entanto há que aparecer e lutar pelos ideais lá dentro pois "não se mata ninguém embora desmoralizem muito" e eu sei do que estou a falar com cerca de 20 anos de vida associativa.
Mais uma vez digo que todos somos poucos.
claudia ramos aguiar
04-05-05, 14:11
quase que concordo com o nosso 23..está muito dificil manter a moral para lutar por um coisa que deveria ser real mas cada vez me aprece mais utopia..de escola..porque ninguém luta por nada e quem quer lutar tem as pernas atadas
claudia ramos aguiar
04-05-05, 14:15
e muitas vezes as conversas que se tem aqui não mais do que poemas..não aplicaveis.acerca do problema inicial que coloquei,eu euma colega enviamos para a Associação os paeis e a resposta que obtivemos é que seria enviada para as instituições competentes.Rewsposta dada um m~es depois e com certeza com pouca aplicabilidade..dará tempo para que se faça inumeros cursos do tipo..
portauzzie
04-05-05, 23:30
Hmmm... muito pertinente isto está a ser. No entanto, penso q n devemos generalizar as coisas... quando falamos sobre isto, parece q todos têm problemas na vida e q todos sofrem os desassossegos q a vida "fornece". Isto para o exemplo dos milhares de auxiliares de Fisioterapia. E vinte e 3, com todo o devido respeito, estes auxiliares "com problemas e responsabilidades" a quem eu refiro não constituem todo o leque de "pseudo-terapeutas" existentes pelo país fora. E às tantas, mais do que terapeutas devidamente formados. Porque na verdade e infelizmente, existem muitos outros auxiliares que visam obter um caminho mais fácil para uma carreira profissional. Nem que tenham de contornar certas premissas... principalmente morais e éticas.
Nós não estamos a discutir o estragar a vida de pessoas q tentam encontrar um modo de vida ainda que difícil. Estamos sim a tentar sensibilizar a existência de outras pessoas (e q muitos possuem "capacidades" sócio-económicas) que, com a frágil formação que recebem, possam desonrar o bom nome e a eficácia da nossa prática...
A nível mais pessoal, admito q me dá uma certa raiva saber que existem pessoas q além de pagarem menos e principalmente de "marrarem" menos, investigarem menos, trabalharem menos, gastam menos tempo na formação, (e por aí adiante)... além disto tudo, são considerados fisioterapeutas. Tanto por eles como pelas pessoas que são tratadas por eles. E isso é de facto perigoso, pq se algo correr mal... os culpados duma técnica incorrecta, duma deficiente avaliação, dum inexistente red ou yellow flag, (e novamente por aí adiante), os culpados, somos nós todos... Fisioterapeutas.
Saudações colegas!!
portauzzie
04-05-05, 23:36
Só mais uma coisita...qd digo isto, n digo q sou "pró-criação de ordem ou organização ou sei la o quê". Digo isto pq sou "pró-atenção pessoal que eles "andem" aí!!" lol:wink:
Agora a sério, digo isto pq se mais alguém tem conhecimento de mais alguma coisa assim, n se fiquem pelo silêncio e passividade...!
enfim! saudações colegas!!:smile:
Ok Portauzzie...n discordo do que dizes...mas temos que lidar com o problema. O que eu quero dizer é q não vai ser facil resolve-lo. Quanto aos psudo-fisios que avaliam, tratam e se fazem passar por fisios é como todas as classes: Há maus "profissionais" em todas as "profissões" (o topico começa com fisioterapeutas a darem aulas a auxiliares. Serão bons profissionais??)
O problema é como resolver a questão. A meu ver há uma solução apenas: Acabar com a formação dos auxiliares. Mas ficas com outro problema em mãos: Ou aceitas baixar o teu ordenado se trabalhares em clinicas com acordos com o SNS ou então voltas a negociar os valores dos tratamentos com o SNS (que está na falencia). Um dos problemas é q os acordos estão ajustados para se pagar uma ninharia pelos tratamentos e eles serem feitos por auxiliares....é assim q funcionam as coisas cá em Portugal. Eu sei que parece terceiro mundista, mas é assim q as coisas são. E aqui começa a minha grande luta...acho que é a NOSSA grande luta. Provar que a qualidade sai mais barato ao estado...por exemplo, provar que 60 tratamentos em clinicas da sicasal têm os mesmos ou piores resultados que 10 sessões em clinicas em que só trabalham fisioterapeutas que se preocupam e têm tempo para os seus doentes (e disto n tenho duvidas...em 60 sessões nestas clinicas o ft. n chega a estar 2 horas ao todo com o doente). Parece utopia, mas acho que um dia isto vai começar a ser marcado pela qualidade e que a fisioterapia vai ser reconhecida. Se para isso precisamos de nos juntar e associar? A resposta é lógica...mas n é desta forma (parece que tenho alguma coisa pessoal contra as pessoas da associação, mas n tenho. Nem os conheço, nem sei quem são. Acho é que tenho o direito, como fisioterapeuta, de avaliar as suas actuações).
Mais uma vez espero que percebam o desabafo. Não cheguei à mto tempo ao mundo da fisioterapia, mas tb n acho que seja preciso muito tempo para perceber o estado das coisas.
Um abraço,
Sérgio
Poderá nao ter chegado ha muito tempo! mas dá para ver que tem bastantes conhecimentos! Concordo plenamente em tudo o que tem dito.... Eu acreditava que com a criação de uma ordem as coisas poderiam melhorar... e agora ja començo a ter algumas duvidas!
Eu sei que me vão matar por estar a dizer isto! mas atenção, eu adoro portugal.... mas axo que todo este problema tem inicio na mentalidade existente em este pais! eu algum dia explicarei pk digo isto! hehee... mas tem a ver com politica e economia :X (tb pouco eu percebo disso)
Bem cumprimentos da vuestra hermana! :P
PS: 23, seja bomzinho no dia 25 :P
Gonçalo Trafaria
05-05-05, 22:09
Vi neste link ( http://www.fra.pt/index.php?visual=1&id=0&myself=11592&article=4068 ) este anúncio e decidi entrar em contacto com a pessoa.. cheirou-me a esturro, técnica de fisioterapia..:
Técnica de Massagem e Fisioterapia procura colocação
Por Marisa Silva (marisa.goncalves@iol.pt) (2005-03-15 18:19:50)Técnica de Massagem e Fisioterapia procura colocação na zona de Lisboa.
Especialização em Drenagem Linfática.
96 9079451
Cara Marisa,
Que chama de técnica de Massagem e Fisioterapia? ...Fisioterapeuta?
Especialização em Drenagem Linfática? ...Pelo(segundo o) método?
Agradecido,
Gonçalo Trafaria
--------------------------------------------------------------- - - - - - - - - - -
E a resposta foi:
Bom Dia,
O meu curso não é superior mas sim técnico e é constituído pelas seguintes disciplinas: Anatomia e Fisiologia, Técnica de Massagem Terapêutica, Cinésioterapia Respiratória, Electroterapeutica, Reabilitação Física, Hidroterapia, 1º Socorros e Psicologia.
Tenho a especialização em Drenagem Linfática Manual segundo o método de Dr.Vodder.
Espero ter conseguido responder as suas duvidas, agradeço desde já a sua atenção.
Marisa Gonçalves
Tel:96 907 94 51
email:marisa.goncalves@iol.pt
----------------------------------------------------------- - - - - - - -
Incomoda-vos?
A mim sim!
Esta é o tal anuncio que me comentaste no seminario do benfica???? Nao sei porque... a minha reaçao foi rir! rir por nao chorar! :S
Gonçalo Trafaria
05-05-05, 22:29
Pois.. esta mesma personagem! :s
portauzzie
05-05-05, 22:31
lolol sim senhora... a nossa amiga Marisa Gonçalves... de que livro terá ela adquirido tanto conhecimento??... é que ainda por cima são logo todas aquelas modalidades "in fashion"...que todos gostam de ouvir falar... ai ai ai...
Helder Fonseca
06-05-05, 18:50
Isto é de facto preocupante... Onde está o pessoal que deveria inspeccionar este tipo de situações??
Manuel Ferreira
08-05-05, 16:45
Muito preocupante. Já me contaram que uma auxiliar, na clínica onde trabalha exige que lhe chamem fisioterapeuta, e anda a oferecer serviços, massagens???:evil: em sua casa, por 20€.
Temos que ter em atenção estes casos. Agora uma pergunta: Quem deve controlar estes casos? A APF? O estado? :neutral: . Parece que estamos numa républica das bananas toda a gente faz alguma coisa, mas ninguém faz nada.
Um abraço
portauzzie
08-05-05, 17:02
Parece que estamos numa républica das bananas toda a gente faz alguma coisa, mas ninguém faz nada.
Epa, se calhar nem me importo tanto que façam alguma coisa... Tudo para o bem das pessoas que precisam de ajuda... Agora o problema é fazerem-no MAL e piorar a situação dessas pessoas. Por conseguinte TODOS os Ft's ficam mal vistos... e essa cena das massagens por Ft's falsos é o q há mais por aí... inflamado ou não, contra-indicado ou não... infelizmente...:confused:
cumprimentos!
AnaFrancisco
09-05-05, 20:13
Ola...
Confesso que não li os cerca de 80 posts deixados plos membros deste fórum..Devo ter lido uns 20 ou 30 apenas porque, com a devida consideração pelos comentários efectuados, penso que não ia obter resposta à pergunta: COMO AGIR LEGALMENTE PERANTE SITUAÇÕES QUE NÃO DIGNIFICAM A FISIOTERAPIA??
Quem é responsável pelas vistorias das clínicas que existem por aí?
Porque é que essas vistorias não são efectuadas?
O que é necessário fazer para que as VISTORIAS às clínicas sejam finalmente implementadas??
OU SE são efectuadas porque é que as funções do Fisioterapeuta continuam a ser desempenhadas por outro profissional que não possui essas competências?!!
Eu sei a resposta...é uma questão monetária!
MAS saberão os utentes desta triste realidade? Porque não continuar a denunciar esta situação? Tomei conhecimento que a presidente da APF foi entrevistada numa rádio há bem pouco tempo...mas porque não recorrer a outros media? A RTP 2 tem vindo a reforçar o papel do Fisioterapeuta através do programa Laços de FAmília...mas ainda não focou a situação "ilegal" dos "alegados Fisioterapeutas" que se podem encontrar nas clínicas.
E porque não recorrer à SIC notícias?
E porque não Efectuar um anúncio de alerta, como é o caso de outros como "Se conduzir não beba" ou "O tabaco mata"...
Um anúncio nosso: "Fisioterapia...só com os Fisioterapeutas: Realidade ou Ficção?"
E porque não efectuar trabalhos de investigação sobre a qualidade de serviços de uma clínica (com 1 Ft. e muitos técnicos de Fisioterapia) vs hospital (que parece ser a única instituição de Saúde que se preocupa em contratar os verdadeiros profissionais).
Como informar os utentes? Como motivá-los a lutar pelos serviços de Qualidade que apenas o FISIOTERAPEUTA pode desempenhar? Como ajudá-los a denunciar situações de negligência que de certeza que ocorrem por falta de competÊncias profissionais.
Tentar unir os interesses dos utentes aos interesses dos Fisioterapeutas...
Os utentes têm direito a receber os cuidados que pagam!
Os Fisioterapeutas têm direito a manter a sua profissão com prestígio que é merecido!
Os estudantes de Fisioterapia têm direito ao trabalho para o qual estudam 4 anos!
Os auxiliares de Fisioterapia têm direito a manter as suas funções e se aspiram as funções dos outros...que lutem! Também os Fisioterapeutas já foram estudantes de Fisioterapia que lutaram para entrar no respectivo curso!
Não se apela ao desemprego dos auxiliares de Fisioterapia...apela-se à sua formação e competências!
Por fim faço um apelo ao fórum da FISIOZONE:
Partilhem a vossa opinião & Exponham os problemas
Mas não se esqueçam do que dá mais trabalho:
Pensem nas soluções para os problemas!
Manuel Ferreira
09-05-05, 21:44
Subscrevo totalmante o que a AnaFrancisco escreveu. È preciso lutar pela qualidade dos serviços de Fisioterapia.
As sujestões da Ana são excelentes, uma boa ideia para a APF pensar e todos nós. Tentar divulgar que a fisioterapia é com Fisioterapeutas, começa por nós fisioterapeutas e futuros Fts, divulgar a fisioterapia.
Helder Fonseca
10-05-05, 19:24
Muito bem Ana... Agora é preciso alguém que ponha em prática essas, ou pelo menos algumas, dessas ideias.
AnaFrancisco
15-05-05, 23:11
Não percebi a dica "é o costume" escrita pelo mfonseca
No outro dia vinha no barco a ler o jornal diário gratuito "destak" e surgiu-me uma ideia enquanto estava a ler os comentários dos leitores sobre vários temas e lembrei-me: Porque não fazer um textozito sobre o tema deste fórum e enviar para um jornal? E já agora...aproveitar a deixa e enviar para outros jornais como o Metro, Correio da Manhã, etc...Tentar não faz mal.
Tou a ver se acabo este estágio para fazer um texto sobre o tema e dar prática a uma das minhas ideias..Já me surgiram algumas dúvidas sobre como o utente se pode defender na clínica onde recebe tratamentos de um auxiliar de Fisioterapia.
Conto com o vosso apoio para ficar um pouco mais esclarecida...
Depois coloco aqui o rascunho que pretendo enviar...
Se quiserem, qualquer um de voz pode elaborar também um texto sobre o tema de modo a alertar o povo português! Decerto que, quantas mais forem as cartas a chegar ao correio do leritor nos jornais....maior a possibilidade de sair a "BIG NEW".
Mãos à obra!
Adérito Seixas
15-05-05, 23:37
É uma boa idéia Ana Francisco, boa ideia. Quando tiveres o rascunho coloca aqui e se precisares de ajuda já sabes que podes contar com o fórum :wink:
eu votava na ideia de arranjar o contacto da TVI e eles k faças uma dessas reportagens como costumam fazer no telejornal! Mas isso de se mandar um texto para os jornais parece-me um bom començo! Eu sou pessima para escrever! confesso que nunca tive aulas de portugues! mas contem comigo para qualquer coisa que seja precissa!
A T.V.I. vinha logo em força, eles já não sabem o que hão-de passar no telejornal.
Hoje foram a uma escola com meia dúzia de alunos mostrar como eles eram optimistas... Penso que uma situação como esta da fisioterapia seria muito mais "própria" para passar num telejornal... digo eu...
Vitor Santos
17-05-05, 00:40
Hoje recebi um curriculum de uma "Técnica Auxiliar de Fisioterapia" , SIMAC ( Sindicato Nacional de massagistas de Recuperação e Cinesiterapeutas ) que estagiou na Clinica de Reabilitação de Carnaxide e fez 6 meses de prática profissional. Teve aulas de anatomia e Fisiologia, Massagem, Electro e Termoterapia.
O certificado é autenticado pelo INOFOR ( tomaram as nossas formações ser certificadas ) e assinado por um MESTRE da Universidade Moderna de Lisboa.
Belo cocktail, não acham.
Bem digo eu que se não fosse a ganância das instituições de ensino e de alguns professores naõ seriam tirados tantos mestrados , no que quer que seja e importa é ter um nem que seja sobre o aparelho reprodutor da minhoca, para depois vergonhosamente virem dar "credibilidade" a coisas destas.
Bem só com quem não quer a coisa,..... e sabendo que a única entidade que pode "revistar" o que quer que seja é o estado e esse só pode intervir se efectivamente existirem provas que os auxiliares estão a desempenhar taréfas do Fisioterapeuta, gostaria de chamar para a discussão um assunto: Que tal a APF ou o Sindicato ou o que quer que seja criar um Selo de Qualidade dos locais onde se pratica fisioterapia (tipo o selo de qualidade de tantas outras coisas) e em vez de impedir os que estão mal (que é dificil) promover os que estão bem perante a comunidade em geral!?
Namaste
portauzzie
17-05-05, 23:45
Hum... nada má a ideia... o problema aqui seria difundir esse selo e revelar a sua importância à população. Pq existem imensos selos de "qualidade" ou de "certidão" às quais "cago" completamente... dependendo do produto ou serviço. Este selo teria q ter aquele impacto do estilo: aqui pratica-se boa fisioterapia... e as pessoas têm q ter conhecimento disso... nem q seja pelas diversas fontes de informação que temos hj em dia... Ou seja, aqui apenas iríamos dizer aonde é q se pratica fisioterapia a sério...sem julgar directamente os que não o pratiquem a sério. E dps quem quiser, que vá... quem não quiser, temos pena... ao menos a pessoa vai com a consciência que requisitou um serviço de diferente qualidade...
Boa ideia Mr. Dan:wink:
Não sei se tão a ter noção mas as ideias estão a florescer pessoal... Continuem assim!!:smile: A discutir é que chegamos lá!!
Caros colegas, um abraço!
Adérito Seixas
17-05-05, 23:59
Bom... assim de repente não sei se seria uma boa ideia... isso ia levantar alguns problemas como é lógico...
Vitor Santos
18-05-05, 03:12
Foi por mim proposto que os pelo menos os fts da APF tivessem um selo tipo Ordem dos Médicos ( propus isto em 1998 ) não sou mais "inventor" que os outros talvez esteja é mais atento.
A ideia surgiu-me ao ver uma receita de um optometrista ( e os 1ºs cursos de optometristas nem tinham de ter 12º ano).
E mais vale uma certificação de me..a que a ausência da mesma. Dá pelo menos um ar de organização, o selo dos opto era além do mais bem desenhado, não tipo código de barras da OM.
Acho que poderia ser uma ideia.......mas só daria resultado, ou um bom resultado, caso houvesse divulgação.....publicidade agressiva para a população em geral.......tipo fisioterapia só com fisioterapeutas "que tenham (selo de) qualidade"!
O problemas é o pessoal que não se está para chatear e já tem o seu projecto feito...com mais ou menos qualidade e isso só viria estragar tudo......
Mais soluções!?
Namaste
tipo "fisioterapia só com fisioterapeutas "
Ah!
Sem comentários!
Ah!
Sem comentários!
Porquê sem comentários?
(Isso é muito vago... quem ler isso não percebe o que quer dizer...)
Adérito Seixas
18-05-05, 21:06
Fisioterapia só com Fisioterapeutas, isso sem dúvida claro... quanto ao selo de qualidade, como já tinha dito, levantava alguns problemas. Quem fornecia os selos de qualidade? Não poderia acontecer que os "amigos" recebessem o selo facilmente??? Bem, eu sei que não devemo spartir do princípio que as coisas vão correr mal, mas pode acontecer...
Vitor, se só os sócios da APF tivessem selo (e eu sei que não falaste em selo de qualidademas...), e se as pessoas só procurassem os Fisios com selo, a qualidade era assegurada? Não existiriam Fisios não sócios que prestariam cuidados de qualidade? E não haveria sócios a prestar cuidados de baixa qualidade?
Exatamente ! era o que tava a dizer! e para haver esse tal selo deveria haver uma comissão fiscalizadora, que fiscalizava REGULARMENTE os estabelecimentos.... e quem quisesse esse selo teria de pagar como é obvio.....mas teria de passar numa série de critérios.....mas é só uma ideia que nem é minha
Vitor Santos
19-05-05, 01:51
Caros Colegas, uma luta de cada vez.
Neste país em que vivemos a 1ª será concerteza " separar o trigo do joio" ou seja separar os Fts dos não Fts.
Seguidamente vamos aos outros critérios.
Senão vejamos os objectivos do Mestrado da FMH vou fazer copy/ paste :
Objectivos
Ministrar aos mestrandos um ensino estruturado e sistematizado no âmbito da avaliação, administração e implementação de estratégias de intervenção e de prevenção das pessoas com deficiências musculo-esqueléticos. Este objectivo implica a adopção de uma metodologia científica e de uma reflexão multidisciplinar de carácter universitário, que visa ultrapassar a formação dos diferentes profissionais que têm intervindo nesta área.
Vejam bem o sublinhado, será que os professores do mestrado ( visitar a página e ver quem são os professores) terão a desfaçatez de equacionar que nesta área intervêm diferentes profissionais e não somente fisioterapeutas?
E caso tenham intervido vários profissionais, a sua prática ABUSIVA não deverá ser chancelada por uma faculdade.:evil:
Penso eu de que:rolleyes:
Adérito Seixas
19-05-05, 07:49
Mas para isso Vitor o sistema tinha que ser alterado de forma a que todos os Fisioterapeutas tivessem que estar inscritos na Associação (ou Ordem se quiserem), como acontece com os médicos. Nenhum médico pode exercer sem estar inscrito na Ordem. Caso contrário é complicado...
Jose Rocha
19-05-05, 09:17
Penso que o Vitor tem toda a razão. Uma coisa de cada vez. Se ainda não conseguimos constituir uma organização que nos dê credebilidade legal e nos defenda, como podemos pensar no selo de qualidade?
O Brasil está bem organizado, por exemplo possuem um documento " Normas para habilitação ao exercicio das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional " que se aplicam quase na totalidade à nossa realidade. Tem uma organização que tem por nome CREFITO que establece todas as regras , como exemplo a Lei nº 6.316-de 17 de Setembro de 1975 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com incumbência de fiscalizar o exercicio das profissões de Fisioterapeutas e Terapia Ocupacional que estão defenidas no Decreto-Lei nº 938, de 13 de Outubro de 1969, etc, estes conselhos estão vinculados ao Ministério do Trabalho.
É um pequeno exemplo, que nos pode ajudar na organização
Jose Rocha
19-05-05, 11:12
Um Site a visitar é http://www.crefito5.com.br/web/.
portauzzie
20-05-05, 00:04
:shock: bem louco sim senhora... fartamo-nos de queixar dos brasileiros e no fundo tão eles melhor "servidos" :wink: lolol
Jose Rocha
20-05-05, 12:43
Portauzzie, eu não digo nem bem nem mal dos Brasileiros. Mas tenho alguma razão no sentido profissional.
ou seja : Brasileiros dizendo que tinha o curso de Fisioterapia e depois de investigar o processo deles não possuiam, outros candidataram-se à Escola afirmando possuiam a frequência do 2º ano, após alguns testes chegou-se à conclusão que nem aptidão tinham para frequência do 1º ano,etc,etc.
marpereiracosta
20-05-05, 17:31
Caro José,
Li seus comentários e não pude me calar diante da situação: pessoas mal intencionadas existem em todos os países, nem todos os Brasileiros são pessoas sem caráter como mencionou acima, aliás estes são uma minoria. Num mundo globalizado como o de hoje, com a intensificação da atuação da União Européia, nao vejo seu comentário como uma forma Profissional para abordar o assunto.
Os tratados de Equivalência são amplamente discutidos pelos Países interessados, e somente as pessoas realmente habilitadas ,podem se valer dessas resoluções , que são governamentais.
Fica aqui também uma correção , não são os CREFITOs que regulamentam a profissão em meu país, e sim o COFITO, cabendo aos CREFITOs o cumprimento das leis sancionadas pelo COFITO.
No mais , vale lembrar, que ainda existe hoje, uma colônia Portuguesa bem grande no Brasil, e de nehuma forma são tratados de forma discriminatória.Em pleno século 21 não podemos incentivar qualquer tipo de segregação, seja racial ou étnica.
Cordialmente
Marcelo Pereira da Costa
P.S: visite também o site www.crefito2.org.br (http://www.crefito2.org.br) / www.coffito.org.br (http://www.coffito.org.br)
Francisco Neto
20-05-05, 18:07
Colegas,
Julgo que existem bons e maus profissionais em todos os países do mundo, seja em que área for. Não vou dizer que os chineses são piores que os russos, que por sua vez são melhores que os italianos, que estão ao mesmo nível dos mexicanos... (situações hipotéticas, como é óbvio). Como diz o Marcelo, na era da globalização, não podemos fazer generalizações... Extrapolar seja o que for de uma pequena amostra que alguém conhece para a generalidade é extremamente arriscado... o risco de errarmos é enorme. No Brasil, tal como aqui, há de tudo. Pelo que colegas me contam, uma vez que não conheço a realidade brasileira, devido à proliferação de escolas, existem, em polos opostos, excelente qualidade ao nível da formação e outras escolas com qualidade duvidosa. Mas julgo que isso se passa um pouco por todo o mundo. Existem colegas brasileiros excelentes e péssimos, assim como portugueses. Veja-se o caso dos colegas Paulo Ferreira e Manuela Ferreira, por exemplo. Brasileiros, investigadores na Universidade de Sydney, classificadores da PEDro,... Pessoas sem escrúpulos também existem em todo o lado, seja na Indonésia, Portugal, Inglaterra,...
(Para quem tiver dúvidas......... Não sou brasileiro........ Sinto que as nacionalidades são cada vez menos importantes e somos todos cidadãos do mundo, da aldeia global)
portauzzie
20-05-05, 22:34
Então e vamos nós fazer o mesmo que "todos esses outros países"...? ficar quieto a ver tudo a acontecer perante os nossos olhos dizendo... "ahh...caga nisso, isso acontece nos outros países por isso não fazemos nada..."? Quanto à eficácia destas medidas não sei prever o futuro, no entanto podemos sempre tentar procurar mais alguma "protecção" não?.. é só isso que estamos a discutir. Não é a existência de bons ou maus terapeutas. ISSO SIM existe em todo o lado. Mas sim a existência de terapeutas e PSEUDO-TERAPEUTAS! :wink:
Um abraço!!
Francisco Neto
22-05-05, 22:41
:shock: bem louco sim senhora... fartamo-nos de queixar dos brasileiros e no fundo tão eles melhor "servidos" :wink: lolol
Sem dúvida que a questão não é relativa à discussão da existência de bons ou maus terapeutas, portauzzie... Tanto temos que nos queixar dos brasileiros, como dos portugueses... Mas o problema não é esse!
Concordo inteiramente com o Vitor, quando diz que o primeiro passo é "travar" a prática ilegal da profissão...
marpereiracosta
22-05-05, 22:52
Caro Francisco,
Vi em suas palavras uma luz para nossa profissão.
Não vou ser repetitivo nos temas acimas descritos, mas vale lembrar que temos por aqui , escolas de excelência assim como outras de nível duvidoso.
Como você mesmo citou, não podemos generalizar um universo que hoje no Brasil ,beira os 200.000 profissionais Fisioterapeutas, como todos sem qualiificações.
Bons e maus profissionais existem no Brasil, U.S.A,Portugal, etc. ; assim como outros bons e outros ainda muito bons.
No meu ponto de vista, o melhor a fazermos é buscar cientificamente e academicamente a melhoria da nossa profissão, para que seja definitivamente aceita e bem empregada.
No mais um grande abraço a todos os colegas Portugueses .
Marcelo Costa
marpereiracosta
22-05-05, 22:57
Caro Portauzzie,
Como descrevi na minha primeira colocação, somente os profissionais que estejam dentro das especificações do Ministerio da Educação, estão aptos a obter a equivalência de seu curso , portanto não há chance de termos "pseudo - terapeutas" atuando em seu país.
Abraços
Marcelo Costa
Jose Rocha
22-05-05, 23:26
Marcelo:
Antes de mais quero-lhe dizer que não gosto de transmitir as minhas opiniões com pessoas que não conheço, abri comigo próprio uma excepção consigo e saí-me mal.
Pois a partir deste momento que não tenha o comprovativo, homologado e reconhecido por um Ministério Português não terá hipótese de concluir o Curso de Fisioterapia.
Em relação ao Crefito e Cofito naturalmente pela sua observação devo estar melhor documentado que Você.
Como democrático, docente e talvez... colega de profissão vou admitir mais diálogo, mas pessoalmente, caso contrário fico e triste com estas observações.
Coloquei o Brasil como País BEM organizado na política de Fisioterapeutas e de Terapeutas Ocupacionais, dando exemplos.
Só para sua informação tive o privilégio de conhecer o Roberto Prado Júnior com quem hoje me dou muito bem e a quem devo muito da reabilitação do joelho
marpereiracosta
23-05-05, 00:51
Caro José,
Parece que você não entendeu minhas colocações, coloco -me à sua disposição para qualquer esclarecimento; mas destaquei o processo de equivalência descrito acima em meus tópicos anteriores ; destaco mais uma vez o COFITO é um orgão Federal onde se originam as leis, e os CREFITOs orgãos Regionais , fazem cumprir estas leis e regras determinadas pelo COFITO.
Uma vez que você leva um tópico à discussão ,você abre um leque de opiniões que podem ser divergentes das suas sem que as pessoas estejam indo de encontro a sua pessoa. São apenas opiniões , a qual cada um tem a sua.
No mais , José Roberto Prado Jr. é um grande incentivador da Fisioterapia sim, assim como muitos outros, em suas determinhadas áreas específicas.
Cordialmente
Marcelo Costa
P.S : Colega de profissão sim, Licenciado pela Universidade Estácio de Sá em 1995, Pós - Graduado (especialista)em Fisioterapia Desportiva / Traumato - Ortopedia 1996, pela Universidade Estácio de Sá ; Fisiologia do Exercício / Treinamento Desportivo 2004, pela Universidade Gama Filho, Docente do curso de Fisioterapia de ambas Universidades.
"O Brasil está bem organizado, por exemplo possuem um documento " Normas para habilitação ao exercicio das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional " que se aplicam quase na totalidade à nossa realidade. Tem uma organização que tem por nome CREFITO que establece todas as regras..."
O COFFITO é o orgão Federal FISCALIZADPR(www.coffito.org.br (http://www.coffito.org.br/)), como é um país de uma área demográfica grande, tem suas várias regiões (CREFITO1,CREFITO2, ETC).
Tem tb as associações: de esporte, fisioterapia intensiva, respiratória, neuro, etc...
Há uma reportagem ótima sobre Autonomia Profissional no www.crefito2.org.br (http://www.crefito2.org.br)
E pra já, lá o LEMA DA FISIOTERAPIA é FISIOTERAPIA COM FISIOTERAPEUTA.
Poderia-se pensar em camisetas deste tipo, até adesivos para vidro do carro com o lema.
abraços
Adérito Seixas
03-06-05, 00:24
Essa iniciativa já aconteceu aqui. Já há autocolantes com isso escrito para colocar no carro!
portauzzie
06-06-05, 21:54
lol!! ai é?? qts são! qts sãão!!!!
Vitor Santos
07-06-05, 01:31
Há que pensar em todos os passos que damos.
Para mim ( e sem querer parecer o que nunca concorda ) a frase " Fisioterapia com Fisioterapeutas" não está certa para Português.
Pese embora o facto de a tradução do Inglês " Physiotherapy with Physiotherapists" esteja certa não é a mais correcta, quanto a mim deveria ser " Fisioterapia por fisioterapeutas" pois para nós o "por" indica exclusividade e não o "com" pois parece que pode ser feita com fisioterapeutas,com massagistas,com médicos,etc.
Isto é uma mera reflexão.
Francisco Neto
07-06-05, 01:59
Julgo que o lema é: "Você sabe em que mãos coloca a sua saúde? Fisioterapia SÓ com Fisioterapeutas", o que elimina uma eventual má interpretação
marpereiracosta
07-06-05, 16:13
Olá a todos,
Fico com a interpretação do Francisco, pois a acho, a mais coerente!!
Abraços
Marcelo Costa
Adérito Seixas
11-06-05, 00:49
E mais nada... Fisioterapia SÓ com Fisioterapeutas!!!
Julgo que o lema é: "Você sabe em que mãos coloca a sua saúde? Fisioterapia SÓ com Fisioterapeutas", o que elimina uma eventual má interpretação
boa mesmo !
e já imagino o símbolo da Fisio em imagem ao fundo !
portauzzie
15-06-05, 22:25
Hmmmm... "Fisioterapia só com Fisioterapeutas"...bacano!! :smile: então e agora...?:redface:
Iniciativa não falta... what about the rest... action??!!:wink:
:neutral: O problema é que mesmo perante situações gravíssimas com resultados dramáticos para o utente não temos hipótese de procesar ou reclamar, só o utente o poderá fazer e isso raramente acontece.:redface:
É alarmante a quantidade de lesões crónicas que vão aparecendo cada vez mais em miudos que praticam desporto,mal tratados pelos "massagistas" dos clubes ou pelos curiosos,os novos vendedores de banha da cobra e perante isto os próprios méicos de família nada fazem ou pouco se ralam.:evil:
Há que esclarecer e educar,tarefa difícil:doubt:
:cool: Fisiomil
claudia ramos aguiar
12-10-05, 09:56
o facto é que na realidade não podemos agir.e que a fisioterapia não tem pés para lutar. a não ser os nossos que também não estão a chegar a lado nenhum.falar é fácil,mas agir..não há como
caros colegas:
aqui na ilha,estão a desenvolver um curso de massagistas em que é um colega fisioterapeuta a ministrar as aulas, que não se limita a ensinar massagem,como também já aborda areas da hidroterapia, talassoterapia, massagem de drenagem linfática e massagem transversal profunda, queriamos que nos ajudassem a fazer alguma coisa pois isto é claramente habilitar pessoas sem qualquer tipo de competência e formação em Fisioterapia.
Aguardamos resposta!!!
Primeiro de tudo qualquer formador tem que ter um CAP leia se Certidão de Aptidão Profissional,depois disso tem que ter experiencia para dar formação.Não vejo mal nenhum darem formação a massagistas nesse sentido só mostra que o massagista pode auxiliar o fisioterapeuta nesses trabalhos e o que dizer de vocês fisioterapeutas que querem trabalhar em shiatsu e outras massagens orientais e fazer o trabalho de uma esteticista?já pensaram nisso?muitos de vocês fazem trabalhos de estética e massagens que nao sao do ambito da fisioterapia.Eu sempre digo que a fisioterapia é para os fisioterapeutas e nesse campo terem profissionais abaixo do vosso nivel de formaçao prontos para vos auxiliar naquelas tarefas que vocês nao precisam de exercer.Contudo a enfermagem é para os enfermeiros assim como a massagem é para os massagistas e a medicina para os médicos.Acho bem que voces fisioterapeutas devem implicar com a vossa posição no mercado de trabalho e devem procurar alguem sempre para vos auxiliar em outras tarefas,posso garantir que ja fui auxiliar de alguns fisioterapeutas e só fazia o trabalho que me compete fazer,em Health Clubs encaminhava sempre as situações mais complicadas para um Fisioterapeuta e com isto para finalizar ponham se no vosso lugar e nós os auxiliares pomos nos nossos,porque eu vou ter o meu CAP de massagista de reabilitação para poder auxiliar melhor os fisioterapeutas com mais profissionalismo e dentro da legalidade.A todos felicidades nas vossas profissões.
RuiMarques
02-02-06, 12:47
ola Pedro Cardoso, depois de ler o teu post gostava de te relembrar determinados aspectos. Estou em completo acordo ctg qdo dizes que os auxiliares tem um papel mto importante na reabilitação, colaborando com os fisioterapeutas, e orgulho-me de ja ter trabalhado com massagistas mto bons que inclusive me ensinaram alguns pormenores importantes, no entanto temos de reconhecer o papel de cada um.
Em relação á actuação dos fisioterapeutas em Health Clubs, eu considero que temos um papel fulcral, porque alem de uma visão mais abrangente da biomecanica humana (que é isso que se treina em locais desse genero, embora movimentos mto especificos) prevenimos e atenuamos comportamentos potencialmente lesivos. Alem disso, a Fisioterapia, significa terapia do fisico e tecnicas como shiatsu e outras tecnicas similares devem também ser do conhecimento dos fisioterapeutas, Para potenciarem os nossos resultados. Nunca basta o que ja conhecemos. E além de tudo isto, a fisioterapia estética tem vindo a desenvolver-se bastante, e não passa por ser esticista.
Qdo falas que as massagens são para os massagistas tens de ser capaz de reconhecer que nós apresentamos um maior leque de opções para massajar de forma terapeutica, não de relaxamento.
Mas o que mais me aborrece nos teus colegas é a pretensão de grande parte deles, se considerar capaz de tomar decisões terapeuticas, quando tais orientações não fazem parte das suas competencias. Tal como, os Fisioterapeutas não podem ter a pretensão de substituir o médico.
De qualquer das formas acredita que uma boa actuação clinica passa mto pela colaboração de um bom auxiliar com um bom fisioterapeuta e médico.
Rui Marques
joaomoreira
04-02-11, 18:32
http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/files/2010/07/apf.pdf
Cátia Gomes
30-03-11, 21:10
[QUOTE=Francisco Neto;5425]Concordo plenamente... Cada "macaco" no seu galho... O problema é que há "macacos" que saltam de galho em galho e não há nenhum "rei leão" que os ponha nos lugares deles...""
Boa noite!
Depois de toda esta discussão mais uma vez chegamos à mesma conclusão: NADA!
Eu vivo num meio pequeno em que, por isso mesmo tenho muito receio de abrir uma Gabinete com medo de problemas, contudo, tenho conhecimento que existe na região uma clínica de reabilitação em que os profissionais que a abriram são ambos Técnicos de Motricidade Humana e, como já não é surpresa, FAZEM TUDO E MAIS ALGUMA COISA! O mais incrível é que conseguiram abrir a clínica com um financiamento "chorudo" do IEFP.
Cátia Gomes
30-03-11, 21:22
" mas para um Fisioterapeuta quetem um gabinete não sei até que ponto não é importante ter formação, boa formação... e isso é relevante. É claro que a simpatia e acima de tudo a eficiencia são importantes também.[/QUOTE]"
OI!
Lembrem-se é que muito poucos podem ter Gabinete! Os honorários dos Fisiatras são absurdos!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.