PDA

View Full Version : Acidentes na piscina

diver
08-03-05, 23:44
Do ppl, que faz hidroterapia já teve algum azar com algum doente? É pq começamos agora a cadeira de hidroterapia e a prof. falou de acidentes em piscina como quem deixar cair uma colher de café :).
Gostava de saber de um modo geral como reagiram os doentes e como é voçes se safaram.
Obrigado

diver
10-03-05, 01:28
vá lá não tenham medo de responder :)
please

Vitor Santos
11-03-05, 00:15
A melhor safa é um bom seguro de responsabilidade profissional. Isto fora de brincadeiras dado que muitos dos acidentes não podem ser prevenidos por nós como : piso escorregadio,quimicos da água,cortes na piscina ou nos metais, etc. etc.
Dado que nós não podemos resolvê-los a única forma é declinar as responsabilidades.

pada
11-03-05, 01:51
pelo que ouço de colegas, os maiores acidentes são com piso molhado...minha supervisora na época de acadêmico fez uma subluxação glenoumeral ao escorregar e cair no chão...é falta de planejamento e de cuidados com o setor...valeu

Adérito Seixas
11-03-05, 19:06
Eu não posso responder porque não trabalho na área diver :wink:

Helder Fonseca
12-03-05, 10:08
Eu pessoalmente nunca tive um acidente na piscina, com nenhum doente meu, e já trabalho na área há 3 anos.

De que eu tenha conhecimento, só houve um acidente com um doente da clínica (de outro fisio) ao saír do jacuzzi. Teve uma quebra de tensão, escorregou e fez um entorse do pé. A partir daí colocaram um piso melhor e barras de apoio à saída do jacuzzi.

Já agora pessoal, muito cuidado com os jacuzzi. Alguns deles são excessivamente quentes e podem muito facilmente causar uma quebra abrupta de tensão quando alguém de lá sai.

Hydro
19-03-05, 00:51
Bem Diver, acho que tenho tido sorte se calhar, mas em 5 anos nunca tive nenhum acidente com nenhum utente na piscina. Também depende muito do grau de incapacidade dos mesmos, pois quanto maior for esta maiores as hipóteses (claro!!).:wink: O importante é SEMPRE haver um seguro!!!! Não se consegue estar sempre de olho em todos eles... principalmente nos duches...:lol:

ftnunosilva
26-03-05, 00:09
Os únicos acidentes que tive foi numa classe de doentes com incontinência urinária!!!! :lol:

Pelo menos do frio não se queixaram... :biggrin:

mfonseca
26-03-05, 12:30
Já estava quentinha a água. :lol: Vês, Francisco! Aí está uma óptima opção para elevar a temperatura da água sem nos chatearmos com a Câmara Municipal! Eheheh:lol: .

Eu nunca tive (enquanto trabalhei com Hidro) nenhum acidente dentro e fora da piscina. Graças a Deus! Mas óbviamente que um seguro profissional é MENOS importante do que o cuidado e vigilângia que deveremos ter quando tratamos alguém dentro de um recinto potencialmente injuriante!

Marco Fonseca

Adérito Seixas
27-03-05, 18:02
Eu não diria menos... tu até podes ter muitos cuidados e vigilância mas isso não te garante que o problema não aconteça e nessa altura é bom que tenhas o seguro :wink:

mfonseca
28-03-05, 11:05
Certíssimo...

Ana Santos
28-03-05, 22:21
Pessoalmente nunca tive problemas de acidentes fora da piscina.
Já tive sim alguns sustos com utentes dentro da piscina.
Portanto, para além do seguro e de verificar bem as condições de segurança fora de água é conveniente, se possivel, adquirir mais um par de olhos para estas situações.:shock:
Não se esqueçam: Curso de Suporte Básico de Vida é fundamental!!!

Adérito Seixas
28-03-05, 23:06
Muito bem visto Ana Santos, o curso pode marca a diferença entre a vida e a morte. Entre lesões ermanentes ou não... Acho que todos deviamos ter o curso de suporte básico de vida. Penso até que deviamos começar a formar as crianças na primária nesse sentido.

mfonseca
30-03-05, 01:52
Na primária, Adérito... Nem Português sabem falar ou escrever...
Marco

Francisco Neto
30-03-05, 01:56
Todos os cidadãos deveriam ter noções básicas de suporte básico de vida... Isso deveria fazer parte da formação cívica de qualquer um.

mfonseca
30-03-05, 02:04
Isso eu concordo! Mas o Adérito gosta de exagerar!
Eu tive uma disciplina chamada "Saúde" no 9º ano onde aprendi algumas técnicas de SBV. Não sei se já deixou de existir???
Marco

Ana Santos
30-03-05, 18:54
Não sei quando é que o Marco fez o 9º ano, mas o algoritmo já mudou desde que eu fiz o 9º ano.
Ou seja, quando fiz o SBV, há mais ou menos 2 anos, as coisas já eram diferentes de quando eu aprendi.
Vou procurar qual é o site que tem os artigos sobre SBV e depois coloco aqui.
Quando o Adérito disse formar crianças na primária penso que se estava a referir a iniciar a consciencilaização das crianças para este tipo de intervenção e não própriamente ensinar-lhes como se fazem as manobras e, assim sendo, acho que ele tem toda a razão.
Quando iniciamos o curso a primeira pergunta foi quem, para nós, seria mais a pessoa mais importante que deveria ter SBV.
Depois de várias hipóteses a resposta do formador foi óbvia:
"- Para mim é a minha mulher!"

Ana Santos
30-03-05, 20:40
O site onde estão as guidelines sobre:- Suporte Básico de Vida, - Suporte Avançado de Vida, - Desfibrilhação, é:
www.erc.edu (http://www.erc.edu)
Este site é do European Resuscitation Council, as guidelines estão em várias linguas, inclusivé português de Portugal (o que é óptimo!).
A diferença a que me estava a referir é que, quando eu aprendi no 9º ano eram 2 insuflações/ 5 compressões se houvessem 2 socorristas e 2 insuflações/ 15 compressões no caso de haver um só socorrista.
Agora fazem-se sempre 2 insuflações/ 15 compressões.
Para ser mais rápido o algoritmo em português está em:
http://cpr2000.tripod.com.sbv.html

Ana Santos
30-03-05, 20:43
Correcção:
http://cpr2000.tripod.com/sbv.html

Francisco Neto
30-03-05, 22:19
.

Adérito Seixas
30-03-05, 23:00
O site onde estão as guidelines sobre:- Suporte Básico de Vida, - Suporte Avançado de Vida, - Desfibrilhação, é:
www.erc.edu (http://www.erc.edu/)
Este site é do European Resuscitation Council, as guidelines estão em várias linguas, inclusivé português de Portugal (o que é óptimo!).
A diferença a que me estava a referir é que, quando eu aprendi no 9º ano eram 2 insuflações/ 5 compressões se houvessem 2 socorristas e 2 insuflações/ 15 compressões no caso de haver um só socorrista.
Agora fazem-se sempre 2 insuflações/ 15 compressões.
Para ser mais rápido o algoritmo em português está em:
http://cpr2000.tripod.com.sbv.html (http://cpr2000.tripod.com.sbv.html/)

Agora fazem-se sempre 2/15 porque chegaram à conclusão que necessitavam das 15 compressões para serem eficazes. Tive agora há pouco tempo uma aula no Mestrado acerca de SBV e a formadora disse-nos mesmo isso. No ficheiro que o Francisco disponibilizou está lá a justificação, consultem.

Em relação ao meu "exagero"... não é exagero nenhum Marco... as crianças naquela altura assimilam tudo o que lhes dão, é a altura certa para serem consciencializados, como entendeu bem a colega Ana Santos... é lógico que não queria dizer ensinar-lhes as manobras, mas isso era lógico, pelo menos para mim. Fica a saber que é que se faz nos países civilizados... é a altura ideal para começarmos a falar disso.

Ana Santos
30-03-05, 23:21
Há já alguns locais, USA (claro!), em que é obrigatória a existencia de um Desfibrilhador Automático Externo, conforme existem extintores ou bocas de incêndio de X em X metros.
É necessária formação para o utilizar mas, de qualquer das formas, o próprio aparelho dá as instruções.
Presumo que o Adérito também tenha visto algum...
No entanto não esquecer que o 1º Passo é SEMPRE chamar ajuda e ter a certeza que alguém está tratar disso (se não houver ninguém temos que chamá-la nós primeiro) porque uma vez iniciada a manobra não a podemos parar para chamar o 112.

Adérito Seixas
31-03-05, 00:29
Vi sim Ana. Esses desfibrilhadores estão colocados (nos EUA) de x em x metros nos locais públicos onde está muita gente, é obrigatório, nos aeroportos por exemplo. E mais... lá, um polícia, trabalhador dos correios, segurança, etc... podem usar o aparelho, só precisam de ter a formação adequada, não é como aqui que só podem ser os médicos. Como disse a Ana são aparelhos fáceis de utilizar, na verdade eles dizem tudo... mas é preciso falar com eles senão eles não deixam avançar para a manobra de desfibrilação. É preciso dizer algo do género: Estou perante uma pessoa x, em estado y... e fica tudo gravado no aparelho para se ver se as pessoas estão a utilizar correctamente. Estes desfibrilhadores são portáteis, pequenos mesmo.
Agora até se costuma brincar com esta facilidade de assistência :lol: Já ouvi dizer que lá nos EUA temos que ter muito cuidado ao apertar os atacadores dos sapatos porque se demorarmos demais saltam logo para cima de nós a fazer SBV e de desfibrilhador na mão :lol: ... mas ainda bem que é assim.

E não esquecer o que disse a Ana:

No entanto não esquecer que o 1º Passo é SEMPRE chamar ajuda e ter a certeza que alguém está tratar disso (se não houver ninguém temos que chamá-la nós primeiro) porque uma vez iniciada a manobra não a podemos parar para chamar o 112.

Vitor Santos
31-03-05, 01:43
Quem quiser comprar um desfribilhador estão á venda na AMAZON.com em promoção.

Ana Santos
31-03-05, 17:33
Já se sabe como são os americanos...
Mas fiquei muito interessada nesses sapatos, sabes se já vêm com alguns extras?:lol:

pada
31-03-05, 21:44
o Guidelines que vcs estão falando é de 2000...o novo sairá no final do ano, em novembro ou dezembro, junto com as publicações que aconteceram no congresso do ILCOR....aqui no Brasil, especificamente no RJ onde moro, existem alguns lugarem q ja possuem DEA...comparando o aeroporto de chicago que tem nada mais nada menos que 48, no aeroportos aqui tem 1 em cada..existem també, na Halliburton, Elpaso dentre outros...o investimento é caro...um bom DEA sai em torno de 12 mil reais mais o treinamento direcionado....mas aos poucos a gente vai implementando o acesso publico a desfibrilação...até um macaco consegue usar um...hehe;;;valeu

Vitor Santos
01-04-05, 01:48
Alguém sabe se já se estão a ministrar cursos de manuseamento de desfibrilhadores?
O projecto estava na gaveta e era mais ou menos assim:
- Cada individuo certificado estava adstrito a um cardiologista;
- Cada desfibrilhador tinha gravador de voz e operações;
- Após cada utilização era verificada pelo cardiologista se correcta;
- Caso não fosse correcta era retirado o certificado ao utilizador.
Mesmo assim acho (daí a minha pergunta) que o projecto continua na gaveta e o desfibrilhador continua no armário do chefe de equipa de cardiologia no 7º piso, horário do Departamento de cardiologia das 7.30 às 13:badgrin:

Adérito Seixas
01-04-05, 21:13
Isso é o que se faz nos EUA. Exactamente... o aparelho grava tudo e depois é verificado se foi usado correctamente e em caso negativo retira-se o certificado de quem o utilizou. Mas aqui isso não vai para a frente... ui, nem pensar, pelo menos para já.

pada
02-04-05, 00:53
o curso do para a utilização do DEA ja existe, pelo menos aqui no Brasil sim, mas não sei em Portugal...grande parte dos DEA´s já é preparado sem visor do eletrocardiograma justamente para não existam erros de leitura...o aparelho se encarrega de analisar e recomendar ou não a aplicação do choque....abraços

mfonseca
12-04-05, 17:20
Isso é o que se faz nos EUA. Exactamente... o aparelho grava tudo e depois é verificado se foi usado correctamente e em caso negativo retira-se o certificado de quem o utilizou.

Parece-me que estamos a ficar muito dependentes da análise dos aparelhos e ficamos a perder com a possível falta de subjectividade que a patologia por vezes apresenta.

pada
12-04-05, 17:55
o DEA só irá carregar para o choque se existir: Taquicardia Ventricular sem Pulso ou Fibrilação Ventricular, em qualquer outro caso irá mandar iniciar RCP...