PDA

View Full Version : Cinesioterapia Respiratória

Fysio
03-10-04, 13:19
Cinesioterapia Respiratória

Diversas são as etiologias responsáveis pela acumulação de secreções. A cinesioterapia respiratória visa a libertação dessas secreções e a promoção da função respiratória normal de uma forma eficaz, devendo ser aplicada precocemente.

A cinesioterapia é um conjunto de técnicas que ajudam na mobilização do tórax, proporcionando uma melhor ventilação pulmonar, assim como, uma drenagem das secreções.

É aplicada em todas as idades sendo de maior eficácia em bebés e crianças, pois estas, devido às particularidades do seu aparelho respiratório, estão mais expostas a infecções respiratórias que podem ter consequências graves para a sua função respiratória.

Em crianças aplica-se principalmente nas seguintes patologias: Bronquiolite. Pneumonia. Pneumopatia. Infecções respiratórias. Rinite alérgica. Asma bronquica.
Em adultos é bastante eficaz em: Fumadores ou antigos fumadores Pessoas que trabalhem em contacto com muitas poeiras, resíduos e fumos. Situações pré-operatórias de qualquer tipo de cirurgia. Preparação pré-parto e pós-parto. Enfisema. Doentes cardíacos a quem os médicos recomendam exercícios moderados. Pessoas com problemas circulatórios. Asmáticos (de origem alérgica ou não) em crise ou fora dela (de preferência) Bronquites crónicas.

Vitor Azevedo
05-10-04, 22:40
Bem, eu creio que sou um pouco da opinião do Ft. Paulo Abreu. Cinesioterapia Respiratória é um termo mto pouco abrangente para o que nós, fisioterapeutas, desenvolvemos. Podemos ver que tb os enfermeiros o conseguem efectuar. Contudo, a literatura é sempre muito reservada qto à sua efectividade. A intervenção do foro respiratório por parte dos fisios envolve mais factores sem ser os puramente estruturais, tais como utilização de débitos e fluxos aéreos, teorias como o PIP, ou mesmo a utilização de técnicas adjuvantes. É assim necessário um lote de conhecimentos também mais abrangente, quer a nível anatomo-fisiológico, mas tb a nível de técnicas de tratamento. Não falo sequer da auscultação.... Bem, dava mesmo uma conversa enorme, que teremos, caso se desenrole. :)

mfonseca
05-10-04, 22:46
Caros colegas,

Por uma questão de denominação eu prefiro "FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA". Assim, só um fisioterapeuta poderá exercê-la.
:wink:
Marco Fonseca

Vitor Azevedo
05-10-04, 22:56
Era exactamente isso que eu queria dizer. :) Esqueci-me de referir o termo... Deve ser da hora, tanta conversa e depois... :P

mfonseca
08-10-04, 03:50
Caro Vitor,

No need to sorry! :)
Um abraço,
Marco

Joana pais
10-10-04, 13:36
Entrando na vossa conversa, um familiar meu tem necessidade de fazer fisioterapia respiratória todos os anos devido a um problema pulmonar. Todos os anos sente-se muito melhor depois dos tratamentos, no entanto este ano decidiu ir fazer a "fisioterapia" nos HUC...As melhorias desta vez não estão a ser tão visiveis como das outras vezes: o tratamento é fazer alguns exercicios respiratórios e de vez em quando "alguem" lhe faz uma ligeira mobilização no torax...não ha um unico fisioterapeuta naquele serviço..apenas enfermeiros...

Vitor Azevedo
10-10-04, 13:44
Cara colega,

Nos HUC a respiratória está a cabo de enfermeiros de reabilitação. Não há fisioterapeutas, como já constatou. Não há possibilidade de entrar em contacto com um fisioterapeuta na sua zona? Se precisar de ajuda em alguma coisa, ou alguma dúvida que eu possa esclarecer, pode usar o fórum em post ou em mensagem privada.

ftnunosilva
10-10-04, 16:29
O teu familiar tem uma doença sazonal? Que tipo de acompanhamento médico tém? Provavelmente se for uma patologia que se manifesta regularmente, como a Bronquite Crónica, poderia fazer uma terapia com corticoides de prevenção para minimizar o quadro clínico...

Acho espantoso e vergonhoso o que se passa nas HUC... a cidade dos estudantes!!

Vitor Azevedo
10-10-04, 17:34
O principal problema, no caso da bronquite crónica, a nível da medicação, é o exagero de prescrição de antibióticos, com todas as consequências que daí advêm, como resistência acrescida bacteriana. Também, não existe evidência de que sejam eficazes nesta condição. A utilização de corticoesteróides, como referiu, terá de fazer parte de exame médico, juntamente com a sua eficácia, devido a não ser efectivo em todos os casos. Os tratamentos medicamentosos mais globalmente aceites serão broncodilatador, nomeadamente a associação entre um beta-agonista e um colinérgico. Mas, estamos a especular, a colega ainda nem disse mais nada. :smile: De qualquer modo, há mudanças de estilo de vida que em princípio poderão ser analisadas, de acordo com a condição e factores ambientais.

Concordo, é vergonhoso o que se passa nos HUC, será que não há lá fisios, ou quem manda permanece na ignorância? Confesso não conhecer de perto o caso, só o facto.

É óptimo haver mais colegas intervenientes por aqui da equipa do F. C. Respiratória :cool:

ftnunosilva
10-10-04, 17:54
Caro Victor,

como deve saber, a bronquite crónica tem uma definição clínica muito peculiar:

“Se o sujeito tem uma tosse produtiva crónica ou recorrente na maioria dos dias por um mínimo de 3 meses por ano em 2 anos consecutivos, tem bronquite crónica”

-A obstrução ao fluxo de ar é produzida, principalmente, pelo estreitamento do lúmen das vias aéreas através:
1- da hipersecreção de muco;
2- perda de células epiteliais ciliadas que transportam o muco;
3- inflamação e edema tecidular.
4- Hiperplasia da musculatura lisa.

Assim, sendo que o principal problema prende-se com a perda das células colunares ciliadas, que dificulta o movimento da camada sol-muco, provocano uma maior agressão da mucosa do bronquio e hipersecreção bronquica, o tratamento medicamentoso de base deve passar pela intervenção a nível anti-inflamatória (por aerossol, por exemplo), e deixar os broncodilatadores para situações as mais agudas que desenvolvam broncospasmo...

Fica bem

Adérito Seixas
10-10-04, 18:54
o tratamento medicamentoso de base deve passar pela intervenção a nível anti-inflamatória (por aerossol, por exemplo), e deixar os broncodilatadores para situações as mais agudas que desenvolvam broncospasmo...

Concordo contigo, deveriamos usar os broncodilatadores para situações reais de broncospasmo sendo o tratamento de base a terapia anti-inflamatória e não usar os broncodilatadores como terapia de base.

Vitor Azevedo
10-10-04, 19:00
Caro colega,

Permita-se, se puder, ter uma opinião contrária à sua. O tratamento farmacológico major será o da acção broncodilatadora (Ferguson GT, Cherniack RM. Management of chronic obstructive pulmonary disease. N Engl J Med 1993 ; American Thoracic Society. Standards for the diagnosis and care of patients with chronic obstructive pulmonary disease. Am J Respir Crit Care Med 1995;152(5 Pt 2)) de, por exemplo, atrovent, que é brometo de ipratrópio, que poderá ser combinado um agente simpáticomimético , mas fugimos assim um pouco do tópico... Antes de tudo, existe todo um conjunto de medidas que nós, fisioterapeutas, devemos ter atenção. A mudança de estilos de vida de risco são, como sabe, factor primordial na melhoria da qualidade de vida em pacientes com Bronquite Crónica. A acção anti-inflamatória tem também um papel extremamente importante. Estamos perante, e aos olhos de um fisioterapeuta, uma obstrução multi-factorial. O broncospasmo é extremamente importante, assim como o edema da túnica sub-mucosa, mas pouco ou não poderemos fazer acerca disso. Aerossolterapia broncodilatadora e anti-inflamatória, concerteza. E deixemos as crises para os agentes simpáticomiméticos, sim, mas utilizando broncodilatação de manutenção (brometo de ipratrópio, principalmente).

Fisioterapia respiratória no sentido da depuração de secreções acumuladas devido ao compromisso ciliar devido aos, e repito, estilos e hábitos de vida, principalmente, e reabilitação pulmonar, sempre.

Adérito Seixas
10-10-04, 19:40
A mudança de estilos de vida de risco são, como sabe, factor primordial na melhoria da qualidade de vida em pacientes com Bronquite Crónica.
Esse é realmento factor mais importante, é essencial a mudança de estilos de vida (deixar de fumar, etc...), em relação ao tratamento farmacológico podemos discutir os vários aspectos. Podemos ter pacientes em que o uso de terapia anti-inflamatória pode ser mais importante e pacientes em que o uso de terapia broncodilatadora pode ser mais importante, depende um pouco da clínica no meu ponto de vista.

ftnunosilva
10-10-04, 19:44
Tendo que dar a mão à palmatória, devo admitir que sempre considerei (erradamente) o Atrovent como sendo um anti-inflamatório... sendo que isto explicaria a acção do Combivent como Anti-inflamatório + broncodilatador (brometo de ipratropio + salbutamol). Verifiquei agora que estava errado neste aspecto, e que, efectivamente, o Atrovent tem propriedades broncodilatadoras (embora actue de forma diferente dos beta 2 agonistas)...
Contudo, e enquanto procurava na net informações que me pudessem confirmar, ou refutar as minhas convicções, encontrei este artigo ácerca da actuação dos corticoesteróides na Asma e DPCO...

http://www.annals.org/cgi/content/full/118/10/770?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=bronquitis+Corticosteroids&searchid=1097433082659_2457&stored_search=&FIRSTINDEX=0&journalcode=annintmed

Julgo que verificarás que é pertinente a acção dos corticosteroides nestas patologias...

Com os melhores cumprimentos
Nuno Silva

Vitor Azevedo
10-10-04, 19:55
Sim, concordo completamente. O edema resultante do processo inflamatório é realmente uma questão extremamente relevante. O artigo é extremamente interessante, obrigado.

Bem, como costumo dizer, remamos todos no mesmo barco.

mfonseca
11-10-04, 17:47
Que pena só ter vindo ao fórum hoje (segunda-feira). Essa vossa "discussão" está bastante pertinente. Também tinha a sensação que assolava o Ft. Nuno Silva. Pensava que o Artroven também era um anti-inflamatório. Porém existem também propriedades broncodilatadoras. Mesmo assim, os artigos estão interessantíssimos.

:cool: Be cool,
Marco

Joana pais
13-10-04, 17:39
Bem..esta discussão já vai avançada!!! Antes demais o meu familiar tem uma doença crónica causada por muitos anos a trabalhar numa fábrica de cerâmica!!! Penso que recorreu a um médico que lhe recomendou o uso de cortisona. No entanto tenho a sensação que a cortisona tem efeitos indesejados a nível ósseo...que no caso dele que já é um individuo com 77 anos de iidade, pode não ser muito benéfico...Mas isto digo eu que sou bastante leiga no assunto..AINDA :)

Vitor Azevedo
13-10-04, 20:12
Pena que o médico não tenha prescrito fisioterapia respiratória. A discussão evoluiu, cara joana, mas por pormenores técnicos. Seria uma bela oportunidade para ler um pouco sobre esta questão e nos mostrar a que conclusão chegou. :smile:

Adérito Seixas
14-10-04, 00:09
Ora nem mais... neste momento já podes tirar as tuas conclusões Joana, qualquer dúvida podes coloca-la que alguém a tentará solucuinar em juntamente contigo :wink:

Carlinha
27-11-04, 17:55
pois é Joana... chato que teu parente já esteja assim evoluído na doença... mas para essas doenças chamadas "ocupacionais", deveriam em verdade, é ter o cuidado para que não acontecesse, se fossem orientados a usar máscara, óculos, luvas etc...

a repercussão não é só óssea não... há desordens musculares, renais e cardíacas.

uma densidometria óssea seria bom para verificar se já há perda óssea.

FisicalCare
25-01-09, 14:58
Olá Caros Fisioterapeutas!!

Qual é mm o vosso problema?? Que mal vos fazem os enfermeiros?? Estou a tirar a especialidade de enfermagem de reabilitação, e por acaso estou a fazer estágio no serviço de Cinesioterapia dos HUC. E posso afirmar que os resultados são globais e todos os doentes estão satisfeitos.

Preocupem-se mais com a vossa carreira. Nós temos uma formação de 4 anos para o curso base e para a especialização são mais 2. Prefaz 6 anos!!

Desde que estou em estágios, por vários hospitais do país, já vi alguns dos vossos colegas fazerem asneiras, e nunca os difamei.

Os enfermeiros vêm o doente como um TODO, conseguem fazer uma mobilização mesmo que o doente tenha um soro nesse membro, e se ele tiver um dejecção não entramos em stress tal como voçês, que ligam logo pró enfermeiro.

Enfermagem não é só fazer pensos, dar injecções e fazer higiene.

Mais: A equipa de reabilitação deve ser pluridisciplinar, vejam bem na bibliografia que a equipa comporta os enf de reabilitação e os fisio. Façam tb um exame de consciência e parem de dizer mal dos enfermeiros de reabilitação, pois nós qdo os doentes dizem mal de voçês, nós até vos desculpamos....

Sejamos coerentes...e competentes!!

Bem haja excelêntissimos srs fisioterapeutas..

gramendes
25-01-09, 15:44
Desculpe-me????
"qual é o nosso problema???"... e já agora?...qual e o vosso???
Porquê que insiste em que o "enfermeiro" consegue ver o doente como um todo??? Será que os restantes profissionais não o saberão também???
Se tem dificuldade em perceber qual o seu campo de acção em relação á reabilitação, então deverá optar por perceber um pouco melhor o que é o seu curso base.
Fala de um equipa multidisciplinar e muito bem, mas indirectamente, refere que são os "enfermeiros de reabilitação" que estão qualificados: ..."têm 4+2= 6 anos de curso".
Afinal "mete um pouco os pés pelas mãos", não? Desculpe-me, mas 2 anos não a habilitam a ser "fisioterapeuta", e a fisioterapia é somente com fisioterapeutas. A cinésiorespiratória baseia-se num tratamento pelo movimento (em sentido lato), por isso serão os fisios que a deverão executar. A nossa especialidade é isso mesmo: "conhecer e trabalhar o movimento". As técnicas de mobilização referem-se ao movimento, quer tecidular, quer de um sistema, quer de uma estructura. Estes conceitos de funcionalidade apenas dizem respeito á fisioterapia, á terapia ocupacional e á terapia da fala. Não á enfermagem de reabilitação, nem aos TSR, nem á MH, nem a mais ninguém.
O manuseio/posicionamento no leito de um paciente acamado, por exemplo, faz parte do programa base de qualquer enfermeiro e não apenas do enfermeiro de reabilitação. Ensinar o paciente a fazer sondagens vesicais, por exemplo, também. Sabe, eu também as sei fazer, também recebi formação para esse efeito (não durante o meu curso base, mas em formação posterior), contudo não as faço (só num SOS e se não existir o enfermeiro por perto). Se ocorrer uma dejecção com um paciente, eu chamo o enfermeiro (faz parte do seu trabalho) se ele estiver por perto, mas se não o houver, eu própria trato da higiene do paciente.
Com isto, nunca me ouviu dizer, que sou "fisio-enfermeira".

Como vê,... "cada macaco no seu galho".
Todos devemos conhecer muito bem os limites de cada um dos campos de acção.

...Mais: A equipa de reabilitação deve ser pluridisciplinar, vejam bem na bibliografia que a equipa comporta os enf de reabilitação e os fisio. Façam tb um exame de consciência e parem de dizer mal dos enfermeiros de reabilitação, pois nós qdo os doentes dizem mal de voçês, nós até vos desculpamos....
Isto não lhe fica bem! ... Não este tipo de argumento!...
Deduzo que seja ainda muito jovem. Que ainda não ganhou a famosa "estaleca"!... e só por isso é que "atenuo" um pouco a "qualidade do seu discurso".

Cumprimentos

gramendes
25-01-09, 21:01
Mas agora fiquei com uma dúvida.
Se não têm fisioterapeutas a trabalhar no HUC, quem é que vos prescreve o tratamento? Um fisiatra??? ou outro médico?...ou não necessitam de prescrição e fazem-no "ás cegas"????
É que, ao se prescrever um tratamento de fisioterapia, ele só poderá ser executado por um FISIOTERAPEUTA!!!
Afinal, como é?

Cumprimentos a todos

FisicalCare
25-01-09, 22:02
Se vamos pela definição da profissão. Voçês serão cinesioterapeutas trabalham pelo movimentos!!!
Não é meu apanágio, dizer mal do outros, muito menos foi essa a intenção. Mas não gosto que ponham em causa o que fazemos, pois não conheçem. Aproveito para lhe recomendar que veja bem quais as funções de uns e de outros e certamente chegará à conclusão que poderão os dois ter uma intervenção eficaz junto do doente.
Se existem as duas profissões é porque são necessárias as duas. Podemos ter algumas tarefas similares, mas muitas são bem distintas.
Aproveito para informar que nenhum enf de reabilitação (após 2 anos de formação especifica) se quer intitular de fisioterapeuta, isso posso garantir.

Garanto-lhe tb que se quizer ser fisioterapeuta, tinha ido tirar esse curso e não a especialidade de reabilitação.

Já dei formação a alguns dos seus colegas e sei como pensam, por isso falo com conhecimento. Tem que admitir que na fisioterapia, tal como na enfermagem à bons e maus profissionais. (como em todas as profissões)

Se existem enf de reabilitação no HUC, a fazer cinesioterapia é porque o fazem bem! Quem prescreve (claro os fisiatras!!) e um deles até é o director do serviço.

Mas não gosto de falar dos outros. E estou lá de passagem... Qto à sra fisioterapeuta, não se ofenda por ouvir algumas verdades. Eu tb conheço alguns maus enf.

Isso é tudo culpa do ensino que temos, e do laxismo que é este pais. Tou de partida para outros horizontes (onde não à guerras entre profissionais), onde todos se envolvem e discutem a melhor forma de actuação para tratar o paciente. A ISSO CHAMA-SE TRABALHO DE EQUIPA.

Bem haja. Para mim esta discussão acaba aqui, tenho coisas mais importantes para fazer, como por exemplo cuidar de doentes (que é pra isso que ando a trabalhar)::

gramendes
26-01-09, 02:58
Olá

Se vamos pela definição da profissão. Voçês serão cinesioterapeutas trabalham pelo movimentos!!!

Sim, também nos pudemos intitular "cinésioterapeutas", mas não derivamos da escola francesa, e sim da inglesa!

Não é meu apanágio, dizer mal do outros, muito menos foi essa a intenção. Mas não gosto que ponham em causa o que fazemos, pois não conheçem.

Mais uma vez, não sabe quem é que está deste lado. Não tem qualquer fundamento para afirmar que eu "não conheço" o seu campo de acção! Sabe, o HUC não tem denominação de "centro de reabilitação". Em Portugal há apenas 4 unidades com essa denominação. O mais conhecido e antigo, o CMFR de Alcoitão. Ali há muitos enfermeiros de reabilitação e nunca vi nenhum sair do seu campo de acção. Ali, esses profissionais não fazem cinésiorespiratória. Mas também lhe posso dar muitos outros exemplos, onde existe a especialidade de enfermagem de reabilitação, espalhados pelo mundo. Dá formação a fisioterapeutas? Engraçado, é que eu também dou formação a enfermeiros!

Aproveito para lhe recomendar que veja bem quais as funções de uns e de outros e certamente chegará à conclusão que poderão os dois ter uma intervenção eficaz junto do doente.

Concordo, mas eu conheço muito bem o meu campo de acção. Será que poderá dizer o mesmo?

Se existem as duas profissões é porque são necessárias as duas. Podemos ter algumas tarefas similares, mas muitas são bem distintas.

Claro, a nossa base de trabalho é comum. Trata-se do ser humano.
Vejamos, os bruxos também gostam de "curar a espinela caída"!

Aproveito para informar que nenhum enf de reabilitação (após 2 anos de formação especifica) se quer intitular de fisioterapeuta, isso posso garantir.

Pois, :lol:!!!! Porquê que insiste em referir que "sabe fazer cinésiorespiratória"?
Já agora, que manobras é que utiliza durante uma drenagem?

Já dei formação a alguns dos seus colegas e sei como pensam, por isso falo com conhecimento. Tem que admitir que na fisioterapia, tal como na enfermagem à bons e maus profissionais. (como em todas as profissões)

Será que sabe como é que pensamos????:biggrin::lol:
Concordo,... em todo o lado há bons e maus profissionais!

Se existem enf de reabilitação no HUC, a fazer cinesioterapia é porque o fazem bem! Quem prescreve (claro os fisiatras!!) e um deles até é o director do serviço.

Fantástico, não? ... será que é por o "fazerem bem" ou será por questões de outra natureza?
Um director de serviço de reabilitação a prescrever "fisioterapia" para enfermeiros realizarem???:evil::wink: cuidado!... estão em situação ilegal!... Vejamos se a OM tem alguma coisa a dizer sobre isto.

Mas não gosto de falar dos outros. E estou lá de passagem... Qto à sra fisioterapeuta, não se ofenda por ouvir algumas verdades. Eu tb conheço alguns maus enf

Ofender-me por ouvir "ALGUMAS VERDADES"???? mas a que verdades é que se está a referir???
Observe bem o que escreveu!

Isso é tudo culpa do ensino que temos, e do laxismo que é este pais. Tou de partida para outros horizontes (onde não à guerras entre profissionais), onde todos se envolvem e discutem a melhor forma de actuação para tratar o paciente. A ISSO CHAMA-SE TRABALHO DE EQUIPA.

Desejo-lhe muita sorte. Trabalho de equipa muitas vezes confunde-se com "protagonismo" na equipa!!! é que o limite não é assim tão linear...
Quando se refere a "cuidar de doentes",... uiiii, é um termo um pouco "frio", não concorda? Alguém que defende um bom trabalho de equipa, deverá incluir o paciente/utente na mesma!
Também não pretendo levar esta discussão por outros caminhos. Isto daria para semanas ou meses.

Obrigado

exhale
26-01-09, 15:49
Não é meu apanágio, dizer mal do outros, muito menos foi essa a intenção. Mas não gosto que ponham em causa o que fazemos, pois não conheçem. Aproveito para lhe recomendar que veja bem quais as funções de uns e de outros e certamente chegará à conclusão que poderão os dois ter uma intervenção eficaz junto do doente.

Garanto-lhe tb que se quizer ser fisioterapeuta, tinha ido tirar esse curso e não a especialidade de reabilitação.

Mas não gosto de falar dos outros. E estou lá de passagem... Qto à sra fisioterapeuta, não se ofenda por ouvir algumas verdades. Eu tb conheço alguns maus enf.

Bem haja. Para mim esta discussão acaba aqui, tenho coisas mais importantes para fazer, como por exemplo cuidar de doentes (que é pra isso que ando a trabalhar)::

Ao Sr. Enfermeiro de Reabilitação 3 pequenas histórias:

1. um certo doente, DPOC agudizado, estava internado num hospital do norte. Um certo colega seu resolveu antecipar-se e fazer-lhe "vibração e compressões abdominodiafragmáticas", o problema para ele foi que a seguir cheguei eu... o resultado foi que a partir dali nunca mais tocou nos meus doentes. infelizmente para o seu colega ainda tentou argumentar comigo... claro está que os 6 anos de formação e as 400 horas de formação em cinesioterapia respiratória vieram à baila. Percebeu? Não? Peça a um Fisioterapeuta que lhe explique...

2. certa enfermeira chefe, já reformada, andou 4 anos entregue aos cuidados de colegas seus num reputadíssimo hospital do norte cuja cinesioterapia respiratória é feita por enfermeiros de reabilitação. A dispneia a pequenos esforços assim como a tosse produtiva não havia meio de passar, a culpa dizia o pneumologista era de uma infecção por uma estirpe multiresistente. Com 2 meses de Fisioterapia Respiratória a Sra Enfermeira, reverteu o quadro sem necessidade de introduzir outro antibiótico.

3. Eu aspiro os meus doentes, quando acho oportuno e necessário. E quero lá saber se colegas seus me olhem de lado ou critiquem por ser competência deles.

A melhor prova de que funcionamos, não é dada em discussões, é dada por isto: Nenhum dos meus doentes respiratórios me trocaria a mim por qualquer enfermeiro de reabilitação.
E se quer saber, não há nenhum enfermeiro de reabilitação, e até conheço vários, que saiba tratar patologias respiratórias sejam agudas ou crónicas.

E não estou a ser radical. As patologias respiratórias tratam-se com Fisioterapia Respiratória não com cinesioterapia respiratória. A primeira pertence aos Fisioterapeutas, a segunda pertence aos enfermeiros de reabilitação. Não percebeu? pergunte ao Fisioterapeuta.

Cordialmente

P.S. e não se preocupe, não sou fundamentalista até acho que o enfermeiro de reabilitação tem o seu papel e as suas funções. O problema do enfermeiro é que é como o canivete suiço, tem muitos gadgets, mas se formos a ver bem, nenhum deles faz tão bem o serviço como uma ferramena especializada...

MorningRise
26-01-09, 19:11
Eu não gosto de entrar em discussões, mas gosto mto de um velho ditado: "cada macaco no seu galho".

Aproveito para informar que nenhum enf de reabilitação (após 2 anos de formação especifica) se quer intitular de fisioterapeuta, isso posso garantir.::

Quantos exemplos quer?