View Full Version : Fisioterapia Respiratória
Vitor Azevedo
03-10-04, 12:41
Boas.
Já que ainda ninguém abriu a secção da CR, aqui vai. É sem dúvida a minha área de maior interesse, e gostaria imenso que este fosse um local onde pudessemos trocar opiniões, ideias, debater dúvidas, sobre esta área. Estou neste momento a fazer investigação nesta área, mais específicamente em Bronquiolite Aguda no lactante.
Saudações Fisioterapêuticas
Vitor Hugo Azevedo
Olá Vitor,
Antes de mais obrigado por fazer parte da comunidade Fisiozone.
Este fórum foi criado precisamente para a troca de informação entre fisioterapeutas e estudantes de todo o país e não só.
Se quizer partilhar algum tipo de informação, esteja á vontade a colocar novos tópicos. Se houver algum trabalho de maior tamanho pode-me enviar que eu colocarei disponível on-line.
Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em me contactar.
Obrigado pela participação.
Adérito Seixas
03-10-04, 15:08
Então estás a fazer investigação na área? Bronqiolite aguda no lactente? Mas especificamente o que estás a fazer? Podes dar detalhes? Até podemos discutir isso aqui :)
Gonçalo Trafaria
03-10-04, 15:49
Boas.
Já que ainda ninguém abriu a secção da CR, aqui vai. É sem dúvida a minha área de maior interesse, e gostaria imenso que este fosse um local onde pudessemos trocar opiniões, ideias, debater dúvidas, sobre esta área. Estou neste momento a fazer investigação nesta área, mais específicamente em Bronquiolite Aguda no lactante.
Saudações Fisioterapêuticas
Vitor Hugo Azevedo
É verdade. Tenho gosto em ter "acompanhado" o fervulhar dessa investigação. A fase de projecto, ter lido o projecto e ter contactado com pessoas da área. Pelas pessoas que acompanham a investigação, poucas dúvidas tenho acerca do sucesso da mesma.
Um abraço e força.
Vitor Azevedo
05-10-04, 09:29
Caros colegas,
Antes de mais, obrigado, Gonçalo, pelo apoio. Realmente já me aturaste imenso à pala do projecto :) .
Mais especificamente:
Para questões de fundamentação teórica, não hesitem em perguntar. O projecto contém dois grupos, um de controle e um experimental, de lactentes com bronquiolite aguda. O experimental faz ttt segundo a árvore de decisão fisioterapêutica proposta por Postiaux para o caso, o controle faz apenas tratamento farmacológico que não tem evidência de eficácia. Ao grupo experimental irá ser aplicado Score de Wang semanalmente e serão gravados os ruídos respiratórios antes e depois de *cada* sessão. Assim, poder-se-á comprovar as melhorias *na* sessão, e tentar perceber se essas melhorias se mantêm para o dia seguinte, e assim sucessivamente. Utilizo um Littmann ES 4000 e o programa Littmann sound analisys para o efeito. O controle será avaliado semanalmente tb com gravação dos ruídos respiratórios e aplicação do score de Wang.
Bem, alguma questão, estejam à vontade :)
Saudações fisioterapêuticas,
Vitor Azevedo
Adérito Seixas
05-10-04, 10:25
Muito interessante :) Postiaux fez um trabalho do género mas não me lembro se usava a análise dos sons respiratórios... muito bem!
E a amostra? Quantas crianças já tens e quantas esperas vir a ter no teu estudo?
Vitor Azevedo
05-10-04, 21:51
Postiaux fez alguns estudos qto à bronquiolite, mas apenas um no "geral", com uma metodologia algo simples e uma amostra pequena. Este estudo pretende ser metodologicamente mais correcto, de forma a ter valor científico. Ainda está a ser discutida a amostra, e a possibilidade de associação com colegas que realizem estudos com o mesmo intuito.
Não posso deixar de referir o constante apoio do Ft. Postiaux, que tem acompanhado e apoiado com tudo o que foi pedido até ao momento, com entusiasmo, coisa que, pessoalmente, não contava.
Saudações Fisioterapêuticas,
Vitor Azevedo
claudia aguiar
16-10-04, 23:37
Caro colega,estive a ler as informações que deixou cá ,sobre o seu trabalho,e achei muito interessante,visto que tenho contacto directo com crianças a nível de cinesioterapia,mas,cuja patologia mais frequente é a asma do lactente.Trabalho em equipe com uma médica de imunoalergologia,muito receptiva a investigação,e ao trabalho com os fisioterapeutas.
O efeito do tappotment,ou melhor as duvidas acerca do seu efeito em crianças com bronconstrição,só o aprendi durante esta practica,com uma colega que frequentou o curso de Postiaux.Mas,não encontrava uma maneira objectiva de comprovar a desactualização da técnica,que como sabemos é usada nos hospitais,e,sem querer desmoralizar ninguém,pelos enfermeiros de reabilitação.Isto para dizer,que é com muito agrado que vejo que alguém,ou alguém estão no bom caminho,e espero aprender convosco,alguma,muita coisa.
Saufdações fisioterapeuticas
Postiaux fez alguns estudos qto à bronquiolite, mas apenas um no "geral", com uma metodologia algo simples e uma amostra pequena. Este estudo pretende ser metodologicamente mais correcto, de forma a ter valor científico. Ainda está a ser discutida a amostra, e a possibilidade de associação com colegas que realizem estudos com o mesmo intuito.
Não posso deixar de referir o constante apoio do Ft. Postiaux, que tem acompanhado e apoiado com tudo o que foi pedido até ao momento, com entusiasmo, coisa que, pessoalmente, não contava.
Saudações Fisioterapêuticas,
Vitor Azevedo
Vitor Azevedo
16-10-04, 23:50
Cara colega,
pode contar comigo para tudo o que eu puder ajudar. eu deixei o meu projecto disponível no fórum, embora tenha incorrecções e esteja neste momento completamente diferente. Já agora, poderia falar do seu local de trabalho e do que faz, já que trabalha em respiratória.
Adérito Seixas
17-10-04, 00:18
Sim Cláudia, fala-nos do teu local de trabalho e da possibilidade que tens em fazer investigação com essa médica imunoalergologista.
Este fórum pode ser um local de partilha das tuas experiências com as de outros Fisioterapeutas que até podem estar a investigar na tua área.
claudia aguiar
17-10-04, 14:47
Bem,caros colegas,não vou dizer que a clinica em que trabalho em cinesioterapia seja um mar de rosas,porque não é.Ainda há algumas coisas que põem um pouco de pressão na autonomia que queremos ganhar,cada vez mais,mas ainda assim,e tendo em conta o que os colegas dizem,penso que esta aproxima-se do trabalho de equipa que tanto queremos fazer.Na clinica trabalham,nesta area de respiratório,a médica imunoalergolgista,uma colega de cardiopneumologia,eu e a colega (fisioterapeutas),e 1enfermeiro(que não faz reabilitação!).Existem outras especialidades mas não relacionadas com respiratório.A médica tem feito estudos em cooperação com a Universidade da Madeira,na área génetica,e também a nivel hospitalar.Tem incluido nos seus projectos,a colega de cardiopneumologia,inclusivé preparou com ela,uma apresentação num Congresso de cardiopneumologia,acerca dos Volumes Respiratórios em fumadores(mas,não sei de momento aprofundar mais o assunto).Com toda a certeza,disponibilizaria-se para colaborar numa investigação do género da que está a fazer o colega Vitor,desde que lhe fosse obviamente proposto.Tem um apreço pela fisioterapia e os fisioterapeutas.
Relativamente ao trabalho de equipe,este funciona relativamente bem,pois temos acesso a todas as informações do diagnóstico,do tratamento,na hora certa e trabalhamos por indicação.Também podemos receber crianças que não tenham sido vistas na clinica.O mesmo doente,pode fazer testes de alergia,espirometrias,fisioterapia,aerossoloterapi a,e ver vista pela médica,na maior parte das vezes,sem cobrar as consultas intermédias durante as alturas de maior crise das crianças.
No entanto,e como a nível economico,não é muito rentável,os colegas parecem não estar interessados nesta área,pelo que eu e a colega,temos tentado permanecer lá,ainda que com grande desvantagem economica em relação a outros sitios,no sentido de manter este lugar para o fisioterapeuta,e também para actuar mais autonomamente,ainda que com algumas limitações.
Vitor Azevedo
17-10-04, 16:55
Mas a clínica é onde? Na Madeira? Pelo que a colega diz, parece-me bastante interessante o trabalho multidisciplinar. Mas não é preciso ser um colega a desenvolver, porque não pensa em desenvolver algum tipo de investigação, já que tem acesso a material que normalmente é difícil ter, e à população? Parece-me uma proposta interessante, o que acha?
Vitor Azevedo
17-10-04, 16:56
Ah, só um pormenor que já foi debatido no fórum... Porquê cinesioterapia e não fisioterapia respiratória? Começa em cada um de nós a mudança. :smile:
Adérito Seixas
17-10-04, 23:38
Pois é Cláudia, o Vitor tem razão. Tu tens hipótese de fazer investigação, aproveita :wink: , aproveita o facto da médica estar receptiva e aproveita os teus colegas de equipa que te podem ajudar também.
Até aqui te acho, menino !??!?! :shock: :biggrin:
Bom te ver aqui, e boa sorte no teu trabalho!
Prazer tb em conhecer todos os outros.
bjs, Carla
E por que não Fisioterapia Pneumofuncional? :rolleyes:
Adérito Seixas
10-11-04, 00:55
Hummm! Porque sugeres essa designação :razz: ?
Vitor Azevedo
10-11-04, 18:01
A ligação fisioterapia-função é algo que devemos fomentar, segundo o meu ponto de vista. Pneumo, é desnecessário o comentário. Argh, ando sem tempo para postar nada nem comentar sequer.... :(
Hummm! Porque sugeres essa designação :razz: ?é a denominação do conselho federal de fisioterapia no Brasil, pensando em funcionabilidade...
a idéia é reabilitar não é ? :rolleyes:
Claudia, achei algo na net que talvez possa te interessar...
um abração !
http://www.proalergico.com.br/doc-Os-nao.htm (http://www.proalergico.com.br/doc-Os-nao.htm)
(era grande demais e eu não sabia se caberia tudo aqui, ok ?)
oi oi!! eu estou com 1 problema!! preciso de arranjar 1 tema para a minha monografia de 3º ano mas n tenho ideias fixes para o tema!!! eu queria sobre respiratoria... se alguem tiver ideias agradeço.
Vitor Azevedo
30-12-04, 00:50
Hum... Porque não tentar aumentar o conhecimento acerca da relação entre wheeze rate e sinais de dificuldade respiratória em lactentes com bronquiolite? Tema giro, e dava-me jeito :P
Gonçalo Trafaria
06-01-05, 22:30
Gostava de ver monografias de continuação à minha que será apresentada no congresso nacional,não posso falar muito sobre ela. Sejam segundas investigações em portugal ou lá fora. A mesma refere-se aos parametros de eficacia utilizados pelos Fts em FT respiratória em tres contextos clinicos distintos (UCI, enfermarias e ambulatorio).
Gostava de ver monografias de continuação à minha que será apresentada no congresso nacional,não posso falar muito sobre ela. Sejam segundas investigações em portugal ou lá fora. A mesma refere-se aos parametros de eficacia utilizados pelos Fts em FT respiratória em tres contextos clinicos distintos (UCI, enfermarias e ambulatorio).
mas quais parâmetros ?
pimax ?
IRS?
VMM?
peak flow ?
prova de função ?
teste dos 6 minutos ?
posso ver o que tenho e te dizer, certo ?
Gonçalo Trafaria
07-01-05, 23:10
Eu já tenho a monografia feita, publicada (foram mais de 100 variaveis em estudo).
Isso foi o que eu estudei, o que os Fts portugueses utilizam nestes contextos e dentro de cada meio de avaliaçao qual o parametro de eficacia.. sempre podes ir ao congresso e ver a apresentaçao.
Vou tratar de colocar aqui também o artigo da mesma investigaçao.
Adérito Seixas
08-01-05, 18:04
Isso era bom Gonçalo, obrigado.
100 variáveis ???
vc é demais !!!
e pra já, quando podemos assistir ?
claudia ramos aguiar
09-11-05, 12:40
caro colega,tive colegas que desenvolveram o seu projecto de licenciatura estudando a evolução de parametros respiratórios em crianças asmáticas,após fisioterapia,mas não conseguiram evidencias práticas de que a fisioterapia melhora esses parametros.não sei muitos detalhes acerca do projecto,mas gostaria de saber se há trabalhos que evidenciem efectivamente que a fisioterapia é benefica para crianças nestas condições,ou se simplesmente não podemos provar a eficiencia da fisioterapia nestes casos
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.