PDA

View Full Version : Ajuda em Monografia

Paula O.
20-02-05, 20:38
Neste ano lectivo foi-me pedido a realização de uma monografia (4º ano).
O tema da monografia é “Deficiência Física Vs Imagem Corporal – O impacto do AVC na qualidade de vida, Imagem corporal e Auto-conceito”.

Para tal pertendemos saber qual o impacto do AVC a nível da qualidade de vida, auto-conceito e imagem corporal comparando um grupo de indivíduos com lesão do hemisfério direito e um grupo de indivíduos com lesão do hemisfério esquerdo
Pertendia também avaliar diferenças em termos de sexo e de faixa etária.

Para tal o estudo apresenta como critérios de inclusão: Ser o primeiro AVC; Ter mais de 45 anos; Estar a ser seguido pela fisioterapia há pelo menos 12 meses; Saber ler e escrever e, Ter capacidade mental e cognitiva que lhes permitam responder às perguntas.

E neste momento deparo-me com algumas dificuldades na obtenção da amostra, que se relacionam com a dificil de encontrar pacientes com estes critérios.

Pelo que solicito que se alem tiver algumas sugestões a dar sobre a obtenção da amostra ou mesmo interesse em participar no estudo (recolha da amostra) que entre em contacto comigo.

Obrigado
Paula Oliveira

Hydro
20-02-05, 21:58
Bem Paula, eu penso que a melhor forma seria contactar directamente com Clínicas e/ou Hospitais e pedir a colaboração dos fisioterapeutas responsáveis. Não acho que seja assim tão difícil encontrar utentes que se enquadrem nesses critérios. Eu trabalho numa Clínica em Almada e posso colaborar se precisares. Qual vai ser o instrumento que vais usar? Pensando num utente meu.. teria que ter mais de 45 anos quando teve a trombose ou tem que os ter agora??

Bom Trabalho... o tema é interessante!! :smile:

Paula O.
22-02-05, 01:24
Eu penso que realmente amostra com estas caracteristicas não deve ser dificil mas necessito no minimo de 60 individuos que se distribuam de forma semelhante nos vários grupos a analisar e é a quantidade que me está a preocupar.

Os instrumentos são: escala para a qualidade de vida de AVC, um questionário para o auto-conceito físico e uma escala para avaliação da imagem corporal.

Em relação à idade o utente teria de ter 45 anos ou mais quando teve o AVC.

bem e colaboração nunca é demais :smile: