PDA

View Full Version : Síndrome do túnel cárpico

Adérito Seixas
18-02-05, 20:04
Ao navegar pela net, fui ao site "Arquivos de Fisioterapia" e encontrei lá um artigo muito interessante.

Sendo o síndrome do túnel cárpico uma patologia de grande impacto pela morbilidade e absentismo que acarreta, todos os avanços nesta matéria são sempre acolhidos, pelos fisioterapeutas, como ferramentas indispensáveis à sua prática clínica.

Nesse sentido, a importância dos estudos envolvendo grandes amostras e em espaços temporais dilatados torna-se cada vez mais relevante e determinante nas decisões clínicas e na eficácia das terapêuticas.

O artigo a que queremos fazer referencia, e cuja leitura aconselhamos, intitula-se “Randomized clinical trial of surgery versus conservative therapy for carpal tunnel syndrome (http://www.biomedcentral.com/1471-2474/6/2)” foi editado em Janeiro deste ano pela BMC Musculoskeletal Disorders (http://www.biomedcentral.com/bmcmusculoskeletdisord), e contempla uma amostra de duzentos doentes, com a referida patologia, seguidos durante um ano.

mfonseca
20-03-05, 11:44
Caro Adérito,

Muito obrigado pelo artigo. Já o li e é bastante bom.
Tenho uma aluna que está a fazer um trabalho sobre as diferenças funcionais entre doentes que recorrem a cirurgia e a que fazem tratamento conservador em STC.

Um abraço,
Marco Fonseca

Lurdes28
10-05-08, 03:14
Olá...
Encontrei este Forum quando tentava descobrir MAIS sobre o tema: Sindrome do Túnel Cárpico...(reabilitação no pós operatório)
Fui submetida á cirurgia do Canal Cárpico há 15 dias...
Já me tiraram os pontos, e o Dr. diz estar tudo bem...
Posso dizer que fiquei completamente traumatizada com esta intervenção!
Não posso dizer que tive dores, mas foi HORRIVEL... senti TUDO, desde a administração da anestesia(LOCAL), até ao "bordado final"...
Quanto a mim é DESUMANO, numa intervenção desta natureza, não darem nada para a pessoa não entrar em PÂNICO, CHOQUE, ou o que lhe queiram chamar, que foi o que me aconteceu, estava capaz de fugir dali, parecia um filme de terror! Ainda hoje não consigo olhar para a cicatriz, muito menos tocar-lhe... O meu marido é que me faz a massagem (...coitado, é um querido...)!
Já tive dois filhos, e os partos não foram fáceis, mas comparado com isto...:rolleyes:
Bom, mas a minha dúvida é a seguinte: é ou não aconselhado durante a reabilitação um tratamento de fisioterapia???
O médico que me operou diz não ser preciso, só o facto de fazer a minha vida normal (ou melhor...ir tentando fazer, pois é doloroso), é o suficiente... a única coisa que recomendou, foi massajar a cicatriz/costura com creme Gordo , ou Nivea! E é tudo o que estou a fazer há 3 dias!
O problema é que fui operada á mão esquerda, e depois de recuperar esta, vou ser perada á direita...(QUE MEDO!!!!!!!)!
Gostava que alguém pudesse responder a esta questão, pois quero recuperar depressa... e desta forma, não sei...
Obrigada

robsonluizaraujo
03-06-08, 01:51
Olá Lurdes

é ESSENCIAL o tratamento fisioterapêutico no pós operatorio, para que evite aderências. São Poucos os fisioterapeutas que tiveram em sua grade de estudos manipulações do carpo, e poucos que interessam nessa área. Procure um fisioterapeuta que tenha prática clinica em osteopatia ou maitlan dos quais o ultimo tem excelentes técnicas de manipulativas para melhora tanto do movimento como diminuição da dor.

fisioaraujo@hotmail.com

elisabete27
24-03-10, 23:02
olá, eu também fui operada apenas há dois dias!!
a minha cirurgia correu muito bem, não senti nada e mesmo a anestesia não custou nada! hoje já nem tive dores. tambem gostaria de saber do pós operatório, quanto tempo preciso ficar sem trabalhar? obrigado

OsteoMig
01-04-10, 22:23
Depende muito do tipo de trabalho!