View Full Version : Prática Desportiva
Aqui está um artigo muito interessante:
Prática Desportiva (http://www.fisiozone.com/artigos/desporto.pdf) (988 kb)
Aconselho a ler até ao fim. :wink:
Cumprimentos,
Fysio 8)
O artigo demora um pouco a carregar.. mas está mt bom.
Linguagem simples e com interesse científico.
Este PDF é dedicado aos médicos e fisioterapeutas que acham que a Fisioterapia e Medicina Desportiva é só essencial na fase pós-lesão.
Nunca se esqueçam da prevenção.
Um abraço
Marco Fonseca
O tempo que leva a fazer o download também depende da velocidade da ligação. Mas um ficheiro com 1 Mb demora cerca de 1-2 min.
Exactamente, no prevenir é que está o ganho.. :wink:
Cumprimentos,
Fysio 8)
Adérito Seixas
02-10-04, 20:41
Eu já vi este artigo algures... não me lembro se foi numas jornadas de Fisioterapia no Desporto em Coimbra.
luis pereira
04-10-04, 23:43
olá pessoal... eus ou estudante do 2º ano de fisio e adquiri interesse pela vertente desportiva da fisioterapia.... todavia ainda não tenho a certeza, procuro aqui através da experiência de quem modera e dirige este forum saber como está o "mercado de trabalho" de ft´s em termos de desporto, há falta de fisioterapeutas para clubes?? o mercado está quase lotado? só mais uma coisinha, se eu quiser estagiar num clube de futebol ou isso, isso tem a ver com a escola, ou posso ser eu a propor ao clube, como é?!
gostaria muito de eliminar estas minhas dúvidas...
desde já muito obrigado pela atenção dispendida
Adérito Seixas
05-10-04, 00:25
Eu penso que ainda há muito mercado para os novos fisioterapeutas que querem trabalhar no desporto já que são poucas as equipas que têm realmente um Fisioterapeuta :? , mas esta é a minha opinião.
Em relação aos estágios, deve ser a escola a pedir aos clubes que aceitem os estagiários e no clube tem de haver um Fisioterapeuta disposto a orientar o estagiário.
Pela experiência que tenho, o fisioterapia desportiva em Portugal está em franca expansão. Por vários motivos, dentro dos quais os mais importantes são: o constante incremento das condições da prática desportiva, oo aumento exponencial do número de atletas e o aumento das capacidades de decisão da equipa técnica e do pessoal administrativo.
Sempre fui dos fisioterapeutas que mais lutou para se separarem os campos de intervenção na fisioterapia desportiva. O corpo clínico não pode ser só formado pelo médico e pelo enfermeiro. Passa também pela inclusão do fisioterapeuta, do psicólogo e do fisiologista do desporto.
Por favor, remeter uma opinião também no tópico "Limitações financeiras na actividade desportiva"
Marco Fonseca
Gonçalo Trafaria
05-10-04, 15:37
Há um imenso campo nesta área a ser 'agarrado' pelos Fisioterapeutas. Estes terão de desenvolver skills necessários a mostrarem que são peças fundamentais num clube, instância desportiva ou acontecimento. Há profissionais de outras áreas que se encontram a mexer que nem polvos, tentando abarcar áreas que a nós muito pertencem... cuidado, não as vamos deixar fugir.
Quanto à dúvida do Luís Pereira, a melhor forma de o saberes é informares-te junto da tua escola. Alcoitão tem desenvolvido estágios ao nível desportivo (Basket do Benfica etc), a Egas Moniz ja levou para junto de nós, ao nível da selecção nacional de futebol alguns alunos, inseridos num estágio ou na cadeira de Fisioterapia no Desporto.
:)
Apesar de ser obrigatório em muitas modalidades a presença de um enfermeiro por clube a partir de um determinado nível de competição, os clubes continuam a dar mais peso e importância ao reabilitador, particularmente ao Fisioterapeuta.
Adérito Seixas
05-10-04, 21:05
Sempre fui dos fisioterapeutas que mais lutou para se separarem os campos de intervenção na fisioterapia desportiva. O corpo clínico não pode ser só formado pelo médico e pelo enfermeiro. Passa também pela inclusão do fisioterapeuta, do psicólogo e do fisiologista do desporto.
A equipa a que estou ligado tem um departamento clínico constituído por... 1 Fisioterapeuta. Elitismos à parte, o Fisioterapeuta é o profissional mais importante para trabalhar num departamento clínico... os outros também são mas o Fisio é mais pois o trabalho a nível de prevenção e reabilitação passa maioritariamente pelas suas mãos.
Francisco Neto
13-10-04, 14:24
Sempre fui dos fisioterapeutas que mais lutou para se separarem os campos de intervenção na fisioterapia desportiva.
É salutar que lutes pelas tuas convicções. Mas tenho-te a recordar que, ainda andávamos nós na escola primária, já havia Fisioterapeutas a travar essa luta! Mantém a ideia de lutares pelas tuas convicções. Se achas que em 4 anos já lutaste muito, continua com esse espírito e junta-te aos colegas que estão nessa luta há muitos mais!
Adérito Seixas
14-10-04, 00:46
O importante é isso, não parar de lutar. A Fisioterapia Desportiva ainda vai ter que crescer muito, já está a dar os primeiros passos, já há mais Fisioterapeutas a trabalhar em equipas, até pequenos clubes se apercebem do nosso valor. Mas ainda temos que "galgar" muito caminho.
ftnunosilva
14-10-04, 01:11
Anda à procura que um sítio onde falar disto de maneira relativamente contextualizada...
... o Fisioterapeuta de selecção nacional esteve bem hoje, não?:wink:
:lol: :lol: :lol:
Adérito Seixas
14-10-04, 01:19
Estou a leste... não percebi...
ftnunosilva
14-10-04, 01:30
Fez um trabalho excelente... hummmm.... ao permitir que os jogadores portugueses .... hummm... pudessem marcar sete golos à russia....
Mas eu não quero falar aqui de futebol!! Estou apenas a salientar o papel importantíssimo... hummm... que o Fisioterapeuta terá tido... :wink:
Gonçalo Trafaria
14-10-04, 23:34
Os Fisioterapeutas :wink:
luis pereira
23-10-04, 16:49
ft gonçalo , quantos fisioterapeutas tem em média em clube de futebol ? 1 ou 2,3,4?
Helder Fonseca
23-10-04, 22:02
Contando que tenham um... :lol:
A Maior parte deles até nem tem. Contratam um massagista, ou coisa do género
Gonçalo Trafaria
23-10-04, 23:30
ft gonçalo , quantos fisioterapeutas tem em média em clube de futebol ? 1 ou 2,3,4?
Ora viva Luís.
Falo apenas tendo por base a minha experiência e contacto com a área. Esse número depende muito do nível da competição que nos encontramos. Neste caso da selecção nacional podemos falar de dois Fisioterapeutas :wink: Na grande maioria dos clubes que possui Fisioterapeuta entre o seu corpo clínico, este apenas é na quantidade de um. Já começa a haver alguns clubes distritais a fazerem “pequenos acordos”, trabalho em parceria, muitas vezes em staff on call com um Fisioterapeuta, a nível do Futebol Nacional, há medida que o profissionalismo aumenta, o corpo clínico torna-se mais sólido, ou seja, já há muitos clubes de 3ª, 2ª divisão/liga e 1ª liga com um Fisioterapeuta. Depois temos os “clubes grandes” que têm vários Fisioterapeutas, 2 ou 3, parcerias com clínicas (ou não, quando dispõem do seu espaço para a reabilitação).
Adérito Seixas
24-10-04, 08:43
Eu conheço alguns clubes cá no Norte, não profissionais, que têm um, apenas um, fisioterapeuta. O que já nem é mau nos dias que correm pois como disse o viciouzz a maior parte não tem.
Helder Fonseca
24-10-04, 12:08
Depois temos os “clubes grandes” que têm vários Fisioterapeutas, 2 ou 3, parcerias com clínicas.
O Grande Clube SL Benfica tinha 3 e substituiu-os por 3 enfermeiros :lol: .
O Grande Clube SL Benfica tinha 3 e substituiu-os por 3 enfermeiros :lol: .
Qual o motivo de isso ter acontecido?
Helder Fonseca
24-10-04, 14:06
Foi para lá o Rodolfo Moura, que como sabem é enfermeiro de reabilitação, segundo penso levou com ele a sua "equipa".
Gonçalo Trafaria
24-10-04, 14:30
Foi para lá o Rodolfo Moura, que como sabem é enfermeiro de reabilitação, segundo penso levou com ele a sua "equipa".
Foi esse mesmo o motivo. Contudo o SLB possui ainda Fisioterapeutas nos seus quadros, principalmente em outras modalidades, não esquecendo ainda uma reabilitação paralela "FisioGaspar".
Adérito Seixas
25-10-04, 23:45
Sim, o Ft. Gaspar continua a dar apoio aos jogadores na sua clínica. É um profissional excelente.
Jose Rocha
14-01-05, 19:53
olá pessoal... eus ou estudante do 2º ano de fisio e adquiri interesse pela vertente desportiva da fisioterapia.... todavia ainda não tenho a certeza, procuro aqui através da experiência de quem modera e dirige este forum saber como está o "mercado de trabalho" de ft´s em termos de desporto, há falta de fisioterapeutas para clubes?? o mercado está quase lotado? só mais uma coisinha, se eu quiser estagiar num clube de futebol ou isso, isso tem a ver com a escola, ou posso ser eu a propor ao clube, como é?!
gostaria muito de eliminar estas minhas dúvidas...
desde já muito obrigado pela atenção dispendida
LUIS pEREIRA
Trabalho no Centro Nacional de Medicina Desportiva em Lisboa, e aceitamos estagiários quer por iniciativa própria quer através de protocolos com as escolas.
Estágios de observação e estágios profissionalizantes.
Saudações desportivas
Gonçalo Trafaria
14-01-05, 22:34
Eu recomendo um estágio junto do colega José Rocha. Quem se interessar pela área, tenha disponibilidade.. Força.
Adérito Seixas
14-01-05, 22:47
Até eu o faria de bom grado, mas a disponibilidade no momento é nula (acho até que toca os valors negativos...) infelizmente.
Jose Rocha
14-01-05, 22:57
:rolleyes: quer ser mais explicito.
obrigado
Jose Rocha
16-02-05, 23:55
Companheiros o SLB foi conquista pelos FT, mas infelizmente,RECONQUISTADA , POIS NO DESPORTO O EMPRESÁRIO É QUE MANDA, geralmente pessoas sem formação, só vem números o Sr. R... conseguiu correr com profissionais qualificados e colocar profissionais curiosos, e o que dá ? desde o inicio da época a equipa tem estado sempre " COXA " porque a vitaminas não sÃO SUFICIENTES PARA A RECUPERAÇÃO TOTAL
Adérito Seixas
17-02-05, 01:21
É triste... se bem que como Portista que sou :lol: ... agora a sério, é pena porque se isso acontece nesse clube imaginemos o panorama nacional...
Vitor Santos
18-02-05, 00:17
O panorama nacional é igualmente fraco. Hoje li que o Pinilla do Sportig "ia indo desta para melhor" por lhe ter sido administrada penincilina e claro edema da glote,etc. etc.
O médico de uma seleção nacional receitou para o hemorroidal, a um atleta de uma equipa que a clinica seguia, NUPERCAINAL claro que num controle seguinte foi apanhado com lidocaina. LINDO.
Vitor Santos
18-02-05, 00:39
É por estas e por outras que eu já escrevi nalguns posts a vergonha que é o facto de os clubes e seleções não abrirem concursos para admissão de profissionais de saúde e defenirem que "skills" necessitam de ter esses profissionais.
No entanto até tenho medo sobre quem caíria a responsabilidade de definir os referidos "skills".
E é por estas e por outras que de vez em quanto os pobres dos atletas caem e já não se levantam
1º porque se calhar não deviam estar a jogar
2º porque ninguém sabe levantá-los
Tenho imagens video em MPEG que comprovam isto em 2 modalidades profissionais.
Tenho imagens video em MPEG que comprovam isto em 2 modalidades profissionais.Será que pode disponibilizar esses vídeos...
Estamos à espera desses vídeos. :razz:
Marco Fonseca
Vitor Santos
20-03-05, 02:26
Fysio
Quando estiver no Porto em 22 de Abril levarei comigo o que tenho e veremos a possibilidade e oportunidade de pôr à disponibilidade dos colegas os ditos videos.
Um abraço
Vitor Santos
Vitor Santos
05-04-05, 03:06
Quem viu hoje a assistência prestada ao guarda redes do Braga no jogo de futebol com a União de Leiria?
Não vi , mas pelo que me contaram foi mais um elevado momento de assistência em saúde NO DESPORTO em Portugal.
Mandem as opiniões os que viram.
Vou tentar arranjar cópia video.
Ok Vitor Santos, quando cá estiver dê-me uma apitadela que tratámos logo disso.
Um Abraço
P.S. Também não vi a assistência... :(
O que é que se passou com o GR???
Não vi???
Vitor Santos
07-04-05, 01:31
Trabalho com uma Ft. que é bombeira e está sempre envolvida nos simulacros,manobras e provas ( fórmula 1 de barcos, ralis,etc.).
Segundo me contou foi o seguinte:
1- traumatismo directo na cabeça com cervical a levar um estoiro.
2- enrolaram-lhe gelo na cabeça mexendo-lhe a cabeça para passar a ligadura
3- Passaram-no para a maca sem apoio da cervical
4- Já na maca puseram-lhe um colar.
LINDO
Depois digam lá que a imprensa e as gentes do Desporto não são bonzinhos para os técnicos de saúde, até lhe agradecem e fazem marketing mediático.
Quem teve oportunidade de ver o último Mundial de rugby e assistiu à remoção de um jogador de Inglaterra do terreno de jogo poderia estabelecer as diferenças.
Condolências desportivas.
Ehehe
Trengos! Nem parecem do norte!
Marco
portauzzie
08-05-05, 16:57
Epa, ainda relativamente ao artigo... está em brasileiro??:wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.