View Full Version : Magnetoterapia
Dos Santos
08-02-05, 14:46
Olá a todos!!!
Gostava de colocar um novo tópico de discussão..alguém já ouviu falar, usa ou tem conhecimento acerca de um aparelho de electroterapia chamado magnetoterapia??
Brigada.
Um abraço e bom carnaval.:wink:
Adérito Seixas
08-02-05, 22:23
Não conheço... mas fiz uma pesquisa rápida e estes sites chamaram-me a atenção:
http://www.biocyber.com.mx/magnetoterapia.htm
http://www.terapiasmagneticas.com/
rita afonso
10-02-05, 22:08
Pelo pouco que vi sobre a magnetoterapia num dos sites do Adérito, parece-me a técnica que usam no cancro do útero, penso eu. Usam uma cena parecida a um íman cujas radiações destroem o cancro. Mas essas pessoas acho que são isoladas pk as radiações são perigosas. Sei de uma história que uma senhora após o tratamento quis ficar com o tal íman, ou lá o que é, então trazia-o na carteira. Parece que passados uns dias já andava toda a gente em casa com dores de cabeça e enjoos. Depois os profissionais de saúde resolveram a situação, mas não sei que fizeram ao "íman".
Agora quanto a fisioterapia, é um bocado estranho e se calhar perigoso...
rita afonso
10-02-05, 22:45
Não sei, tem que estar bem documentada essa terapia para me convencer.
Eu ha tempos andei a fazer uns tratamentos numa clínica de medicinas alternativas, nos quais estava incluido a magnetoterapia. Disseram-me (de uma forma muito simplificada, que não me convenceu) que ajudava a reequilibrar o corpo, em termos magnéticos. Consistia, de facto, em colocar umas almofadinhas de imans por debaixo do pescoço, por cima da bacia e ao fundo dos pés. Só fiz umas 4/5 vezes e sinceramente não notei diferenças...
Só fiz umas 4/5 vezes e sinceramente não notei diferenças...Sabes que o facto psicológico também é importante, se calhar já ias com a ideia de que não ia resultar e porventura afectou mesmo resultado :rolleyes:
Embora se calhar a magnetoterapia seja mais para o estilo "placebo" que outra coisa... :confused:
Mike Simões
14-03-05, 00:41
Sim, já ouvi falar e aliás trabalho à pouco tempo com esse aparelho...não passa de um equipamento de eletroterapia, segundo o qual percebi, tem como principal objectivo enviar ondas magnéticas que causam um alivio da dor. Geralmente, e embora parecendo que me esteja a contradizer, é utilizado não quando existe somente dor (para isso temos outro tipo de técnicas e correntes, como por exemplo, TENS) - embora possa ser utilizado para tal - mas sim quando a dor é relactiva a uma descalcificação ossea, mais propriamente, osteoporose e artroses(Pelo menos é o que a prática clinica me demonstra), o que me faz crer que tenha algum efeito a nível osseo ajudando a aumentar os índices de osteoblastos e uma consequente resistencia do osso.Mas, sinceramente, ainda não tive tempo para pesquizar mais profundamente sobre tal técnica e aparelho.
Mike Simões
14-03-05, 00:52
A magnetoterapia que a maryni descreve...é uma das muitas terapias alternativas que servem para equilibrar o designado "Chi" - Energia - do nosso organismo...à uns anitos penso que esta terapia andava na moda sob a forma de pulseira..."pulseiras magnéticas" que actualmente penso que não terão muitos adeptos porque estimulam exageradamente os meridianos do Intestino grosso e delgado...enfim...coisas incriveis dos Orientais...
Adérito Seixas
14-03-05, 01:45
Sim sim... existem cintos também para regular as disfunções "alto-baixo" etc... mas diga-nos uma coisa, a magnetoterapia resulta, na sua prática clínica? Tem mesmo resultados?
Mike Simões
16-03-05, 00:04
Para lhe dizer a verdade, os utentes referem menos dor, no entanto, não posso dizer que seja da magnetoterapia, porque como deve imaginar não usam esta técnica isoladamente, mas sim complementando com calor húmido, massagem, ultra-sons...enfim, de forma isolada não tenho nenhum doente. Mas penso, que ajudará em grande % no diminuir da sensação dolorosa.
Alexandre_leitao
19-06-09, 02:27
Olá a todos!!!
Gostava de colocar um novo tópico de discussão..alguém já ouviu falar, usa ou tem conhecimento acerca de um aparelho de electroterapia chamado magnetoterapia??
Brigada.
Um abraço e bom carnaval.:wink:
olá,sou a mulher do Alexandre e sou fisioterapeuta.Chamo-me Helena Sanches e trabalho com a magnetoterapia há algum tempo e com muito bons resultados.A magneto produz um campo magnetico pulsado que interage com a estrutura das células promovendo uma mudança ionica nos 2 lados da membrana;fundamental para assegurar o correto transporte de nutrientes para a cél.
Nas cél. nervosas potencia o efeito analgésico.Nas estruturas anatómicasproduz analgesia, redução da inflamação e reabsorção de edema. No osso têm um particular efeito na migração dos iões de cálcio no tecido ósseo o que induz o crescimento mais rápido do calo ósseo.
As situações onde temos obtido melhores resultados são:-hematomas,lesões musculares nomeadamente nas rupturas,lesões osteocondrais,bursites,tendinopatias,fissuras de menisco,edemas postraumáticos e aceleração da formação de calo ósseo(não pode haver material de osteossíntese). Espero que vos tenha elucidado sobre o uso da magneto-aparelho porque o que aqui se falava era de magneto-amuletos .Boa noite .helena sanches
O Magneto's Blog - www.magnetosblog.com (http://www.magnetosblog.com) possui bastante informações sobre terapia magnética ou magnetoterapia. Também há algumas informações sobre os tão comentados colchões magnéticos (http://www.magnetosshopping.com.br/category/4/colchoes-magneticos) e seus benefícios.
Vários estudos apontam para a eficiência do tratamento com produtos magnéticos. O uso contínuo já trouxe inúmeros benefícios para diversas pessoas que sofriam com dores, má circulação, insônia...
Nos sites acima há várias informações.
E que tal dar uma vista de olhos na Pubmed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed) ou na Cochrane (http://www.cochrane.org) sobre magnetoterapia.Creio que ai encontram informação fidedigna.
Se pretende ter o trabalho mais simplificado passem por www.agfisicos.com, ;-)
joaomoreira
04-12-10, 21:31
Muitos parabéns pelo website é de extrema utilidade!!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.