View Full Version : Exercicios Compensatórios do Trabalho
Vitor Santos
06-02-05, 19:55
Caros Colegas estava interessado em saber se conhecem colegas ou se vocês mesmo têm experiência em trabalho nesta àrea ( Fábricas, Câmaras Municipais, etc.).
Acho uma área muito interessante e que tem sido descurada e o pouco que conheço dela mal explorada ou por pessoas que não têm interesse nela.
Mandem para o fórum os vossos conhecimentos e experiências.
Adérito Seixas
06-02-05, 23:12
Eu conheço uma Fisioterapeuta que trabalha na Sonae... pessoalmente não tenho experiencia na área. É sem dúvida uma área pouco explorada mas também a acho um pouco difícil, há muitos interesses que nos podem limitar o acesso.
conheço alguma coisa, Victor...
as lesões por esforço repetitivo relacionadas ao trabalho (LER/DORT), é o grande "bummm" da Fisioterapia, já que as empresas perdem em produtividade pelos seus empregados estarem sempre acometidos por algum problema, o que resulta na ausência ao trabalho ou na licença médica...
o trabalho em verdade, não dá pra ser exatamente direcionado a uma patologia, visto o grupo na empresa ser grande e diversificado.
o básico consiste em alongamento, educação da postura e reforço muscular.
há quem programe coisas específicas, e nisto rola relaxamento, florais de Bach, meditação e etc...
beijokas !
meninamary
09-03-05, 16:50
Caros Colegas,
Acabei de me formar em fisioterapia e pretendo me aprofundar na área de saúde do trabalhador, meu trabalho de conclusão foi feito sobre esse tema. Espero que em breve, o artigo seja publicado.
É uma área que, como ja foi dito, esta em expansão mas como estudei isso com enfase, sei que não é algo tão simples como se parece, a base biomecânica postural no trabalho tem muitos pontos a serem discutidos ainda.
Adérito Seixas
09-03-05, 23:31
Será que não podia discutir esses pontos aqui, comnosco? Gostava de ouvir :)
Vitor Santos
10-03-05, 01:20
Carlinha
Nunca pensei que o João Sebastião (Bach) andasse por estas bandas mas realmente também concordo que os concertos de Brandenburgo fazem relaxar qualquer um.
Eu abri o tópico pois estive 4 anos a desenvolver um programa de exercicios compensatórios integrado no departamento de saúde ocupacional da Camara Municipal de Almada e penso que nós fts temos um Know how único para trabalhar com este tipo de intervenção.
Os ergonomistas centram-se muito nas interacções corpo - meio envolvente ( problema de formação) esquecendo-se muitas vezes das interacções corpo - corpo e nós aí "damos-lhes de avanço".
Mas como em tudo temos de definir modelos de intervenção e liderá-los senão nada feito.
Adérito Seixas
11-03-05, 19:53
:lol: Victor... não percebi se estavas na brincadeira mas os Florais de Bach não estão relacionados com esse Bach :lol: uma terapia "alternativa" que está em franca ascensão até no nosso país. Pelo que sei até tem bons efeitos :wink:
http://www.geocities.com/Paris/3349/florais.htm
http://sacro-craniana.planetaclix.pt/florais.html
http://pwp.netcabo.pt/0152562701/floraisbach.html
Vitor Santos
12-03-05, 16:33
Obrigado Adérito mas estava totalmente a leste do paraíso e quando falam de Bach puxa-me logo à bela estereofonia. Isto só serve para reforçar o que disse no post do nervo perineal que este fórum deve servir para potencializar a nossa aprendizagem, mesmo que seja através de bacoradas como foi neste meu caso. Obrigado mais uma vez.
Adérito Seixas
12-03-05, 16:42
Ora essa Vitor, de nada :wink: Ainda bem que temos este fórum para nos proporcionar essas mesmas aprendizagens, estas trocas de conhecimentos... tu ensinas, tu aprendes e assim sucessivamente com todos os membros, assim é que deve ser :wink:
Conheço uma pessoa que tem alguma experiencia com os florais de Bach e que diz maravilhas do assunto.
Vitor Santos
12-03-05, 22:42
Desculpem a Bachorada :)
Adérito Seixas
12-03-05, 23:03
Não tens nada que pedir desculpa, é normal que muita gente não saiba o que são os florais de Bach, nem do que se trata já que é algo que foge um pouco à nossa área, embora se possa utilizar em conjunto...
Olá!
Já agora no que consiste esses florais de Bach?
Vitor Santos
14-03-05, 01:28
Vê o um post anterior do Adérito
hehehehe
foi engraçada a sua resposta...
mas te digo uma coisa: pra ganhar dinheiro, o povo tá inventando qualquer coisa... até dizem que brincar com bola de gude, relaxa...
Adérito... precisamos tb criar algo que nos dê dinheiro... olha o que tou a dizer...
Adérito Seixas
18-03-05, 18:56
:lol: Já me fizeste essa proposta uma vez, agora já é a segunda... olha que à terceira eu aceito :lol: ... só uma coisa, o que é uma bola de gude?
A aoromoterapia não é bem uma coisa para enganar o povo, existe bastante investigação na área e existem até estudos engraçados. Fiz uma pesquisa rápida na pubmed e consegui esta lista (não são artigos completos):
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?CMD=search&DB=pubmed
Este é uma artigo completo (Effects of estragole on the compound action potential of the rat sciatic nerve)
:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-879X2004000800009&tlng=es&lng=en&nrm=iso
Adérito,
"Bolinha de gude" são berlindes.
É o que dá quando estes portugas não sabem falar Português do Brasil. Ehehehe :wink: .
E já agora Carlinha. Eu sabia da existência de 2 bolas metálicas anti-stress que tem efeitos relaxantes pelo seu manuseio e também pelas propriedades magnéticas que possuem. Mas uma pesquisa mais cuidada na net, encontrei:
http://www.delaselva.com/Prod_juggling.htm
http://www.allesoverballen.com/engels/STRESS.html
http://www.pandorasboxoc.com/sistba.html
Experimentem... Eu tenho uma bola de espuma junto do computador. Dá resultado. Mantém-nos mais concentrados e canaliza alguma da tensão acumulada para o raio da bola. Catita!
Marco Fonseca
Adérito Seixas
20-03-05, 19:08
Ok, estamos sempre a aprender :lol: , berlindes... ok, fixei, obrigado!
Essas bolinhas anti-stress são um espectáculo sim senhor, confirmo.
Vamos fazer o seguinte. Tenho 2 ou 3 bolas anti-stress cá em casa que posso oferecer. Quem quiser experimentar (e ficar com elas, obviamente!), mandem PM.
Um abraço,
Marco Fonseca
ftnunosilva
25-03-05, 02:12
Marco, toma lá: "PM"...
Txxxx, cada vez estás melhor! Ninguém te pára! :lol:
Tens que me deixar fumar essas coisas que te põe assim:lol: !
Duas já foram! Já só tenho mais 2 para entregar! Mandem PM ou MSG!
Marco
Helder Fonseca
26-03-05, 15:59
Tenho uma espectacular que comprei nos States... :biggrin: , não é manocas?? é mesmo state of the art.
Realmente a bola anti-stress que compraste é fenomenal. Num daqueles sites que recomendei atrás tem umas muito parecidas.
Marco
ftnunosilva
27-03-05, 00:58
Bem... então agora já posso...
"Aproveitem agora! Estou a promover um leilão de uma magnifica bola anti-stress!! Participem... os lucros vão a favor de um pobrezinho que quer comprar apenas um LCD de 26 polegadas... Base de licitação 15 euros!"
Raquel Af.
27-03-05, 01:56
eu começo 14.99 euros :lol:
A base é de 15 euros, o que quer dizer que é daí para cima... 15,01.... 15,50....:wink:
Helder Fonseca
28-03-05, 18:13
Loiro... isso é chamado um anti-leilão :biggrin:
"..E já agora Carlinha. Eu sabia da existência de 2 bolas metálicas anti-stress que tem efeitos relaxantes..."
pois que sim... nada como o toque na pele, meninos !!!!
sabem onde podem achar coisinhas assim ? nas lojinhas de incenso... aquelas que vendem coisas exotéricas !
mas eu já vi uma peça com várias bolinhas de madeira, que utiliza-se em massagem... é bem giro =)
beijokas !!!
PS.: eu não sabia como chama-se "bolinha de gude", valeu marco !!!
Na Tribo e na Natura vendem aqueles rolos com "picos". hummm. Deve ser mt bom!
Marco
Na Tribo e na Natura vendem aqueles rolos com "picos". hummm. Deve ser mt bom!
Marco
é tudo para o bem do stress...
Os senhores que pediram as bolas anti-stress é favor passar no meu gabinete na quinta-feira. Que as bolas não voam até ao gabinete deles... :lol:
Américo Sousa
27-04-05, 23:00
Esta foi a mais divertida e culta Bachorada de sempre. Um abraço. Américo
Ana Isabel
12-09-05, 23:32
olá!
Terminei este ano o curso de fisioterapia e interesso-me bastante por esta área da fisioterapia no trabalho. Gostaria de trabalhar neste âmbito mas não sei bem o que está a ser desenvolvido, e em que locais me poderia "encaixar". Se poderem dar umas luzes, agradecia.
Obrigado :)
Vitor Santos
13-09-05, 17:08
O 1º passo será selecionar empresas e apresentar um projecto credível.
Dada a proximidade se quiser contactar comigo terei muito gosto em mostrar-lhe o que fiz nessa área e depois verá como implementar o projecto.
Vitor
Ana Isabel
14-09-05, 17:00
Olá Vitor!
Isso seria muito bom, se houver disponibilidade da sua parte agradecia alguma orientação. Como poderei contactar consigo?
Ana
Vitor Santos
15-09-05, 02:19
O meu contacto telefónico está nos meus dados fisiozone.
O meu contacto telefónico está nos meus dados fisiozone.
Vitor, só os moderadores conseguem visualizar o número de telefone.
Ana Isabel
16-09-05, 14:01
Já sei então porque não consegui encontrar o contacto telefónico nos seus dados fisiozone. Como poderei então contactar consigo Vitor?
Ana Isabel
Caros Colegas,
Acabei de me formar em fisioterapia e pretendo me aprofundar na área de saúde do trabalhador, meu trabalho de conclusão foi feito sobre esse tema. Espero que em breve, o artigo seja publicado.
É uma área que, como ja foi dito, esta em expansão mas como estudei isso com enfase, sei que não é algo tão simples como se parece, a base biomecânica postural no trabalho tem muitos pontos a serem discutidos ainda.
Olha se manda-me dicas sobre o teu trabalho, pois estou a realizar a minha monografia e é sobre lesoes musculo-esqueleticas em fisioterapeutas.
Jokas:wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.