PDA

View Full Version : Fisioterapia nos estabelecimentos prisionais

sutrigueirinho
30-01-05, 21:16
Existe um artigo na revista "Saúde e Medicina" de Janeiro de 2005 que é relativo ao tema saúde nos estabelecimentos prisionais. Citando "A direcção Geral da Saúde promove um seminário entitulado " Saúde no Meio Prisional" abordando os problemas como a entrada na prisão, a adaptação do recluso e o processo de saída."
Deixo agora uma questão em aberto... Como é a fsioterapia nos estabelecimentos prisionais?

eCirTap
31-01-05, 12:49
hMm... a meu ver a fisioterapia nos estabelecimentos prisionais ha de ser algo do tipo fisioterapia "ao domicilio" :wink: pois ja que os reclusos tem que permanecer na prisão a comprirem as penas e nao estarao possibilitados de frequentar clinicas ou outras instituições, no caso de necessitarem da nossa intervenção secalhar nos é que teremos que nos deslocar ate la...
mas não sei se sera assim ou não nunca ouvi nada sobre este assunto

Fysio
31-01-05, 13:43
Eu também nunca tinha ouvido nada parecido, nem nada como isso me tinha passado pela cabeça... duvido é que o estado esteja disposto a pagar para um fisioterapeuta ir fazer domicilios para os reclusos.

Daqui a pouco estar na prisão é melhor que viver num hotel... não pode ser...

Onde é que o mundo vai parar... se os criminosos que vão para a prisão são melhor tratatdos que as pessoas honestas com menos posses??

Dúvido que isso dê em alguma coisa... estou para ver =)

Adérito Seixas
31-01-05, 13:55
Bem, eu enquanto estudante lembro-me de estar a estagiar no hospital Pedro Hispano e de tratar lá um recluso. Estava sempre um agente com ele durante o tratamento... mas deslocava-se até ao Hospital.

sutrigueirinho
31-01-05, 18:50
Onde é que o mundo vai parar... se os criminosos que vão para a prisão são melhor tratatdos que as pessoas honestas com menos posses??

é so nesse aspecto k n concordo ctg Fysio.
Mas axo possivel.... mas.... este é um assunto aida por descobrir...
Sinceramente nao m importava nd d fazer uma sessão por semana num estabeleimento prisional... era uma experiênia.... "inesquecível"

sutrigueirinho
31-01-05, 18:54
Por muito mal que esses reclusos tenham feito no seu passado... sao "humanos" e têm de ser tratados como tal... nao com condiçoes abaixo de cao como em muitos sitios se ve.

Fysio
31-01-05, 19:06
Por muito mal que esses reclusos tenham feito no seu passado... sao "humanos" e têm de ser tratados como tal... nao com condiçoes abaixo de cao como em muitos sitios se ve.
Continuo a não concordar, claro que em termos de mais uma área de intervenção era muito bom... mas na minha opinião acho que ninguém vai dar fisioterapia aos presos.

Era uma despesa demasiado elevada para o estado e na minha opinião desnecessária. Psicólogos ou psiquiatras ainda vá que não vá... agora fisioterapia já acho que não...

E quanto ao ser tratados como humanos, depende do que tenham feito.

sutrigueirinho
31-01-05, 23:34
E quanto ao ser tratados como humanos, depende do que tenham feito.
Ambos sabemos que esta situação é muito controvérsia. Por um lado está a nossa visão como "cidadão" analisando a "quantidade de mal que provocaram, por outro está a visão como profissional de saúde. Mas será ético qd dizs " que depende do que tenham feito?"

Fysio
31-01-05, 23:55
Mas será ético qd dizs " que depende do que tenham feito?"Na minha maneira de ver, sim.

Basta olhar para o lado e ver a quantidade de actos que algumas pessoas praticam, que apartir desse momento acho que se deveriam de deixar de consideradar como humanos.

Claro que há excepções, como em tudo, mas o que está aqui em questão não é se são humanos ou não (no sentido metafórico claro, nós somos todos humanos... não é pelos nossos actos que o vamos deixar de ser), mas se a fisioterapia poderá vir a actuar nesses pessoas. Eu penso que não se pode generalizar, penso que cada caso é um caso e depende de vários factores... mas... de um modo geral, só em casos muito graves é que esta deverá ser necessária.

sutrigueirinho
01-02-05, 17:31
Claro! concordo plenamente contigo. Logico que não iriamos instaurar um serviço de fisioterapia para efectuar por exemplo massoterapia.... isso era ridículo... mas por exemplo... existem prisões em que os reclusos efectuam campeonatos desportivos e daí a questão da fisioterapia nesses estabelecimentos. Logico que nunca seria um serviço permanente... logicamente... nao é um hotel em que os "senhores" praticam crimes horrendos e ainda por cima têm direito a serem tratados como reis... isso era mais que cúmulo da preservação do "crime"...
Mas deu para ver que este é um tema muito delicado tanto na nossa perspectiva como seres emocionais, no que diz respeito à nossa análise crítica do que o recluso X fez para ali estar, tanto no âmbito da funcionalidade da instauração de tais serviços. Mas apesar de contraditório, a meu ver, existem situações que mereciam um cuidado diferente. So perante essa perspectiva é que defendo a existência de cuidados "básicos" nesses locais, tal como exemplifiquei acima (os ditos campeonatos caso se possam assim chamar).

Helder Fonseca
01-02-05, 19:05
Ainda assim concordo mais com a situação referida pelo Adérito... "Escoltá-los" aos Hospitais públicos.

Merecem ser tratados como todos os outros, no entanto, não faz sentido ter um serviço de fisioterapia nas prisões.

Fysio
01-02-05, 21:21
Ainda assim concordo mais com a situação referida pelo Adérito... "Escoltá-los" aos Hospitais públicos.Eu acho que se alguma vez a fisioterapia for disponibilizada, acho que quem vai ter de ser escoltado vão ser os fisios que vão á prisa :badgrin:

Já viram a trabalheira e o risco que não é tirar um serial killer da prisão?? ehehe :biggrin:

sutrigueirinho
01-02-05, 21:35
Sem dúvida... Além disso com o grau de segurança que existem nos nossos hospitais em que doentes fogem sem ninguem dar por nada... era bem perigoso... mesmo com o máximo de vigilância sobre eles... existe sempre uma falha... infelizmente...

Adérito Seixas
01-02-05, 21:57
O policia estava sempre com ele... não saia de lá... era impossível ele escapar. Concordo mais com a opção de virem eles ao Hospital do que o Fysio ir à prisão. Eu conheço um enfermeiro que faz serviço numa prisão e é ameaçado muitas vezes... é um trabalho ingrato...

Vitor Santos
02-02-05, 01:59
Esse tipo de serviço deveria ser feito pelos colegas da pública, até porque não sei se não será ilegal os da privada aí estarem dado que são uma "profissão liberal".:biggrin:
Seria um pouco como fazer os 100 metros " livres" na piscina da penitenciária.:lol:
Mas fora de brincadeiras salvé os colegas que trabalham com esse tipo especifico de público pois que não deve ser nada fácil.
A minha experiência com "pessoal da pesada" resume-se ao estágio pedagógico em Educação Fisica pois fiquei numa escola problema de Lisboa ( alunos com 16 anos no 5º ano e outros casos patológicos).
No entanto tive muitos casos gratificantes do ponto de vista pessoal .

sutrigueirinho
02-02-05, 13:20
sim, logico que é um trabalho ingrato e com muitos riscos ao nível de saúde pública como todos sabemos... nao tanto para nós mas para os nossos proximos pacientes... logico que este tipo de contactos, a probabilidade de acontecerem é menor no nosso trabalho mas nao podemos descartar essa hipotese.

Jose Rocha
07-02-05, 17:50
Quando trabalhei em Alcoitão os presos(as) do Linhó e de Tires deslocavam-se ao Centro acompanhados dos guardas e nunca houve problemas, sendo bastante colaborantes.

rita afonso
07-02-05, 18:50
Eu acho que os reclusos merecem fisioterapia como todos os seres vivos (já que já há animais que recorrem aos nossos serviços). Por terem cometido crimes, não quer dizer que tenham que descer na nossa consideração como seres humanos. "Depende do crime que cometeram"? Acho isso completamente reprovável, se estão lá todos misturados, porque havemos de distinguir? O crime constaria então da ficha técnica? Os técnicos de saúde devemos ser os primeiros a ignorar as diferenças e ajudarmos quem precisa de nós.
Agora o sistema burocrático de quem paga já é diferente, nisso já não me pronuncio porque não percebo muito.

Fysio
07-02-05, 19:05
Eu acho que os reclusos merecem fisioterapia como todos os seres vivos (já que já há animais que recorrem aos nossos serviços). Por terem cometido crimes, não quer dizer que tenham que descer na nossa consideração como seres humanos. "Depende do crime que cometeram"? Acho isso completamente reprovável, se estão lá todos misturados, porque havemos de distinguir? O crime constaria então da ficha técnica? Os técnicos de saúde devemos ser os primeiros a ignorar as diferenças e ajudarmos quem precisa de nós.
Agora o sistema burocrático de quem paga já é diferente, nisso já não me pronuncio porque não percebo muito.Eu continuo com a mesma opinião.

Quem não vai tratar de assassinos vou ser eu... prefiro passar fome

Adérito Seixas
07-02-05, 23:11
Quando trabalhei em Alcoitão os presos(as) do Linhó e de Tires deslocavam-se ao Centro acompanhados dos guardas e nunca houve problemas, sendo bastante colaborantes.

É a experiencia que tenho também... excepto a parte da colaboração, o caso que referi não colaborava lá muito. Mas nunca houve problema nenhum.

sutrigueirinho
08-02-05, 22:16
É um problema essencialmente cultural e social!... o principal problema da cultura portuguesa é o grau de "mesquinhicidade" (hehe isto nao existe no dicionário). É necessário mudar os nossos valores culturais em certos aspectos.

claudia ramos aguiar
09-02-05, 13:29
também cá na Madeira o exemplo dado pelo Adérito é a nossa realidade.Vários presos já recorreram ao Hospital para fazer fisioterapia estando sempre um guarda á porta do ginásio e outro lá dentro.Sem hipoteses de escapar.E os individuos que vi eram na sua maioria colaborantes.Somos todos iguais e nem todos os reclusos são assassinos.Que especie de sáude seria a nossa se deixassemos para trás quem bem entendessemos..