PDA

View Full Version : Atelectasia

diver
22-01-05, 15:03
Só por curiosidade, podia dizer o que entendem por atelectasia. É porque ja vi e tres definições diferentes.

Adérito Seixas
22-01-05, 17:30
Olha, de forma sucinta e ampla, segundo Postiaux, atlectasia significa colapso das unidades pulmonares periféricas que leva a uma diminuição do volume pulmonar. Esta definição mostra bem aquilo que o Fisioterapeuta deve fazer... procurar a exoansão pulmonar. Ela pode surgir por vários factores tais como:
- Obstrução intraluminar, bronquial ou bronquiola (mais comum)
- Entrada de ar ou líquido para a cavidade pleural
- Alteração da quantidade ou qualidade do surfactante
- Redução da elasticidade do parenquima pulmonar

Se quiseres posso alargar-me... mas penso que foi isto que perguntaste.

Carlinha
28-01-05, 21:18
eu costumo dizer que ela é ou de causa passiva ou por reabsorção... em todo caso, é perda da CRF, e só há reversão da atelectasia, com técnicas que utilizem alguma forma de PEEP

beijokas

Keiladeangeli
12-08-07, 03:56
Bem, Atelectasia é a expansão incompleta de um pulmão ou apenas parte do pulmão. Falta de dilatação, colapso pulmonar mecanic pro compressão ou reflexo(antalgico) ou um colabamento alveolar.:wink:

juliana ferrrarini
19-11-07, 00:42
eu costumo dizer que ela é ou de causa passiva ou por reabsorção... em todo caso, é perda da CRF, e só há reversão da atelectasia, com técnicas que utilizem alguma forma de PEEP

beijokas

Carlinha , gostei da sua definição , simples , porém resume nossa prática diária. BJos.

Carlinha
19-11-07, 14:35
pois é...
temos que saber quando é que devemos usar técnicas expansivas ou reexpansivas, e porquê usá-las.

isto é que torna a Fisio Respiratória linda e apaixonante!